Para propagar um arbusto de groselha, não é necessário adquirir uma nova planta. Você pode cultivar novo material de plantio usando métodos simples. Esse processo não causará muitos problemas se você souber como propagar groselhas corretamente. Esta planta tem uma capacidade única de crescimento enraizado. Os brotos, mal polvilhados com o solo, iniciam a rápida formação de raízes adventícias. Eles crescem rapidamente, criando uma massa radicular que atenda plenamente aos requisitos do jardineiro. Para criar vários arbustos com suas próprias mãos, você precisa saber como as groselhas se reproduzem.
A propagação da groselha é realizada por esses métodos:
- plantio de sementes;
- dividindo o mato;
- estacas de groselha;
- reprodução de camadas de groselhas;
- vacinado.
Planta de groselha
Como cortar groselhas
Se você deseja criar um grande número de arbustos em um procedimento, as estacas de groselha são realizadas em condições de estufa ou sob um filme.
Importante! Para este método, é possível usar material apenas de plantas que não atingiram 10 anos de idade. Se for utilizado material de plantio de arbustos mais maduros, o sistema radicular é pouco desenvolvido.
A desvantagem deste método nem sempre é considerada o sucesso do enraizamento das mudas após as estacas. Jardineiros experientes recomendam prepará-los por três semanas antes do plantio pretendido no solo. Para fazer isso, você precisa gradualmente aumentar o filme, reduzir a concentração de umidade e reduzir a frequência de irrigação do solo. Se as estacas forem verdes ou lignificadas, elas serão mal enraizadas, notando o apodrecimento ou a aparência lenta das raízes.
Estacas de groselha
Datas recomendadas
Se esse método de propagação de plantas for escolhido, é importante saber como propagar groselhas com estacas no verão. O tempo adequadamente selecionado permite que o material de plantio se enraíza muito mais rapidamente. As estacas de groselha no verão são realizadas no momento em que o crescimento de brotos jovens para - o período entre a primeira década de julho e a terceira década.
O material de plantio sobrevive melhor quando as temperaturas diurnas variam de 18 a 23 graus acima de zero no verão e as temperaturas noturnas de 15 a 20 graus. A água também deve ser usada apenas quente para irrigação.
Colheita de estacas verdes e lignificadas
Recomenda-se que as estacas verdes sejam cortadas no início da manhã. É melhor escolher vários galhos verdes de até 20 cm de comprimento, cada um com pelo menos 8 nós.
Importante! É melhor escolher um broto verde para criar uma muda, uma vez que as estacas lignificadas são caracterizadas por mau enraizamento e enxerto no substrato do solo.
Seleção de tanques e preparação do solo
Recomenda-se propagar a planta sob o material de cobertura. O substrato do solo é colhido antecipadamente. Para fazer isso, misture a areia e a turfa em proporções iguais. Essa combinação torna possível criar um bom acesso e ventilação do ar.
Propagação de groselha por estacas verdes
É importante! A temperatura sob o material de cobertura não deve exceder 25 graus, caso contrário as estacas apodrecerão.
O algoritmo de enxerto é o seguinte:
- de manhã ou em tempo nublado, corte uma parte verde com uma faca. Divida a parte verde em várias partes - o comprimento não deve ser superior a 15 cm;
- tratar com solução diluída de permanganato de potássio;
- coloque um ativador de crescimento por um dia;
- enxágüe com água corrente quente, plante em vasos pequenos;
- cubra com papel alumínio para enraizar mais rapidamente;
- quando o caule está enraizado, é plantado em solo aberto.
Como fazer root groselhas? - para a formação rápida de raízes, nitrogênio, fósforo e potássio em proporções iguais são introduzidos no solo.
Estacas de groselha verde
Propagação de groselha por estacas lignificadas
A colheita de brotações lignificadas pode ser realizada na primavera e no outono. O algoritmo é o seguinte:
- cortar estacas no outono ou primavera dos topos dos galhos saudáveis, seu comprimento não deve exceder 15 cm;
- tratado com um estimulador de crescimento;
- se for muito antes do plantio, embrulhe as mudas em um pano úmido, embrulhe com celofane, abaixe-as no porão, para que inverno;
- o pouso em terreno aberto é realizado em ângulo, de modo que o sistema radicular se forma muito mais rapidamente;
- Bata levemente no solo e regue com água.
Importante! Independentemente do tipo de material usado para a reprodução, o solo deve ser irrigado abundantemente.
Como enraizar um caule de groselha na água
Este método é o mais fácil para muitos, especialmente jardineiros iniciantes. Você precisa cortar o talo, mergulhá-lo em uma jarra de água e esperar até que as raízes apareçam. Mas esse método nem sempre funciona. Para que o enraizamento seja bem-sucedido, certas regras devem ser seguidas:
- adicione água sem mudar. Qualquer mudança de água pode ser refletida em um choque para a planta, não criará raízes;
- a água não deve ultrapassar dois terços das margens;
- aplique um recipiente opaco;
- adicione periodicamente carvão ativado, isca de potássio na água;
- pronto para plantar uma muda no solo.
