Agave pertence à categoria de plantas suculentas da família Agave. A cultura vem da Índia, México, regiões tropicais e subtropicais da América do Sul e do Norte, também é encontrada nos países do Mediterrâneo.
Tamanho agaves, dependendo da espécie, varia de 30 a 200 cm. A taxa de crescimento é média. Refere-se a culturas perenes. Em casa, a cultura quase nunca floresce.
A taxa de crescimento é média. | |
Em casa, quase sem flores. | |
A planta é fácil de cultivar. | |
Planta perene. |
Propriedades úteis
Foto de agave em uma panelaLibera fitoncidas, que possuem propriedades desinfetantes e fortalecem a imunidade das pessoas, reduzem o nível de microflora prejudicial na sala, saturam o ar com compostos minerais e orgânicos, removem íons negativos do ar, o que o torna mais limpo.
Sob a influência de componentes voláteis, o ar interno fica mais próximo do nível da floresta em pureza. Em uma sala onde há plantações de agave, o número de insetos nocivos geralmente diminui acentuadamente.
Características de crescer em casa. Brevemente
Ao cultivar uma colheita em casa, os seguintes fatores são considerados:
Temperatura | No verão, deve ser de + 16 ... 29 º, no inverno varia dentro de + 10 ... 17 º. |
Humidade do ar | Os indicadores desse fator devem ser baixos. |
Iluminação | As plantas preferem iluminação potente e brilhante. Recomenda-se colocar vasos com eles nos peitoris das janelas, localizados no lado sul das casas. |
Rega | Refere-se a culturas resistentes à seca, devido à sua origem sulista. No verão, limitam-se a irrigação pouco frequente das culturas, no inverno as limitam completamente ao mínimo. |
Solo | Para a planta, o solo adquirido é adequado, que deve ter uma composição mais pesada, mas ao mesmo tempo bastante permeável. Deve conter uma pequena quantidade de areia. Você pode preparar a mistura do solo você mesmo. Para isso, são misturadas 3 partes de areia perlita ou grossa, 2 partes de solo foliar (húmus) e solo de jardim, além de cal, farinha de osso ou casca de ovo. A acidez da mistura resultante do solo deve variar de 6,8 a 7. O solo é derramado na panela, que é equipada com orifícios tecnológicos para remover o excesso de água. |
Fertilizantes e fertilizantes | Recomenda-se o uso de curativos solúveis em água. Eles são pagos duas vezes por temporada: em abril ou julho. |
Transplante | Plantas com crescimento lento são transplantadas com a idade de um ano, enquanto que para plantas de crescimento rápido esse período é reduzido para vários meses. Após mais um ano, um novo vaso é selecionado para a cultura, que seria de 3-4 cm maior e, com o cultivo subsequente, as plantas são transplantadas a cada 2-3 anos. |
Reprodução | A melhor opção para a reprodução é com a ajuda de filhotes que podem suportar solo úmido e arenoso com pouca luz, borrifando água de vez em quando. É usado pela propagação de sementes, no entanto, o crescimento das plantas, nesse caso, é significativamente mais lento. As sementes podem ser plantadas apenas na primavera. Algumas variedades de cultura, em particular a agave da rainha Victoria, não podem se reproduzir de nenhuma outra maneira senão por sementes. |
Recursos crescentes | Variedades com folhas variadas diminuem significativamente. Estandes de baixo crescimento podem ser cultivadas em condições hidropônicas. |
Cuidados agave em casa. Em detalhe
Requer um certo cuidado, sem o qual é quase impossível obter plantios de qualidade.
Aterragem
Antes de plantar, verifique se uma espécie específica é adequada para o cultivo em casa. As melhores opções para crescer em casa são:
- Agave Queen Victoria
- pequena florida;
- agave nitiferous.
As sementes são plantadas entre fevereiro e março, escavando-as no solo por 5 a 10 mm. Na presença de temperatura do ar no nível de + 21 ... 25С, a germinação das sementes ocorrerá em aproximadamente 5-7º dia. Primeiro, a primeira folha é formada, após duas semanas a segunda e outras três semanas depois, a terceira.
