Os amantes de uvas que vivem em regiões frias estão procurando variedades resistentes ao frio que também podem produzir uma safra para um verão curto e fresco. Essas condições são totalmente atendidas pela variedade Tason de amadurecimento precoce, que se distingue por colheitas abundantes e um sabor muito agradável.
A história do cultivo de uvas Tason
As uvas de mesa Tason foram obtidas artificialmente com base nas variedades Itália e Zoreva, criador T. A. Sonina, no Instituto Russo de Pesquisa de Viticultura e Vinificação. J.I. Potapenko. Essa variedade ainda não foi incluída no registro estadual, no entanto, muitos amantes a cultivam ativamente. Com mais sucesso, é cultivado nas condições da região de Rostov, na Crimeia, na Ucrânia, mas pode crescer e dar frutos mesmo nas regiões de Moscou e Leningrado e no norte da Bielorrússia.
Descrição e características da variedade
Tason tem um período de maturação muito precoce (100-110 dias a partir do momento em que os botões se abrem) para obter a colheita. Essa variedade é fácil de propagar - suas estacas são bem enraizadas e combinam perfeitamente com o estoque.
Os arbustos são grandes, crescendo intensamente. Os cílios amadurecem (quase todo o comprimento) amadurecem no outono. Brotos frutíferos formam um pouco mais da metade.
As folhas têm cinco lóbulos, são fortemente dissecadas e têm uma cor verde escura. As flores são bissexuais, portanto essa variedade não precisa de polinizadores.
Após a floração, formam-se cachos nas videiras que, quando derramadas, adquirem uma forma cilíndrica. Sua densidade é média e o tamanho é bastante grande, a massa atinge 0,5-0,8 kg, até um máximo de 1,2 kg.
As bagas ovais, quando maduras, têm uma cor branco-rosa com um bronzeado vermelho no lado iluminado. As uvas atingem um tamanho de 25 x 18 mm e uma massa de 6-7 g.A pele é de densidade média, quando consumida, não é sentida. A polpa é bastante densa, crocante. Existem sementes nas bagas, mas são pequenas e, portanto, quase não são sentidas.
O sabor é muito agradável, aroma de noz-moscada. Alto teor de açúcar (19-21 g por 100 cm3) é compensado por uma certa quantidade de ácido (5-6 g / dm3), o que garante um sabor harmonioso.
Tason conquistou o amor dos viticultores não apenas nas regiões sul, mas também na faixa intermediária, devido às suas vantagens:
- amadurecimento muito precoce (última década de julho);
- alta produtividade (até 40 grupos de 1 arbusto, ou seja, 20 a 30 kg);
- bom gosto (8,2 pontos) e aparência atraente;
- preservação a longo prazo de bagas no mato (cerca de 2 meses);
- resistência ao tempo chuvoso (as bagas não racham);
- resistência ao transporte.
Essa variedade também não é isenta de contras:
- baixa resistência a doenças fúngicas (oídio, bolor, podridão cinzenta);
- resistência ao gelo relativamente baixa (até -22 ° C).
Características das variedades de plantio Tason
Tason é adequado para o cultivo em praticamente qualquer clima. Mesmo nas condições de um curto verão, ele consegue produzir uma colheita devido à curta estação de crescimento.
Em regiões quentes e frias, é aconselhável plantar Tason no lado sul bem iluminado do local. Com a falta de luz solar, as bagas não terão a cor adequada e permanecerão branco-esverdeado. O solo no local deve ser fértil e permeável à umidade, em nenhum caso pantanoso.
O melhor de tudo é que as uvas se sentem protegidas por uma cerca ou edifícios que protegem os arbustos dos ventos frios.
Tanto a primavera quanto o outono são adequados para o plantio de uvas. Como Tason é frequentemente cultivado em regiões frias, o plantio de primavera (até meados de maio) é mais desejável para ele. Nesse caso, as mudas terão tempo para se desenvolver bem antes do tempo frio.
Tason também é plantado com plantas de raiz e plantado em um estoque adulto. As estacas de qualquer um desses métodos são colhidas no outono, cortando a parte amadurecida da videira com 4-5 olhos. Durante o inverno, suas seções são enceradas e as próprias estacas são limpas em uma adega ou geladeira.
A vacinação é realizada da seguinte maneira:
- Selecione um estoque de arbusto adulto, que é cortado completamente, deixando um pequeno cânhamo.
- As estacas são cortadas com uma cunha e inseridas em uma fenda feita com um machado afiado no centro de um tronco.
- O local da vacinação é apertado com um pano e coberto com argila.
Vídeo: dividindo a vacinação
Se você deseja que as mudas se enraízem, elas agem assim:
- Na primeira quinzena de fevereiro, eles são retirados do armazém, as fatias são atualizadas.
