Se você tem um pequeno lago na fazenda, por que não cultivar carpas nele? Entre os "pontos positivos" deste empreendimento destacam-se o estado nutricional, o crescimento rápido e a natureza pouco exigente dos peixes para a qualidade da água. Além disso, sua carne é quase completamente absorvida no corpo humano. O que um pescador deve saber, como equipar uma lagoa no país e quais são as armadilhas na criação de carpas - você aprenderá tudo isso a partir deste artigo.
- Descrição de peixes de água doce
- Onde obter os filhotes para reprodução
- Como criar carpa
- Na lagoa
- Na piscina
- O que alimentar
- O que fazer no inverno
- O período de desova
- Equipamento adicional para reprodução eficaz
Descrição de peixes de água doce
Ictiologistas caracterizam carpas (Cyprinus carpio) como um peixe de água doce generalizada, que é um representante do gênero Carp.
Hoje ela é conhecida em muitas partes do mundo, embora os reservatórios de água asiáticos sejam considerados nativos dela. Peixe naturalizada com sucesso e se tornou um dos mais populares no grupo industrial de fazendas de peixes do cinturão temperado.
Os indivíduos naturalizados são externamente diferentes dos selvagens. É por isso que, segundo os especialistas, em algumas regiões da Ucrânia, o nome "sazan", característico das tradições russas, que é designado como formas semi-selvagens de carpa, criou raízes. Dentro da aquicultura do nosso país existem duas raças: ucraniano escamosa e ucraniana. Cada um deles tem seus próprios subtipos.
Ao cultivar carpas em piscinas, espécies espelhadas que são populares entre os pescadores são praticadas.
Seus representantes têm um corpo espesso de costas largas, de até 1 m de comprimento, e o peso dos adultos pode variar entre 35 e 120 kg.
Mas espécies com mais de 50 kg em nossas latitudes não são encontradas. Tais gigantes podem ser capturados apenas nas águas do sudeste da Ásia.
Característica específica da carpa são os nadadores, que podem ser de cor castanha clara, vermelha brilhante e até preta. As escalas nos peixes são de tamanhos diferentes, em algumas espécies podem estar ausentes por completo.
Onde obter os filhotes para reprodução
Para os iniciantes, o crescimento da carpa em casa sempre começa com a aquisição de alevinos. É desejável comprar uma especialização estreita em fazendas de peixes.
Escolha um que é de longa duração e comprovada no mercado. Saiba mais sobre a disponibilidade de uma licença para essa actividade e pedir o maior número possível dos alevinos, que, quantas vezes e os enfermos, e assim por diante. D.
A partir dessas nuances aparentemente menores depende a sua sobrevivência no novo local. Antes de comprar, examine as condições em que as mercadorias estão contidas.
Muitos recém-chegados, os piscicultores engano pensar que é muito mais fácil comprar ovos não fertilizados, dispositivo de casa-build Weiss e crescer a fritar.
Claro, este método é mais barato, mas sem qualquer conhecimento e experiência especial para obter qualidade e adaptado para novilhos de inverno quase impossível. Portanto, esta decisão irá custar-lhe mais, porque mais cedo ou mais tarde ainda tem que comprar em material de ryboferme impregnado.
Como criar carpa
Quando você ter olhado após a fazenda com uma reputação impecável e ter decidido onde você está indo comprar fritar, você pode começar a preparar a casa para os peixes. Nós olhamos para a forma de elevar as carpas na lagoa e piscina.
Na lagoa
Se você está planejando para crescer peixe na antiga lagoa que já estava no jardim, será suficiente apenas para limpá-lo e cuidar da alimentação vegetal para os novos colonos.
Em seguida, reforçar a sua costa grama. Durante a precipitação de suas raízes não vai permitir que o solo para deslizar para o fundo. Depois é necessário para semear a escavação do reservatório vegetação necessário que servem como comida de peixe.
Quando a solução seca, uma película de borracha é revestida e só então é preenchida com água. Lembre-se de que as carpas são consideradas peixes amantes do calor, por isso não é aconselhável colocá-las em um lago frio.
Deixe a água assentar e aquecer até 24-26 graus. Para acelerar a formação da microflora desejada, jogue uma pilha de capim fresco na lagoa ou despeje alguns baldes de água de uma lagoa selvagem.
Lagoa para criação de carpas é melhor planejar no canto mais distante do jardim, longe de áreas baixas, estradas e produção ruidosa.
É muito importante que a superfície da água esteja bem iluminada. Isso criará condições favoráveis para os residentes se desenvolverem e crescerem. Se a água ficar fria ou muito quente, os peixes desistirão de comida e morrerão.
Na piscina
Como na versão anterior, o tamanho do reservatório deve ser de pelo menos 1 m de profundidade e com uma área de 15 a 150 m3. m. Não importa o que a piscina é feita - o peixe vai ficar bem em madeira, cerâmica, concreto e até mesmo em construções de plástico de qualquer formato.
Mas, neste caso, há uma necessidade urgente de equipar o reservatório com um compressor, um esterilizador UV, um arejador, filtros especiais e um sistema de drenagem.