Em duas semanas, crescerá para um comprimento de 8 cm e uma largura de 1,5 cm.Uma quarta folha é formada mesmo após 3-4 semanas. A essa altura, as plantas começam a formar uma roseta. O diâmetro da haste subterrânea será igual a 1,5 cm.
Ao plantar, o colo da raiz não pode ser enterrado no chão. Se isso for feito, o broto poderá apodrecer.
Para fins preventivos, o solo ao redor do pescoço é polvilhado com areia.
Floração
Agave em casa raramente é visto em um estado de floração. Os pedúnculos formam inflorescências paniculadas com um grande número de flores amarelas, feitas na forma de um funil.
Sob condições naturais, a planta floresce entre os 10 e os 15 anos de vida; com o cultivo interno, geralmente é possível obter a floração quando a planta atinge 20 a 30 anos. Imediatamente após a conclusão da floração, a cultura morre e, em seu lugar, existem muitos processos radiculares.
Modo de temperatura
No verão a planta sente-se melhor na faixa de temperatura de +20 a + 28C. Um aumento neste indicador é permitido, é importante não reduzi-lo para + 18C e abaixo. No final do outono, quando a hora do dia começa a diminuir, a temperatura é reduzida para + 10 ° C. Algumas variedades podem parecer normais em temperaturas mais baixas.
Pulverização
O agave caseiro é bom em condições secas e não precisa de pulverização adicional. Durante seu transplante em campo aberto, é necessário proteger a planta contra chuva e outras chuvas.
Iluminação
A planta de agave responde positivamente a uma superabundância de luz. Os vasos de flores devem ser colocados nos peitoris das janelas nos lados sudeste, sul ou leste. Para as plantas jovens, uma leve sombra é importante, protegendo-as das queimaduras, que elas podem obter dos raios intensos do sol.
No inverno, as folhas geralmente são estendidas em comprimento, razão pela qual a planta deve ser colocada dentro de casa no ponto mais iluminado.
Se a luz não for suficientemente forte, será necessário o uso de phytolamps.
Rega
Desde o início da primavera até o final do outono, a rega moderada é adequada para agave em condições ambiente. No inverno, eles tentam praticamente não regá-lo, especialmente em geadas severas. Durante a irrigação, não pingue água nos seios nasais e na cavidade, pois isso leva à estagnação.
Para irrigação, use água morna e regularizada Quando a planta entra na fase de crescimento ativo, a intensidade da irrigação é aumentada para 2-3 por semana. Ao mesmo tempo, o solo próximo aos arbustos deve ter tempo para secar um pouco. As plantas praticamente não precisam de pulverização.
Pote
Para sala de cultivo agaves potes clássicos em que o diâmetro é equivalente à altura do tanque. Escolhendo o volume ideal, procedemos do fato de que a cultura se distingue por um poderoso crescimento do sistema radicular nos primeiros anos de vida.
Nas plantas maduras, o volume das raízes permanece praticamente inalterado e, para elas, o vaso é selecionado com base no volume atual.
Solo
Sob condições naturais, a agave cresce em solo arenoso, o que a torna despretensiosa para o solo. A mistura do solo é preparada de acordo com as seguintes proporções:
- 3 partes de solo argiloso;
- 1 parte de areia e cal agregadas de rios.
É permitido adicionar a esta composição 1 parte de farinha de carvão, cal ou osso. Esses componentes permitem desinfetar a mistura do solo e afetar positivamente sua fertilidade. No fundo da panela, você precisa instalar um revestimento de drenagem.
Fertilizantes e fertilizantes
O agave caseiro geralmente é alimentado apenas durante a estação de crescimento. O fertilizante é aplicado 1-2 vezes por mês, e no inverno a planta não é alimentada. Como cobertura, são utilizados compostos com um conteúdo limitado de nitrogênio. Uma superabundância desse elemento pode levar a consequências negativas, em particular, ao crescimento da massa vegetativa e à exposição da cultura a doenças.
São permitidos fertilizantes adequados para suculentas ou cactos.
Transplante
A agave é transplantada conforme necessário, se o vaso se tornou uma planta pequena que cresceu. O procedimento é realizado não mais que uma vez a cada 2-3 anos. As plantas jovens geralmente são transplantadas anualmente, sempre com uma capacidade maior do que a anterior.
