Pragas insidiosas de fruteiras - bicho-da-seda não-pareados e anelados

Pin
Send
Share
Send

Os bichos-da-seda não-pareados e anelados são pragas perigosas das árvores frutíferas.

Suas lagartas vorazes são capazes de deixar o jardineiro praticamente sem colheita.

Para salvar o jardim da invasão de bichos não é difícil, se conhecer as peculiaridades da reprodução insetos e aplicar métodos eficazes para combatê-los.

Tipos de bicho da seda

Não pareado

Esta é uma borboleta da noite, relacionada a família de olhos ondulados.

É um tamanho muito grande, a fêmea é consideravelmente diferente dos homens em tamanho, forma e cor.

Graças a esse fato, o bicho-da-seda não-parecido recebeu seu nome.

Samochki envergadura é cerca de 8 cm. No seus forewings amarelado-branco claramente expressas tiras onduladas transversais de cor castanho escuro. Pernas e as antenas na barriga preta e espessa samochki - cinzento-castanho. Sua dica é fortemente pubescente.

A mariposa cigana masculina pode ser encontrado em um bigode cinza escuro incomum, uma reminiscência de penas. O escopo de suas asas amarelo-cinza atinge não mais de 4,5 cm. Asas dianteiras largas manchas visíveis e listras de cor mais escura. O abdome do macho é fino com uma escova de pêlos na ponta.

Ajuda - Devido à estrutura incomum das antenas, as borboletas masculinos da mariposa cigana é capaz de localizar fêmeas de 11 km!

Ovos de borboleta são pintados primeiro em amarelo e depois em uma cor branca rosada. Sua forma é redonda e ligeiramente achatada, e o diâmetro não é superior a 1,2 mm. As lagartas peludo-acinzentadas-cinzas distinguem-se pelo fato de que nas suas costas há 11 pares de verrugas vermelhas e azuis, cada uma das quais é coberta com um ramo de cabelo. O tamanho das lagartas chega a 7,5 cm.

Silkworm não pareado hiberna no estágio do ovo. No início da primavera, nascem lagartas que, rastejando pelas árvores, começam a se alimentar ativamente dos rins, folhas, brotos e flores. Graças a pilosidade e com a ajuda do vento, em busca de alimento, as lagartas podem cobrir distâncias de cerca de 12 km. Eles comem intensamente por dois meses e depois tecer em rachaduras de casca ou entre folhas de casulo e pupate.

Duas semanas depois, borboletas eclodem dos casulos em julho e agosto. Após o acasalamento, põem ovos na casca dos troncos das árvores, troncos, entre as pedras e na parte inferior das cercas.

Ovos borboleta mistura-se com a penugem acinzentada, como resultado do que a alvenaria se torna semelhante a almofadas cinza-amareladas de até 3 cm de diâmetro, inteiramente cobertas de pêlos.

As fêmeas são muito prolíficas e capazes de depositar até 1200 ovos por várias centenas em cada embreagem.Vale a pena dizer que os ovos da traça cigana são muito resistentes e perfeitamente inverno a baixas temperaturas.

Ringed

Esta é uma pequena borboleta bege da família das asas do casulo, com uma envergadura de não mais de 4 cm, nas asas da frente há uma faixa escura. Ovos de borboleta são cinza-chumbo, de forma cilíndrica. A cor da tampa da lagarta é cinza-azulada com uma linha branca distinta no meio das costas e laranja e preto e azul nas laterais. O comprimento da lagarta é de cerca de 6 cm e é densamente coberto por pêlos curtos, aveludados e também longos e esparsos.

A fêmea do bicho-da-seda-de-anel contém até 400 ovos ao redor de brotos, galhos ou pecíolos de folhas. Maçonaria parece um anel largoabraçando a fuga. Para tal forma característica de bicho-da-seda em anel de oviposição e tem o seu nome.

Dos restantes ovos invernantes na primavera durante o inchaço das lagartas renais sair. Ativamente alimentando, eles passam 5 estágios de muda. Lagartas geralmente comem à noite e vivem em colônias, no dia que se acumula nos garfos de ramos grossos e arranjando lá tecido de uma teia de ninhos. Aproximadamente 45 dias depois, no início de junho, as lagartas se movem para folhas dobradas, trançam-nas com um casulo durável, sobem e se transformam em pupa. Algumas semanas depois, uma borboleta voa para fora do casulo.

