Tomate Fusarium: Medidas Eficazes de Combate

Pin
Send
Share
Send

Um produtor de vegetais que cultive tomates deve estar ciente das doenças que podem afetar essa cultura em diferentes estágios de seu crescimento e desenvolvimento. Este é um requisito obrigatório para quem deseja uma colheita saudável e generosa, com bom gosto. Além disso no artigo vamos falar sobre fusariose - uma doença muito comum dos tomates. Vamos descobrir o que é, quais são os principais sinais da doença e também como podemos combatê-la.

  • Qual é a doença e de onde vem?
  • Do que perigoso
  • Sinais de derrota
  • Como prevenir a doença
    • Conformidade com rotação de culturas
    • Preparação de Sementes de Preplantes
    • Desinfecção do solo
    • Mergulhe as raízes das mudas na solução
  • Outras medidas de prevenção
  • Preparativos contra fusariose
    • Biológico
    • Químico
  • É possível lutar na fase ativa do desenvolvimento
  • Variedades Sustentáveis

Qual é a doença e de onde vem?

Fusarium é uma doença fúngica comum e muito perigosa. Esta doença infecciosa pode ser causada por fungos do gênero Fusarium. Pode se manifestar em quase todas as regiões climáticas.

Fusarium afeta os tecidos e sistema vascular da cultura vegetal.A planta desbota, raízes e frutas começam a apodrecer. O problema também é o fato de que o agente é capaz de ser um longo tempo no solo e em restos de plantas, seguido por uma nova força para bater novoposazhennye cultura.

Provocar o aparecimento da doença também pode ser afetada mais cedo e plantando a semente. No entanto, tal como referido por cultivadores experientes, a falta de luz e plantações de maior espessura também podem causar Fusarium. Igualmente importante é o fator ambiental. Se o jardim está localizado não muito longe da produção industrial de grande volume, ele também pode afetar negativamente o rendimento da cultura de tomate.

Entre outras coisas, causar fusariose vascular podem ser espaçadas de água subterrânea, um excesso de qualquer falta de azoto e fertilizante contendo cloro, rega excessiva ou ausente, um erro na rotação.

Voce sabe Durante muito tempo, os tomates foram considerados não só não comestíveis, mas também venenosos. Jardineiros países europeus cresceu los como plantas ornamentais enfeitam o espaço em torno de seus caramanchões. Desde meados do século XIX, esta cultura começou a crescer no território da Ucrânia, Moldávia e Bielorrússia.

Do que perigoso

Antes de aprender a lidar com a fusariose do tomate, você precisa entender o perigo que representa para uma determinada cultura. A fusariose começa seu impacto negativo decaindo o sistema radicular.

O fungo penetra inicialmente do solo até as menores raízes, após as quais se transforma em maiores, à medida que as plantas se desenvolvem. Em seguida, a doença penetra o caule no caule e se espalha para as folhas.

As folhas inferiores murcham rapidamente, as outras se tornam aguadas. Vasos de pecíolos e folhagens tornam-se fracos, lentos, começam a cair ao longo do caule. Se a temperatura do ar cair abaixo de 16 ° C, as plantas de tomate morrerão rapidamente. Se você não tomar nenhuma medida para tratar a planta, então dentro de 2-3 semanas a colheita será completamente destruída. É por isso que é muito importante começar a lutar com essa doença o mais rápido possível.

Sinais de derrota

Os sintomas se manifestam de baixo para cima.

  1. Inicialmente, a doença pode ser notada nas folhas inferiores da cultura do tomate. Depois de algum tempo, a fusariose afeta outras partes do mato. A folhagem fica pálida ou amarela, as veias começam a clarear.
  2. Os pecíolos das folhas são deformados, e as próprias folhas são torcidas em túbulos, após o que elas caem.
  3. Os principais brotos da cultura do tomate começam a murchar. Depois de um tempo a planta completamente murcha e morre.
  4. O último estágio da doença é a morte do sistema radicular.
  5. Em clima úmido, as raízes podem ter um tom claro nas raízes e, no calor, os sintomas se tornam ainda mais intensos.
Importante! Sinais de fusariose podem ser vistos apenas durante o período de floração e fertilização dos tomates. É neste momento que ocorre a fase principal do Fusarium.

