Rosa Kordana (Kordana) - casa de repouso e ao ar livre no jardim

Pin
Send
Share
Send

Rosa Kordana é um representante em miniatura da família Rosaceae, com inflorescências tradicionais, mas não grandes. Esta planta é geralmente plantada no jardim, com menos frequência - é cultivada em uma panela de barro no apartamento. Devido à sua natureza relativamente despretensiosa, a Cordana desfruta de uma popularidade estável entre os amantes de plantas com flores. É adequado para um cultivador iniciante, se você demonstrar cuidado suficiente ao sair.

Rosa Kordana - que tipo de variedade é essa, a história da criação

A variedade foi criada na Europa no início do século XIX, como resultado do cruzamento de um anão chinês e rosa de polianthus (multi-florida), tendo recebido pequeno crescimento desde o primeiro e riqueza de inflorescências no segundo. O nome "Cordana" vem do nome do produtor Wilhelm Cordes, que desenvolveu a variedade. A flor é miniatura e decorada com botões de bebê: a altura das hastes raramente excede 30 cm, e o diâmetro da inflorescência pode ser de apenas alguns centímetros.

Rose é adequada para plantar em campo aberto e em vaso. No entanto, uma das sub-variedades mais comuns desta flor - Cordana Mix - é melhor mantida apenas em uma sala com condições controladas, pois é muito caprichosa para a vida nas ruas.

Cordana em todo o seu esplendor

Os botões são encontrados em várias cores:

  • branco e creme;
  • rosa;
  • amarelo;
  • laranja
  • escarlate brilhante.

As hastes e as folhas pequenas têm uma cor verde rica, transformando-se em verde escuro e até esmeralda. Os botões começam a florescer na primavera e encantam os olhos até cerca de outubro.

O custo é outra vantagem dessa mini-rosa: o preço de um arbusto, geralmente composto por várias sessões independentes, varia entre 200 e 250 rublos. Não é de surpreender que os fãs do Cordana adquiram gradualmente todas as opções de cores.

Um nome alternativo para Cordana é uma rosa de borda. É apreciado pelos paisagistas pela floração densa e densa, caules pequenos e pela graça de flores pequenas. Ela é frequentemente escolhida para desempenhar o papel de uma cobertura baixa. Ocupando um espaço modesto em uma horta ou canteiro, a mini-rosa desempenha perfeitamente sua função decorativa.

Preste atenção! Uma característica distintiva do Cordana é a (quase) completa ausência de olfato, mas isso dificilmente pode ser chamado de uma desvantagem séria - nem todo mundo gosta de aromas florais duros.

Cultivar uma flor, como plantar

Saxifrage - plantando e cuidando em campo aberto, no jardim, em casa

Como planta de fronteira, a Cordana é plantada na forma de flores adultas ou brotos cultivados. A primavera é o melhor momento para manipulações tão sérias com rosas delicadas. A terra deve aquecer pelo menos 10 graus.

O solo pode ser comprado, pronto ou misturado, independentemente do solo do jardim, turfa e areia, enquanto a proporção de turfa deve ser um pouco maior. O solo é levemente ácido ou neutro.

O broto deve ser alto o suficiente - 25-30 cm, isso ajudará a planta a sobreviver. As hastes com botões são removidas, o restante é reduzido em cerca de um terço. As raízes antes do plantio devem ser completamente saudáveis, elas devem se livrar de processos apodrecidos.

Nas lojas, você pode encontrar amostras com botões brancos, vermelhos e amarelos.

O dia para plantar é melhor escolher um vento ensolarado e com pouco vento. Se possível, um local para arbustos também precisa ser selecionado pouco soprado, mas ao mesmo tempo bem iluminado.

Procedimento de desembarque:

  • preparar o solo: faça a drenagem (se necessário), despeje o solo fertilizado;
  • local de rega abundantemente;
  • faça furos e coloque brotos, aspersão de terra;
  • água novamente, desta vez com fungicida.

Para que as plantas sobrevivam ao poço de inverno ao ar livre, elas precisam ser cobertas no final do outono.

Cordão de floração

Cuidados ao ar livre e em casa da planta

Rose cardan como cuidar após a compra

Mini rosa é uma flor delicada. Para preservar suas propriedades estéticas por um longo tempo, é importante saber como cuidar da rosa da Cordana após a compra.

Rosa Astrid Grafin von Hardenberg - plantio e cuidados

Imediatamente após a aquisição, a flor deve ser lavada em água morna. Ao contrário das recomendações de alguns especialistas, você não deve se apressar e transplantar imediatamente a rosa de um vaso temporário para um recipiente permanente ou campo aberto: quando você se muda para um novo local de residência, a flor já passou por um estresse, então pelo menos por alguns dias Kordana precisa descansar.

O pote de transporte ainda pode ser colocado em um local ensolarado (por exemplo, um parapeito da janela no lado sul ou em uma varanda), enquanto você precisa umedecer o solo de acordo com o regime de irrigação e recusar a alimentação por um tempo.

Preste atenção! A sala deve ser bem ventilada, mas os rascunhos devem ser evitados.

Cordana adora uma boa rega - no inverno toda semana, no verão com mais frequência. Terra em vaso ou terreno aberto ao redor do caule não deve secar. Ao mesmo tempo, outro extremo deve ser evitado - não é necessário umedecer o substrato além da medida; caso contrário, as raízes começarão a apodrecer e a planta precisará ser "reanimada" com urgência. Um acabamento seco é um sinal de rega.

