O desejo de enobrecer a casa de verão, transformando-a em um canto atraente e aconchegante para uma estadia confortável, é bastante natural. Favorito por muitos jardineiros, os arranjos de flores são invariavelmente um elemento popular no projeto paisagístico das áreas suburbanas. Um cenário digno para tais composições são frequentemente canteiros de pneus, que são um dos mais fáceis de criar e práticos de usar. Obviamente, você pode comprar vasos de flores prontos em lojas especializadas. Mas os canteiros feitos de pneus criados à mão não são apenas um elemento de design bonito e funcional que confere exclusividade e exclusividade ao site, mas sim o orgulho de todos os residentes de verão.
Como escolher o pneu certo?
É ótimo quando há talvez uma escolha. Escolhendo entre pneus velhos de um fabricante nacional e produtos importados, deve-se atribuir preferência a este último. Os pneus usados importados têm pneus mais macios e mais finos, que são muito mais fáceis de trabalhar. Se você escolher entre os pneus "verão" e "inverno", a versão de inverno será mais adequada para o trabalho.
Para fazer um canteiro de flores com um pneu velho, é aconselhável escolher as rodas com o desgaste máximo da banda de rodagem. A camada de piso apagada torna o produto mais macio e pode facilitar significativamente o processo de revirá-lo.
Pneus contaminados com terra e areia devem ser limpos. E nem é mais agradável trabalhar com um produto limpo. Apenas quando se trabalha com pneus sujos, a lâmina da faca e a lima diminuem muito mais rapidamente.
Exemplo de fabricação passo a passo
Etapa 1 - desenhar uma linha de corte
Antes de começar a fazer um canteiro de flores a partir de um pneu, é necessário pensar em como o produto final ficará: uma tigela com bordas lisas, um vaso de flores com uma linha de corte ondulada ou um canteiro de flores em forma de uma grande flor delimitada por pétalas ou franjas.
Pensando na forma do corte, é necessário ser guiado pelo fato de que o resultado deve ser uma construção baseada no princípio da "tampa": uma parte inferior profunda e uma parte superior cortada. Em toda a circunferência, o contorno é facilmente aplicado com caneta ou giz.
Etapa 2 - Corte de contorno
Pensando em como fazer um canteiro de flores a partir de uma roda antiga, projetada na forma de uma flor grande, é necessário cortar as pétalas ao longo da borda do produto. O tamanho de cada pétala não deve exceder 10 a 12 cm, caso contrário, quando o pneu for girado nesses locais, a borracha simplesmente não se dobrará e o canteiro não terá uma forma uniforme.
Para facilitar o processo de corte, você pode usar sabão líquido para lubrificar a lâmina da faca.
É ótimo se você tiver uma serra de vaivém na mão. Usando um quebra-cabeças, é conveniente e rápido realizar serragem encaracolada.
A mecanização do trabalho é detalhada no vídeo:
Depois de cortar o pneu ao longo do contorno, ao longo dos recessos do piso, é necessário fazer cortes longitudinais a uma distância de 5 a 10 cm.
Etapa 3 - inversão do pneu
Ao criar um canteiro de flores em uma perna de roda com suas próprias mãos, a primeira coisa que você precisa fazer é virar o pneu de borracha do avesso. Para muitos artesãos, essa etapa do trabalho se torna uma verdadeira pedra de tropeço. O processo de eversão da borracha em si é um processo bastante trabalhoso.
Para cortar o cordão de metal, é necessário usar o moedor para realizar vários cortes no exterior. Corte a borracha suavemente. O contato do disco com o cordão pode ser avaliado pela placa formada na superfície do produto e pela fumaça branca emitida. Fazer cortes a uma distância equidistante de 15 a 20 cm.
Após o trabalho preparatório, você pode começar a torcer o pneu. Antes de começar a colocar uma cobertura de pneu para um canteiro de flores, gostaríamos de contar um segredo: basta girar de dentro para fora pelo menos um pedacinho do pneu e o trabalho será "como um relógio".
O processo de eversão é bem mostrado no vídeo:
O canteiro de flores das rodas antigas está pronto, você pode decorá-lo.
Design do produto acabado
Criar e cultivar canteiros de flores em formas negras não é totalmente esteticamente agradável. Portanto, assim que o canteiro receber a forma desejada, você poderá começar a decorá-lo. Enquanto a superfície externa do vaso invertido não estiver coberta com uma camada de poeira, é desejável pintá-lo.
Tintas a óleo, esmalte e nitro são excelentes para a pintura de produtos de borracha. Em uma superfície limpa de borracha, a tinta fica em uma camada uniforme e permanece por um tempo bastante longo. Para pintar os canteiros, você também pode usar restos de tinta para carros. Usando uma lata de aerossol, o trabalho pode ser concluído em apenas alguns minutos.
O uso de cores claras no design do canteiro evitará o superaquecimento da terra dentro do tanque.
A maioria dos artesãos pinta um canteiro de flores de borracha apenas do lado de fora. No entanto, para dar uma aparência mais atraente ao recipiente, é desejável capturar levemente a parte superior da superfície interna do produto.
No design do canteiro, você pode dar total liberdade de imaginação. Seixos de vidro de aquário colados às pétalas do canteiro de flores criarão a ilusão de gotas de orvalho.
Querendo decorar ainda mais o canteiro de flores, um ornamento de uma cor diferente pode ser aplicado sobre a camada de tinta monofônica. Mas você não deve ser especialmente zeloso: com o crescimento violento de flores, o padrão do canteiro pode ser completamente fechado com plantas penduradas ou rastejantes.
Esse canteiro de flores se tornará um complemento digno do interior e um elemento do design paisagístico da casa. Resta apenas encher o tanque com uma camada de solo e plantar suas flores favoritas.