Roicissus (Rhoicissus) - uma planta herbácea perene de crescimento rápido família de uva com brotos encaracolados ou rastejantes, que em condições naturais são capazes de atingir um comprimento de 3 metros ou mais. A pátria de roicissus é os trópicos da África Central e do Sul.
Na floricultura de interior, a planta é cultivada em forma de ampola, suas hastes sem poda são esticadas a um comprimento de 1,5 metros. As folhas de roicissus são bastante grandes, pintadas em tons saturados de verde, podem ter uma forma diferente, dependendo da variedade (uva, arredondada, palmate, etc.).
O florescimento de roicissus não é particularmente perceptível, acontece apenas em condições naturais: no verão, nos arbustos da planta, a partir das axilas das folhas, aparecem pedúnculos curtos com inflorescências umbelladas, combinando muitas flores esverdeadas muito pequenas.
Também não deixe de ver como cultivar cissus e tetrastigma uau.
Alta taxa de crescimento. | |
Quase não floresce em condições de ambiente. | |
Planta fácil de cultivar. | |
Planta perene. |
Roicissus: atendimento domiciliar. Brevemente
Roicissus rhombic. FotoModo de temperatura | Cerca de + 21 ° C durante o período de crescimento ativo, cerca de + 15 ° C, mas não inferior a + 10 ° C no inverno. |
Humidade do ar | Moderado, é possível o cultivo em baixa umidade com pulverização adicional. |
Iluminação | Brilhante espalhado com sombras do sol do meio-dia. Roiscissus pode crescer em sombra parcial. |
Rega | Moderado com curtos intervalos de secagem do solo: no verão - 1 vez em 3-4 dias, no inverno - 2-3 vezes por mês. |
Solo para roicissus | Comprado nutritivo e solto ou preparado independentemente de jardins, gramados e áreas arborizadas com a adição de areia (perlita) na proporção de 1: 1: 1: 0,5. |
Fertilizantes e fertilizantes | Durante o crescimento ativo 1 vez em 2 semanas com uma composição complexa líquida para plantas de interior. |
Transplante de Roicissus | À medida que o mato cresce: as plantas jovens são transplantadas 1-2 vezes por ano, os adultos - 1 vez por ano, nas plantas antigas elas renovam apenas o solo superficial. |
Reprodução | Estacas apicais, partes de caules ou divisão do mato. |
Recursos crescentes | Roicissus em casa periodicamente precisa tomar banho sob um banho quente para remover a poeira e a sujeira das folhas. Na estação quente, a planta pode ser mantida na varanda ou no jardim, protegendo o sol do meio-dia. Para que o arbusto de roississus seja magnífico e tenha uma forma elegante, você deve beliscar regularmente as partes superiores dos brotos alongados. |
Cuidar de roicissus em casa. Em detalhe
Roicissus de florescência
A planta roicissus em casa floresce extremamente raramente. Na natureza, a floração geralmente ocorre no início do verão: nesse momento, pequenas flores sem tons de tom esverdeado aparecem das axilas das folhas, coletadas em inflorescências-guarda-chuvas em pecíolos curtos.
Modo de temperatura
Na estação quente, a planta é mantida a uma temperatura próxima à temperatura ambiente (+ 18- + 22 ° C); durante o inverno, eles transferem o vaso de flores para uma sala mais fria com uma temperatura do ar de cerca de + 15 ° C (mas não inferior a + 10 ° C).
Pulverização
O roicissus doméstico pode crescer ativamente com baixa umidade e tolera o ar seco dos apartamentos urbanos. No entanto, a planta responde bem à pulverização regular: sua folhagem adquire uma tonalidade verde mais saturada, o procedimento também ajuda a evitar a secagem das pontas das lâminas das folhas.
Roicissus é pulverizado 2 vezes por semana com água morna e sedimentada.
Iluminação
O roicissus não precisa de iluminação intensiva e prolongada; cresce bem sob luz suficientemente brilhante, porém difusa, ou com sombra parcial. Um vaso de flores é melhor colocado nas janelas sul, leste ou oeste, sombreado pelos raios ativos do meio-dia.
Rega
Durante o período de crescimento ativo, o roicissus deve ser regado com abundância, mas entre as irrigações o solo pode secar levemente (a uma profundidade de 1-2 cm). A água deve ser tomada à temperatura ambiente. Com o início do tempo frio, a frequência da rega é reduzida ao mínimo, mas, ao mesmo tempo, um coma de terra não deve secar, caso contrário a planta deixará cair as folhas.
Pote para roicissus
A capacidade de cultivar a planta deve ser espaçosa e estável, e precisará ser alterada com bastante frequência, pois o roicissus cresce muito rapidamente. Quando o diâmetro do vaso atinge 30 cm, a planta não pode mais ser transplantada no futuro, mas apenas atualiza anualmente o solo superficial.
Solo
A planta não possui requisitos especiais para a qualidade do solo, é maravilhoso qualquer solo solto de compra é adequado, enriquecido com nutrientes. A mistura de solo para roicissus pode ser preparada em casa a partir de folhas, gramados e solo de jardins com a adição de areia de rio ou perlita (a proporção de ingredientes é 1: 1: 1: 0,5).
