A variedade de uva radiante de Kishmish atrai a atenção com suas deliciosas e lindas frutas sem sementes, grandes cachos e uma colheita abundante. Essa variedade tem muitas vantagens, embora não tenha sido uma desvantagem. No entanto, tendo se familiarizado com as peculiaridades do plantio e dos cuidados, mesmo um iniciante-cultivador pode cultivar passas radiantes.
A história do cultivo de castas de rabanete
A variedade radiante de Kishmish foi desenvolvida pelos criadores da Moldávia cerca de trinta anos atrás. Para obter este híbrido, duas variedades foram tomadas como base: Cardinal e Pink Kishmish. A principal tarefa que os funcionários da NIIIViV enfrentaram foi obter uma variedade de alta qualidade, e esse objetivo foi alcançado por eles.
Descrição da casta Kishmish radiante
As uvas desta variedade pertencem a variedades de mesa sem sementes no meio da temporada, com um período de amadurecimento de cerca de 130 dias. Graças aos esforços dos criadores, foram obtidas uvas com arbustos vigorosos, uma videira bastante forte e uma baga rosa suculenta. O nome das uvas é "radiante" devido ao fato de que os frutos maduros parecem brilhar sob os raios do sol por dentro.
As passas radiantes atraem a atenção de muitos viticultores devido a várias vantagens:
- as características da videira permitem que ela seja colocada na superfície da terra e protegida pelo inverno;
- fornecendo proteção contra geadas, a variedade pode ser cultivada em regiões com clima severo;
- bagas sem sementes, doces, suculentas e carnudas;
- quase 70% dos rebentos são frutíferos; além disso, a videira amadurece bem;
- os cachos são grandes, o que permite coletar uma boa colheita de um arbusto;
- a casca grossa dos frutos fornece boa transportabilidade, além de os cachos apresentarem-se;
- armazenamento a longo prazo de frutas no mato.
Apesar das muitas qualidades positivas, o Radiant Kishmish tem suas desvantagens:
- aglomerados com um grande peso (mais de 1 kg) levam à quebra de galhos;
- durante o inverno, a videira precisa de cuidadoso abrigo;
- a necessidade de proteger as plantas do oídio e da filoxera;
- frutas devido ao seu teor de açúcar atraem vespas;
- com cachos grandes (acima de 50 cm), as bagas amadurecem pouco;
- É necessário um cuidado competente para o mato.
Características das uvas
Passas radiantes têm arbustos médios ou altos. As folhas da variedade são dissecadas, médias, arredondadas. Uma escova de uva geralmente excede 40 cm de comprimento e tem um peso médio de 0,5 kg. Com muito cuidado, a massa do cacho excede 1 kg. Frutos de tamanho médio 2,5 * 2,2 cm e peso médio de 3-4 g. A forma das bagas é alongada-oval com a pele vermelho-rosada. A polpa é densa, com um sabor harmonioso característico e um leve tom almiscarado. O teor de açúcar das bagas está na faixa de 17 a 21%.
Características do plantio e cultivo de variedades de uvas Kishmish radiantes
A chave para uma boa colheita de passas radiantes é o plantio adequado e o cuidado. Caso contrário, o sabor das frutas sofrerá e, na pior das hipóteses, a planta poderá morrer.
Aterragem
Para plantar uvas dessa variedade, é necessário escolher um local onde a planta se sinta espaçosa. A distância entre os arbustos na fileira deve ser de pelo menos 2 m, entre as fileiras de 3 M. Como as passas radiantes são polinizadoras para variedades como Flamingo, Laura, Rapture red, então ao plantar, essas plantas devem ser alternadas. Uma das características deste Kishmish, ao contrário de outras variedades de uvas, é a necessidade de plantar em uma área bem ventilada.
O plantio pode ser realizado na primavera ou no outono. Quanto ao momento, você deve se concentrar nas condições climáticas locais. Na primavera, a cultura é plantada da terceira década de abril à terceira década de maio. Primeiro, são plantadas mudas lignificadas, depois tratam de estacas verdes. No outono, a cultura pode ser plantada desde o início de outubro até a primeira geada. Uma característica do plantio no outono é a necessidade de proteção completa das plantas contra o frio próximo.
Antes de prosseguir com o plantio de mudas da variedade considerada, é necessário executar várias etapas para preparar o material de plantio:
- O sistema radicular das mudas é embebido por pelo menos um dia em água ou estimulantes de crescimento, por exemplo, potássio ou humato de sódio.
- Após a imersão, os brotos são aparados para 2-4 olhos.
- Antes do plantio, as mudas não devem ser deixadas ao ar livre; portanto, é preferível usar um pano úmido ou um recipiente com purê de argila (argila líquida).
- Devido ao poderoso sistema radicular, é feito um poço de aterrissagem com dimensões de cerca de 0,8 * 0,8 m.
