Milípede - não um inseto, mas uma samambaia Polipodium: foto e descrição

Pin
Send
Share
Send

Polypodium ou centopéia, e em latim Polypodium, pertence à família das Centopéias (Polipodia) junto com o Platycerium. No gênero existem cerca de 200 espécies de samambaias, espalhar por todo o mundo.

A maioria deles vive nos trópicos e subtrópicos, e algumas espécies vivem em latitudes temperadas.

Entre as variedades dos polipídeos existem epífitas que crescem em fendas de rochas, em troncos de árvores e pedras cobertas de musgo, e samambaias terrestres que vivem em terras baixas e úmidas.

Descrição

Dependendo da zona de crescimento, samambaias da espécie Polipodium são perenes ou caducas.Todas as variedades são caracterizadas por um rizoma espesso e rasteiro, coberto por numerosas escamas.

Deles crescem duas fileiras de folhas esculpidas em couro sobre longos pecíolos que, quando morrem, deixam para trás as cicatrizes como pés.

Para este recurso, a planta também recebeu seu nome - na tradução significa "muitas pernas".

O verde brilhante da samambaia é muito diversificado. As folhas ou waii podem ser inteiras, pinadas ou duplamente cozidas.

Há espécimes com folhagem em miniatura com menos de 10 cm de comprimento e enormes representantes da flora com meio metro de diâmetro.

Na parte inferior da placa foliar, existem excrescências arredondadas de cor amarelo-laranja, esporângios formando esporos. No apartamento, os pardais polypodium extremamente raramente. Algumas variedades da centopéia foram recentemente atribuídas pelos botânicos ao seu parente mais próximo, o gênero Fleobodium.

Com o cuidado adequado polypodium vive no apartamento por muitos anos, anualmente liberando algumas folhas novas. Parece muito impressionante no chão e vasos pendurados. Esta decoração de luxo de apartamentos, varandas, jardins de inverno e estufas da casa.

Tipos

Dourado

A forma mais comum floricultura no quarto. Distingue-se pelas lindas asas de cor azulada, cirrus-lobed, que lhes é conferida pelo revestimento de cera, que protege contra o ar seco e as pragas. Em comprimento, os vayas atingem 1 metro ou mais.

O rizoma é coberto de numerosos pêlos castanho-dourados.

Baseia-se nas variedades muito decorativas "Mandaianum", "Cristatum", "Glaucum crispum", "Glaucum".

Foto da subespécie dourada:

Múltiplo

Samambaia muito espetacular e bizarra com vayas grandes que crescem de um rizoma, mas em forma diferente. Cada um deles é original e único no seu género. Você pode ver a forma com bordas sólidas, onduladas, divididas ou corrugadas. Nos soquetes de folhas, a umidade é geralmente coletada, o que ajuda a transferir facilmente o ar seco das instalações.

Foto de uma subespécie Múltipla:

Virginia

Uma centopéia de tamanho pequeno, com folhas pinadas e estreitas, com não mais de 30 cm de comprimento e 6 cm de largura. Cada segmento do vayi tem bordas levemente dentadas.

Foto da subespécie da Virgínia:

Espinhel

Variedade muito decorativa. Difere na superfície do papiro de folhas verdes escuras de folhas cirros. No estado seco, emitem um cheiro sutil de cumarina.

Foto da subespécie Espinha:

Austríaco, cambrico ou sul

Vista com asas em forma de delta de forma pinada e dividida, atingindo meio metro de comprimento. Os segmentos das placas de folhas são lanceolados e serrilhados ao longo da borda.

Foto da subespécie austríaca:

Ocidental

Uma variedade em miniatura com perucas ascendentes não tem mais de 20 cm de comprimento. Segmentos estreitos são inteiros, elípticos ou dentados. Esta é uma samambaia resistente ao frio, resistente a -29 ° C.

Foto da subespécie Ocidental:

Ussuriysky ou linear

Epífitas, crescendo em troncos de árvores e em rachaduras nas rochas.As folhas verde-escuras são inteiras, linear-lanceoladas. É interessante que no tempo seco eles se dobram em um tubo. O rizoma é coberto com um filme preto acastanhado. Cultivado em escorregadores rochosos e em jardins de pedra.

