Jardins floridos, que apresentam espécies exóticas de flora, são invariavelmente populares entre os amantes de plantas. Hoje falaremos sobre a celosia nativa da África, Ásia e América do Sul.
Celosia é dividida em 3 grupos de acordo com a estrutura das inflorescências:
- espiguetas - as inflorescências têm a forma de uma vela;
- pente - a flor se assemelha a um galo;
- cirro - têm inflorescências de panículas.
Muitas variedades desta planta termofílica, e existem cerca de 60 delas, são usadas como anuais no projeto paisagístico russo. O período de floração é bastante grande - de julho a outubro de geadas.
No paisagismo, essa beleza gosta muito de aplicar em uma variedade de composições e desembarques únicos. E não é de admirar! Tal variedade e tons coloridos de inflorescências estão longe de todas as plantas. Amarelo, coral, menta, vermelho fogo, rosa, bordô, laranja e branco brilhante. Não são todas as cores dessa beleza incrível. Além disso, a planta não é muito difícil de cuidar, o que agradará os jardineiros iniciantes.
A Celosia fica ótima em jardins naturistas e outros estilos naturais, onde combina bem com plantas de cereais "selvagens".
Em canteiros decorativos e cordas mistas, essa flor interessante é difícil de substituir por outra planta.
É difícil não perceber "flamejante" pelos caminhos do jardim em fronteiras e descontos - é assim que a palavra celosia é traduzida do grego.
Decorando ruas da cidade, parques e áreas de lazer, a celosia é plantada em vasos e vasos de flores. Nesse caso, é melhor usar variedades de plantas de tamanho menor.
As espécies de flores de pente combinam bem com arbustos decíduos coníferos e ornamentais, além de pedras.
A celosia é freqüentemente usada em plantações de grupo nas quais flores de uma variedade ou várias podem estar presentes.
O Celosia pode ser usado em buquês de inverno para decorar uma casa, colocando uma madeira morta multicolorida em um vaso.
Flores brilhantes e incomuns de celosia sempre atrairão atenção, onde quer que estejam.