Fotos

Visualmente, o bicho-da-seda não pareado e anelado pode ser visto na foto abaixo:

Parentes próximos de pragas

Os bichos-da-seda têm várias características morfológicas relacionadas: o bicho-da-coroa e a euphorbia, em bicho-da-seda dourado, também conhecido como cabra-de-ouro. Estas borboletas são semelhantes em aparência, mas diferem um pouco em tamanho e tons de cor.

Distribuição geográfica

O habitat da mariposa cigana é toda a Europa para as regiões do sul da Finlândia e Escandinávia, bem como da América do Norte, Norte da África, Japão e países da Ásia Menor.

Na Rússia, a praga se espalha no sul e em todo o território onde o carvalho cresce.

Também ocorre na Sibéria, a região de Baikal (55-57 ° N), no Extremo Oriente.

O bicho-da-seda é comum na Europa, exceto no extremo norte, sul e norte da Coréia, Japão e norte da China. Na Rússia, vive no Extremo Oriente e na Sibéria.

O que é perigoso?

Ambos os tipos de bicho-da-seda são pragas de culturas decíduas e frutíferas. Eles podem danificar mais de 300 tipos de árvores.Das culturas de frutas, um bicho-da-seda não pareado prefere a cerejeira, a ameixeira, a pereira e a macieira e a macieira anular..

O perigo para o jardim é precisamente as lagartas
, que se alimentam de folhas, brotos jovens e flores.

Uma lagarta de um bicho da seda durante dois meses do seu desenvolvimento pode comer até 30 folhas jovens. Com acumulação maciça e sem medidas de proteção oportunas, as pragas vorazes deixam a árvore absolutamente sem folhagem. Como resultado, a planta murcha e morre. Cinco ou seis garras de ovos de bicho-da-seda em uma árvore são uma séria ameaça para ele.

Prevenção e controle

A luta contra o bicho-da-seda começa com inspeção regular maçã e outras árvores frutíferas no outono e início da primavera.

A oviposição detectada é cuidadosamente coletada e queimada. Também eles podem ser enterrados no solo por meio metro em profundidade.

Brotos com alvenaria em espiral do bicho-da-seda são cortados e também queimados.

Chocado lagartas são coletadas à mão. A jovem geração do bicho-da-seda pode ser facilmente encontrada nos ramos dos ramos pela manhã. Também armadilhas adesivas eficazes, fixado na parte inferior do tronco. Eles impedem a propagação de pragas das garras localizadas nas raízes.

Ajuda - Ao coletar lagartas, é aconselhável usar luvas, já que o cabelo do inseto é tóxico e pode causar uma reação alérgica.

Em um ataque massivo de pragas, as árvores são pulverizadas com inseticidas, como "Antio", "Zolon", "Carbophos", "Metation" ou "Phosphamide". Os tratamentos são realizados no momento em que as lagartas são levantadas até a coroa e no final de sua migração. Não é recomendado o tratamento de árvores durante a floração, porque os agentes químicos podem prejudicar os polinizadores de insetos úteis.

Os seguintes produtos biológicos também são usados ​​contra o bicho da seda: "Lepidocida", "Dendrobacilina", "Entobacterina", "Bitoxibacilina". Eles pulverizam árvores durante o aparecimento de lagartas. Após uma semana, o tratamento é repetido.

O uso de produtos biológicos requer certas condições: temperatura do ar de 18 a 25 ° C e umidade - não inferior a 60%.

No verão, durante o amarrilho e o amadurecimento das frutas, é melhor usar métodos folclóricos inofensivos para combater os bichos-da-seda. Pragas repelentes eficazes solução saturada de concentrado de coníferas (4 colheres de sopa por 10 litros de água). Tal solução pode ser pulverizada com árvores várias vezes.Lagartas do bicho da seda também têm medo da infusão de absinto, feno espinhoso, topos de tomate, mostarda.

Pego na coroa de pragas, você pode derrubar, recolha-os do chão e destrua-os. Efetivamente salvar árvores de lagartas e inimigos naturais de insetos - pássaros. Para atrair pássaros no jardim, você precisa coloque vários birdhouses no site.

Como você pode ver, bichos-da-seda não-pareados e anelados podem infligir grandes danos ao jardim de frutas. Para lidar com pragas ou até impedir sua disseminação, é importante notar o perigo em tempo hábil e tomar todas as medidas necessárias.

Pin
Send
Share
Send