Vídeo: preparando mudas de uva para o plantio
É melhor preparar o poço de aterrissagem no outono ou pelo menos um mês antes do plantio de mudas. Como solo nutriente, usando uma mistura do solo da seguinte composição:
- terra preta ou solo superficial - 5 baldes;
- cinzas - 1 l;
- estrume - 4 baldes;
- fertilizante fosfato - 150 g.
O processo de plantio de mudas de uva é reduzido para as seguintes ações:
- Uma camada de drenagem de 10 cm de pedra triturada ou tijolo quebrado é derramada no poço.
- Todos os componentes preparados são despejados em uma quantidade tal que 50 cm permanecem nas bordas do poço, depois são bem misturados e derramados com água para que a terra assente.
- Após absorver a umidade, as mudas são plantadas, distribuindo uniformemente o sistema radicular.
- Eles enchem o poço de aterrissagem até as bordas, para o qual é adequado o terreno das camadas inferiores, que permaneceram após cavar o poço.
Produtores experientes no poço de plantio inserem um pedaço de tubo através do qual no futuro será irrigado e fertilizado.
Vídeo: plantio de uvas na primavera
Rega
As passas Radix requerem rega regular e moderada, cujos volumes dependem diretamente do tipo de solo e das condições climáticas. Se a colheita for cultivada em solos de chernozem, serão necessários 5-6 baldes por planta. Para solos arenosos, serão necessários cerca de 10 baldes de água. Entre a irrigação é necessário manter um intervalo de 3-4 dias. Se o tempo estiver chuvoso, a rega deve ser adiada.
Top vestir
A variedade descrita Kishmisha responde bem à nutrição adicional. É importante entender que o aumento da produtividade através da fertilização só é possível se os fertilizantes estiverem em uma forma acessível às plantas. Muitos viticultores usam cinza de madeira como alimento, tentando compensar a falta de fósforo e potássio. No entanto, deve-se entender que esses elementos são inativos e atingirão o sistema radicular antes de 3 a 4 anos sob a influência de irrigação pesada e chuvas. A partir disso, podemos concluir que a melhor opção para fertilizar a vinha são soluções de nutrientes líquidos.
Na primavera, a cultura é alimentada com nitrato de amônio (2 colheres de sopa. Por 10 litros de água), geralmente no início da estação de crescimento, e um pouco mais tarde usa a mesma solução, mas com a adição de 1 colher de sopa. eu sulfato de potássio. As uvas respondem bem ao molho foliar. A planta que recebe elementos como zinco, boro, manganês ajuda a aumentar a produtividade em 15-20%. Recomenda-se alimentar a folha verde com uma solução de bórax (5 g por 10 l de água). A cada 2-3 anos após a colheita, o solo é fertilizado com fertilizantes orgânicos (composto, verbasco).
Os fertilizantes não devem ser abusados, porque, quando superalimentados, os brotos engordam, a floração permanece e os ovários se formam fracamente.
Formação de Bush
Uma bucha de Radiant Kishmish corretamente formada deve ter até oito brotações por 1 metro linear. Às vezes é possível aumentar seu número para 10. Entre os galhos do mato, recomenda-se deixar uma distância de pelo menos 1 M. Na maioria dos casos, a poda para 8 a 12 olhos é usada para essa variedade. O resultado é o seguinte: se a cultura for adulta, em uma área de 4-6 m², haverá cerca de 20 a 25 brotos e em uma planta jovem - não mais que 12.
Ao formar uma cultura, é necessário deixar um grande suprimento de madeira. A poda da videira é realizada com base na idade. Se a manga for jovem, não corte mais do que 2-3 olhos, e na manga antiga você pode cortar com segurança até 14 olhos. No mato para deixar mais de 35 olhos da carga total não vale a pena. Com a abordagem correta para a formação, no final do procedimento, o arbusto não deve ter mais do que 4 trepadeiras com um comprimento de cerca de três metros. A parte superior do arbusto será frutífera e a parte inferior formará as mangas.
Não se esqueça de racionar a colheita e não deixe mais do que duas escovas em uma sessão, pois pode haver falta de potássio, e as frutas perderão a doçura e ficarão menores. Além disso, é possível quebrar as bagas e amadurecer mais tarde. Se negligenciarmos a distribuição de carga e deixarmos muitas uvas, no próximo ano a colheita poderá ser de baixa qualidade (pequena e com perda de sabor da baga) ou não existirá. Isto é devido ao fato de que a planta precisará descansar.