Subespécie de fotografias Ussuriysky:

California

Samambaia decídua com folhas ovais estreitas de forma dissecada pinnately. Segmentos linearmente oblongos e membranosos. Este representante da flora é adequado para o cultivo apenas em terreno aberto.

Foto da subespécie californiana:

Sculer

Samambaia em forma de lápis eficaz com muito brilhante perucas de cor cinza-verde. Sua forma é pinada ou dissecada pinnately. As penas da placa da folha também são largas.

Foto da subespécie de Sculer:

Serra

Interessante o suficiente grande deltóide vayami com segmentos longos, irregulares ou serrilhados nas bordas, o que dá à planta uma delicadeza. Os pecíolos são muito longos, quase iguais ao comprimento da folha.

Foto da subespécie Sawclaw:

Comum

O único samambaia epífita, que cresce na zona média da Rússia. Esta é uma planta rara que ocorre em rochas cobertas de musgo e fendas rochosas. Suas folhas são de couro e complexo palchato.O rizoma tem um sabor doce, devido ao que as pessoas chamam de "raiz doce". Muito resistente à geada, resistente a -40 ° C.

Subespécie de fotografia Ordinária:

Recursos de atendimento domiciliar

Polypodium é considerado o mais desconfortável de todas as samambaias. Ele se sente perfeitamente dentro de casa e cresce rapidamente, formando um magnífico arbusto de folhas verdes pinadas. O regime correto de rega e aumento da umidade são os principais requisitos que ele faz.

Iluminação

A planta prefere penumbra leve Sem os raios diretos do sol, deixando queimaduras nele. Os lados leste, oeste e norte são os locais ideais para sua localização.

A localização no peitoril da janela sul exigirá sombreamento com uma cortina de luz. Você pode organizar uma samambaia na profundidade de uma sala de luz ou em uma área ensolarada, mas sob a cobertura de uma planta maior.

Temperatura

Na estação primavera-verão o polypodium como a temperatura ambiente usual.

No inverno, ele prefere uma temperatura de 14 a 20 ° C, e uma espinha centopéia mimada - de 12 a 14 ° C.

Neste momento é importante proteger o paportnik de correntes de ar e hipotermia das raízes.

Também é muito desejável colocá-lo longe de aquecedores.

Rega e Umidade

Para regar uma planta deve ser moderado Após a camada superior da terra ficar seca. Para um dado representante da flora, o ressecamento do coma terrestre e o encharcamento provocante do apodrecimento das raízes são igualmente prejudiciais. Água para irrigação deve ser tomada suave e suficientemente estabilizada.

O polypodium sente a necessidade de alta umidade. Ele adora pulverização diária e banhos periódicos sob o chuveiro. Você pode colocar a panela em uma bandeja com pedras molhadas para que o nível de água fique abaixo da parte inferior da panela.

Centopéia com gratidão responderá a limpe as folhas com uma esponja úmida. No entanto, este procedimento não deve ser apreciado pelo polypodium do ouro - seus vayi são cobertos com um revestimento de cera, que pode sofrer.

Fertilizantes (adubação)

Fertilizar a planta deve ser muito cuidadoso. De maio até o final de agosto, há 2 adubações adicionais suficientes com um complexo mineral por mês.

A concentração de fertilizantes deve ser 4 vezes mais fraco do que é especificado na instrução. No inverno, o curativo superior é cancelado.

Transplante e composição do solo

Polposio de Transplante primavera ou verão Como o crescimento, quando o rizoma vai encher todo o volume do pote. A capacidade é necessária ampla e superficial. Além disso, um animal de estimação verde deve ser fornecido com boa drenagem.

Ao transplantar, não sobrecarregue muito o rizoma - somente pressione levemente para baixo e polvilhe levemente por cima do chão. Processos extrudidos podem ser cortados e usados ​​para reprodução.

O solo deve ser solto e respirável com uma reação fracamente ácida. É possível preparar um substrato a partir de partes idênticas de húmus foliar, casca de pinheiro triturada e esfagno. Tal composição é boa para samambaia-epífitas. E para todos os tipos de milípedes, uma mistura preparada a partir de 2 partes de terra de folhas, à qual 1 parte de solo de coníferas, turfa, húmus e areia grossa é adicionada, é adequada.

