A amoreira, ou amoreira (amoreira), para a maioria das regiões da Rússia, pode ser considerada uma planta exótica, encontrada apenas em condições climáticas muito diferentes das nossas. No entanto, a área de sua distribuição está se movendo para o norte, e hoje muitos jardineiros cultivam com sucesso essa árvore do sul, mesmo na Sibéria.
Duas formas de amoreira: branco e preto
Das mais de duzentas variedades de amoreira, duas formas são amplamente conhecidas e difundidas:
- A amoreira é branca. Em casa, nas condições da China e da Índia, é uma árvore enorme (de 10 a 12 metros de altura) com uma vida útil de até 300 anos. É considerado uma fruta e alimento para culturas industriais. A folha atinge tamanhos enormes até 25-30 cm de comprimento. É usado como alimento para o bicho-da-seda, produtor de matérias-primas de seda. Conhecida desde os tempos antigos.
- A amoreira é preta. A folha tem 6-17 cm de comprimento. É considerada uma árvore frutífera. Dá cachos de pequenas frutas negras com um sabor acentuado, mas agradável. As bagas na aparência lembram amoras.
A principal diferença externa entre as amoras brancas e pretas na cor da fruta. É chamado de branco quase literalmente por causa da cor muito clara da casca. Além disso, os frutos maduros da amoreira branca podem ser de cores diferentes: branco, rosa e até preto.
No preto, respectivamente, os frutos maduros são sempre pretos e a casca mais escura.
A amoreira cresce em climas frios
As regiões nativas da distribuição de amoreira em nosso país podem ser consideradas as regiões sul:
- Transcaucásia
- Cáucaso do Norte
- Crimeia
- sul da parte européia da Rússia.
Hoje, porém, a área de sua distribuição avançou não apenas para a Sibéria, mas também na direção oposta - para os países da Europa. Nas latitudes do norte, amoreiras da mesma variedade não podem crescer para tamanhos enormes do sul. A colheita das frutas do norte não é tão abundante e as bagas são menores e azedas.
A amoreira cresce em solos diferentes, mas prefere férteis, soltos, com alta capacidade de retenção de água e acidez pH 5,5-7,0. O desenvolvimento das árvores é relativamente lento, começa a dar frutos apenas por 8 a 10 anos e na Sibéria - por 10 a 12 anos. Portanto, recomenda-se plantar mudas já formadas de três a cinco anos de idade.
Ao trabalhar com mudas de amoreira, é importante saber que ela tem raízes muito quebradiças que requerem um manuseio muito cuidadoso. Pela mesma razão, você não pode cavar o solo sob essas árvores.
Na amoreira, não apenas as raízes, mas também os ramos são diferenciados pelo aumento da fragilidade. Portanto, sob os longos galhos de uma árvore adulta, estendendo-se para longe da coroa, às vezes é necessário colocar adereços.
O restante da tecnologia de plantio é semelhante ao plantio de qualquer árvore:
- Cavar um buraco um pouco mais amplo e mais profundo que o sistema radicular.
- Uma muda cai no poço, é coberta de terra e abarrotada.
- O solo derrama abundantemente para umedecimento e compactação.
- Uma estaca está presa entre as raízes das mudas, às quais está ligada uma planta recém plantada.
- Uma camada de cobertura está espalhada por cima.
Variedades para cultivo na Sibéria
Para o cultivo em regiões frias, incluindo a Sibéria, são recomendadas várias variedades de amoreira. Todos eles pertencem à mesma espécie - amoreira branca. Eles diferem na folhagem característica - a folha de baixo é lisa, às vezes apresenta pequenos crescimentos, o formato da folha é impreciso, em forma de coração.
Tabela: Variedades de amoreira adequadas para o cultivo em climas frios
Nome da nota | Recurso |
Baronesa Negra | Variedade alta com coroa esférica. É estável no rolamento. Resistente ao gelo até -30 sobreC. |
Garota de pele escura | Árvores de altura média com uma copa densa de forma piramidal. A variedade é despretensiosa, resistente ao gelo até -30 sobreC. |
Smolensk rosa | Planta alta, com folhagem muito densa, de forma piramidal. Os frutos amadurecem cedo, a resistência ao gelo é classificada como "muito alta" sem indicar graus. |
De qualquer forma, ao comprar uma muda em um viveiro, os especialistas lhe dirão quais variedades são adaptadas especificamente ao seu clima. E você também pode perguntar aos proprietários de amoras que variedades sobreviveram e estão crescendo com sucesso em sua região.
Vídeo: cultivar amoras na Sibéria
Características do cultivo de amoras em regiões frias
Existem técnicas simples que você precisa aplicar ao cultivar amoras em clima frio.
Seleção de assento
Sabe-se que nas ruas, mesmo no inverno, há lugares onde as árvores são mais quentes. Estas são as encostas do sul abertas ao sol e precisam ser selecionadas para o plantio de culturas que adoram o calor. Devido à sua posição inclinada, essas áreas sempre recebem mais calor e luz. Mesmo em dezembro, quando os raios do sol baixo deslizam sobre a superfície da terra e mal aquecem, a inclinação em um ângulo de inclinação significativo pega calor como no verão com sol alto. É claro que a neve branca reflete os raios, mas no outono a terra congelará lá mais tarde, e na primavera derreterá e aquecerá mais cedo.
