A alimentação de órgãos vegetativos e geradores de plantas, besouros e ácaros nocivos, além de reduzir diretamente as características quantitativas e qualitativas da cultura, são foco de doenças virais e fúngicas de culturas agrícolas, frutíferas e ornamentais. Nos casos de infecção, os inseticidas vêm para o resgate. Sua produção em escala mundial está crescendo a cada ano. Ao mesmo tempo, alguns nomes são proibidos devido à alta toxicidade. Vamos tentar descobrir o que é "Aktara", na medida em que a preparação é perigosa para pragas e pessoas.
- Descrição, composição e propriedades do inseticida "Aktara"
- Mecanismo de ação e o efeito do medicamento em pragas
- Compatibilidade com outras drogas
- Precauções
- Preparação e uso da solução
- Primeiros socorros para envenenamento
- Condições de armazenamento
Descrição, composição e propriedades do inseticida "Aktara"
"Aktara" está na lista da nova geração de inseticidas, caracteriza-se pela alta eficiência e ação rápida. A preparação merece atenção com garantia de proteção das plantas, incluindo aquelas que surgiram após o tratamento de brotos jovens, por 24-60 dias (dependendo das normas e métodos de aplicação). Os especialistas confirmam a pertença do pesticida à classe de substâncias pouco tóxicas (LD50> 5000 mg / kg). No mundo está registrado contra 100 espécies de pragas. Utilizado para pulverização de cereais, frutas, hortaliças, mudas de baga e mudas de repolho, tomate, pimentão, berinjela, processamento de batatas antes do plantio. O inseticida é classificado como um neonicotinóide de ação sistêmica de contato intestinal. Na composição química da droga "Aktara" thiamethoxam em dosagens de 240 g / l ou 250 g / kg.
Produzido a droga na forma:
- concentrado líquido em recipientes de vidro e plástico, respectivamente, 9 ml, 250 ml e 1 l;
- grânulos dispersíveis em água, acondicionados em sacos de polímero de 1,2,4 g;
- pó solúvel, acondicionado em embalagens de 4 g;
- comprimidos em blisters.
A maior percentagem da substância ativa concentra-se em suspensões (de 25 para 35%) e mínima - em pastilhas (1%). A substância não é propensa à combustão, começa a derreter a 139 ° C, dissolve bem em água a 25 ° C. Não tem cheiro, o pó é uma cor creme clara.
Mecanismo de ação e o efeito do medicamento em pragas
A substância ativa da droga penetra rapidamente nas folhas e se espalha por todo o caule, exercendo um efeito translaminar. Ou seja, até afeta insetos secretamente vivos, independentemente das condições climáticas. É característico que ao processar frutas e legumes, Aktara não se acumula nos frutos de plásticos. Para as pragas, o thiamethoxam atua após 30 minutos de contato e ingestão, suprimindo os receptores e paralisando o sistema nervoso.
Primeiro, os insetos se recusam a comer, e depois perecem. A função protetora da droga depende do método de aplicação de "Aktary": quando a pulverização das plantas dura 24 dias, e quando aplicada sob as raízes - até 60 dias, o que é devido a processos metabólicos nas fibras da cultura.Além disso, o insecticida não provocar resistência organismos prejudiciais para atacar outros neonicotinóides químicos e biológicos.
Na comunidade de jardineiros e cultivadores de flores, "Aktara" é usado como uma droga universal da maioria das pragas. Em particular, é eficaz na luta contra cochonilhas, tripes, besouros Colorado batata, moscas brancas, gorgulhos, gorgulho, bukarkami, ganso, pulgões, besouros de pulga, traça, traça de repolho, insetos e pragas de solo complexos.
Compatibilidade com outras drogas
Pesticidas é compatível com a maioria dos outros insecticidas, herbicidas, fungicidas, pesticidas, reguladores de crescimento ( "Riba-Extra", "Kornevin", "Appin", "zircão"). Mas em cada caso, um teste de compatibilidade de drogas é necessário. Se você observar precipitação durante o teste, tais combinações são ineficazes. Agrochemistry com reação alcalina não é recomendado para misturar com "Aktara".
Precauções
A necessidade de um inseticida ocorre nas primeiras manifestações da doença da cultura. Dado o 3o nível de toxicidade de "Aktara" e seu efeito em humanos, é importante seguir as regras de trabalho com agroquímica. O tratamento das plantas nunca é realizado em climas quentes ou chuvosos, úmidos e com muito vento. A melhor hora é de manhã ou à noite. O inseticida precisa de 2 horas para absorver completamente as fibras da planta e entrar no sistema radicular. Após a penetração, ele não tem mais medo da chuva ou do sol.
Por motivos de segurança, todo o trabalho com o "Aktara" é realizado, seguindo as recomendações do fabricante. O trabalho preparatório é feito apenas na rua, protegendo-se com roupas de trabalho, luvas de borracha, óculos de proteção e um respirador. É estritamente proibido comer, fumar e beber álcool ao mesmo tempo. Também é recomendado limitar o contato das mãos e do rosto o máximo possível. Não esqueça de verificar a manutenção do pulverizador.