Apesar desses pequenos problemas, muitos criadores de peixes preferem bacias. Isto é explicado pela regulação simplificada do regime de temperatura e troca de água, que é vital para as carpas.
Essas instalações são muito mais fáceis de limpar e manter o nível necessário de oxigênio nelas.
Recentemente, piscinas de silo apareceram à venda, cuja essência é o suprimento de água - vem de baixo e drena ao longo do perímetro do tanque até o ponto de seu enchimento. O único "menos" desses designs é seu tamanho pequeno. Os pools de Zaryblivat só podem ser quando formam a microflora necessária.Depois que os moradores aparecerem no reservatório, não se esqueça de enriquecer periodicamente a água com oxigênio, bombeá-la e drená-la.
O que alimentar
Se a carpa conseguir uma dieta balanceada e nutritiva, então por 9 meses a partir de um minúsculo ovo é bem possível cultivar um peixe de meio quilo. E se o criador de peixes sabe o que alimentar a carpa, então é fácil conseguir esse resultado mesmo em casa.
Especialistas observam que o macho prefere se alimentar de infusórios, pequenos rakopodobnymi, larvas de insetos, vermes, moluscos. Indivíduos adultos são onívoros.
- Extenso. Consiste em alimentar o peixe apenas com zooplâncton e grama. As vantagens do método são os baixos custos de produção, e as desvantagens são um pequeno aumento na pecuária (de 300 a 650 kg por unidade de área).
- Semi-intensivo Na sua base estabelecida em quantidades iguais e alimentos agronómico zoológico (milho, cevada, trigo, aveia). Devido à isca piscicultores pode obter um melhor desempenho (700-1500 kg). Mas na estação quente, aproximadamente de junho a setembro, na alimentação não é bastante proteína, o que afeta a produtividade das marés. É por isso que os especialistas aconselham a atrair carpa alimentos para animais onívoros.
- Intensivos. Nesta tecnologia, o foco principal é sobre a alimentação, que contêm proteínas não inferior a 40 por cento. Esta forma de realização é considerada a alimentação mais produtivo (3-20 toneladas). Ele é utilizado em grandes explorações piscícolas especializados em peixes comercializáveis. Fazendo uso máximo do reservatório, o que é um aspecto muito positivo da tecnologia, não é a poluição da água e do risco de infecção de agentes patogénicos de peixe.
Alimentar os peixes duas vezes por dia em um local especial. Para este efeito, é necessário adquirir uma bandeja especial, que cai na água. Não é necessário para derramar muita comida, porque o excesso é apenas polui a água. taxa de alimentação única foi calculada a 3% em peso do peixe.
O que fazer no inverno
Com a diminuição da temperatura, as carpas suspendem a intensidade de sua nutrição e, consequentemente, o desenvolvimento. Para o inverno eles entram em hibernação.
Em reservatórios naturais, o inverno de peixe bem, e em pequenas lagoas domésticas e rasas pode morrer. Isto é devido a uma falta de oxigênio.
Você pode corrigir a situação de várias maneiras. O primeiro é em uma lagoa especialmente equipada (nela é instalado um dispositivo hidráulico para aeração e suporte de temperatura a 0 graus). Outra variante do inverno envolve o transplante de remansos em um grande aquário indoor.
Tal carpa não pode ser devolvida à habitação anterior apenas quando a água da lagoa do jardim aquece bem, e os espécimes que invernam em uma lagoa especial podem ser liberados imediatamente após a queda da neve.
O período de desova
Se você acredita nos sinais populares, a desova na carpa começa quando o trigo floresce. Muitas vezes, esse período ocorre em dias quentes e estáveis, não antes da segunda década de maio, e dura cerca de um mês.
Em primeiro lugar, os peixes pequenos caem, depois os médios e só mais tarde - os maiores espécimes. Além disso, as carpas estão apressando seus ovos em etapas durante vários dias.Um papel especial neste processo é desempenhado pelo clima e pela temperatura da água.
Se a rua estiver fria, o peixe suspende suas ações até que surjam condições favoráveis. Em casa, esses peixes gostam de botar ovos em águas rasas nas mesmas zonas. Muitas vezes, adere à grama costeira.
Em tais condições, é confortável desenvolver antes do aparecimento dos alevinos. Após a desova, o peixe maduro fica por algum tempo em repouso, e depois começa a comer intensamente e a restaurar a força.
Equipamento adicional para reprodução eficaz
Alguns aquicultores especializados em carpas são aconselhados a equipar seus reservatórios com um dispositivo especial que garanta um retorno efetivo e alto lucro. Para fazer isso, use:
- iluminação especial;
- Incubadoras de peixes e linhas de gaiolas;
- barris;
- bombas;
- filtros mecânicos de água;
- purificadores de reservatórios (dragas, e para grandes lagos, eles precisam de um cortador de cana);
- ozonizadores e esterilizadores ultravioletas;
- alimentadores de automóveis para peixes;
- oxigenadores e geradores de oxigênio;
- incubadoras para caviar de peixe;
- Instrumentos de medição para água (testes expressos);
- instalações de abastecimento de água fechado e sistema de abastecimento de água circulante.