Isso se deve ao fato de que, nessa idade, o sistema radicular está crescendo ativamente. As plantas são sempre replantadas na primavera.
Poda
A planta quase nunca é cortada. Não há necessidade disso.
Período de descanso
Ele entra no período adormecido no outono e permanece nele durante todo o inverno. Durante esse período, o regime ideal de temperatura para a planta será de 0 ... + 10 ° C. No momento, a irrigação não é realizada; se a sala estiver na temperatura errada, as plantações são regadas ocasionalmente para evitar o excesso de secagem.
Reprodução
No ambiente cultural de propagação da planta em questão, são utilizados os seguintes métodos:
- reprodução por prole;
- propagação por estacas.
Propagação de agave por prole
Nesse caso, os filhotes formados perto da base do caule são separados da planta. O local do corte deve ser seco. Os irmãos são transplantados em vasos cheios de uma mistura de solo levemente umedecida. A irrigação começa após 2-3 dias. Até que as mudas estejam enraizadas, a rega é realizada com cuidado, em um pequeno riacho, para não corroer o solo.
Propagação de agave por estacas
As estacas de rizoma são cortadas para que cada uma delas tenha pelo menos um rim. Eles são deixados por 2-3 horas para murchar e, em seguida, regados com carvão moído. Divlenki colocado em uma panela cheia de areia e irrigada com água em temperatura ambiente. No primeiro ano de vida, as plantas formam 4-6 folhas, no segundo - 7-9, no terceiro - 10-12.
Sob condições naturais, propagadas por sementes. Este é o processo mais longo possível.
Doenças e Pragas
Muitas vezes, é propenso a várias doenças e problemas:
- as folhas ficam amarelas agaves - deficiência de macronutrientes, falta de luz, secura excessiva, temperatura do ar elevada, especialmente à noite durante a dormência;
- as bordas das folhas ficam amarelas - excesso de cálcio no solo, o caroço de terra está seco;
- teia de aranha em uma planta - exposição a ácaros;
- murchar folhas (perder turgor), folhas regadas a verde - falta de umidade, temperatura inadequada, especialmente no inverno;
- rugas nas folhas - um forte efeito do frio, uma deficiência de potássio, magnésio e fósforo também é possível na folhagem antiga;
- agave ficou amarelo completamente - a planta está seca demais ou, por outro lado, excessivamente umedecida, o solo é muito pesado ou sua densidade é alta, a resistência à água é insuficiente, o ar seco. Além disso, isso é possível ao preparar a planta para o período de descanso.
Entre os insetos nocivos são os mais perigosos:
- insetos escamados;
- ácaro.
Tipos de agave em casa com fotos e nomes
Agave americano
Variedade Mediopicta é distinguida pela folhagem com uma faixa mediana estendida longitudinalmente de cor amarela clara, a altura da planta é de 0,6-1 m, não floresce.
A variedade Mediopicta Alba é semelhante à anterior, mas tem uma faixa branca.
Queen Victoria Agave
A planta tem uma pequena roseta esférica, a folhagem é dura, 10-12 cm de comprimento. No lado superior da folha e ao longo das bordas são visíveis faixas brancas estreitas.
Agave desenhada, ou agave atenuada
Uma planta perene cujo caule tem 1,5 m de comprimento e folhas suculentas e finas de até 70 cm de comprimento são coletadas em uma roseta. Sua cor é cinza-esverdeada com um leve revestimento azulado. Sua vantagem são bordas frondosas e lisas, sem pontas afiadas.
Agave nitiferous
Um dos tipos mais comuns. As folhas são dispostas em uma roseta esférica espessa sem hastes. A folhagem é oblonga, pontuda e alongada. Forma muitos descendentes que podem ser facilmente separados imediatamente com raízes.
Bebedores de agave, ou agave potatorum
Pequenas plantas com folhagem em forma de pá, com dentículos nas bordas e pontas multicoloridas (principalmente vermelhas). Cresce muito lentamente.
Agora lendo:
- Alocasia em casa. Cultivo e cuidado
- Dieffenbachia em casa, cuidados e reprodução, foto
- Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Kallizia - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
- Davallia - atendimento domiciliar, foto