Camas verticais: como obter uma grande colheita de morango em pequenas áreas

Pin
Send
Share
Send

Independentemente do tamanho do campo, os jardineiros apaixonados pelo cultivo de vegetais, frutas e bagas ficam constantemente sem espaço para seus experimentos. E se o proprietário do jardim se tornou o morango a colheita mais favorita, será necessário muito espaço para alocar, porque essa baga adora espaço e luz. Para plantar mais arbustos, você pode organizar as camas verticalmente.

Características do cultivo vertical

Existem muitas opções para a construção de camas verticais. Esse método é adequado para muitas plantas, mas os morangos se enraízam melhor em um canteiro de jardim tão original e até criam uma aparência bonita. Tendo gasto um pouco de tempo e dinheiro, as camas podem ser construídas praticamente a partir de materiais improvisados. Comparado ao cultivo tradicional, o vertical tem várias vantagens:

  1. Economia significativa de espaço no site.
  2. Os morangos permanecem limpos durante toda a temporada e não sofrem de umidade.
  3. Bagas tornam-se inacessíveis para a maioria das pragas.
  4. As ervas daninhas não têm onde crescer, não há necessidade de capina constante.
  5. Os fertilizantes fornecidos na forma de líquido através de um tubo de irrigação são absorvidos pelas plantas ao máximo.
  6. Coletando bagas, você não precisa alcançar o chão, esticando as costas.
  7. Uma cama vertical com arbustos de flores e frutos luxuriantes pode se tornar uma decoração do local.

No entanto, também existem desvantagens no cultivo vertical:

  1. A secagem rápida do solo requer atenção constante; será necessário regar regularmente.
  2. É imprescindível a realização de cobertura líquida, porque fertilizantes comuns não podem ser depositados no leito acabado.
  3. No inverno, mesmo que não seja muito frio, as plantas podem congelar completamente. As camas são dispostas de forma que possam ser movidas para o quarto ou bem embrulhadas.

Métodos para o cultivo vertical de morangos

Se o lote for pequeno, mas você quiser plantar o maior número possível de arbustos de morango, tente cultivá-lo em canos, garrafas plásticas ou em barris.

Camas nos canos

Uma maneira muito comum de cultivar morangos verticalmente são as camas de tubos de plástico. Tais estruturas exigirão investimentos financeiros para a aquisição de componentes, mas uma longa vida útil dos tubos de PVC pagará todos os custos.

O cultivo vertical de morango em tubulações é uma ótima alternativa para camas clássicas

Para criar uma cama vertical de tubos, você precisará de materiais:

  • tubos de plástico para canalizações, com um comprimento não superior a dois metros e diâmetro de 20 cm;
  • uma mangueira ou tubo de PVC com um diâmetro de 2 cm (seu comprimento deve ser 10 a 15 cm mais longo que o tubo principal);
  • serapilheira ou pala.

Serra e broca com um bico para cortar círculos - ferramentas para fazer camas podem ser encontradas em qualquer casa

Antes de começar o trabalho, você deve preparar o cascalho para a drenagem, as mudas e o terreno para o plantio de arbustos. O solo das mudas é misturado ao solo da relva, estrume, turfa e composto em proporções iguais.

  1. Em tubos largos, são cortados círculos com 10 cm de diâmetro e os furos são perfurados com uma broca com bico especial, observando o padrão quadriculado. As fileiras são colocadas a uma distância de 20 cm e o fundo do tubo é deixado sem orifícios. Se for assumido que as estruturas irão invernar no local, os círculos não serão cortados de um lado do tubo.

    Para o desenvolvimento normal da planta, basta um diâmetro de 10 cm

  2. Os orifícios de 5 mm são perfurados em um tubo estreito por 2/3 do comprimento, a parte inferior é fechada com um bujão.
  3. Um tubo estreito é embrulhado em estopa ou cordão e colocado na íntegra em um tubo grande.
  4. Toda a estrutura é cavada no chão. O cascalho é derramado para dentro a uma altura de cerca de 10 cm e fora do tubo.
  5. Comece a plantar mudas. Despeje a terra no orifício inferior, batendo levemente. O arbusto é colocado na superfície do solo, espalhando cuidadosamente as raízes. Em seguida, o solo ainda é carregado no cano para os próximos buracos e os morangos são novamente plantados. Este procedimento é repetido até que o tubo esteja completamente cheio de mudas.

    Uma cama vertical feita de tubo de plástico também é adequada para uma varanda

  6. Cada nova camada de solo é regada.

Vídeo: instruções para criar uma cama de tubos de PVC

Outra estrutura é construída a partir de tubos de PVC. Os tubos são cortados longitudinalmente, portanto seu diâmetro é escolhido grande. Metades de tubos são suspensas horizontalmente nas paredes dos edifícios usando arame ou cordas. O mesmo acontece com vários níveis de camas. Se você usar suportes para fixar as metades dos tubos, o design será mais estável.