Crescendo, plantando
Quando brotos ou folhetos se formam no material de plantio, eles são cultivados para formar um forte sistema radicular. Adubos complexos são adicionados ao solo, regados com o estimulador da formação do sistema radicular. Areia é derramada por cima.
Mudas enraizadas
Quando as mudas se enraízam, elas podem ser transplantadas para uma área aberta no jardim, para um local ensolarado.
Importante! Ao plantar, fertilizantes de potássio e nitrogênio devem ser aplicados.
Propagação por camadas
Essa opção é uma das mais eficazes, pois existe uma alta taxa de sobrevivência de quase todas as mudas. É melhor executar o procedimento nas duas primeiras décadas de outubro. Arbustos usados com menos de 5 anos. Certifique-se de eliminar todas as ervas daninhas ao redor da planta, de cima para o chão na zona próxima da raiz, preencha o estrume podre.
Propagação de groselha por camadas apicais
O algoritmo é o seguinte:
- podar galhos velhos na raiz, cortar brotos verdes em dois terços;
- quando os galhos jovens crescem cerca de 15 cm, precisam ser estilhaçados ao longo do perímetro, para encher o solo de cima. Adicione solo durante o verão;
- água em abundância;
- alimentar durante o período vegetativo.
Propagação por camadas horizontais
Essa é uma maneira bem fácil. O procedimento é o seguinte:
- galhos grandes e baixos são selecionados e vários galhos podem ser tomados ao mesmo tempo. A idade deles não deve exceder três anos;
- eles precisam ser encurtados em cerca de um terço;
- colocação de material preparado em cavidades não muito profundas. Do alto, eles são cobertos com solo irrigado, coberto de palha;
- durante a estação de crescimento realizar irrigação abundante do solo, fazer fertilização mineral;
- quando os brotos atingirem 5 cm, realize o abate;
- quando o galho começa as raízes, eles o cortam do mato principal, cavando junto com um pedaço de terra;
- transplante o material acabado em uma área aberta.
Propagação de groselha por camadas
Camadas arqueadas
Groselhas têm a capacidade de formar o sistema radicular com contato prolongado com o solo. Para acelerar esse processo, faça o seguinte:
- escolha um ramo arqueado saudável. Dobre-o ao chão;
- arrancam uma pequena vala, abaixam um galho nela;
- polvilhe com solo e húmus por cima;
- quando a camada está enraizada, é cortada da planta mãe com parte do solo;
- realizar o plantio em solo aberto.
Propagação de groselha dividindo o mato
É necessário dividir o arbusto antigo com tesouras afiadas em várias partes. A partir dele, será possível obter várias mudas jovens no futuro. A ordem do trabalho é a seguinte:
- gentilmente cave um arbusto do solo;
- limpar o sistema radicular da terra, inspecionar corrosão, deterioração e doença;
- remover raízes danificadas;
- separar jovens galhos saudáveis do arbusto-mãe;
- transplante de mudas para um local permanente.
Reprodução dividindo o mato
Como propagar groselhas com galhos perenes
Mesmo a partir de galhos cortados, você pode criar mudas jovens. É suficiente realizar manipulações simples na primavera ao podar e, no outono, plantar uma nova planta em seu jardim.
O algoritmo de ação é o seguinte:
- realizar cortes de primavera de galhos lignificados velhos e muito grandes;
- entre os galhos cortados, os maiores, são aprofundados no solo;
- durante a estação de crescimento realizar irrigação abundante do solo, periodicamente fazer adubação - diluir ou despeje sob o arbusto;
- quando o rebento atinge uma altura de 20 cm, é plantado no solo.
A propagação de sementes é possível?
A reprodução com sementes permitirá obter uma nova variedade de groselhas. Tais plantas não retêm as propriedades do arbusto mãe.
Para propagar groselhas usando sementes, você precisa coletar sementes de grandes frutos maduros. Depois disso, misture-os com um pouco de areia, despeje a substância em uma caixa de madeira. No final do outono, faça um buraco de meio metro, coloque a caixa nela e polvilhe com terra 20 cm.Na primavera, pegue a caixa, semeie o material da semente na estufa ou sob um abrigo de filme. Complete com turfa.
Importante! Durante o verão, realize cuidados completos - para regar, alimentar, remover ervas daninhas, realizar medidas preventivas para combater doenças.
Características da criação sazonal
Na primavera
O período ideal de reprodução é devido ao método selecionado. No início da primavera, é melhor usar camadas apicais. A divisão do mato também pode ser realizada durante esse período. Você pode usar sementes neste momento. Em meados de outubro, as mudas podem ser plantadas em um local permanente.
No verão
Neste momento, é recomendável usar estacas usando brotos verdes. Também adequado é o período de verão para propagação por camadas. A aquisição de material de sementes.
Outono
Este tempo é adequado para enxertar brotações lignificadas. Você também pode realizar a divisão do mato.
Os métodos de propagação de groselha são bastante simples. Esta planta é despretensiosa, portanto, na maioria dos casos, rapidamente se enraíza, forma um forte sistema radicular. Você só precisa escolher a maneira mais adequada para si mesmo, executar ações simples. E para garantir a saúde da planta, é necessário alimentá-la e irrigá-la em tempo hábil.