Sansevieria

Pin
Send
Share
Send

Foto sansevieria

Sansevieria é uma planta perene sem haste da família Asparagus. In vivo cresce em regiões tropicais e subtropicais da África. É caracterizada por longas folhas eretas de cores variadas. A taxa média de crescimento é de 3-4 folhas por ano. A altura total da planta pode atingir 1 metro.

Com um nível suficiente de iluminação, a planta sansevieria floresce. O pedúnculo aparece na primavera. As flores são pequenas, de cor branca e possuem um agradável aroma a baunilha. Cada saída floresce apenas uma vez. Popularmente, a planta também é conhecida como cauda de lúcio ou língua da sogra.

A taxa média de crescimento é de 3-4 folhas por ano.
O pedúnculo aparece na primavera. As flores Sansevieria são pequenas, brancas.
A planta é fácil de cultivar.
É uma planta perene.

Propriedades úteis

Foto

Sansevieria limpa perfeitamente o ar de várias impurezas prejudiciais. Em particular, remove efetivamente benzeno e tricloroetileno. Para melhorar significativamente a situação ecológica, apenas 2-3 plantas de tamanho médio são suficientes. Eles podem ser colocados em qualquer sala, exceto no quarto. A cauda de lúcio também libera fitonídeos, que destroem patógenos.

As folhas longas de uma planta são freqüentemente chamadas de "língua materna". Segundo algumas superstições, eles incentivam as pessoas a fofocar. De fato, tudo é exatamente o oposto. A planta tem a capacidade de limpar o espaço circundante de vários pontos negativos, ajuda a alcançar objetivos, desenvolve o empreendedorismo nas pessoas.

Sansevieria Hanni. Foto

Características de crescer em casa. Brevemente

Sansevieria em casa requer alguns cuidados:

Modo de temperaturaTemperaturas moderadas durante todo o ano, variando de +16 a + 25 °.
Humidade do arSem requisitos especiais. Fácil de suportar o ar seco.
IluminaçãoAs espécies com folhas variadas requerem iluminação difusa e brilhante. Folhas verdes toleram sombreamento leve.
RegaModerado à medida que o solo seca.
SoloSolo solto e nutritivo, com uma grande camada de drenagem.
Fertilizantes e fertilizantesEm períodos de crescimento intensivo, qualquer fertilizante universal para decoração e folha caduca.
TransplanteÀ medida que cresce, não mais que 1 vez por ano.
ReproduçãoDivisão de plantas e folhas cobertas de vegetação.
Recursos crescentesRequer limpeza regular das folhas.

Cuidar de sansevieria em casa. Em detalhe

Mesmo um estudante vai lidar com o seu cultivo.

Floração

Em casa, a "cauda de lúcio" floresce com bastante frequência. Suas flores não são muito bonitas, mas têm um agradável aroma a especiarias. As inflorescências abrem à noite e fecham novamente pela manhã. Para conseguir o florescimento da sansevieria, é necessário criar um período inativo.

Para fazer isso, a flor é reorganizada em um local fresco e a rega é bastante limitada. Após um mês de descanso, a cauda do pique volta ao calor e a rega é retomada.

Modo de temperatura

O sansevieria doméstico cresce bem a temperaturas de +16 a + 25 °. No verão, ela tolera muito bem o calor, sem a necessidade de cuidados adicionais. No inverno, a planta é capaz de suportar uma queda de temperatura de curto prazo para +10.

O resfriamento prolongado resultará em podridão das raízes.

Pulverização

Não é necessário pulverizar a cauda do pique. A planta tolera ar seco. Em alguns casos, pode até provocar deterioração das rosetas e folhas.

Iluminação

Sansevieria é cilíndrico. Foto

Planta em casa Pode ser cultivada sob luz solar direta e sob iluminação difusa. A planta se sente muito bem nas janelas de orientação sudoeste e sudeste. Com um nível de iluminação suficiente, as formas variadas da cauda de lúcio formam folhas grandes e fortes, com cores intensas.

Variedades de folhas verdes podem ser cultivadas com sucesso no fundo da sala. Para que o crescimento de tais plantas não pare, elas são colocadas 2-3 vezes por ano em um local ensolarado e bem iluminado por cerca de um mês. Durante esse tempo, eles conseguem formar várias novas folhas.

