Cultivar plantas exóticas no peitoril da janela está se tornando uma atividade cada vez mais popular entre os jardineiros. E uma beleza como a guzmania geralmente é o orgulho de qualquer dona de casa. A aparência incomum da planta é atraente. Cuidar dela não será difícil, para que a flor possa ser cultivada em casa sem problemas. Decorará qualquer interior, dará aconchego e um visual único à sua casa ou escritório.
Descrição e foto de guzmania
Guzmania (ou gusmania - ambos os nomes estão corretos) é um hóspede das florestas tropicais. Ela mora na América Central e do Sul. Guzmania, do gênero Bromeliad, pertence às plantas epífitas sempre verdes (não cresce no solo), vive nas encostas das montanhas, troncos e cascas de árvores mortas. As raízes da flor são superficiais, mas fortes. Guzmania coleta a umidade do ambiente externo.
As folhas são alongadas, lanceoladas, verdes, podem ser com faixas longitudinais ou transversais, formam uma saída densa na qual a guzmania coleta a água da chuva. O bráctea (muitos confundem com uma flor real) é sempre pintado em cores vivas para atrair insetos polinizadores: as flores na guzmania são muito pequenas e invisíveis. A planta desenvolve um método tão complicado há séculos, caso contrário, a família seria ameaçada de extinção devido a dificuldades na formação de sementes. Algumas espécies de guzmania têm flores fechadas, dentro das quais a polinização ocorre independentemente devido ao contato próximo dos estames e do pilão. A planta floresce por cerca de dezessete semanas e depois morre. No entanto, não se assuste, você só precisa cuidar da reprodução com antecedência.
O gênero foi descrito pela primeira vez pelo biólogo espanhol - pesquisador Anastasio Guzman em 1802. A planta recebeu o nome de gusmania (guzmania por transcrição em latim).
Guzmania é um hóspede bem-vindo em todas as janelas, porque purifica perfeitamente o ar e ajuda a melhorar o humor. Dizem que esta flor é um símbolo do poder masculino e também fornece muita energia positiva.
Apesar de sua origem, a guzmania é bastante despretensiosa nos cuidados e não causa muitos problemas, mesmo para um cultivador iniciante. A principal coisa para ela é uma quantidade suficiente de umidade e luz brilhante.
Espécies populares em Floricultura
- Hoje Guzmania tem mais de cem espécies diferentes. No entanto, apenas algumas variedades são cultivadas em casa.
- Tempo. Essa visão atrai com seu contraste: no contexto de folhas verdes claras e macias, um bráctio vermelho brilhante se destaca favoravelmente. As folhas são alongadas, brilhantes, o encaixe é denso. A altura é de cerca de 35 cm.
- Ostara. Este é um híbrido. Tem folhas verdes estreitas e brilhantes. O caule é longo, são brácteas escarlates, flores brancas aparecem um pouco mais tarde, desaparecem rapidamente. Despretensioso em sair. Amplamente distribuído entre os jardineiros.
- Reed. Talvez as espécies mais populares entre a guzmania. A roseta é densa, as folhas são largas, o perianto é brilhante, do escarlate ao amarelo. As flores são pequenas, de cor creme, coletadas em inflorescências-espiguetas, não florescem por muito tempo. Reed guzmania tem variedades: roxa, ardente, pequena, modesta, comum.
- Menor - Rondo. Uma planta pequena e bonita, folhas verdes, brácteas eretas, flores vermelhas, pequenas e brancas, em grande número, coletadas em inflorescências. A floração começa em fevereiro.
- Calypso. Esta é uma das mais belas espécies de gusmania. A roseta é solta, colhida de folhas estreitas de cor verde claro, o bráctea é ereto, suas folhas são direcionadas para cima, têm uma cor vermelha brilhante.
- Vermelho sangue. Uma característica distintiva dessa espécie é que o meio da saída possui uma cor vermelha brilhante. O funil central é frequentemente quase completamente cheio de umidade. Portanto, as flores da planta flutuam literalmente nela.
- Mosaico. O pedúnculo em si é curto, o bráctea consiste em pequenas folhas pintadas de vermelho ou laranja. O valor decorativo desta espécie está nas folhas - elas têm uma cor listrada.
