A manjerona é uma erva perene ou arbusto que vive no norte da África, no Oriente Médio e na Europa central. É uma espécie do gênero Orégano e pertence à família Iasnatkovye. As folhas perfumadas mais populares recebidas como tempero picante e remédio. Seu uso como decoração afrodisíaca, mellifer e de jardim também é conhecido. O nome "manjerona" em árabe significa "incomparável". Também são encontrados os nomes "mardakush" ou "bagunça".
Descrição da planta
Manjerona cresce 20-50 cm de altura. Consiste em hastes fortemente ramificadas ao longo de todo o comprimento. Sua base endurece rapidamente e fica mais escura, e a parte superior é coberta com uma pilha pequena e pintada em cinza prateado ou roxo. A largura do arbusto atinge de 35 a 40 cm e as hastes densas têm 4 lados.
Folhas ovais ou ovais em pecíolos curtos crescem opostas. Eles têm uma extremidade cega e uma superfície ligeiramente côncava. Mais perto da borda do lençol de ambos os lados, há uma pilha macia de feltro de tonalidade prateada, que deixa as folhas macias e agradáveis ao toque. Eles têm uma cor verde clara clara. O comprimento da chapa é de 12 cm e a largura é de 8 a 15 mm.
Em julho-agosto, inflorescências em forma de espigas florescem no topo dos brotos. Eles têm uma forma oblonga e sentiram pubescência. Pequenas flores crescem em cachos e são coloridas de rosa, branco ou vermelho. Após a polinização, as sementes são amarradas - nozes em forma de ovo com uma superfície lisa, coletadas em 4 peças por folheto.
Variedades populares
Na cultura, a única espécie mais usada é a manjerona de jardim. Em um clima temperado, é cultivado como anual. Na superfície das hastes ramificadas há manchas avermelhadas. Folhas macias ovais crescem próximas umas das outras e têm um tom verde prateado. Variedades:
- Gourmet - uma variedade produtiva em apenas 3 meses forma um arbusto de 60 cm de altura;
- Garrafa térmica - hastes cinza prateado com 40 cm de altura crescem retas e cobertas por uma fina folhagem verde, e no verão pequenas flores brancas florescem;
- Creta - um arbusto baixo e amplo, com folhas arredondadas e aveludadas, de tonalidade cinza-azulada, espalha grandes flores rosa-claras em pedicelos caídos e exala um aroma de limão picante.
Cultivo e plantio
Como na horticultura a cultura é anual, é natural que a reprodução ocorra por sementes. É melhor pré-cultivar mudas. Para isso, no final de março, são preparadas caixas rasas com solo solto e fértil do jardim. Pequenas sementes são misturadas com areia e distribuídas em sulcos com uma profundidade de 2 a 3 cm.O solo é pulverizado da pistola e coberto com uma película. Mantenha a estufa a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C.
As sessões aparecem após 2-3 semanas. Depois disso, o filme é removido e a temperatura é reduzida para + 12 ... + 16 ° C. Recomenda-se que as temperaturas diurnas e noturnas oscilem em torno de 4 ° C. À medida que o solo seca, a manjerona é regada. Com o advento de duas folhas verdadeiras, as mudas são mergulhadas em outra caixa com uma distância de 5 a 6 cm.Em dias quentes, as plantas são levadas ao ar fresco para endurecer.
No final de maio, quando a temperatura do ar deixa de cair para 0 ° C, a manjerona é plantada em campo aberto. O local de desembarque deve ser selecionado aberto e ensolarado, mas sem rascunhos. Como um arbusto se forma em breve, as mudas não são densamente colocadas (15 a 20 cm seguidas e 35 a 40 cm entre as fileiras). A terra deve ser argilosa ou argilosa, suficientemente frouxa e sem estagnação da água.
Alguns dias antes do plantio, eles cavam o solo com composto ou húmus e também adicionam um pouco de uréia, superfosfato ou sulfato de potássio (cerca de 20 g / m²). Você precisa tentar salvar um pedaço de terra ou plantar uma colheita junto com vasos de turfa. O processo de enraizamento leva até três semanas. Neste momento, é necessário um leve sombreamento e rega regular.