Durante o processamento, certifique-se de que o veneno não incida em vários vegetais, frutas ou alimentos para animais em crescimento. Depois de preparar a solução de trabalho e processar as plantas, um respirador é removido, as luvas são descartadas, disfarçadas, lavadas com sabão, lavar a face e enxaguar a boca adequadamente. É inadmissível contaminar fontes, reservatórios, poços com resíduos de soluções inseticidas. Além disso, perto deles, não vale a pena despejar água depois de limpar os recipientes e equipamentos contaminados durante a operação. Pulverizadores de dorso são lavados diariamente, re-cultivando a cultura com água comum. Recipientes vazios após agroquímica devem ser queimados sem inalar a fumaça e as partículas emitidas. Durante o período de pulverização e depois dele, o pastoreio do gado na área tratada não é permitido. Também dentro de um raio de 4-5 quilômetros, o vôo das abelhas é limitado a 120 horas. Fique atento à sua saúde. Os primeiros sinais de envenenamento manifestam-se por náusea, fraqueza geral, convulsões e coordenação deficiente do movimento. Se isso acontecer, chame imediatamente um médico e saia da sala para respirar ar fresco.
Preparação e uso da solução
Antes de consumir "Aktary" como um inseticida de alta velocidade de ação ampla, leia atentamente as instruções e siga as recomendações claramente. O efeito irá ocorrer dependendo do método de tratamento. O produto pode ser pulverizado com galhos, mudas embebidas, sementes processadas ou usadas para irrigação. Se o processo for realizado por um pulverizador costal, para preparar a solução de trabalho, o tanque do equipamento é enchido em um quarto com água e uma parte do licor mãe é adicionada. Para a sua preparação o pacote da droga dilui-se em 1 litro da água. O recipiente é recomendado para ter mais espaço para misturar bem os ingredientes. Então, o líquido total no tanque de pulverização é ajustado para 5 litros, coberto com uma tampa e agitado vigorosamente. Fabricantes de "Aktary" desenvolveram as normas de consumo de drogas, com base nas características das pragas e culturas cultivadas.
Por exemplo:
- para o tratamento de plantas domésticas de tripes, pulgões, moscas brancas e queimaduras, 8 g de veneno por 10 litros de água são diluídos. A solução é pulverizada com caules e folhagens com cálculo de consumo para 250 vasos. De mosquitos fúngicos e mosca do solo, a quantidade da droga é reduzida para 1 g, use uma mistura para irrigação do solo;
- para polvilhar batatas durante a estação de crescimento, a norma é de 150-200 ml do licor mãe - os besouros do Colorado devem desaparecer após 2 semanas;
- para pulverizar "Aktara" arbustos de groselha de pulgões usar 250 ml da água mãe "Aktara" para 10 litros de água. Execute o tratamento duas vezes: antes de florir e depois de apanhar bagas;
- para se livrar de arbustos de flores ornamentais de pulgões, moscas brancas, foices e cães falsos, 8 g de um produto químico por 10 litros de água são diluídos com base no consumo de 1 litro de fluido de trabalho por 10 metros quadrados.
A fitotoxicidade é excluída se todas as recomendações dadas pelo fabricante na descrição de "Aktary" forem claramente observadas.
Se for necessário processar a semente da batata, dissolver 6 g da preparação em 3 litros de água. Raiz espalhar uniformemente sobre o filme e pulverizado com uma solução de trabalho, após o que é bem misturado. Essas batatas não podem ser armazenadas, eles imediatamente colocam. Para embeber as mudas, dilua o pacote de inseticida (1,4 g) em 1 litro de água.A solução é suficiente para processar 200 plantas. Suas raízes estão encharcadas em um recipiente de veneno e deixadas por 2 horas. O procedimento é realizado 12 horas antes do plantio. O líquido restante é diluído para um volume de 10 litros para posterior rega das culturas hortícolas plantadas.
Primeiros socorros para envenenamento
Se o veneno estiver em contato com a pele, não esfregue, elimine com algodão, depois lave com água corrente ou uma solução fraca de refrigerante. Em caso de contato com o produto no olho, lave-o com bastante água por 15 minutos. Se ingerido e irritações das membranas mucosas são encaminhadas para o médico. É importante manter o rótulo de embalagem do inseticida.
Em envenenamentos por agroquímica antes da chegada do doutor é necessário tomar uma solução de carbono ativado esmagado pela taxa de 3-5 colheres de sopa por copo de água. Se os sintomas não desaparecerem e a pessoa estiver consciente, tente fazê-lo vomitar. No estado inconsciente, isso é estritamente proibido. Não há antídoto especial na medicina. O tratamento de uma natureza de apoio executa-se dependendo dos sintomas.
Condições de armazenamento
Em temperaturas de 10 graus abaixo de zero a 35 graus Celsius, a vida útil do inseticida não aberto "Aktara" é de 4 anos. Você não pode deixar o medicamento para economizar junto a produtos alimentícios, medicamentos. E também em lugares acessíveis para crianças e animais. A sala deve estar seca. Não armazene os restos da solução de trabalho e misture-os com outros pesticidas.