- One-eared. Absolutamente normal, pequeno bráctea. Esta espécie de gusmania tem folhas longas decorativas pintadas em faixas longitudinais.
Galeria de fotos: tipos de gusmania
- Calypso - uma das mais belas espécies de gusmania
- Na sangrenta gusmania vermelha durante a floração, não apenas brácteas curtas, mas quase toda a saída muda de cor
- Bráctea de guzmania Menor ereta, vermelha
- Mosaico gusmania apresenta densa folhagem com listras transversais
- A gusmania de um olho só recebeu esse nome por causa das características externas da inflorescência
- Flores brancas de guzmania Ostara desaparecem muito rapidamente
- A altura da guzmania Tempo pode chegar a 35 cm
- Junco Guzmania é o mais popular
Tabela: condições necessárias para o crescimento e desenvolvimento de epífitas internas
Temporada | Iluminação | Umidade | Temperatura | Rega | Fertilizantes |
Inverno | A localização da flor não desempenha um papel especial. O principal é protegê-lo da luz solar direta, o que pode deixar queimaduras nas folhas. | Mantenha longe das baterias, pulverize diariamente com água em temperatura ambiente. | 18-20 ° C | Duas vezes por semana | Sem necessidade |
Primavera | Pulverização diária | 19-21 ° C | Três vezes por semana | Uma vez por mes | |
Verão | Sombra das 11h às 16h em tempo ensolarado. | Pulverize apenas em climas quentes, a temperaturas superiores a 25 ° C. | 21-25 ° C | Todos os dias na tomada | Duas vezes por mês |
Outono | Pulverização diária após ligar os radiadores. | 20-22 ° C | Duas a três vezes por semana | Sem necessidade |
Como plantar ou transplantar bromélias
Cuidar da gusmania não implica transferências frequentes. Guzmania não precisa de um procedimento semelhante se estiver ótimo: as folhas são verdes, as raízes são saudáveis, a dinâmica de crescimento é visível. Um transplante é necessário apenas em caso de necessidade urgente - de reprodução, quando as crianças foram formadas ou de troca do vaso, se for francamente pequeno. Nesse caso, algumas nuances devem ser levadas em consideração.
Solo
Guzmania é uma planta epifítica, portanto, o substrato precisa da mais leve. Sob condições naturais, cresce na casca de árvores ou no lixo da floresta e se alimenta de ar úmido.
O sistema radicular da guzmania serve apenas para fixar na base, nutrientes que as raízes quase não conseguem absorver.
Se estamos falando de uma mistura de solo feita por nós mesmos, deve ser turfa, areia de rio, relva e húmus em partes iguais, onde é necessário adicionar esfagno e casca de pinheiro picada (como drenagem). Obviamente, é mais fácil comprar solo especial para bromélias na loja.
Pote
A tigela guzmania é escolhida profunda, mas não larga. Nesse caso, as raízes não apodrecem, elas se desenvolvem corretamente, fornecendo à planta nutrição suficiente. É melhor optar por uma panela pequena, sempre com orifícios de drenagem. Para estabilidade, é recomendável colocar algo pesado no fundo da panela.
Galeria de fotos: opções de design adequadas para a gusmania no interior
- Para a estabilidade das flores, escolha vasos de cerâmica
- Epífitas podem ser cultivadas em troncos suspensos na parede de blocos de madeira ou no oco de uma árvore
- em tanques enormes, você pode organizar um jardim inteiro de bromélias
- Como a gusmania é uma epífita, ela pode ficar sem um pote, mas você precisa cuidar cuidadosamente da estabilidade do suporte
- Gusmania parece muito bonita em vasos de cerâmica de alta
- Até a gusmania solitária precisa de uma panela enorme
É necessário transplantar guzmania após a compra
Na maioria das vezes, os fabricantes tratam conscientemente a preparação de pré-venda das plantas, fornecendo a tigela e o substrato certos. Isso nem sempre é solo universal. Avalie visualmente a adequação do solo. Se parece turfa, e pedaços de casca ou musgo são visíveis a olho nu, essa flor não precisa de transplante. No caso em que o solo é apertado ao toque, é melhor transplantar a guzmania.
Ao transplantar, não prejudique as delicadas raízes da guzmania. A planta responderá a isso com uma desaceleração no crescimento e desenvolvimento, falta de vontade de florescer e o surgimento de doenças.