Características de cuidado após a compra

Polypodium, que entrou na casa da loja de flores, deve ser cuidadosamente inspecionado para garantir que não tem pragas, e por um par de dias para colocar separadamente de outras flores.

Então sua É necessário transplantar em um novo container.

Afinal, como regra geral, todas as plantas são vendidas em um substrato de transporte especial que não é adequado para uso permanente.

Após o transplante, o novo lugar para ser "amigo verde" em tom claro e fornecer-lhe todas as facilidades necessárias. Fertilize "novo colono" pode ser em um mês e meio, quando ele se adapta totalmente.

Outros samambaias em vasos incluem Pelleya, Pteris, Tsirtomium, asplenium, Avenca, Davallia, Blehnum, Salvini, Nephrolepis, platycerium, Uzhovnik e lunária.

Reprodução

Por divisão

Rizoma plantas adultas saudável foi cortado em 2-3 pedaços de modo que cada um deles deixou algumas folhas. Fatias são polvilhadas com cinza de madeira. Delenki plantadas em um substrato coberto com um saco de plástico durante uma semana e colocar em um lugar quente e sombreamento.

Disputas

Isso é o suficiente método laborioso e complexo. Após tornar-se castanho esporângios, eles são cortados em conjunto com a folha, colocado num saco de respirável e pendurado para secar.

Depois de 7-8 dias, os esporos começam a se espalhar. Para sua germinação, use uma mini-estufa com menor aquecimento. No recipiente colocar um tijolo limpo e em cima dele - turfa molhada. Em seguida, despeje a água destilada, enchendo o recipiente por 5 cm.

Em esporos de dispersão superfície de relva, culturas de cobertura de vidro ou tampa de plástico e colocado num lugar sombrio. A quantidade de água no recipiente é sempre mantida no mesmo nível. Depois de alguns meses na superfície do substrato aparecem musgo esverdeado e, em seguida - as primeiras folhas. Quando as plântulas chegam a 5 cm de altura, elas são mergulhadas em recipientes separados.

Doenças e pragas

Inimigos do polypodium

SHIITOVKA - insetos marrons em caules e folhas, sugando a seiva da célula, fazendo-os clarear, murchar e morrer. Medidas de controle: processamento com "Aktaroy" ou "Aktellikom".

O ácaro da aranha sai atrás de si como se estivesse cheio de agulhas, verdes e teias de aranha. Medidas de controle: remoção de pragas esponja de sabão e tratamento com insecticida.

Quando rega excessiva, a centopéia é propensa a podridão da raiz. Se esse problema ocorrer, você deve remover as raízes doentes, polvilhar as fatias com cinzas e transplantar a planta em uma nova terra.

Problemas possíveis

As folhas ficam amarelas e morrem - excesso de umidade, baixa umidade no inverno ou pouca luz.
Pontas de folhas secas - umidade insuficiente ou rega irregular.

As folhas murcham e se tornam translúcidas - muito sol.
Vayii fica amarelo com a formação de manchas acastanhadas - muito quente no quarto.

As folhas se desvanecem e a samambaia se desenvolve mal - um volume muito pequeno ou muito grande do vaso, uma falta de nutrientes.

Vayi marrom, torcer e cair, folhas frescas murchar - rascunhos, alta temperatura, regar com água dura ou fria.

Propriedades úteis

O rizoma do polypodium do comum ("raiz doce") usado para fins medicinais. Contém óleos essenciais, saponinas, taninos, glicosídeos e ácido málico.

Na medicina popular, a raiz seca é aplicada como infusões no tratamento da tosse crônica, rouquidão, asma, resfriados, bem como reumatismo, gota e para se livrar da constipação. Além disso, a raiz da centopeia é aplicada externamente com contusões e luxações.

Apesar do fato de que o polypodium requer muita atenção e cuidado, ele pode até mesmo ser mantido por um floriculturista iniciante.

É necessário apenas fornecer as condições apropriadas da centopéia - e em troca ela apresentará ao floriculturista a beleza de suas luxuosas folhas a céu aberto.

Pin
Send
Share
Send