Semelhante a um cravo selvagem, a cola alcatrão atinge uma variedade de cores e formas. Para despretensão e longevidade, esta planta é amada por muitos jardineiros. Mas que smoka agradou os olhos por muitos anos, você precisa arranjar condições adequadas e fornecer atendimento de qualidade.
- Descrição botânica
- Onde plantar o alcatrão
- Iluminação e lugar
- Plantando uma planta
- Dividindo o mato
- Roseta-estacas
- Noções básicas de atendimento adequado
- Rega
- Remoção de ervas daninhas e cuidados com o solo
- Fertilizante
- Aparar
- Doenças e pragas
Descrição botânica
Smolka adesivo, ou um (nome latino - viskar) - comum é planta perene, que pertence à família do cravo.
Na maioria das vezes, cresce em áreas frias. Uma planta lindamente florida atinge cerca de 20 cm de comprimento, mas pode crescer até 30 cm.
Grande popularidade também é apreciada pela variedade terry de alcatrão - tem uma aparência ligeiramente diferente, mas o plantio e cuidado não são diferentes da forma comum da viscaria.
Na maioria das vezes, a planta é usada para decorar varandas e janelas de casas, formando uma "tampa" espessa e brilhante de flores. Muitas vezes, o alcatrão é plantado ao longo das cercas e paredes de diferentes estruturas - bordas multicoloridas coloridas parecem muito atraentes.
Onde plantar o alcatrão
Ao selecionar o local para o plantio, preste atenção à luz e ao tipo de solo.
Iluminação e lugar
Cuidados de qualidade começam com a escolha do local de plantio: você precisa encontrar lugar bem iluminado No jardim, como o alcatrão é fotofílico. Em tais condições, desenvolver-se-á muito melhor e crescerá muito mais magnificamente (como na foto).
Se você plantar um viscaria na sombra, perderá o esplendor e a riqueza da cor.
Escolhendo o solo
O chão deve ser drenado, solto.A reação do solo é neutra ou fracamente ácida. Smolka cresce bem em solos férteis.
Adapta-se a uma primeira demão leve, especialmente, viskariya sente-se cômodo em tipos calcários. O solo argiloso é altamente desencorajado, pois passa mal pela água, seca-se rapidamente ao sol, forma-se crostas e, eventualmente, começa a rachar.
Se você ainda não consegue encontrar um solo adequado em seu site, então você pode adicionar areia a ele. Então a planta vai melhorar.
É necessário preparar um local com antecedência para o pouso. Para soltar o solo, ele precisa ser escavado. Então a terra ficará saturada de oxigênio. Durante este processo, tome cuidado para fertilizar a terra.
Plantando uma planta
Basicamente, a viscaria se propaga de maneira vegetativa. O cultivo de sementes é praticado extremamente raramente, embora esta opção também seja aceitável.
Dividindo o mato
O período de maior sucesso para o plantio é no início da primavera ou no início de agosto.Mais tarde, é melhor não fazer isso, já que o sistema radicular não terá tempo para se enraizar profundamente no solo. Ele será ultrapassado pelas geadas e então as raízes congelarão e a planta morrerá.
Em um momento conveniente, desenterre um arbusto do habitat anterior. Faça isso com cuidado, para não danificar o sistema radicular com ferramentas. Em seguida, divida a planta escavada em vários arbustos.
Em seguida, organize as partes separadas no chão para que haja espaço livre suficiente entre elas para um crescimento adicional.
Roseta-estacas
Além do método de divisão de arbustos, você pode usar outros cortes de rosetas.
Para fazer isso, é necessário separar uma parte da parte aérea da planta junto com a flor. O corte é melhor feito um pouco obliquamente, e não através do caule. Então a planta depois fica melhor e solta as raízes.
Em seguida, você precisa enraizar a planta, para que você possa colocá-lo no chão. A melhor maneira de fazer isso é colocar um fugitivo na água, depois de um tempo ele irá liberar as primeiras raízes.
Depois disso, você pode plantar uma planta jovem no chão. Cubra-o com um filme para criar um efeito de estufa. Mas, ao fazê-lo, deve estar na penumbra.
Noções básicas de atendimento adequado
É importante saber como cuidar do alcatrão, caso contrário, todos os seus trabalhos depois de plantar uma flor simplesmente não serão recompensados.
Rega
A planta ama a água. Você deve regar o alcatrão regularmente, não permitindo que o solo seque. Não espere a terra rachar, verifique regularmente o solo para a umidade. Em média, você terá que regar o alcatrão duas vezes por semana. Embora esta figura você deva se regular. Um verão quente pode secar a terra e muito mais rápido.
Remoção de ervas daninhas e cuidados com o solo
A principal regra no cuidado do solo em que a viscéria reside é a capina. Este processo é necessário para remover do local em que crescem os arbustos, ervas daninhas e culturas de culturas extras.
A melhor maneira de se livrar das ervas daninhas por um longo tempo é arrancá-las com raízes. Assim, eles não aparecerão no site por mais tempo.
Sugestão Útil: Se você não quer fazer um trabalho duro para cortar ervas daninhas, você pode simplesmente cobrir com algo, limitando assim o fluxo de luz.Sob tais condições, as ervas daninhas se desvanecerão rapidamente.
Fertilizante
Fertilizante é melhor três vezes por temporada. O primeiro molho superior conduta antes do início da floração. Use superfosfato, carbamida e sulfato de potássio. Cada substância será necessária no valor de uma colher de sopa por balde de água. Conte com isso por metro quadrado você gastará aproximadamente 3 litros de tal fertilizante.
Segunda vez alimentar as plantas com nutrientes é necessário durante o florescimento do alcatrão. É melhor comprar um fertilizante chamado Agricola. Misture com sulfato de potássio e superfosfato em um balde de água. Aqui você também precisa tomar uma colher de cada uma das drogas. Desta vez você levará cerca de 5 litros por metro quadrado.
Para o terceiro fertilizante use o mesmo fertilizante que no período de floração. A última vez que você precisa fertilizar o solo é no outono.
Aparar
É muito importante periodicamente podar a viscaria - é melhor fazê-lo no outono. É necessário cortar toda a parte aérea: o caule, as folhas e a própria inflorescência. Removido quase tudo: você precisa deixar apenas 5 cm de caule acima do solo.
Para que a planta se sinta bem não apenas no canteiro de flores ou no canteiro de flores, mas também no vaso, é necessário cortar constantemente as inflorescências que já murcharam.
Doenças e pragas
Cultivar alcatrão no ordinário não causa muitos problemas, já que a planta não é muito suscetível a vários tipos de doenças. E das pragas o viscarius é protegido por seu caule - é pegajoso e macio, de modo que os insetos que se agarram a ele não podem mais escapar e simplesmente perecer.
No entanto, às vezes, pragas, como pulgões, vermes, lesmas, bem como ácaros vermelhos, aderem à planta. Para liberar o alcatrão, você pode borrifá-lo com uma solução de alho ou água com sabão.
Viscaria também pode ser infectado com infecções fúngicas que causam ferrugem e podridão de raiz. Para evitar que isso aconteça, faça manutenção preventiva: certifique-se de que o solo não esteja encharcado, periodicamente, afinando os arbustos.
Smolka vulgaris é uma bela planta perene que irá deliciar os olhos, não só no jardim, mas também em casa na varanda.Dê-lhe um pouco de tempo para garantir um atendimento de qualidade, e o custo de comprar e plantar uma flor renderá muito bem.