Quando a primavera chega, muito trabalho é acrescentado aos moradores de verão em suas hortas e jardineiros em seus jardins.
O renascimento da natureza, os dias quentes e ensolarados e os crescentes brotos de frutas e hortaliças requerem atenção especial.
Mas a primavera é relevante não apenas para o residente de verão. Na primavera, o natural atividade de muitos animaisincluindo aqueles, que são prejudiciais dachas e jardins cultivados.
Entre esses animais - todas as molas conhecidas. Tendo descoberto em seu local morros característicos de terra fresca, todo dono normal procura resolver este problema o mais rápido possível.
Com comprimento do corpo uma média de 15 cm a toupeira geralmente pesa cerca de 130 gramas. Vive e se alimenta quase o tempo todo subterrâneo.
Neste caso, como regra, constantemente cavando os buracos e martas, criando rapidamente redes inteiras de movimentos em vários níveis. É a terra que é mais adequada para o cultivo, ele ama. E é nessas terras e há um "choque de interesses" entre o homem e a toupeira.
Danos ao solo
Jardineiros e fazendeiros amadores experientes sabem perfeitamente bem,que se um par de pequenas pilhas de barro aparecessem em seu sítio - os primeiros sinais visíveis da presença dos mamíferos descritos - agiriam imediatamente, rápida e decisivamente.
Enquanto isso, perda de paisagem atraente, embora a coisa em si também seja desagradável - isso é apenas parte do problema sério. Para a agricultura e a colheita, a invasão de molares pode ter consequências muito mais catastróficas.
O que esses pequenos, cegos, mas energéticos e vorazes podem fazer?
Como já mencionado acima, moles constantemente cavar seus movimentos sem fim (até 15-20 novos metros por dia!) Em busca de novos e novos alimentos e criar lugares seguros para seus filhos.
E embora eles não comam, como alguns jardineiros acreditam erroneamente, com raízes e galhos, eles causam sérios danos às plantas com suas numerosas tocas.
- O fato é que eles cavam nas camadas superiores do solo, muitas vezes entre as raízes e troncos de plantações e árvores. As raízes são empurradas para cima, ou estão "no vazio" do montículo e por isso começam a secar.Assim, esses mamíferos podem destruir muitas árvores frutíferas, arbustos, vegetais e frutos silvestres em um período relativamente curto de tempo.
- Mas nisso a destruição inconsciente do animal preto não termina. Reciclando uma enorme quantidade de solo, ele mistura solo profundo infértil com uma superfície altamente fértil.
- Ao mesmo tempo ele está ativo come minhocas - destruidores de microorganismos nocivos de nematóides. Como resultado, a população de "capas de chuva" contribuindo para o aumento da fertilidade do solo é bastante reduzida, e o solo neste local está gradualmente se tornando mais escasso.
- Outro dano de moles é seus montes de terra característicos na superfície do sítio. Como já mencionado, estes sinais de sua atividade vital irreprimível estragar fortemente a aparência do território. Especialmente é notável em gramados decorativos bem cuidados, quadras de tênis ou em uma zona de parque.
- Mas mesmo nos casos em que se trata de manejo agrícola, tais deslizamentos frequentes de terra são muito prejudiciais para o processo. Afinal de contas em um local muito escavado e desigual por causa dos solavancos, é muito difícil e caro usar equipamentos agrícolas especiais e adaptações.
- Para estas "falhas" deve ser adicionado o que foi cavado movimentos de toupeira são usados pelos roedores de campo - ratos e ratos.
- Por fim, as moles podem carregar vários parasitas, pulgas e carrapatos, e também ser portador de doenças infecciosas perigosas.
Qual é o seu uso?
Juntamente com o dano óbvio das toupeiras para o solo, elas também trazem certos benefícios. A lista positiva inclui esses momentos:
- moles comem não apenas minhocas úteis, mas também insetos nocivos e suas larvas, pequenos ratos de campo;
- enriquecer o solo com produtos químicos à base de nitrogênio;
- as toupeiras distinguem-se pela pele valiosa, que é usada ativamente pelo homem em peles industriais.
E é sempre necessário lembrar que a toupeira, como qualquer outra criatura viva na Terra, cumpre seu papel objetivo e ocupa o nicho natural destinado a ela.