Vídeo: fazendo um cano para uma cama suspensa

Crescendo em garrafas plásticas

Este é um material muito acessível e econômico, usado para organizar desembarques verticais. Para o dispositivo, as camas precisam se preparar:

  • garrafas plásticas de cinco litros;
  • elementos de fixação para garrafas (arame);
  • a estrutura onde as garrafas serão instaladas;
  • pintar, se você planeja pintar a estrutura;
  • cortador, pinças e escova.

Depois de preparar todos os materiais necessários, comece:

  1. As garrafas são cortadas em duas partes.
  2. A tampa não deve ser bem torcida, permitindo que o excesso de umidade seja drenado.
  3. O solo é derramado em uma parte da garrafa com uma tampa e os morangos são plantados.
  4. A parte inferior da garrafa é fixada na armação e um recipiente com um arbusto de morango é colocado nela.
  5. Toda a estrutura pode ser pintada com tinta acrílica para melhorar a aparência.

O volume de coma de terra em uma garrafa de plástico é muito pequeno, portanto, você precisa controlar rigorosamente a umidade das camas verticais

Ao plantar morangos em garrafas plásticas, você definitivamente deve adicionar hidrogel ao solo. Ele absorve o excesso de umidade e o dá às plantas, conforme necessário.

Uma garrafa de plástico é perfeita para o cultivo de morangos no peitoril da janela

Vídeo: morangos em garrafas plásticas

Cultivo de morangos em um barril

Sob os canteiros de morango, podem ser adaptados barris de qualquer tamanho, novos ou antigos, que geralmente são encontrados no local do jardim. Observe o seguinte procedimento:

  1. Limpe o barril de sujeira, ferrugem, tinta velha.
  2. Faça furos no fundo do barril para drenagem (2 cm de tamanho).
  3. Corte círculos com um diâmetro de 10 cm nas paredes, mantendo uma distância de 30 cm entre elas.
  4. Estabeleça uma futura cama em um local ensolarado.
  5. Pedaços de tijolos ou entulho são depositados no fundo.
  6. Um cano com furos é instalado nos escombros, seu diâmetro deve ser 1/3 do diâmetro do barril.

    O tubo interno é projetado para regar uniformemente o solo no barril, bem como para fertilizar com fertilizantes líquidos

  7. Pequenas pedras são despejadas no cano.
  8. Encha o barril com solo nutritivo para os círculos inferiores.
  9. Os arbustos de morango são dispostos nas células, espalhando as raízes.
  10. Adicione o solo à próxima fila de buracos e as mudas serão plantadas novamente.

    Os furos no barril podem ter qualquer forma, mas é melhor organizá-los em um padrão quadriculado

  11. Então encha o barril inteiro com o solo. Cada camada de solo é regada com água de um regador.
  12. Na superfície do barril, você também pode plantar arbustos de morango.

Jardineiros experientes aconselham o plantio de ervas aromáticas, calêndula ou manjericão nas fileiras inferiores de barris para evitar a acidificação do solo.

Antes do início do inverno, as camas verticais com morangos devem ser protegidas do frio. Ao redor dos barris, coloque a grade nos trilhos. A distância entre a cerca e o canteiro do jardim é preenchida com isolamento (folhas, grama seca) e coberta com material que não permite a passagem da água.

Como regar morangos em camas verticais

O cultivo de morangos em camas verticais exigirá que os jardineiros prestem atenção especial à rega, pois tais camas secam muito rapidamente e, com umidade insuficiente, todos os arbustos podem morrer. Ao plantar em canos ou barris no interior, um sistema de irrigação deve ser instalado na forma de um cano com muitos orifícios. A água precisa ser fornecida não apenas aos tubos internos, mas também para regar o leito de cima, uma vez que os arbustos superiores sofrem principalmente com a seca. Uma vez por semana, a rega é combinada com a fertilização com fertilizantes minerais (misturas de fertilizantes especiais para as culturas de frutos silvestres).

Para camas feitas de garrafas plásticas ou outros recipientes pequenos, você deve definitivamente usar um hidrogel. É misturado com o solo ao plantar arbustos de morango. Ao absorver o excesso de água e distribuí-lo conforme necessário, o gel ajudará a manter a umidade do solo e reduzir a quantidade de água.

Nos primeiros dias após o plantio dos morangos, especialmente no calor, os canteiros são regados duas vezes ao dia até que as mudas se enraízem. Então a rega é reduzida.

Variedades de Morango Adequadas

Para uma cama vertical, são escolhidas as variedades reparadoras de morango, das quais são colhidas várias vezes durante o verão. A variedade da rainha Elizabeth é muito popular. Suas bagas são suculentas, polpas densas, grandes, de forma regular. As variedades Ampel, por exemplo, Alba, ficam bem em camas verticais. Esta é uma variedade precoce, seus arbustos são muito bem enrolados, eles decoram qualquer canto do jardim.

O plantio vertical de morangos permitirá o uso racional de cada pedaço de terra na horta. É fácil construir camas. Tendo pensado sobre o sistema de irrigação e fornecido abrigo para as camas durante o inverno, é possível aumentar significativamente a produtividade do morango. E o cuidado fácil das plantações e a bela aparência das camas encantarão os jardineiros.

Pin
Send
Share
Send