Muitas vezes, os cultivadores de flores desejam cultivar um novo tipo de rosas em seu terreno ou multiplicar os arbustos existentes para criar uma decoração mais extensa do território adjacente. A opção mais popular para atingir este objetivo é o corte, que envolve o cultivo de flores de um pequeno segmento do mato da mãe.
As estacas podem ser feitas tanto na primavera quanto no verão ou no outono, mas muitos produtores preferem a última opção. Vamos examinar mais de perto a possibilidade de plantar rosas no outono.
- Notas adequadas
- Quando começar? O melhor tempo
- Colheita de estacas
- Como salvar estacas até a primavera
- Processo de enraizamento
- No chão fechado
- Em terreno aberto
- Estacas de plantio
- Características de rosas de inverno
Notas adequadas
Vamos começar com o fato de que nem todas as variedades modernas podem ser usadas para propagação de estacas e, portanto, antes de tentar multiplicar suas plantas dessa maneira, deve-se convencer da adequação desse método.
Assim, os candidatos ideais para a obtenção de mudas serão a cobertura do solo e as variedades em miniatura, assim como os polyanthus e variedades de rosas, que são acompanhados por pequenas flores.Ao usar mudas de rosas floribunda só pode contar com cinqüenta por cento de probabilidade de estabelecimento do material de plantio.
Difíceis de reproduzir desta forma e trepadeiras com flores grandes, bem como parques e variedades de chá híbrido. A percentagem de estacas enraizadas será mínima neste caso.
Quando começar? O melhor tempo
Antes de crescer rosas a partir de estacas é importante escolher o momento mais adequado para realizar o procedimento. Para muda normalmente poderia ser formado e criar raízes, o caule deve estar completamente maduras, o que significa que ele deve ser cortado antes pétalas inflorescência completos caindo de, mas não antes de um botão cheio é formado.
Em outras vezes, a estaca de madeira será imaturo e não é adequado para o enraizamento. Falando de números, o momento mais apropriado para um tal material de plantio pré-molde terá uma duração de 15 a 25 Setembro.
Mudas de rosas no outono - um processo relativamente simples, mas é necessário conhecer não só as nuances do processo, mas também as regras para novas estacas de cuidados em casa, que descrevemos abaixo.
Colheita de estacas
Determinar o tempo de propagação e escolhendo para este fim a instância mais apropriada só pode descobrir como executar cortes corte para propagar uma decisão nas rosas outono trazer os resultados mais eficazes na primavera (até este ponto todos o corte pode ser salvo sem enraizamento). Esse processo é simples e envolve o seguinte:
- selecione a haste mais viável e bem formada e, tendo-se desviado do rim superior 1,5 mm, faça uma incisão (o corte inferior é realizado ligeiramente em ângulo);
- no corte acabado, remova todas as folhas e espinhos localizados perto do corte inferior, e na parte superior encurte as folhas em 1/3;
- topo (corte), tratar com uma solução de permanganato de potássio ou simplesmente mergulhá-lo em cera quente derretida;
- Antes de enraizar as estacas, coloque-as na água por 24 horas, antes de adicionar uma ferramenta para acelerar a formação das raízes.
Como salvar estacas até a primavera
Estacas de corte no início de novembro, eles não necessariamente imediatamente se enraizar no caminho padrão. Eles podem calmamente esperar por um momento mais favorável, invernando em seu celeiro ou na varanda. Para isso, eles só precisam ser escavados em areia ou outro substrato. Para residentes de apartamentos a opção mais bem sucedida seria a seguinte: a parte inferior dos baldes de plástico preparados devem verter uma camada de argila expandida seis metros (vertido na parte inferior), e em seguida, adicionar a camada de base do solo, misturado com a perlite e vermiculite. Alternativamente, você pode misturar o solo com areia ou comprar um substrato especial para rosas.
Perlite é capaz de reter um líquido, o volume da qual é cinco vezes maior do que o seu próprio peso, e, por conseguinte, será suficiente apenas 20% da substância. Fabricado em pequenos furos substrato colhidas, colocá-los em molhos de plantas a partir do lado de fundo e levemente polvilhar. A parte superior pode ser selada com parafina morna, mas não é necessária.
Outra boa opção, que não vai lhe custar muito esforço para se preparar, é use para armazenar cortes da geladeira. Neste caso, o material de plantio coletado é colocado em um saco com vazamento e enviado para armazenamento na porta da geladeira. Aproximadamente uma vez por semana, eles precisam ser extraídos e pulverizados da pistola. Armazenar pedaços de rosas desta forma pode durar cerca de três meses a uma temperatura não superior a +1 ... +3 ° C. Alternativamente, você pode dobre todos os cortes em uma caixa de papelão e simplesmente despeje turfa, e então escolha o canto mais escuro na seção de dacha (neste lugar a neve durará mais tempo sem formar poças) e coloque a caixa lá, cobrindo-a com neve.