Rega

A rega abundante na "língua da sogra" é prejudicial. Muito rapidamente leva à deterioração do sistema radicular. No calor do verão, uma rega abundante uma vez por semana é suficiente para uma planta. No inverno, uma vez por mês. Nesse caso, deve-se concentrar no grau de secagem do solo. De rega a rega, o solo deve secar quase completamente.

A água de irrigação não deve se acumular no centro da saída. É especialmente importante monitorar isso no inverno. A umidade fria acumulada levará rapidamente à deterioração das folhas. A água para irrigação deve ser macia, em temperatura ambiente.

Higiene

As grandes folhas xifóides da cauda de lúcios têm a capacidade de acumular rapidamente poeira em sua superfície. Portanto, de duas a duas semanas, as folhas devem ser limpas com um pano macio e úmido.

Além disso, se necessário, a planta pode providenciar um banho quente.

Pote

O sistema radicular da "língua da sogra" cresce fortemente em largura e não em profundidade. Portanto, para o desembarque, é melhor escolher recipientes largos, mas não profundos. Panelas podem ser de plástico e cerâmica.

Solo

A cauda de lúcio é cultivada em solo solto e suficientemente nutritivo. Pode ser preparado a partir de partes iguais de folhas e gramados com a adição de 2 partes de areia pura do rio.

Você também pode usar um substrato pronto para cultivar cactos e suculentas. Ao mesmo tempo, a drenagem deve ser pelo menos um terço do volume total da panela.

Top vestir

Com substratos de solo formulados corretamente, não são necessários fertilizantes de cauda de lúcio. Se for necessário manter uma planta enfraquecida ou estimular o crescimento, são usados ​​curativos universais para culturas decorativas e decíduas.

Eles são trazidos em total conformidade com as instruções anexadas, não mais que 1-2 vezes por mês, durante um período de crescimento intensivo.

O uso de fertilizantes no inverno não é recomendado.

Transplante de Sansevieria

As plantas adultas de cauda de lúcio são transplantadas não mais que uma vez a cada 2-3 anos. O sinal para o transplante são as raízes salientes do vaso. Se for necessário que a flor não cresça em largura, escolha um vaso de menor diâmetro. Ao mesmo tempo, as saídas que cresceram em direções diferentes durante o transplante são cortadas com uma faca afiada.

Muitas vezes, raízes poderosas rasgam o plástico fino da panela, por isso é melhor usar recipientes de cerâmica para transplantar. Plantas grandes e crescidas após o transplante devem estar ligadas a qualquer suporte. Se isso não for feito, a planta poderá rolar ou cair da panela.

Poda

A cauda do pique não precisa de poda especial. Apenas folhas velhas, doentes e danificadas são removidas. Eles são cuidadosamente cortados na própria base. Após a poda, a planta não é regada por 2-3 dias.

Período de descanso

A planta "língua da sogra" não tem período adormecido pronunciado. Ao criar condições favoráveis, desenvolve-se ao longo do ano. Em alguns casos, por exemplo, um inverno frio é simplesmente organizado para a planta estimular a floração.

Posso sair do Pike Tail sem sair de férias?

Nas férias, a planta é regada um pouco mais do que o habitual e removida do peitoril da janela ensolarada. Depois disso, ele será capaz de suportar sem molhar um mês ou mais.

Reprodução

Pode ser propagado por sementes e meios vegetativos.

Sansevieria crescente a partir de sementes

A criação de sementes "cauda de lúcio" raramente é usada. Suas sementes não podem ser encontradas no mercado livre. Mas você pode tentar obtê-los de sua própria fábrica. Vagens de frutas. Imediatamente após a coleta, são secas e as sementes são removidas imediatamente antes da semeadura.

Para o desembarque, são utilizados grandes recipientes cheios de areia molhada. Após a semeadura, elas são cobertas com um saco plástico e colocadas em um local quente e bem iluminado. A germinação pode demorar vários meses.

Reprodução de sansevieria por divisão de rizomas

A maneira mais fácil e acessível. Plantas de mato são simplesmente divididas em rosetas separadas. A reprodução por divisão pode ser combinada com um transplante planejado, durante o qual o rizoma é cortado em várias partes viáveis.