Ainda mais quente para as plantas no lado sul dos edifícios, especialmente grandes e aquecidas. Os edifícios atrás das árvores no norte nunca sombream, mas apenas os cobrem dos ventos frios do norte. É altamente indesejável plantar amoreira em um local baixo e úmido.
Palha
Ao preparar amoras para o inverno ou durante o outono, você precisa preencher o solo com uma camada mais espessa de cobertura morta. É melhor se estiver economizando calor. Essas opções são adequadas:
- agulhas secas misturadas com húmus,
- serragem podre,
- húmus solto,
- turfa.
A cobertura é aplicada em camadas de 15 a 25 cm, que ajudam a proteger o sistema radicular do congelamento. Serragem fresca também é usada. Mas eles têm a capacidade de retirar nitrogênio do solo durante a decomposição. E, finalmente, decaindo, eles devolvem o nitrogênio ao solo. Portanto, recomenda-se derramar serragem fresca:
- fertilizantes nitrogenados
- uréia
- nitrato de amônio.
Com base em pelo menos 40-60 g por 1 km². m
Aparar nuances
Em climas frios, é aconselhável realizar a poda, formando um formulário de baixo padrão na forma de um arbusto. Quanto mais baixa a amoreira, maior parte será coberta de neve. E mais fácil é, se necessário, cobri-lo de cima com material de cobertura. Com uma árvore de altura limitada, ela se presta facilmente, porque mesmo sem poda, a amoreira cresce mais em largura do que em altura.
A amoreira de dois séculos na quente ilha da Bretanha, que espalha sua coroa para 600 metros quadrados, é considerada o recordista da área. m
O restante é realizado com podas sanitárias e desbaste, de acordo com as regras comuns a todas as culturas e regiões. A única diferença é que, após a poda no início da primavera, a temperatura não deve cair abaixo de menos 10 sobreC, porque haverá o risco de congelamento de novos cortes e morte de galhos.
Abrigo
No século 18, depois que a Rússia aprendeu o segredo da produção de seda, foram feitas tentativas para cultivar a cultura da amoreira branca em nosso clima em escala industrial. A experiência mostrou que os bosques podem crescer e se desenvolver normalmente por vários anos. Mas quando ocorreram geadas extremas, e isso não é incomum conosco, a amoreira congelou exatamente de acordo com o nível de neve. Tudo o que estava sob a neve sobreviveu. É claro que abrigar vastos bosques é muito problemático. Mas uma ou várias árvores em seu jardim podem ser cobertas de neve por baixo e, em caso de geadas severas, cubra com material de cobertura moderno, mesmo as usadas.
Abrigos exigem principalmente brotos jovens. A experiência mostrou que os galhos lignificados de uma árvore adulta não congelam mesmo em geadas severas.
Material de plantio local
Uma árvore que cresce há vários anos em um clima frio já apresenta alterações em seu genótipo em direção à resistência máxima ao frio. Obviamente, recomenda-se plantar amoreira com mudas adultas para obter frutos mais cedo. Mas se as mudas forem trazidas de um clima subtropical, você nunca poderá esperar pela frutificação. Portanto, para espalhar amoreira em clima frio, deve-se tentar usar material de plantio local, criado por estacas de amoreiras locais sobreviventes e cultivadas com sucesso. Não pode ser chamado de zona, do ponto de vista científico, mas já é uma planta significativamente adaptada.
Como preparar e plantar mudas:
- Após a queda das folhas, os crescimentos anuais são cortados sobre o rim superior selecionado e 15 a 17 cm abaixo.
- As fatias são mergulhadas em heteroauxina ou em uma solução de qualquer preparação de raiz. Amarrados em feixes de 10 a 15 peças, colocados verticalmente em um recipiente e cobertos com areia quase todo o comprimento.
- No inverno, armazene a uma temperatura de menos 3 sobreC a mais 7 sobreC.
- Na primavera, antes que as gemas comecem a inchar, sulcos são feitos no solo com 15 a 17 cm de profundidade.Faça cortes no sulco a 25-35 cm de distância e preenchem o chão quase completamente, deixando apenas uma ponta de 2-3 cm na superfície.
- No outono, as mudas que deram as raízes são transplantadas como mudas de pleno direito para um local permanente.
- No inverno, dormem com a neve.
Além disso, a amoreira local pode ser propagada por brotos de raiz, vacinas, sementes e camadas.
Como vemos, a pergunta "a amoreira cresce na Sibéria", a julgar pelas inúmeras informações na rede, podemos responder - ela cresce, mas com duas reservas:
- Não cresce em toda a Sibéria.
- Cresce, mas não como na pátria em seu clima.
Nas regiões frias, cresce a amoreira branca relativamente confiante em Bashkiria, Kazan e Orenburg, Altai, Primorye e no sul do Território de Khabarovsk. Aqui, a amoreira pode até dar frutos, o que nem sempre é o caso em condições climáticas inadequadas. Mas mesmo nessas regiões, devido a fortes geadas, as amoras geralmente congelam brotos anuais descobertos e até galhos perenes.