Cuidando de Gusmania
Não pense que todas as plantas exóticas requerem algum cuidado especial. Guzmania, sem causar muitos problemas, irá deliciar-se com esplendor e cores brilhantes.
Como regar e como fertilizar
A guzmania exótica se manifesta mesmo na rega. Esse processo não ocorre, como na maioria das plantas, sob a raiz, mas enchendo a saída com água. E tudo devido ao fato de que em um habitat natural, a guzmania coleta umidade principalmente da atmosfera devido às suas folhas largas, que servem como calhas originais para o acúmulo de água. Se o ar na sala estiver seco, a flor deve ser pulverizada pelo menos uma vez por dia.
A rega ocorre desta maneira. Pegue a água depositada em temperatura ambiente e despeje suavemente no centro da saída. No final do dia, o excesso de água é drenado. Isso ocorre entre abril e setembro. No inverno, quando a temperatura cai para 18 ° C, o solo é umedecido da maneira tradicional e radical. Isso se deve ao fato de que, nessas condições, existe o risco de desenvolver doenças fúngicas. A rega é realizada todos os dias no verão em clima quente (quando está nublado - pode ser em dias alternados).
Guzmania é pulverizado com água morna todos os dias (cerca de 30 ° C). A água fria não pode ser usada para esses fins - manchas escuras aparecerão nas folhas.
A cobertura é um ponto importante para cuidar de uma planta. Adubo adequado para bromélias. Ele é criado de acordo com as instruções e pulverizado com guzmania uma vez a cada duas semanas no verão, e na primavera e outono - uma vez por mês. No inverno, a cobertura não é necessária.
É melhor não experimentar fertilizantes para não arruinar a guzmania. Afinal, nem todo mundo sabe que ela não tolera fertilizantes superfosfatos e verbasco.
Período de floração
A floração é o período mais brilhante da vida da guzmânia, mas também triste, porque depois a planta morre. A beleza exótica floresce por cerca de 17 semanas. Em vez disso, esse bráctea agrada aos olhos, e pequenas flores desaparecem alguns dias após o aparecimento. Geralmente nas lojas você pode comprar guzmania já florescendo. A questão é quanto tempo já está nesse estado e se conseguirá criar filhos para a vida adulta.
Depois que a guzmania desaparece, o pedúnculo deve ser cortado na própria base. Isso é feito para que, em primeiro lugar, a planta não gaste mais energia em objetos desnecessários e, em segundo lugar, para dar uma aparência estética.
Guzmania floresce apenas no quarto ano de seu crescimento e desenvolvimento em condições favoráveis.
Como fazer uma planta florescer
O que fazer quando a planta não quer florescer? Parece que as condições são as melhores e, por alguma razão, a guzmania não produz um pedúnculo. Nesse caso, você deve:
- Para fornecer um aumento acentuado da temperatura para 27 ° C por alguns dias - você pode cobrir com celofane e abaixá-lo para 24 ° C.
- Moa bananas e maçãs em uma tigela, coloque ao lado da guzmania e cubra toda a estrutura com uma sacola. O fato é que as frutas secretam substâncias especiais que aceleram o amadurecimento, além de efeitos benéficos no início da floração. Antes do aparecimento das brácteas, a embalagem não é completamente removida, mas as frutas são substituídas periodicamente por outras frescas, para que a podridão não comece.
Inflorescências incomuns em forma de espinhos e um longo período de floração são distinguidos por outro hóspede tropical - o pachistachis. Leia mais sobre isso: //diz-cafe.com/rastenija/pahistahis-uhod-v-domashnih-usloviyah.html
Vídeo: guzmania care at home
Período de descanso
Guzmania não tem período de descanso. Esta é uma planta sempre verde que floresce uma vez, após o que morre, deixando plantas jovens. O único momento: no inverno, a flor não é alimentada e a frequência da rega é reduzida. Recomenda-se reorganizar a panela com guzmania na janela sul, no local mais iluminado. Ao mesmo tempo, a pulverização diária não é cancelada.