- Coloque a parte inferior do cabo em uma jarra de água ou em uma panela (ou uma garrafa de plástico cortada) com solo úmido nutritivo.
- Em meados de abril - início de maio, as mudas são transferidas para um local permanente.
Vídeo: cultivo de mudas de uva de Chubuk
O plantio de uvas consiste em etapas sucessivas:
- Uma semana antes do plantio, um poço é preparado com profundidade e diâmetro de 0,8 m.
- Na metade da profundidade, o poço é preenchido com uma mistura de nutrientes (terra fértil, composto, sais de fósforo e potássio), coberta por uma fina camada de terra.
- A muda é colocada em um buraco, tentando não romper as jovens raízes brancas.
- Polvilhado com terra, compactado e regado.
Regras de cuidados
Tason responde aos bons cuidados, mas não há dificuldades particulares no cultivo dessa variedade.
Corte e modelagem
Devido ao forte crescimento, os arbustos de videira devem ser submetidos a formação. A maneira mais fácil é um fã. Você também pode formar um arbusto na forma de um cordão de dois ombros ou cultivá-lo em um arco. Em regiões quentes, onde as uvas não precisam ser cobertas para o inverno, elas podem ser cultivadas de forma padrão, como uma árvore.
Ao cortar, você precisa se lembrar das regras básicas:
- A carga ideal para a Tason não passa de 30 a 40 tiros em um arbusto.
- Cada videira deve ser cortada em 10 a 12 olhos.
No outono, as uvas são cortadas, removendo partes verdes da videira, galhos extras e brotos espessos. Se as temperaturas de inverno na região caírem abaixo de -22 ... -24 ° C, no final de outubro as videiras devem ser colocadas no chão e cobertas. Tecido agrícola adequado, uma camada de terra, palha ou oleado.
Rega
Molhar as uvas precisa de moderada - o excesso de umidade só vai doer. Normalmente regado 3-4 vezes por temporada:
- Após a floração.
- Durante o período de maturação das bagas.
- Após a colheita.
- Antes do início do tempo frio.
Para manter melhor a umidade do solo sob os arbustos, recomenda-se fazer uma cobertura do círculo do tronco com materiais naturais:
- turfa
- serragem
- grama cortada.
Top vestir
Para obter uma colheita abundante, é necessário fertilizar regularmente a vinha.
- O primeiro curativo radicular é aplicado alguns dias após a floração.
- Em seguida, as plantas são alimentadas no início do amadurecimento das bagas - isso ajuda a aumentar a massa média dos cachos.
- O último curativo é realizado no outono com sais de potássio, o que aumenta a resistência ao gelo das plantas.
Às vezes, recomenda-se cobrir bem no início da estação de crescimento, mas isso pode levar ao crescimento da massa verde do mato em detrimento da colheita.
A matéria orgânica é introduzida na forma de lodo ou infusão de fezes de frango, e também pode ser usado estrume apodrecido (usado como uma camada de cobertura de 7-10 cm de espessura). Não esqueça que as uvas são oligoelementos muito úteis:
- ácido bórico;
- sulfatos de manganês;
- sulfatos de zinco.
As uvas respondem bem ao molho foliar. Para fazer isso, prepare soluções aquosas de fertilizantes:
- nitrogênio (nitrato de amônio 0,3%);
- fosfórico (superfosfato 5-7%);
- potássio (cloreto de potássio a 1,5%).
A cobertura pode ser combinada com pulverização preventiva contra doenças fúngicas.
Vídeo: fertilizando e fertilizando uvas
Controle de Pragas e Doenças
As bagas Tason amadurecem no auge do verão e, naturalmente, atraem pássaros e vespas. Dos pássaros, você pode proteger os arbustos com uma malha (de preferência rígida e com malha fina).
Você pode escapar das vespas montando armadilhas inseticidas e destruindo os ninhos de vespas. Se você não tem medo de trabalho extra, é melhor enrolar cada pincel em um saco de gaze.
Deve-se lembrar que os insetos benéficos podem cair em armadilhas inseticidas.
Mais perigoso que as vespas, pode vir a ser uma filoxera - um pulgão microscópico que afeta as partes do solo da planta e o sistema radicular. Contra isso, o tratamento com dissulfeto de carbono volátil ajudará:
- Com lesão grave de filoxera, é utilizada uma dose de 300-400 cm3/ m2. Isso permite que você destrua pragas, mas a vinha pode morrer.
- Para manter o plantio, use uma dosagem de 80 cm3/ m2.
O melhor método para prevenir a filoxera é enxertar em materiais resistentes à filoxera.
