Dihorizandra - uma médica atenciosa no peitoril da janela

Pin
Send
Share
Send

Dihorizandra é uma nativa perene gramínea do Brasil. Ele vive em florestas tropicais, mas em nosso país é cultivado como planta de interior ou estufa. Há muito tempo é conhecido pelos jardineiros domésticos sob o nome "bigode dourado" e goza de respeito merecido. A planta é valorizada não apenas por sua beleza delicada e floração longa, mas também por suas propriedades curativas.

Descrição do produto

Dichorizandra é uma planta baixa, com folhagem decorativa e inflorescências densas e brilhantes.

O sistema radicular da planta é fibroso, subterrâneo. Às vezes, pequenos nódulos se formam nas raízes. Acima da superfície do solo, há um caule nu e ligeiramente curvado, coberto de folhas apenas de cima. A placa da folha é sólida, oval ou ovóide. A borda da folha é pontiaguda. O comprimento da folha adulta pode atingir 20 a 25 cm, com uma largura de cerca de 6 cm. Em algumas variedades, traços esbranquiçados ou rosados ​​são visíveis na superfície das folhas.







O caule de dicorizandra é único, os ramos laterais raramente aparecem. Ao longo de um tronco liso ou nodoso, estão os próximos folhetos. No ambiente natural, a planta pode crescer de 60 a 100 cm e as variações de espaço são mais modestas em tamanho.

O dichorizander floresce em setembro, agrada com um aroma agradável e inflorescências brilhantes por mais de um mês. Durante a floração, uma inflorescência alta e densa com muitos botões brilhantes é formada. Em cada flor minúscula, 3 sépalas e 3 pétalas podem ser consideradas. Na maioria das vezes, as flores são pintadas em roxo ou azul saturado com uma mancha branca na base de cada pétala.

Depois que os botões murcham, permanecem pequenos aquênios de paredes finas. Eles contêm sementes com nervuras e espinhosas com uma pele muito densa. Gradualmente eles amadurecem e secam completamente. O caule da flor também seca e cai.

Espécies de plantas

Existem cerca de 80 espécies no gênero Dichorizandra, algumas das quais vivem apenas no ambiente natural do bosque latino-americano. Das espécies internas, é possível distinguir o seguinte:

Dicoricandra de borda branca. A planta forma arbustos altos (até 80 cm) e é muito popular entre os jardineiros. A principal vantagem da espécie é a folhagem variegada. Na superfície das folhas lanceoladas, predomina uma cor prateada, ao longo da qual são desenhadas listras verdes claras. Pequenas flores azuis são coletadas em pincéis piramidais e têm uma faixa branca contrastante no centro.

Dicorizandra de bordas brancas

Dicoricandra perfumada. A planta forma um arbusto compacto e mais delicado, com até 40 cm de altura. Folhas verdes suaves são anexadas a hastes roxas com listras brancas. A folhagem é lanceolada, de borda inteira. Sob luz forte, aparecem toques esbranquiçados e violetas nas folhas, especialmente nos brotos jovens. As flores são azuis com uma base branca.

Dicoricandra perfumada

Mosaico de Dichoricandra. A espécie atrai a atenção com folhas grandes e amplamente ovais. São 15-18 cm de comprimento e 9 cm de largura.No período de floração, é formado um pedúnculo alto (até 30 cm) com inflorescência espessa em forma de espiral. A parte externa das pétalas é de cor branca ou amarelada e tons azuis saturados aparecem no interior.

Mosaico dicoricandra

Dichoricandra é floração ou pincel. Uma das maiores espécies. Pode crescer 1-2 m de altura. A planta tem hastes verticais verticais. A folhagem está localizada na parte superior da planta e é montada em pecíolos longos em espiral. O comprimento das folhas lanceoladas ou ovais é de 25 cm e a superfície da folhagem é verde-clara, lisa. Uma inflorescência densa e maciça, constituída por flores grandes (2,5 cm) azul-violeta, ergue-se acima da planta. A altura do pincel é de 17 cm, o que permite criar buquês elegantes.