Como resultado, você obterá um pequeno monte de neve e, para que ele não derreta rapidamente, você poderá cobri-lo com galhos de pinheiro ou abeto. Sele o saco novamente (será possível usar prendedores de roupa), espere até que o líquido tenha evaporado completamente.
Processo de enraizamento
O processo de enraizamento das estacas obtidas pode ocorrer de acordo com um dos dois cenários possíveis: no primeiro caso, você espera pela formação de novas raízes, plantando as peças em vasos,e no segundo - plantá-las imediatamente no solo aberto, onde permanecem ou depois serão transplantadas para outro local.
No chão fechado
Antes de ser colocada no solo fechada, isto é, em recipientes separados (um recipiente de a) é importante para deixar o material de planta no dia em água e pré-tratado com uma solução de permanganato de potássio utilizado para potes de enraizamento.
Em seguida, vertida sobre o fundo da camada de drenagem (pode usar seixos convencionais), e o substrato de topo ou solo gramínea especial, no qual vai ser uma continuação do desenvolvimento da raiz do sistema de corte. A camada final deve ser uma areia fina e bem lavada, acolchoada com uma espessura de 3 cm.
Quando o caule vai aprofundar na areia, para tentar evitar que ele tomou antes da camada sod, e quando aterrava em vários segmentos, necessariamente, deixar entre eles uma distância de 8 cm ou torcendo-los individualmente.
Todas as estacas plantadas precisa para polvilhar água, e, em seguida, cada um coberto com um frasco de plástico com o pescoço cortado, ou uma embalagem convencional. Vasos com mudas são colocadas em um ambiente aconchegante, mas não lugar quente onde você não receber luz solar.A temperatura ambiente tem de ser mantida dentro de 20 ... 22 ° C, e a manter a humidade a um nível consistente de alta elevar periodicamente frascos suficientes e pulverizar mudas.
Em terreno aberto
Se você não pode dar ao luxo de enraizamento de estacas em contentores separados e sob a supervisão da casa, então você pode colocá-los no campo aberto, em um lugar chamado "cherenochnik". Esta é uma cama aberta, em cima da qual um abrigo é construído, protegendo as plantas do frio do inverno.
Com a chegada da primavera, o abrigo é desmontado e os arbustos sofrem crescimento em condições naturais. Em um constante crescimento podem ser transplantadas plantas enraizadas já no próximo outono.
As estacas são colocados em tais locais ligeiramente obliquamente, imediatamente escondendo o frasco de plástico ou de vidro. No que diz respeito ao solo no local pretendido e, em seguida, que devem ser nitrato de pré-suja de potássio (20 g será suficiente), turfa, areia, superfosfato (30 g), cinzas de madeira (200 g) e ureia (20 g).
Misturar todos os ingredientes, despeje-os em uma pequena cama de flor, e colocados depois de soltar o talo. Se você não quer que cada um deles para colocar um recipiente separado, você pode usar polietileno.
Apesar do fato de que, no primeiro ano de vida, as estacas não pode ser transplantada para um novo local, eles precisam prestar cuidados normal, proporcionando rega oportuna e capina. Quando estacas para reprodução tal realização, eles não podem ser transplantadas para outra área, deixando o solo ainda não está em uma queda.
Estacas de plantio
Se você passar o enraizamento de estacas em solo fechada, em seguida, depois de duas semanas você vai ser capaz de ver as primeiras raízes, e após 14 dias eles já estão muito bem estabelecida no chão. Um mês após a fuga colocado em um quarto escuro, onde ele está até a primavera. Do produtor requer apenas uma rega oportuna e capina, mas estes procedimentos não são necessários para executar todos os dias.
Com o advento da mola, logo que o solo é bem aquecido, estacas enraizadas são plantadas na folha de mistura de turfa e o solo, à qual foi adicionado um grande areia de rio (por vezes melhor para misturá-lo com turfa numa relação de 50:50), vermiculite ou perlite (relação proporcional de 2: 1 : 2: 0,5).
Características de rosas de inverno
As condições óptimas para o armazenamento de estacas cortadas durante o inverno vai adega ou cave com bons indicadores de ventilação e de temperatura em + 1 ... 3 ° C e uma humidade de 65-70%.
Se o inverno em sua região não se caracteriza por degelo constante e possível, ter o cuidado de não aparecer em rosas rachaduras através do qual a planta pode receber com segurança os agentes patogénicos.
Para evitar a ocorrência de problemas, você precisa para construir adequadamente um abrigo usando qualquer material disponível (folhas secas, turfa e batatas fritas), e que eles não são levadas para fora, ele pode ser colocado em cima de uma ramos de abeto abetos.
Naturalmente, o abrigo só será necessário para aquelas rosas, cujo cultivo de estacas no solo aberto ocorre no outono e que permanecerá na rua durante o inverno.
Em geral, as mudas de rosas não serão difíceis. A coisa principal é a seleção correta de variedades, observância de condições necessárias e atenção a detalhe.