Tason não é muito resistente ao oídio, bolor e podridão cinzenta. Devido ao amadurecimento precoce das uvas, essas doenças nem sempre "acompanham o ritmo" da colheita. Mas o tratamento preventivo é necessário em qualquer caso. As preparações de cobre são adequadas:
- Bordeaux líquido
- Captan
- Vitriol,
- Tsinos.
Colheita, armazenamento e uso de culturas
Tason começa a colecionar na última década de julho. Se a colheita for muito abundante, você pode deixar com segurança alguns dos pincéis no mato - eles ficam pendurados até meados de setembro, sem perder o sabor.
As uvas colhidas são armazenadas na geladeira por cerca de um mês. Uvas suspensas em um quarto escuro e fresco dura 2-3 meses.
O Tason é frequentemente consumido fresco, mas pode ser processado com:
- passas
- vinho
- suco
- compota
- backmes.
Comentários de produtores de uva
Estou absolutamente impressionado com a capacidade dessa variedade para preservação a longo prazo nos arbustos. Amadurecido em 5 de agosto e agora 12 de setembro está pendurado em um saco de gaze. O sabor só ficou mais brilhante que a noz-moscada. A baga é absolutamente rosa, tão densa e suculenta, não percebo nenhuma lentidão, como aconteceu hoje com o Krasa Nikopol (mas não experimentei açúcar como o KN, um mês após o amadurecimento, em uma única variedade de mesa).
Evgeny Anatolyevich, Território de Stavropol//forum.vinograd.info/showthread.php?t=668
Tason na minha vinha é uma das variedades mais reverenciadas e amadas da minha família. Ao mesmo tempo, também é meu cartão de visita em todas as exposições. Essa variedade requer a seleção, em primeiro lugar, de um bom local quente e iluminado, proteção competente e oportuna contra doenças e, em seguida, bonito! Quanto ao norte da Bielorrússia, considero o padrão em sabor e comercialização para o cultivo de gases de escape, mas na cultura parietal produz excelentes aglomerados padrão com peso de 500 a 600 g (em uma estufa de sacos de até 800 g, cresce lá também) com uma bela baga apetitosa amarelo-rosa 6-8 g, porque no norte "não somos gordos". O teor de açúcar de cerca de 17 a 19% está aumentando muito bem com baixa acidez, não há problemas particulares com a maturação das videiras e o rendimento é a altitude. Além disso, notei que os cachos penduram muito bem nos arbustos por um longo tempo. Mas mais uma vez enfatizo que a folga durante o cultivo não perdoa.
Vadim Tochilin, Novopolotsk, Bielorrússia//vinforum.ru/index.php?topic=185.0
Tason, em comparação com os mesmos asiáticos centrais, muito bem "deixa" doenças fúngicas, em nossas condições, com pouca ventilação e pulverização prematura, você pode obter um oídio em cachos, mas em geral, com cuidados comuns e não excessivos, a variedade se mostra muito bem (não Rizamat não é Shahin, em uma palavra), então acho que mesmo Tason é um europeu puro, mas merece atenção.
Krasokhina, Novocherkassk//forum.vinograd.info/showthread.php?t=668
Uma desvantagem de Tason é a cobertura. Este ano, a primeira colheita é de -6 kg (no passado - a escova de sinalização em uma criança de 2 anos não foi tão impressionante) a maior escova é de 850 g., Cor e sabor são incomparáveis! Mas as vespas ainda estão mordendo verdes. Vou pendurar malas no próximo ano.
HITRO, cidade de Ochakov//forum.vinograd.info/showthread.php?t=668
O sabor do Tason é EXCLUSIVO, noz-moscada. Oidium - um pouco sim. Oídio - não. Vespas - sim, muito doce e a casca é fina.
Belikova Galina, Volgograd//vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?f=62&t=115
Eu tenho um arbusto frutífero desta variedade e pretendo re-enxertar mais alguns arbustos para essa variedade. É bem polinizado, cachos de apresentação, médio-densos, sem ervilha. Baga madura amarelo-rosa, doce com noz-moscada delicada. Não havia doenças fúngicas nos tronos. Após a colheita, é aconselhável processar o crescimento verde do oídio e do oídio, porque em setembro, Tason é geralmente afetado por essas doenças. Este tratamento preserva a cobertura decídua, o que contribui para um melhor amadurecimento da videira e a postura da safra do ano seguinte.
Senchanin, Ucrânia//vinograd777.ru/forum/showthread.php?t=288
As uvas Tason são adequadas para viticultores de praticamente qualquer região russa. Obviamente, obter uma boa colheita exigirá algum trabalho e tempo, mas eles serão recompensados com as excelentes qualidades dos frutos.