Vídeo: formação de matas
Proteção de inverno
Passas radiantes não são resistentes ao gelo; portanto, antes do início dos resfriados do inverno, você precisa cuidar do abrigo do mato. O procedimento é realizado a uma queda de temperatura de -5-7 ° C. Tais indicadores de temperatura contribuem para o endurecimento da bucha. Para proteção, você pode usar vários materiais improvisados, como ardósia, agulhas, tapetes de palha, terra, com escavação preliminar de trincheiras. Não é recomendado o uso de tyrsa, pois leva à acidificação do solo.
O abrigo para uvas deve ser organizado de forma que, ao congelar a água derretida, seja possível evitar a formação de gelo nos rizomas das plantas. A videira jovem, que tem flexibilidade suficiente, é dobrada no chão e coberta com material. Os brotos maiores são isolados com tapetes de palha e, para galhos grandes, fazem casas de tábuas ou ardósia.
Vídeo: abrigando uvas para o inverno
Quando ocorre frutificação
Uma das perguntas que interessa aos viticultores iniciantes, quando o kishmish radiante começa a dar frutos? Pode parecer surpreendente, mas a colheita dessa variedade com os devidos cuidados e poda pode ser obtida no próximo ano após o plantio. Obviamente, sua quantidade será mínima, da ordem de vários cachos, mas ainda será possível provar esta uva.
Doenças e Pragas
Variedade Kishmish radiante, como muitas outras variedades européias, precisa de medidas preventivas contra doenças. Os produtores experientes recomendam que você siga as seguintes regras, cuja observância preservará a saúde da sua vinha:
- Durante a temporada, os arbustos são tratados 4 vezes com fungicidas (Quadris, Topázio, Strobi, Bordeaux líquido).
- O combate ao oídio é realizado com soluções de Nitrafen ou sulfato de ferro, seguindo as instruções para o uso de medicamentos.
- Contra infecções bacterianas e fúngicas, são utilizados líquidos de Bordeaux, policromado ou cloróxido de cobre (3%).
- Se o oídio for encontrado nos arbustos, é utilizada uma solução de enxofre coloidal (100 g por 10 litros de água).
- No inverno, a superfície da terra ao redor da vinha é pulverizada com Nitrafen ou sulfato de ferro (3%).
Os insetos-praga também podem danificar os arbustos do radiante Kishmish e danificar a colheita. Para evitar a deterioração das bagas, os cachos devem ser removidos a tempo, evitando o excesso de amadurecimento da fruta. A variedade em questão pode ser atacada pelas seguintes pragas: vermes, pulgas, gorgulhos etc. Nesse caso, será necessário o uso de drogas como Nitrafen, Fozalon, Clorofos.
Vídeo: doenças da uva e seu controle
Jardineiros opiniões sobre a variedade
Kishmish Radiant - uvas deliciosas e bonitas! Seus cachos simplesmente surpreendem a imaginação com os tamanhos - quando vi o pincel pela primeira vez, não acreditei imediatamente que TANTO poderia ser cultivado se você não morar nas regiões sul! Mas o tamanho do cacho faz uma piada cruel com a variedade - o cacho não tem tempo para amadurecer completamente, por isso precisa ser reduzido em 1/3, mesmo durante a floração. E essa variedade também tem uma desvantagem - não é uma resistência muito alta à geada do sistema radicular, mas, felizmente, essa desvantagem pode ser facilmente eliminada - você só precisa plantar um galho em um material resistente à geada. Caso contrário, as uvas são super!
Elena//sortoved.ru/vinograd/sort-vinograda-kishmish-luchistyj.html
Estou muito satisfeito com Kishmish radiante, o líder indiscutível de Kishmish, estável, produtivo, rosa e também noz-moscada. Além disso, é uma nota e não uma namorada. Eu sempre colho, em contraste com o Veles que estourou anualmente (vomita 4 anos seguidos sem piedade). Eu acho uma variedade imerecidamente esquecida. Muitos que se afastam dos clássicos militares se arrependem e depois arrancam novos itens que acabaram sendo armadilhas ocultas.
zrt//forum.vinograd.info/showthread.php?t=413&page=203
Em nossa fazenda, o Radish kishmish vem crescendo desde os anos 90. Própria raiz, não vi feridas durante o perfil. Surpreende-se com um forte crescimento e uma resposta a bons cuidados. No ano passado, os números foram realizados em 15 de agosto (início do final de agosto), aparentemente, o regime de temperatura desempenhou um papel. Apesar da descrição da resistência ao gelo, posso dizer: neste inverno era de -35 ° C (abrigo de filme duplo), passas búlgaras preocupadas com isso, crescem nas proximidades. Passas radiantes florescem como nunca antes.
Peter//vinforum.ru/index.php?topic=49.0
Tendo tomado a decisão de plantar Kishmish radiante, você terá que cuidar da formação de um arbusto, abrigando uvas para o inverno, fornecendo a ele prevenção e proteção oportunas contra doenças e pragas. Somente neste caso, pode-se contar com desenvolvimento normal e boa frutificação por muitos anos.