Como prevenir a doença

Aqui estão os principais métodos de prevenção, que ajudarão a reduzir a probabilidade de fusariose de tomates.

Conformidade com rotação de culturas

Evitar o murchamento do tomate é muito mais fácil do que tratá-lo. Primeiro de tudo, é importante observar as taxas de rotação de culturas no site. Recomenda-se plantar cultura de tomate todos os anos em uma nova cama.

Bons predecessores são berinjelas, pimentas, physalis e batatas. Ainda é altamente desejável introduzir um grande número de fertilizantes orgânicos sob os predecessores.

Se isso for feito, não será necessário plantar o solo com fertilizantes contendo nitrogênio, o que pode provocar a formação de fusariose.

Importante! Recomenda-se devolver tomates à velha cama não antes do que em 3-4 estações.

Preparação de Sementes de Preplantes

Para proteger as plantas contra doenças fúngicas, recomenda-se a realização de curativos antes da semeadura. Para isso, é utilizado o grupo benzimidazol, que inclui "Fundazol" e "Benazol".

Eles precisam vestir a semente duas semanas antes de semear. Para 1 kg de sementes será necessário cerca de 5-6 g da droga.

A droga deve ser dissolvida em água, após o que a solução final é despejada em uma pistola manual. As sementes precisam ser colocadas em um recipiente. Com a ajuda de um spray, você precisa polvilhar as sementes e misturá-las, espalhando uniformemente o produto sobre a superfície.

Depois de 20 a 30 minutos. A semente deve ser polvilhada para secagem completa, depois colocada em sacos e deixada para ser armazenada até o período de semeadura.

Desinfecção do solo

Antes de plantar tomates na parcela, a cama também precisa ser descontaminada da fusariose. Antes de plantar uma cultura de tomate, o solo deve ser desinfetado com sulfato de cobre, 70 g dos quais devem ser diluídos em um balde de água.

Também no chão, você pode fazer farinha de dolomita ou giz,o que também ajudará a reduzir a probabilidade de fusariose, porque os fungos, patógenos não gostam de um tipo neutro de solo, em que há muito cálcio.

No outono, após a coleta, você pode regar o local com cal (100 g por 1 m2). Também no período de outono é possível trabalhar uma cama com uma solução de permanganato de potássio ou uma mistura de cinza e enxofre em pó.

Mergulhe as raízes das mudas na solução

Alguns caminhoneiros praticam não apenas o processamento de sementes e solo, mas também mudas antes do plantio. O sistema radicular das mudas de tomate pode ser mergulhado na solução antifúngica por alguns segundos, após o que é permitido secá-lo um pouco e realizar o plantio no solo.

Voce sabe No tomate, há cromo, que ajuda a acelerar o processo de saturação e entorpecer a sensação de fome. É interessante que, no processo de tratamento térmico, as qualidades úteis dos tomates estejam apenas melhorando. Mas as baixas temperaturas nos tomates são prejudiciais, por isso é aconselhável evitar armazená-las em um refrigerador.

Outras medidas de prevenção

Entre outras coisas, o jardineiro deve saber sobre outros métodos de prevenção de doenças fúngicas:

  1. Para provocar o desenvolvimento de fusariose pode ser o solo excessivamente umedecido e alta umidade.A este respeito, é necessário ventilar a estufa tão frequentemente quanto possível, se os tomates crescerem nela, e não no leito aberto.
  2. Também é importante soltar o solo e desinfectá-lo antes de plantar tomates. É necessário esterilizar com álcool todas as ferramentas de trabalho - facas, tesouras, fio, fio (material de liga).
  3. A cultura do tomate requer uma quantidade suficiente de luz. Portanto, se houver falta de luz natural, é necessário usar lâmpadas incandescentes.
  4. É importante garantir as condições de temperatura das plântulas de tomate na faixa de 16 a 18 ° C.
  5. As sementes não devem apenas ser vestidas, mas também aquecidas antes da semeadura.
  6. Os arbustos de tomates recomendam-se de vez em quando a colina a uma altura de 13-15 cm.
  7. Para oprimir os fungos patogênicos, um filme preto pode ser usado para cobrir os leitos.

