Adenium (ou a rosa do deserto, como esta planta também é chamada) vem do Iêmen, embora seja comum em Omã, Arábia Saudita e África Central e do Sul. O crescimento de adenium na natureza envolve duas etapas: um período de crescimento ativo e vegetação e um período de descanso, que é devido às condições naturais. Na sala, esse recurso é preservado. Adenium é representado por uma árvore de pequena altura com um tronco grosso com um selo na base chamado caudex. De particular valor são as folhas decorativas e as flores de adenium.
- Adenium Arabicum (Adenium Arabicum)
- Adenium Boehmianum
- Adenium Crispum
- Adenium Multiflorum (Adenium Multiflorum)
- Adenium Oliefolium (Adenium Oliefolium)
- Adenium Swazicum
- Adenium Socotrantum
- Adenium Somalense
- Adenium Obesum
- Adenium Mini (tamanho Mini)
Adenium Arabicum (Adenium Arabicum)
Adenium arabicum é mais amplamente distribuído na parte ocidental da Arábia Saudita e Iêmen. E, portanto, os floristas distinguem duas subespécies de Adenium Arabicum - saudita e iemenita. A principal diferença entre essas duas subespécies é a altura e o comportamento da planta durante o período de descanso.Representantes da cultivar saudita podem atingir uma altura de 4 metros e manter as folhas ao longo do ano, enquanto o adenium iemenita no inverno derruba todas as folhas. Quanto ao tamanho dos galhos, aqui, apesar do tronco mais baixo, o adenium iemenita supera os sauditas. O diâmetro do ramo da subespécie saudita é de 4 cm, enquanto o do iemenita é de 8,5 cm. Blossoms adenium árabe rosa, às vezes branco. No entanto, a planta alcançou sua popularidade graças a um grande caudex. As folhas da planta são pontiagudas e podem atingir um tamanho de até 15 cm, neste caso o arábica pode competir com o Boehmianum, que até recentemente era considerado a maior folha. Árabes não híbridos são caracterizados pela folhosidade das folhas, que se manifesta já em idade precoce.
Adenium Boehmianum
Adenium bohmianum é uma planta nativa de Angola, amplamente distribuída no norte da Namíbia. Em condições naturais, o arbusto pode atingir 3 m de altura, o caudex é pequeno. Folhas de cor verde pálido de forma alongada cordada pode atingir um tamanho de 15 cm.O período de vegetação do Bohmianum não diferem na duração: apenas três meses por ano, o arbusto é coberto com folhas, independentemente das condições de manutenção da planta. A floração ocorre durante o mesmo período que a vegetação. As flores são rosa suave com um núcleo de um tom mais intenso de rosa em forma semelhante a um círculo.
Esta espécie não é muito popular entre os criadores, porque cresce bastante tempo. Na maioria das vezes esta espécie não cresce em largura, mas em altura, o que torna ainda menos popular para o cultivo.
Adenium Crispum
Adenium krispum é o mais amplamente disseminado na Somália, Tanzânia e Quênia. Adenium krispum é considerada uma subespécie do adenium da Somália, no entanto, estas duas plantas são fundamentalmente diferentes umas das outras.Adenium Crispum tem um caudex único, que se assemelha a um nabo. Raízes finas crescem a partir do fundo do tronco, que está localizado no subsolo, enquanto as raízes mais grossas crescem com base no tronco do solo. As hastes de Crispum não são muito grossas e podem atingir 30 cm de altura. Crispum difere pelo crescimento lento sob condições de cultivo, e é possível cultivar uma planta com características somalianas distintas apenas após 5 anos, embora o caudex permaneça pequeno por vários anos. As diferenças entre Crispum e Somali também são evidentes quando Crispum floresce. As flores do cadinho são mais largas, enquanto as pétalas são menores. As pétalas das flores são pintadas de branco e rosa e muitas vezes podem ser dobradas. Em algumas variedades, as pétalas podem estar saturadas de vermelho. Os adenomas cultivados a partir das sementes florescem quando atingem uma altura de 15 cm, geralmente no segundo ano de desenvolvimento.
Adenium Multiflorum (Adenium Multiflorum)
polyanthous Adenium ou Adenium multiflorum mais amplamente distribuído na província da África do Sul (Kwazulu Natal, Mpumalanga, Limpopo), Suazilândia, Moçambique, Malawi e Zâmbia. multiflorum Adenium tem causado disputas entre produtores, porque seu tempo foi considerado uma espécie de Adenium Obesum, mas depois descobriram que essas espécies são as diferenças o suficiente para distinguir entre eles. Multiflorum cresce como um arbusto pequeno, e em alguns casos pode crescer uma árvore de até 3 m. Caudex pronunciada em plantas jovens e caules de cor castanho-acinzentado crescer a partir de rizomas subterrâneos. Quanto mais espessa a haste se torna, menos perceptível será o caudex. Multiflorum está crescendo rápido o suficiente, no entanto, o primeiro florescimento só pode ser alcançado no quarto ou quinto ano de desenvolvimento. No inverno, a planta "hiberna" e descarta as folhas. A partir do período de descanso, a planta sai após 4 meses.
