Astrophytum (Astrophytum) é uma planta perene da família Cactus. O nome da flor do grego se traduz como "planta estelar". Na aparência, a suculenta se assemelha a uma estrela por causa de suas bordas de raios, seu número pode variar de três a dez. A planta é caracterizada pelo crescimento lento, em seu caule esférico existem pequenos pêlos de cor clara, capazes de absorver água. Nos cuidados, o cacto é despretensioso, adapta-se bem a várias temperaturas e tolera calmamente a ausência de umidade.
Como cresce na natureza
A terra natal do astrophytum é as regiões áridas do México e dos Estados Unidos. Sob condições naturais, as suculentas crescem em solos pedregosos ou arenosos. O cacto atinge uma altura de cerca de 30 cm e seu diâmetro é de 17 cm.
Em seu habitat natural, uma planta floresce no verão. No topo de seu caule, aparece um pedúnculo no qual um broto é formado. As flores em forma de funil são de cor amarela, medem cerca de 8 cm e desaparecem alguns dias após a floração, em seu lugar permanece uma caixa de sementes.
Tipos de astrophytum com fotos
Existem seis tipos cultivados de astrophytum. As plantas diferem na cor e forma do caule, bem como na presença de espinhos.
Astrophytum astrerias, ou estrelado
A planta também é chamada de "ouriço do mar". O diâmetro do caule cinza-esverdeado é de cerca de 10 cm e sua altura é de 8 cm.O cacto possui cerca de 8 costelas, no centro das quais existem areolas fofas de cor branco acinzentado. Espinhos estão ausentes. Suculenta começa a florescer no meio do verão, flores amarelas com um núcleo vermelho.
Astrophytum coahuilian
O caule liso da planta não tem espinhos e é coberto com pequenos pontos de cor clara. Costelas profundas são suavizadas ao longo do tempo, seu número é de cerca de seis peças. Flores de limão têm um centro de terracota.
Astrophytum ornatum, ou decorado
Esta espécie cresce mais rápido que seus parentes, em altura pode chegar a 30 cm e o caule verde apresenta manchas brancas horizontais. O número de costelas é de cerca de 6-8 peças; as aréolas com espinhos longos estão localizadas ao longo de seus topos. O cacto começa a florescer aos 7 anos de idade, as flores têm um tom amarelo claro.
Astrophytum Capricórnio ou Capriccone
Planta de cor esmeralda com muitos brancos intercalados. O caule esférico se torna cilíndrico ao longo do tempo. O número de divisões é de cerca de 6 a 8 peças, em suas areolas superiores com espinhos ramificados de cor marrom. Astrophytum de Capricórnio começa a florescer no verão, as flores amarelas têm um centro laranja.
Astrophytum salpicado (miriostigma)
O caule verde não tem espinhos, sua altura é de cerca de 25 cm e na superfície do cacto existem manchas brancas constituídas por pêlos macios. Uma planta pode florescer no início ou no final do verão (dependendo das condições climáticas). As flores diferem na cor creme e pétalas pontiagudas.
Astrophytum Kabuto
Esta espécie foi criada no Japão. O caule esférico atinge uma altura de cerca de 8 cm, existem muitas manchas brancas nele. As divisões são fracamente expressas, seu número é de 3 a 8 peças. Cactus floresce no verão, flores amarelas brilhantes têm um núcleo vermelho.
Home Care
"Star Cactus" é uma planta tropical, portanto, adora iluminação brilhante. No entanto, raios de sol abrasadores demais podem ser prejudiciais para o astrophytum. Os vasos devem ser colocados nos peitoris das janelas leste ou sul.
Tabela 1: Condições de cultivo
Temporada | Modo de temperatura | Humidade do ar | Iluminação |
Inverno | As marcas no termômetro não devem exceder + 12 ° C | Astrophytum adora ar seco e não precisa ser pulverizado | Astrophytum não precisa de iluminação artificial |
Primavera | Recomenda-se um aumento gradual da temperatura para altas temperaturas no verão. | Após o inverno, a planta deve se acostumar gradualmente ao sol. Cactus deve ser sombreado na hora do almoço | |
Verão | A temperatura ideal da sala deve ser de pelo menos +25 ° C. | No verão, vasos de plantas com suculentas podem ser levados para fora, mas não devem estar na chuva ou em um rascunho | |
Outono | A planta está se preparando para descansar, a temperatura é gradualmente reduzida para graus de inverno | Boa iluminação necessária |
A presença constante de astrophytum na sombra pode afetar negativamente sua saúde. Cactus vai parar de crescer e florescer.