Fertilizantes e fertilizantes
Devido ao fato de o roicissus estar crescendo muito ativamente em casa, ele rapidamente retira todos os nutrientes do solo, portanto suas reservas devem ser reabastecidas regularmente. A alimentação é realizada a cada 2 semanas com qualquer fertilizante complexo líquido para plantas de interior. Roicissus também responde bem à alimentação orgânica.
Transplante
Devido ao crescimento muito ativo dos arbustos durante a estação de crescimento, as plantas jovens precisam ser replantadas pelo menos 1-2 vezes por ano. Os adultos precisam mudar o pote para um novo maior a cada ano.
O transplante de roicissus, que atingiu uma idade muito madura, geralmente é extremamente difícil devido ao grande tamanho da planta, portanto, basta apenas uma vez por ano para atualizar o solo superficial de uma panela velha para uma profundidade de 3 cm.
Poda
Para que o arbusto de roicissus não cresça com o tempo e não perca sua decoratividade, ele deve organizar regularmente um “corte de cabelo” durante o qual as partes superiores das brotações alongadas são comprimidas e os caules que são nocauteados e estragam a aparência do arbusto são removidos.
As peças cortadas são facilmente enraizadas, a partir delas você pode obter novas plantas.
Período de descanso
Cuidar de roicissus em casa envolve, entre outras coisas, a organização correta do período de descanso da planta. Com o advento do inverno, quando o horário de verão é reduzido significativamente, o vaso de flores é transferido para uma sala fria com uma temperatura do ar de cerca de + 15 ° C, é regado raramente e com muita suavidade para evitar a deterioração das raízes, a cobertura é temporariamente suspensa.
Roicissus crescente a partir de sementes
As sementes de Roicissus têm uma capacidade germinativa extremamente baixa, portanto esse método não é muito utilizado para a reprodução. É muito mais fácil obter novas plantas de maneira vegetativa.
Propagação de roicissus por estacas
As partes apicais das hastes com 1 botão vivo e 2-3 folhas formadas são usadas como estacas. Depois de cortar o material de plantio e tratar os locais de corte com carvão em pó, as mudas são enviadas para a raiz em um copo de água ou em qualquer substrato solto.
O enraizamento é fácil e não leva muito tempo. Com o aparecimento nas estacas de várias raízes fortes, elas são plantadas em vasos individuais.
Reprodução de roicissus por partes do caule
O método é semelhante à propagação por estacas, somente neste caso, o material de plantio cortado é disposto horizontalmente em um recipiente com terra e coberto com uma película ou vidro para criar condições de efeito estufa. Dentro de um mês, novos brotos começarão a se desenvolver a partir das axilas das folhas; depois de algum tempo, plantas mais fortes são plantadas em recipientes constantes.
Reprodução dividindo o mato
No roicissus grande adulto, você pode obter vários novos simplesmente cortando-o ao transplantar em divisões com partes do sistema radicular da planta mãe. Todos os locais de corte são tratados com carvão vegetal, novas plantas são plantadas em recipientes adequados.
Doenças e Pragas
Roicissus não é extravagante, é extremamente raro, mas alguma deterioração na aparência da planta pode ser desencadeada por erros no cuidado com ela, incluindo:
- manchas marrons aparecem nas folhas de roicissus - são queimaduras solares. A planta deve ser protegida durante horas particularmente quentes da luz direta do sol.
- Os brotos são esticados e as folhas são menores - a planta não tem luz suficiente, é necessário reorganizar a panela com ela em um local mais iluminado.
- Roicissus deixa amarelose o regime de irrigação for violado ou o suprimento de alimentos estiver esgotado no solo. A planta deve ser regada regular e moderadamente e alimentada em tempo hábil.
- As pontas das folhas estão secas devido à umidade muito baixa. O problema pode ser resolvido por pulverização regular de folhagem.
As pragas que representam um perigo real para roicissus incluem ácaros, cochonilhas, pulgões e moscas brancas, são controladas com drogas inseticidas especiais.
Tipos de casa roicissus com fotos e nomes
Fungo de Roicissus (Rhoicissus digitata)
Variedade altamente decorativa com folhas incomuns de palmate, cuja superfície é brilhante, coriácea, pintada em um tom de verde esmeralda muito saturado. O verso da placa da folha é coberto por vilosidades avermelhadas finas. Floresce na natureza com flores amarelo-esverdeadas indefinidas.
Roicissus rhombic (Rhoicissus rhomboidea)
A variedade mais comum na floricultura de interior, com brotos longos e flexíveis, cobertos com folhas verdes suculentas o bastante grandes, de formato complexo, constituídas por três partes romboides. Floresce na natureza com pequenas flores esverdeadas-esbranquiçadas.
Cabo Roicissus (Rhoicissus capensis)
Planta lianike encaracolada com todo bonito
e folhas coriáceas de uma tonalidade verde-malaquita, em forma semelhante à uva. Floresce na natureza com muito pequenas flores esverdeadas.
Agora lendo:
- Scindapsus - atendimento domiciliar, foto de espécies, reprodução
- Muraiya - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
- Agave de Aloe - cultivo, atendimento domiciliar, foto
- Kislitsa - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Heliconia - cultivar e cuidar em casa, espécies fotográficas