Além disso, a experiência acumulada dos jardineiros do norte mostrou que a amoreira é capaz de se acostumar ao frio e se adapta ao novo habitat muito melhor do que outras culturas do sul. Além disso, brotos congelados não levam à morte da planta e nem afetam muito a condição geral. No primeiro verão, em vez de brotos perdidos devido à geada, os novos crescem rapidamente. Embora, é claro, isso diminua o desenvolvimento normal geral, mas não é crítico.
Pragas
Todas as dificuldades de cultivar amoras em clima frio são compensadas por um fato notável - praticamente não há pragas e doenças. Não precisa ser processado. Às vezes, os ratos que roem uma casca podem prejudicar uma árvore - as amoreiras têm uma folha e uma casca rica em proteínas, e é para o gosto de roedores. A proteção é igual a todas as frutas, por exemplo, contra lebres - o tronco na base é embrulhado com material enrolado e amarrado com arame.
Às vezes, os pássaros amadurecem em uma colheita madura de bagas, bem como em cerejas e outras culturas de bagas.
Pode haver danos causados por queimaduras solares, contra as quais os troncos são embranquecidos com uma solução de limão no outono. Na maioria das vezes, isso é feito por algum motivo no final da primavera, mas qualquer árvore pode queimar-se do sol apenas antes do início do fluxo de seiva, em fevereiro-março, portanto, é correto embranquecê-lo no outono.
Cuidado
Além das medidas anticongelantes acima, a amoreira pode exigir rega durante uma seca anormal e somente no período posterior a meados de agosto. A partir deste momento, a árvore começa a se preparar para o inverno, e ele não precisa de excesso de umidade.
Existem recomendações para alimentar a amoreira com fertilizantes minerais e orgânicos, a fim de estimular o crescimento. Mas plantas de vida longa não gostam de pressa. Eles crescem lentamente século e mais e quase não precisam sair.
Comentários Mulberry Growing
A amoreira cresce bem e dá frutos em condições urbanas, mesmo perto de empresas industriais, não sofre com o ar seco e tolera um corte de cabelo. Use-o em becos, desembarques em grupo e individuais, para ajardinar as ruas da cidade, criando belas sebes densas. Criadores estão trabalhando em novas variedades de tuta. G. I. Babaeva e N. A. Alekseichenko criaram 7 variedades de amoreira de alto rendimento, resistentes ao inverno e resistentes a doenças e selecionaram 14 variedades de frutas e formas promissoras de cores diferentes, de branco a rosa, de rosa a roxo-avermelhado e quase preto . A amoreira neste inverno super-extremo de 2010 estava muito fria, em termos de neve. Mas esses invernos acontecem uma vez a cada cem anos, então não vou desanimar. Eu acho que em dois anos ele crescerá e começará a dar frutos. O suficiente por cem anos.
G. KazaninDe um artigo da revista "Homestead Management"
E nossa amoreira deve dar frutos! Eu já peguei tanta informação - mesmo no norte da região de Moscou, ela dá frutos. A resistência ao gelo é adquirida ao longo dos anos. Obviamente, o rendimento é menor que o sul e as bagas são menores - mas ainda assim deve funcionar! Então você tem que plantar. Uma coisa é ruim - não se sabe que tipo de mudas. Se cultivadas a partir de sementes, elas podem ser inférteis.
Katya//d-48.ru/viewtopic.php?f=35&t=1149
Quanto à amoreira rosa (com frutos rosados), só posso dizer positiva. Frutas doces (nos verões quentes são como mel), com cerca de 2-2,5 cm de tamanho. Naturalmente, diferentemente da aronia, ela não mancha as mãos ao comer bagas. Depois das geadas deste ano, pensei que ficaria sem frutas, mas não. Na visita de ontem ao site, descobri que, com as folhas recém-florescidas, as bagas também estavam presentes.
nicky//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=38&t=537&sid=b9367287b8e753b14c42b76cc11acb74&start=360
A amoreira branca com bagas pretas cresce em Samara. No inverno de 2009-2010, resistiu a geadas de -40 ° C. Em geadas acima de -35 ° C, o final das sessões anuais congela, o que, em geral, não é assustador. Mesmo depois de -40 oC, deu frutos em mim. Propagado por estacas no inverno lignificado e verde no verão. Reprodução por sementes eu não aconselho. O fato é que, com a reprodução de sementes, uma planta puramente feminina, uma planta puramente masculina (seda) pode ser obtida e, ao mesmo tempo, tanto masculina quanto feminina (é disso que as estacas devem ser retiradas).
Golfinho sensível//otvet.mail.ru/question/89044596
Em geral, a amoreira é uma planta resistente e duradoura que não requer cuidados especiais. As dificuldades para cultivá-lo na Sibéria estão congelando no inverno e um curto período quente no verão. Como você pode ver, elas podem ser significativamente suavizadas se forem observadas certas condições para plantar e cultivar uma árvore.