Como regra geral da floricultura, a água que não permanecer na panela e drenar para a panela deve ser removida; caso contrário, o microclima no recipiente ficará muito úmido. A pulverização suave das folhas é permitida. Na rua, você precisa afrouxar a terra no canteiro durante a rega.

Para rosas Kordan, o solo é preparado da seguinte forma:

  • colocar argila ou grânulos de outro material de drenagem a uma altura de cerca de 4 cm no fundo da panela;
  • despeje uma camada do solo principal por cima - pode ser um solo nutritivo pronto para o crescimento das raízes (marcas populares entre os amantes de rosas - Pokon, Greenworld).

Argila expandida como drenagem para a maioria das plantas de interior

Durante o período de floração ativa, as rosas não fertilizam. Em vez disso, no início da primavera, o adubo contendo nitrogênio é introduzido no vaso ou no terreno aberto e, no outono, após a queda dos brotos, as plantas são alimentadas com fertilizante com potássio e fósforo (sulfato de potássio, nitrato de potássio, calimagnésia, superfosfato).

Na floricultura, um fertilizante comum que contém todas as substâncias acima é o azofoska - um curativo complexo na forma de grânulos. As ações das três substâncias ativas - nitrogênio, potássio e fósforo - são aproximadamente iguais. Como o fertilizante é embalado em sacos de grandes volumes, é vantajoso usá-lo em casas de campo e jardins.

Importante! É o potássio que contribui para a formação de botões bonitos.

No modo planejado, os vasos de plantas são transplantados na primavera, em casos extremos, no início do verão. Durante o período de vegetação ativa (até meados do outono), não é recomendável perturbar as rosas.

Antes do procedimento, o substrato precisa ser umedecido, deixar secar um pouco, após o que o pedaço de terra é removido e colocado em uma panela nova, cujo diâmetro é de 3-5 cm maior que o anterior. Ao redor do coma, você precisa adicionar e tampar o solo fresco - as raízes devem "respirar".

No primeiro transbordo, deve-se lembrar que os fornecedores das lojas geralmente colocam mais de uma planta em um vaso - é assim que eles alcançam o esplendor do mato. É melhor plantá-las individualmente para que as folhas não se amontoem e, na parte inferior do caule, não haja excesso de umidade - um ambiente favorável para o fungo.

A poda, por via de regra, é realizada na entressafra. Na primavera, eles se livram de caules e galhos secos: não apenas estragam a aparência da planta, mas também interferem no desenvolvimento de brotos frescos. No outono, você pode re-limpar o arbusto, remover as folhas amarelas, cortar os brotos secos.

A poda é um ritual importante

No inverno, as rosas podem não ter luz solar suficiente, especialmente se a casa não tiver janelas suficientes voltadas para o sul, sudeste. Nesse caso, você precisa pensar em instalar uma lâmpada fluorescente. Se a Cordana sofrer uma leve fome, os botões da primavera não podem esperar.

Rosas floridas

Durante a estação de crescimento, a rega e a cobertura são realizadas como descrito acima. No final do outono, um período adormecido se estabelece, que durará até o final do inverno. Neste momento, a cobertura não é realizada, a rega pode ser menos comum.

Rose Henry Kelsey - Plantio e Cuidados

A planta é colocada em um local mais fresco e deixada por dois meses. Quando a rosa começar a dar novas folhas, isso será um sinal de que ela descansou e você poderá voltar aos cuidados completos.

Espera-se que, com o advento da primavera, o Kordana comece a florescer profusamente. Se isso não acontecer, você precisa analisar o que o produtor está fazendo de errado. Talvez a flor não tenha descansado bem, carece de fertilizante ou luz. Se você eliminar as falhas nos cuidados, uma planta saudável florescerá.

Preste atenção! Cuidar de um Cordana aumentou em casa após a compra em uma loja é simples, mas requer uma abordagem metódica.

Propagação de flores

A rosa é bem propagada por estacas apicais, cortadas em um ângulo de 45 graus. Deve haver vários brotos no caule, as folhas inferiores são removidas.

Descrição do procedimento:

  • estacas cortadas da planta mãe;
  • o local de corte é seco;
  • colocado na água até que as primeiras raízes curtas apareçam;
  • plantado em uma panela e coberto com filme plástico;
  • regada à medida que o solo seca.

Preste atenção! As estacas podem ser cortadas e enraizadas durante toda a primavera e verão. Para melhorar o crescimento radicular, são utilizados aditivos ativos especiais.

Além do enxerto, o melhoramento é realizado por sementes. No inverno, as sementes são embebidas em água morna e recuadas em solo úmido em um recipiente comum. Na primavera, jovens arbustos devem aparecer - os chamados plantios, que, dependendo do seu crescimento, podem ser movidos para vasos individuais ou plantados diretamente no solo.

Doenças, pragas e formas de combatê-los

A cordana não é uma planta resistente, por isso deve ser protegida contra doenças, especialmente fungos. A infecção ocorre em flores vizinhas ou devido à umidade do solo muito alta. A presença da doença é indicada por um revestimento branco ou cinza nas folhas, um escurecimento do caule.

Como medida preventiva, é utilizada a rega com a adição de fungicida. A melhor maneira de proteger a rosa do fungo é seguir as regras de cuidado, pois será difícil para a planta derrotar o fungo.

Curb de Bush subiu em campo aberto

<

Como resultado, os especialistas recomendam o cultivo de Cordana em campo aberto: no jardim ou na cabana de verão. No entanto, com o devido cuidado e paciência, esta rosa em miniatura florescerá no parapeito da janela do apartamento.

Pin
Send
Share
Send