O tamanho das flores desta espécie é de cerca de 6-7 cm de diâmetro. E a floração é a mais abundante entre todas as espécies. As folhas de Adenium são bastante grandes e largas.
Adenium Oliefolium (Adenium Oliefolium)
Seu nome é devido à composição das folhas: elas contêm uma grande quantidade de óleo. É amplamente distribuído no território do Botswana, leste da Namíbia e parte norte da África do Sul. Esta espécie é considerada a menor (o caudex subterrâneo não excede 35 cm). A parte aérea do adenium cresce a 60 cm de altura. As folhas são azul-esverdeadas, semelhantes às folhas do adenium somali e atingem 1,5 cm de largura e cerca de 11 cm de comprimento. As flores são rosa em 5 cm de diâmetro Em condições naturais, o olho de uma flor é branco ou amarelo, embora diferentes variedades possam ter tons mais escuros de cor. Floresce o oliefolium no verão.
Adenium Swazicum
Adenium Swazicum (Adenium Swazicum) é mais comumente encontrado na Suazilândia e sua proximidade com a África do Sul e Moçambique. Esta planta é representada na forma de um arbusto baixo (até 65 cm). As folhas são pintadas em uma cor verde clara. A largura da folha é de 3 cm e a altura é de 13 cm, as bordas da chapa são levemente torcidas e, com luz do sol particularmente abundante, elas se inclinam para cima ao longo do eixo. As flores são de uma única cor, geralmente de cor rosa, mas os criadores exibem clones pintados em vermelho vivo, rosa-violeta ou branco.A planta precisa de descanso e sua duração depende das condições de detenção. A floração também está associada às condições de detenção, mais frequentemente a planta floresce no verão ou no outono, mas algumas variedades podem florescer durante todo o ano. Esta espécie é muito popular entre os criadores devido à sua despretensão e crescimento bastante rápido.
Adenium Socotrantum
Adenium cocotratum é endêmico, que cresce na ilha de Socotra, no Oceano Índico. Esta espécie é dona de um dos maiores caudexos entre os adenios. que pode atingir 2,5 m de diâmetro. O tronco do cocotratum está na forma de uma coluna, ramificada. Ramos que atingem uma altura de 4 ou mais metros estão localizados "bush". Distinguir o adenium de Socotran de outras espécies é bastante simples: faixas horizontais claras são visíveis em seu caudex e tronco. As folhas desta espécie são verde escuro, 4 cm de largura e 12-13 de comprimento. A veia central da folha é de cor branca e a ponta é pontiaguda. O adenium floresce em rosa, as flores conseguem 10-13 cm de diâmetro e aparecem no verão.Em casa, o sokotranum floresce muito raramente em casa, embora em casa raramente cresça. Isto é devido ao fato de que a exportação da planta é proibida pelas autoridades da ilha.
Adenium Somalense
Adenium Somali é mais amplamente distribuído no Quênia, na Tanzânia e também no sul da Somália. O tamanho da planta é relativamente relativo e depende do habitat da planta. A altura varia de um ano e meio a cinco metros. O maior representante foi encontrado na Somália e atinge 5 metros. Esta espécie tem um caudex muito grande, que em seu tamanho pode ser comparado a um reservatório de água de 200 litros. O tronco é cônico. Adenium Somali pode ser cultivado em casa sem obstáculos, é despretensioso, e para ele é suficiente observar um período de descanso (novembro / dezembro). As folhas são de cor verde brilhante, alongadas, atingem 5-10 cm de comprimento e 1,8-2,5 cm de largura.No inverno, as folhas caem.
Floresce Adenium Somali com 1,5 anos de idade, a uma altura de 15 cm A maioria das flores é rosa suave, mas pode ser pintada em um tom mais saturado, com cinco pétalas. Com boa luz solar, o adenium pode florescer durante todo o ano.
Adenium Obesum
O habitat do adenium adumium é bastante extenso: do Senegal à Península Arábica na Ásia. Esta espécie é a mais popular entre os floristas, porque é despretensiosa e cresce rapidamente. A planta é representada por um arbusto com galhos castanhos claros, grossos e retos. Para os ramos superiores estreito. Folhas lanceoladas, podem ter uma ponta pontiaguda ou arredondada. As folhas são brilhantes, verde escuro, sem "ondulação" ao longo da borda.
Adenium Mini (tamanho Mini)
Adenium mini - árvore suculenta anã com uma coroa ramificada. Floração de mini-adenium ocorre no segundo ano de desenvolvimento da planta. Esta espécie é de particular interesse para os criadores devido à instabilidade das características varietais. Esta variedade é uma planta exclusivamente ornamental. A altura da planta não excede 17 cm e a planta pode florescer durante todo o ano. As flores são como rosas e em diâmetro podem chegar a 7 cm.O mini adenium original tornou-se a base para a reprodução de outras variedades que diferem da espécie base por cor, entre elas rosa, vermelho, branco, rosa com um tom branco. Como você pode ver, é muito fácil cultivar uma pequena árvore em um apartamento. Entre todas as espécies representadas, você pode escolher uma que goste e apreciar sua aparência decorativa em casa.