Propagação de folhas

A reprodução da cauda de lúcio é possível com uma folha inteira ou parte dela. A folha ou seus fragmentos são plantados em areia molhada e cobertos com um saco plástico. Após cerca de 2 meses, as plantas jovens começam a crescer a partir delas. Após o desenvolvimento de 2-3 folhas, as rosetas são plantadas em recipientes separados.

Doenças e Pragas

Na maioria dos casos, ao cultivar uma cauda de lúcio, não há dificuldades. Mas, às vezes, os seguintes problemas ainda podem ocorrer:

  • Manchas escuras nas folhas aparecem em condições de pouca luz.
  • Manchas amarelas e marrons são o resultado de infecção por fungos. A progressão dos patógenos começa com um aumento do nível de umidade.
  • Cárie radicular ocorre com alagamentos e falta de drenagem.
  • Folhas lentas aparecem quando mantidos em condições frias.
  • As folhas ficam pálidas. A planta sofre com a falta de iluminação. A panela deve ser movida para mais perto da fonte de luz.
  • As bordas das folhas ficam amarelas e secas sansevieria. A flor sofre de rega excessiva. Seu sistema radicular começa a morrer gradualmente.
  • Decaimento do pescoço na ausência de alagamento é uma consequência do conteúdo muito frio. A planta deve ser reorganizada em um local mais quente, com uma temperatura não inferior a +15.
  • As folhas ficaram pretas e macias. Provavelmente, a planta sofria de congelamento. Isso é observado quando é colocado sob uma janela aberta no inverno.
  • As folhas ficam pálidas e as listras brilhantes desaparecem. As espécies multicoloridas devem ser mantidas sob luz solar intensa. É melhor colocá-los nas janelas da orientação sul.

Também a "língua da sogra" pode sofrer de pragas. As espécies mais comumente encontradas são:

  • tripes;
  • cochonilha;
  • mosca branca.

Para destruí-los, recomenda-se o uso de preparações especiais de inseticidas. Com uma infecção leve, lavar com uma solução de sabão comum ajuda muito.

Tipos de sansevieria em casa com fotos e nomes

O gênero é bastante diverso. Mas na floricultura de interior, os seguintes tipos são mais frequentemente usados:

Sansevieria é cilíndrico

Uma característica distintiva da espécie são as folhas verde-escuras de forma cilíndrica, com sulcos longitudinais ao longo de todo o comprimento. Brotos rígidos, capazes de se auto-enraizar, partem dos seios das folhas inferiores. Seu fundo desenvolve subsequentemente folhas normais de forma cilíndrica. As flores do cilindro são coletadas em inflorescências na forma racemose.

Sansevieria de três pistas "Laurent" ("Lauretti")

A vista é caracterizada por rosetas de folhas duras da forma xifóide. A altura média das plantas é de 1 a 1,2 metros. As placas das folhas são de cor verde escuro com listras brancas espaçadas longitudinalmente. As flores são branco-esverdeadas, reunidas em um pincel, com um aroma forte e agradável.

Sansevieria, a Grande

A espécie é caracterizada por rosetas que consistem em 3-4 folhas carnudas. A altura total das plantas não excede 60 cm, as lâminas das folhas são verde-escuras com borda avermelhada e listras escuras transversais. As flores são puramente branqueadas ou com um tom esverdeado, coletadas em um pincel.

Variedades populares de sansevieria

As variedades mais populares de cauda de lúcio são as mais populares entre os cultivadores de flores:

  • Futura. Plantas de 50 a 60 cm de altura, folhas lanceoladas, levemente expandidas para o topo. As bordas das placas das folhas têm uma borda amarela.
  • Compact. A altura das rosetas é de cerca de 80 cm e as folhas são verde-claras, com uma faixa amarela no centro. As chapas podem torcer ligeiramente.
  • Twist Sister. Uma variedade com saídas baixas. As folhas são fortemente torcidas, verde saturado com uma borda amarela.

Agora lendo:

  • Bilbergia - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
  • Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Hoya - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Agave de Aloe - cultivo, atendimento domiciliar, foto
  • Agave - cuidados e reprodução em casa, foto

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Snake Plants Sansevieria : A Complete Care Guide! (Novembro 2024).