Rega e alimentação
Astrophytum não precisa de rega frequente. No verão, é irrigada à medida que o solo seca, na primavera e no outono - duas vezes por mês. No inverno, o cacto não é regado. Para umidificação, use água sedimentada ou filtrada à temperatura ambiente.
De março a novembro, uma planta de casa é alimentada com fertilizantes complexos para cactos. A dose indicada nas instruções do medicamento é reduzida pela metade. No inverno, o astrophytum não precisa ser alimentado.
Transplante
Um cacto é transplantado apenas quando fica lotado em uma panela. O transplante é realizado por transbordo. Você pode comprar solo para suculentas em uma loja especializada ou fazer você mesmo. Deve incluir:
- terreno de folha (1 ação);
- relva (1 parte);
- areia de rio (1 ação);
- carvão vegetal (¼ compartilhamento).
O pote de astrophytum deve ser largo, mas raso. No fundo, é necessário colocar uma camada de drenagem (argila expandida ou pequenas pedras). O pescoço da raiz de um cacto não deve ser enterrado. Deve estar em pé de igualdade com o substrato da terra.
Recursos de propagação
Astrophytum não dá filhos e não forma processos-tronco, por isso só pode ser propagado por sementes. As sementes podem ser coletadas da planta cultivada ou comprada na loja. É necessário levar em consideração o fato de que as sementes retêm sua germinação por apenas dois anos.
Etapas do método de propagação de sementes:
- Antes da semeadura, o material é embebido por meia hora em água morna e incubado por 10 minutos em uma solução de permanganato de potássio (1 g de permanganato de potássio em 200 ml de água).
- As sementes são secas, dispostas na superfície do solo e levemente polvilhadas com terra. A composição do solo deve incluir: terra de folha (1 parte), areia de rio (5 partes) e carvão em pó (parte).
- Um recipiente com material de plantio é colocado em um local bem iluminado e coberto com filme plástico.
Durante o período de germinação, a temperatura ambiente deve estar dentro de + 22 ° C. Uma vez por dia, a estufa é aberta por 10 minutos para ventilação. O solo superficial é pulverizado à medida que seca.
Os primeiros brotos aparecem após 15 a 30 dias. As hastes crescidas mergulham em recipientes separados.
Problemas crescentes e sua solução
O tratamento inadequado do astrophytum em casa pode levar aos seguintes problemas:
- Manchas marrons na planta indicam que a água para irrigação contém muita cal.
- O caule fica amarelo devido à luz solar direta.
- A falta de floração indica não conformidade com as condições de inverno.
- Uma ponta enrugada indica excesso de água no solo.
- A haste é arrancada devido à luz solar insuficiente ou devido ao inverno muito quente.
Doenças e Pragas
As doenças raramente afetam o astrophytum. A podridão radicular mais comum. É necessário tratar o sistema radicular com qualquer fungicida, cortar as partes afetadas.
Tabela No. 2: Pragas de Astrophytum e maneiras de combatê-las
Pragas | Sinais de derrota | Maneiras de lutar |
Escudo | Placas convexas de amarelo ou marrom aparecem no caule | O cacto é lavado com água e sabão e tratado com Actellik. |
Mealybug | Um revestimento de cera branca aparece no caule, lembrando algodão | As áreas danificadas são limpas com tintura de calêndula. Em casos avançados, o inseticida "Aktara" é usado |
Verme de raiz | A planta afetada retarda seu crescimento. Na raiz da planta emergente na superfície do solo, aparece um revestimento branco. | O cacto é removido da panela, as raízes são lavadas com água quente e tratadas com uma solução de “Actara” |
Sujeito a todas as condições de cultivo, os cactos se desenvolverão normalmente e encantarão o cultivador com sua floração. Para dar às plantas uma aparência mais exótica, você pode fazer uma mistura delas. Para isso, várias variedades de astrophytum são plantadas em um vaso.