Dichoricandra flor ou escova

Dicoricandra real semelhante à variedade anterior, possui menores, dispostos em pares folhetos. O comprimento é de 7 cm e a largura de 3 cm e a base avermelhada das folhas é coberta com toques de prata. As flores são azul-azuladas com um centro branco.

Dicoricandra real

Reprodução

A dicorizandra se propaga por métodos vegetativos e de sementes. Na primavera, uma planta adulta deve ser completamente desenterrada e cortada em várias partes com uma lâmina afiada. Imediatamente após o procedimento, os delenki são plantados no solo para que as raízes não sequem. Em breve, os arbustos jovens se recuperam e começam a adicionar ativamente massa verde.

Você pode cortar as estacas apicais e enraizá-las. A raiz brota em solo úmido. A haste deve ser dobrada em ângulo reto para que a parte subterrânea fique horizontalmente a uma profundidade de 1,5 cm e, posteriormente, uma raiz se desenvolverá. O solo deve ser moderado, mas regularmente umedecido, e é recomendável cobrir a parte superior com um filme. Após 2-3 semanas, as raízes se formam e as brotações laterais começam a aparecer. É melhor se livrar deles para que a planta acumule mais força.

Você pode plantar as sementes de dichorizandra. Eles brotam bem e rapidamente, e as mudas rapidamente ganham força. Para plantar, use solo fértil do jardim.

Cuidados dicoricanos

Dichoricandra prefere solos férteis de jardim. É melhor escolher um solo rico em húmus. Um dicorizante se comporta bem em um substrato dos seguintes componentes:

  • areia;
  • turfa;
  • húmus de folhas;
  • terra do relvado.

A planta precisa de rega e pulverização freqüentes. Para aumentar a umidade do ar, é possível alinhar o solo superficial com musgo-esfagno. Deve-se tomar cuidado para garantir que a panela tenha orifícios de drenagem limpos e que o excesso de umidade possa fluir livremente.

Dichoricandra prefere lugares com luz difusa por 12-14 horas. No peitoril da janela sul, é necessário sombreamento. É importante lembrar que a dicorizandra floresce com o aumento do horário de verão. Ou seja, você pode transferir o início ou provocar a floração anterior usando iluminação artificial.

Um morador das regiões sul prefere lugares quentes e a ausência de correntes de ar. A temperatura ideal no verão é de + 20 ... + 25 ° C, e no inverno, quando o período de dormência se inicia, o dicoricandre é suficiente + 16 ... + 18 ° C.

Durante o período de crescimento ativo, a planta precisa de cobertura periódica. É conveniente aplicar fertilizantes orgânicos duas vezes por mês.

Dichorizandra tem uma boa resistência a doenças e parasitas. Às vezes, o cochonilha ataca os arbustos. Você pode lidar com isso pulverizando inseticidas.

Use

Dichoricandra é famosa por sua aparência decorativa e lindas flores. Eles encantam os proprietários por muito tempo quando cultivam em ambientes fechados e também são usados ​​para fazer buquês.

Não esqueça que a dicorizandra ("bigode dourado") é uma planta medicinal. O suco espremido dos brotos contém um grande número de flavonóides e fitoesteróis. Pelas suas propriedades, o bigode dourado lembra a raiz do ginseng. Uma planta tão valiosa é usada não apenas em receitas folclóricas, mas também em produtos farmacêuticos. Infusões, decocções e pomadas de dichorizandra são usadas para:

  • aumentar a elasticidade da pele;
  • estabilizar o sistema endócrino;
  • normalizar o metabolismo;
  • prevenir o aparecimento de neoplasias e esclerose dos vasos sanguíneos.

Às vezes, o medicamento causa uma reação alérgica, portanto, você deve avisar o terapeuta sobre o início do tratamento com extratos da dicorizandra.

Pin
Send
Share
Send