Bem conhecida no mundo raça jersey de vacas - a personificação do sonho de um camponês de uma raça conveniente e rentável.
Seu potencial é tal que, mesmo no clima rigoroso da Rússia, pode provar ser uma das melhores espécies de gado gordo do mundo.
Uma Breve História
Esta raça antiga apareceu em inglês Jersey Island no Canal da Mancha, que lhe deu um nome. Foi devido ao cruzamento de gado britânico e normando, e a glória foi fornecida aos pastos verdes únicos da ilha e ao protecionismo inglês.
Mais até 1866Quando os documentos tribais foram compilados, as vacas Jersey com impressionantes qualidades de leite foram reconhecidas em outros países.
C início do século XIX eles começam a importar para a Europa, América, Austrália, África. No final do mesmo século, as primeiras espécies tribais encontraram-se na Rússia. Já nos tempos soviéticos, os touros de Jesse participaram da criação de gado preto e branco siberiano.
Descrição da raça Jersey
A orientação do leite determinou a aparência da raça, assim como seu tamanho relativamente pequeno.
Em particular, a altura da vaca média Jersey é 121-123 cm. Uma característica animal é testa deprimida, crânio encurtado e orbitais bem desenvolvidos.
O gado desta raça tem uma parte torácica profunda estreitada, plana um pescoço alongado e uma cernelha alta (às vezes pontuda). As costelas das "camisas" são colocadas obliquamente, e a parte inferior das costas longa passa para a parte traseira larga.
A cor predominante da raça é vermelho ou castanho claro. Mas tons escuros são permitidos, às vezes há espécimes com marcas brancas (na maioria das vezes na parte inferior do tronco e nos membros). Normalmente, os touros têm uma cabeça, membros e pescoço mais escuros, muitas vezes em suas costas eles fixam uma linha preta longitudinal.
Em média, a vaca atinge um peso de 400 kg, o touro até 700 kg.
Características
A raça Jersey é criada principalmente por causa das excelentes qualidades de seu leite.
Suas principais características são:
- O gado Jersei proporciona alta produtividade de leite.Com alimentação suficiente e bom atendimento, os jovens diariamente dão em média 16 litros de leite e adultos - até 32 litros de leite (até 4 mil litros ou mais por ano) com excelente sabor e alto teor de gordura - até 6% ou mais . Geralmente, logo após a ordenha, uma camada impressionante de creme se forma na superfície do leite;
- Esta raça tem uma resistência invejável, que geralmente afeta sua saúde sustentável. Vacas e touros Jersey toleram dificuldades climáticas sem problemas - alta umidade, rajadas frias, baixas temperaturas;
- Muitos pecuaristas notam que esta vaca é despretensiosa em seu conteúdo. Ela não precisa de muita comida, não ocupa muito espaço, não é difícil cuidar dela;
- Esta raça é caracterizada por qualidades de carne medíocres.
Fotos
Foto da raça "Jersey" de vacas:
Características de nutrição e cuidados
Como já observado, para a manutenção normal dos animais Não precisa de condições especiais de "estufa". O gado da camisola é ótimo em quase todas as pastagens campestres. É verdade que deve-se ter em mente que no pasto essas vacas podem exibir certa timidez.
Quanto à nutrição, neste "jerseys" mostram-se como comedores muito moderados. Em qualquer caso, como observado por muitos pastores, os animais desta raça consomem, em média, 20-25% menos que outras espécies de laticínios.
Sena pode dar muito a essas vacas - o gado Jersey usará tanta comida quanto for necessário para a vida normal. Mas a água deve ser dada não mais de 3 litros por dia, mesmo que os animais claramente exigem swill. Especialmente as restrições à bebida são rigorosas em relação aos bezerros, que podem beber muito líquido para prejudicar.
Concentrando-se na popa principal, os aditivos alimentares não devem ser ignorados na forma de tijolos de sal úteis. É útil (especialmente para os animais jovens) também periodicamente colocar no alimentador de pássaros pedaços de barro vermelho.
Claro que cuidado adequado para animais desta raça, como para vacas de outras espécies, envolve limpeza regular do local de alojamento, bem como pintar a gaiola com uma solução de cal.
Regras de criação
Esta raça pertence a a maturação precoce de espécies - a primeira aldeia uma vaca jovem pode ocorrer com a idade de 2-3 anos.
Idealmente, a criação de vacas Jersey deve ser feita longe de grandes zonas industriais, áreas povoadas muito ruidosas e objetos.
Os bezerros chegam ao mundo com bastante facilidade, sem a participação especial de um veterinário.
Deve-se ter em mente que, devido às peculiaridades da constituição do corpo, os animais desta raça nascem com bezerros bastante frágeis. Após o nascimento, eles precisa de cuidados cuidadosos.
Em particular, se a vaca imediatamente após o nascimento não tiver lambido o recém-nascido, ela deve ser bem limpa com palha. Os primeiros 1-2 meses do bebê devem ser mantidos em um quarto calmo e quente.
Deve-se ter em mente que os bezerros recém-nascidos nos primeiros dias só podem consumir o leite materno. Um mês após o nascimento, pequenas porções de vegetais puros são adicionadas à sua dieta. No pasto comum Animais jovens podem ser libertados dois meses após o nascimento.
Doenças possíveis
Em princípio, a raça Jersey, se for fornecida com nutrição e cuidados adequados, tem uma imunidade suficientemente alta contra doenças. O peso leve e os membros fortes de uma estrutura específica protegem essas vacas de doenças do pé, que afetam outras raças.
No entanto, sob condições desfavoráveis de detenção e em contato com animais doentes, eles podem ter a mesma doença que outros animais.
Essa abordagem não afeta apenas a qualidade do leite, mas também torna todo o processo confortável e agradável.