Manjerona Care
Para obter uma boa colheita de manjerona, é preciso prestar atenção, mas não são necessários esforços excessivos. A cultura adora a umidade; portanto, você precisa regá-la com frequência e em abundância, mas a seca a curto prazo não fará muito mal. As folhas caídas se recuperam rapidamente após a irrigação. Desde julho, a rega é realizada com menos frequência, permitindo que a superfície do solo assuma uma crosta.
Após o plantio da manjerona, basta uma cobertura. É introduzido após 3-4 semanas, aproximadamente no final da adaptação. Sal de potássio (10 g), uréia (10 g) e superfosfato (15-20 g) são diluídos em um balde de água. A solução resultante é derramada em 1 m² de camas. Mais preocupações com a alimentação não são necessárias.
Periodicamente, afrouxe o solo e remova as ervas daninhas perto das plantas. A remoção de ervas daninhas é realizada com cuidado para não danificar as raízes.
A manjerona é geralmente resistente a doenças. Se você plantar com muita espessura e o verão estiver chuvoso, os fungos podem se desenvolver nos brotos. É melhor simplesmente afinar as plantações e salvar algumas delas do que se arrepender e destruir tudo. A mariposa da manjerona pode se instalar periodicamente nos folhetos.
Coleta e colheita de matérias-primas
Durante a temporada, o mato consegue colher duas vezes. Isso é feito pela primeira vez no final de julho e novamente no início de outubro. Usando uma faca afiada ou tesoura, corte a parte superior dos brotos com folhas e flores, deixando os brotos de 6 a 8 cm de altura.Os caules resultantes são lavados cuidadosamente em água fria e depois dispostos em prateleiras de secagem. Você deve escolher um local bem ventilado à sombra. As plantas são rotacionadas e movidas regularmente para uma secagem uniforme. Quando toda a umidade evapora, as matérias-primas são verificadas quanto a folhas secas e amarelas e, em seguida, moídas para o estado de pó. Eles são embalados em recipientes de vidro com uma tampa bem fechada.
Aplicação de Culinária
Manjerona é uma especiaria muito popular. É difícil destacar um país específico, a pátria das especiarias. Ela é popular em todos os lugares. O sabor da manjerona contém notas frescas e amargura ardente. Ao esfregar as folhas, sente-se o cheiro de cânfora com aditivos picantes e doces. Na cozinha, o tempero é usado com frequência. É adicionado a salsichas, pratos principais, sopas, saladas, couve cozida e legumes. O tempero é especialmente bem combinado com pratos gordurosos. Remove a açucaridade e melhora a digestão.
Juntamente com as sementes de sálvia, manjericão e cominho, você pode obter uma composição particularmente agradável. Folhas secas também são adicionadas a bebidas quentes. Essa bebida acrescenta força e aquece perfeitamente, melhora a circulação sanguínea e dilata os vasos sanguíneos.
No entanto, é imperativo cumprir a medida. Se você exagerar nos aditivos, o sabor do prato deixará de ser sentido.
Propriedades úteis
A folhagem e as flores da manjerona contêm um grande número de substâncias biologicamente ativas. Entre eles estão:
- vitaminas;
- flavonóides;
- pectina;
- óleo essencial;
- fitohormônios;
- manganês;
- cobre
- ferro
- zinco;
- cálcio
As matérias-primas são usadas para fazer chá e decocções complexas com outras ervas. Desde os tempos antigos, os preparativos da manjerona têm sido considerados um excelente remédio para o sistema circulatório e o coração. Eles também ajudam com as seguintes doenças:
- Dor de dente
- cãibras musculares;
- irregularidades menstruais e dor;
- normalização do fundo hormonal;
- distúrbio gastrointestinal;
- insônia
- dor de cabeça
As plantas têm uma ação diaforética, diurética, bactericida e fungicida pronunciada. Dilui bem e remove o escarro do trato respiratório.
O óleo essencial merece atenção especial. É usado para sessões de aromaterapia. Eles também lubrificam calos, verrugas e inflamações na pele.
Contra-indicações e complicações
Mesmo na forma de manjerona de tempero não deve ser excessivamente levada. É contra-indicado em crianças menores de 5 anos de idade, mulheres grávidas e lactantes, pessoas que sofrem de aumento da coagulação do sangue e tromboflebite.
Em caso de sobredosagem, ocorrem dores de cabeça, náusea e humor deprimido.