Preparativos contra fusariose

As drogas que ajudam a combater a fusariose são divididas em biológicas e químicas. Vamos considerar cada um deles em detalhes.

Biológico

As preparações biológicas, que são usadas para o tratamento da fusariose, não possuem componentes químicos em sua composição.Esta é uma combinação de bactérias que ajudam a combater o fungo.

O princípio de sua eficácia é bastante simples: quanto mais bactérias boas no solo, menos microorganismos prejudiciais existem. As formas de usá-los são as seguintes:

  1. A "trichodermina" é introduzida no substrato para plântulas de tomate. Pegue 2 g de fundos para cada arbusto.
  2. O mesmo "Trichodermin" pode ser adicionado ao solo a uma taxa de 1 kg por 10 sq. M m.
  3. Tomates, que já estão plantados no jardim, são despejados com uma solução de "Planrys" ou "Pseudobaktrina-2". Uma solução é preparada de acordo com as instruções. Um arbusto precisará de cerca de 100 ml de líquido.

Outros agentes biológicos que podem ser usados ​​na luta contra a fusariose são Trichocin, Alirin-B e Gamair. Para aqueles que cultivam tomates em larga escala, isolados avirulentos podem ser de interesse. Isto significa para processamento em grande escala do território. Eles são capazes de ocupar o local com bactérias úteis, aumentando assim a resistência da cultura a organismos patogênicos.

Químico

Os produtos químicos são mais eficazes que os análogos biológicos. Mas eles têm uma desvantagem muito importante: depois de processar o site com esses meios por várias semanas você não pode consumir as frutas que crescem lá.

Isso deve ser lembrado e processado pelo menos 3 semanas antes da colheita esperada.

Como mostra a prática, para combater a murcha do fusário, uma grande quantidade de farinha de cal ou dolomita deve ser introduzida no solo. Você também pode tratar arbustos de tomate com uma droga contendo cobre e uma solução de permanganato de potássio.

É possível lutar na fase ativa do desenvolvimento

O Fusarium é uma doença muito perigosa do tomate, porque tanto os esporos como os fungos que provocam a doença são muito resistentes ao ataque químico. O fato de que a maioria dos fungos não são plantas fora e por dentro, e é por isso removê-los é extremamente difícil e às vezes impossível de fazer. A plântula, que foi severamente afetada pela doença, não pode mais ser tratada. É necessário, em tais casos, remover os tops com as raízes e queimar, porque a colheita foi ainda não saiu, ea infecção do arbusto do paciente será distribuído para a saúde.

Se o em jardineiro não tomará nenhuma ação para o tratamento da cultura de tomate, a colheita será destruído em apenas 2-3 semanas por um longo tempo.

Variedades Sustentáveis

Variedades de tomates que não sucumbem ao murchamento, praticamente não existem. Mas há aqueles que aumentaram a resistência ao Fusarium. Eles são híbridos "Plot", "Carlson", "Rusich" e "Sunny".

Além disso, como mostra a prática, relativamente resistentes são aquelas variedades de tomates que têm um longo período de formação de frutos. Você pode nomear variedades como "De Barão", "Andorinha", "Meron F1", "Orco F1", "Gigante Rosa" e outras.

Aparentemente, o fusarium wilt é uma doença extremamente desagradável e perigosa. É muito importante diagnosticar com o tempo a sua presença no local, a fim de tomar medidas o mais rapidamente possível e tratar as plantas. A opção ideal é a prevenção da qualidade e a rotação adequada das culturas.

Assista ao vídeo: CONTROL ORGANICO DE MARCHITES POR FUSARIUM EN TOMATE

Pin
Send
Share
Send