Tabela: Erros no Guzmania Care
Erro | As consequências | Como prevenir |
Ar úmido | As folhas enrolam, murcham, as pontas secam, a planta assume uma aparência dolorosa | Pulverização diária obrigatória |
Solo denso | A planta começa a desbotar sem motivo aparente, as folhas ficam amarelas | É necessário usar apenas solos especiais, leves e soltos para bromélias, é obrigatória a presença de esfagno na tigela e, de preferência, casca de árvore desfiada |
Água fria | O aparecimento de doenças fúngicas, as folhas secam e enrolam | Para irrigação, use água a uma temperatura de aproximadamente 24 ° C, para pulverização: 30 ° C |
Luz solar direta | Queimadura solar. Manchas marrons aparecem nas folhas. | Evite que a luz solar direta entre na planta, protegendo a cortina de guzmania em dias ensolarados das 11h às 16h. |
Rega em excesso | Decaimento de raízes, morte de uma planta | Ajuste o modo de rega de acordo com as recomendações |
Água da torneira | Placa esbranquiçada nas folhas | Sedimentação de água por pelo menos 24 horas devido à alta dureza |
Além disso, a floração exótica é medinilla valorizada. Você pode descobrir como fornecer cuidados decentes em casa a partir do material: //diz-cafe.com/rastenija/medinilla-kak-obespechit-ej-dostojnyj-uxod-v-domashnix-usloviyax.html
Doenças e pragas da guzmânia
Como qualquer planta de casa, a guzmania pode facilmente superar pragas e várias doenças. É muito importante responder a tempo à situação atual.
Tabela: Pragas perigosas das bromélias
Pragas | Descrição do produto | O que é perigoso | Como lutar |
Escudo | Um pequeno inseto coberto com um revestimento de cera que o protege de influências ambientais | Alimenta-se de suco de plantas |
|
Mealybug | Um pequeno inseto semelhante a um piolho, coberto com um revestimento branco | Alimenta-se do suco de plantas jovens, folhas, brotos |
|
Ácaro aranha | Inseto marrom ou avermelhado de 2 mm, como ar seco | Alimenta-se de suco de folhas, trança a planta com teias de aranha, complicando assim o processo de fotossíntese |
|
Pulgões | O menor inseto, pouco visível aos olhos, verde ou marrom, cria colônias | Alimenta-se de suco de plantas |
|
Galeria de fotos: pragas da guzmânia
- Mealybug deixa um revestimento branco nas folhas, o que pode causar doenças fúngicas
- Ácaro - um inseto muito pequeno, mas perigoso
- Os pulgões formam colônias inteiras em uma planta
- Sarna difícil de remover, mesmo com inseticidas
Tabela: doenças características
A doença | Razão | Luta | Prevenção |
Cogumelo fuligem | Os pulgões carregam esta doença fúngica + baixa temperatura e excesso de umidade |
|
|
Podridão da raiz | Excesso de umidade, solo pesado e pouco permeável | O apodrecimento das raízes da guzmania não deve ser permitido: elas são muito frágeis, a planta pode morrer rapidamente. Como regra, a flor não é mais salva. |
|
Galeria de fotos: doenças da guzmânia
- Fungo de fuligem aparece em plantas de pragas
- As folhas de Guzmania ficam amarelas, a podridão das raízes pode ser a causa.
- Podridão da raiz causa a morte da planta
Guzmania reproduzindo em casa
A propagação de flores é possível de duas maneiras:
- separando os processos laterais recém-formados (crianças) restantes após a morte da planta principal;
- sementes.
Divisão
- É necessário aguardar a morte da saída uterina.
- Prepare uma tigela pequena com um diâmetro de cerca de 9 cm, encha 2/3 com o substrato recomendado acima com a adição de esfagno.
- Remova a guzmania com processos do solo e, cuidadosamente, com uma faca afiada (previamente desinfetada com álcool), desconecte as crianças com suas próprias raízes: caso contrário, a planta não criará raízes.
- Mergulhe a prole em um vaso separado e já preparado com o solo, polvilhe as raízes por cima com um substrato.
- Derrame a terra (não encha!) E cubra com um saco plástico, fazendo uma mini-estufa. Não se esqueça de ir ao ar diariamente.
- Após 4-5 dias, retire o filme e coloque a panela no lugar mais brilhante. Mantenha longe da luz solar direta.
Vídeo: propagação de flores por divisão
Sementes
Este método de propagação da guzmânia tem um lugar para se estar, mas raramente é usado pelos cultivadores de flores.
- Sementes compradas na loja, pré-embebidas em uma solução fraca de permanganato de potássio (dois cristais por copo de água à temperatura ambiente), secas.
- Prepare o solo - uma mistura de turfa e rio, areia grossa na proporção de 1: 1.
- Espalhe as sementes no tanque com a mistura do solo sem adormecer.
- Eles colocam uma bolsa em cima e a colocam no local mais claro, evitando a luz direta do sol. A temperatura deve estar em torno de 23 ° C.
- Três semanas depois, os primeiros brotos aparecem. Não remova o revestimento por dois meses.
- Após alguns meses, as plantas jovens mergulham em xícaras separadas em um substrato para as bromélias.
- Seis meses após a colheita, as mudas são colocadas em vasos permanentes.
- Tais plantas florescerão não antes do que após 4-5 anos.
Comentários de Florist
Eu me apaixonei quando vi esta flor magnífica na loja. Cuidar não é o mesmo que para todos: é indesejável regar e fertilizar a terra, mas é melhor derramar diretamente na saída das folhas, já que a planta é epífita, ele precisa da terra apenas para fixar as raízes. E regado apenas com água morna e desconhecida; caso contrário, um sedimento como uma escama aparecerá em folhas tenras. Surpreendente, a propósito, é o spread nos preços da guzmânia: em algum lugar você verá menos de mil e em algum lugar - por 60 rublos. Aliás, minha segunda guzmania, comprada por esse dinheiro ridículo (não sei por que eles a descontaram, provavelmente foi pequena, mas bem doida) - ela acabou de dar um par de filhos !!! Não há limite para minha alegria e esperança, porque a que foi comprada antes, mais forte e maior, já está morrendo, mas não pensa em adquirir filhos. Talvez o fato seja que o pequeno sol brilhante esteja de pé e eu o rego menos. Portanto, concluo que a guzmânia é termofílica, não amando a estagnação da água na saída. Pulverizar ama, mas para regar, como se costuma dizer, uma vez a cada 10 dias, ela manterá essa água na saída das folhas, e isso é suficiente para ela. Espero que as crianças se formem como deveriam, porque é uma pena perder uma planta tão extraordinariamente bonita!
Savannah//irecommend.ru/content/velikolepnyi-stilnyi-tsvetok
Guzmania é uma flor muito bonita, acho que não deve ser regada com muita frequência, verifiquei por experiência própria, depois que desbota, é preciso cortar a flor e, depois de um tempo, começará a brotar.
vitos//indasad.ru/forum/27-uchod-za-komnatnimi-rasteniyami/2065-guzmaniya
Recebi Guzmania há cerca de 5 anos, em 8 de março. Ela parecia uma grande flor vermelha brilhante no centro de um "cacho de junça". Cerca de duas semanas depois, transplantei uma flor temporária em uma pequena panela de cerâmica. Guzmania estava em flor por vários meses. Então a flor começou a empalidecer e não muito a secar, mas como se "se tornasse rígida". Ao mesmo tempo, várias crianças apareceram, e depois de um tempo as coloquei em vasos separados, a base materna desapareceu gradualmente. E agora - uma nova geração que surgiu dessa guzmania doada. A junça suculenta ficou verde, crescendo, "afofando". Reguei a flor quando ela secou, certificando-me de que a água necessariamente entrasse na saída, afrouxando periodicamente o chão. O habitat da planta, segundo a tradição, era o peitoril da janela (lado leste). Durante quatro anos, nada aconteceu, apenas novos folhetos eram adicionados periodicamente, e então ... Na primavera, durante a próxima rega, notei algo corar nas profundezas da saída - não havia limite para minha alegria! Eu esperei! O processo de crescimento e floração da flor em sua forma máxima levou três meses. Ou seja, no verão, a guzmania adquiriu exatamente a forma em que eu a vi pela primeira vez. Então, por mais seis meses, ela esmagou brilhantemente a minha janela, depois o processo de liberação das crianças e morte foi repetido.
Preto para baixo//otzovik.com/review_3511785.html
Sem dúvida, a guzmânia é caprichosa, porque está acostumada a um clima tropical. A planta de incrível beleza apreciará muito o trabalho de um cultivador zeloso, agradável aos olhos e trazendo paz, tranquilidade e paz à casa.