Phlox melancolia é uma flor perene que se tornará uma adição brilhante e perfumada ao seu design paisagístico. Estas flores, graças à sua rica paleta de tons e variedade de variedades, apaixonaram-se por floristas, floristas e paisagistas. A planta é despretensiosa no cuidado, do que conquista o favor. A família une muitas variedades de híbridos. Que tipos de melancolia de flox escolher, onde plantar e como cuidar deles, continue lendo.
- Características biológicas
- Variedades populares
- Regras para escolher o material de plantio ao comprar
- Escolhendo o lugar certo para o plantio
- Iluminação
- Solo
- Plantio de mudas
- Dicas de cuidados para a exuberante floração
- Rega
- Remoção de ervas daninhas e cuidados com o solo
- Alimentação
- Aparar
- Invernada
- Métodos de reprodução
- Cultivo de sementes
- Divisão
- Corte
- Doenças e pragas: prevenção e tratamento
- Aplicação em paisagismo
Características biológicas
A flor recebeu esse nome na Grécia, onde foi associada a uma chama. O fato é que os "progenitores" das floxes modernas diferiam na cor vermelha brilhante.
Ao longo dos anos, no processo de hibridação e seleção, novas variedades das formas mais inesperadas de flores e matizes foram removidas (e continuam sendo removidas). Enquanto não há apenas amarelo.
Phlox falange é uma flor herbácea perene, cuja altura é de até 150 cm Um poderoso sistema radicular é a base da vida da planta e uma garantia de que ela irá adornar seu jardim por anos.
Em comparação com as inflorescências luxuriantes, que estão localizadas em hastes frágeis, as folhas do phlox parecem pequenas, sua forma é oval ou lanceolada-alongada. A planta atrai a atenção e é lembrada por suas ricas inflorescências de coloração brilhante. Flores exalam uma fragrância agradável. Se você combinar as variedades corretamente, o período em que o floccus flax floresce, em seu jardim fará todo o verão e outono.
O tempo de floração de uma flor é de 7 dias. E na inflorescência existem várias dezenas.
Após o florescimento, a parte aérea da planta morre. Simultaneamente a esse processo, os rins são depositados no solo, a partir do qual um novo arbusto surgirá no próximo ano e a cada ano ele se expandirá.
Variedades populares
Variedades de panícula phlox diferem em grande variedade - por isso esta flor é amada por produtores de flores e criadores. Os mais populares deles são:
- "Lizzie" - o proprietário de flores de uma cor vermelha suave atraente. No centro da flor há um asterisco rosa pálido, que dá as pétalas de brilho.
- "Count Zeppelin" difere em uma cor de contraste verdadeiramente gráfica. Flores rosas pálidas "olham" para o mundo com ricos olhos roxos.
- "Cosmopolita" - altura da planta de 110 cm, é um verdadeiro herói. Também diferencia-se na sua riqueza e riqueza de flores floridas da cor rosa agradável.
- "Paraíso Azul" ('Paraíso Azul'). Uma variedade de pétalas da cor azul ou azul original, que no escuro recebe um brilho especial. Gosta de grande popularidade entre floristas.
- "Senhora verde" - Grau decorativo híbrido de panícula de flox. Seu destaque são botões exóticos e afiados que não se dissolvem.
- "O Segredo" - uma variedade alta seleção, que muitas vezes aparece em vários shows de flores e composições, devido à sua rica cor azul ou violeta.
- "Sonata" - sinfonia de flores de pétalas vermelhas e brancas.
- "Branca de Neve" - uma variedade que se distingue por enormes inflorescências brancas como a neve.
- "Esqueça-me não" - camaleão alto do phlox: muda a cor dependendo do tempo. Em um dia ensolarado, sua inflorescência é suavemente lilás, em tempo chuvoso - azul brilhante.
Regras para escolher o material de plantio ao comprar
A escolha de material de plantio de alta qualidade é uma das tarefas mais importantes. Os produtores de flores experientes são aconselhados a dar preferência a variedades domésticas que persistem em uma mudança brusca nas condições climáticas, são resistentes a doenças e pragas.
Quanto às características de cor, tudo depende do sabor. Vale a pena planejar cuidadosamente o projeto da paisagem, combinar as variedades de plantas de acordo com sua cor, época de floração e altura dos arbustos, para que depois não haja nada para alterar e transplantar.
Vale a pena inspecionar cuidadosamente as mudas para garantir que elas sejam saudáveis e não sejam afetadas por pragas.
Escolhendo o lugar certo para o plantio
Apesar da despretensão, a panícula de phlox requer certas regras de plantio e cuidados. A primeira coisa que você precisa prestar atenção é escolher o assento.
Iluminação
A planta prefere locais sombreados, o superaquecimento do sistema radicular é extremamente prejudicial a ela.Em lugares banhados pelo sol, as flores rapidamente se esgotam, perdem sua atratividade, tornam-se oprimidas.
Solo
Os canteiros Floksovye são aconselhados a planejar solos com alta composição de húmus e um sistema de drenagem bem estabelecido. Se em sua área prevalecer o solo com um nível maior de acidez, eles terão que ser "fertilizados" com cal, já que a planta não se acomoda em terras oxidadas.
O tipo ideal de solo para a planta é o solo arenoso. Com rega adequada em tal canteiro de flores, a planta vai se sentir excelente.
Plantio de mudas
Mudas de Phlox devem ser plantadas em poços rasos pré-preparados na primavera ou no outono. O fundo do poço deve ser revestido com composto ou biohumus. Se o solo for argiloso, adicione areia e fertilizantes orgânicos à fossa. Colocando a planta em um sulco, você deve espalhar horizontalmente suas raízes.
É importante manter uma distância entre as mudas de cerca de 50 cm.Isso é necessário para o bom desenvolvimento e funcionamento do sistema radicular.
Dicas de cuidados para a exuberante floração
Plantar phlox, você deve estar ciente de que ao longo do tempo terá que ajudar seus pupilos durante o seu crescimento: rega, afrouxar o solo, adubar. Cuidado adequado - uma garantia de exuberante floração.
Rega
Em dias secos phlox deve ser regada uma vez por dia (manhã ou à noite) na raiz. Por metro quadrado tem que gastar um ano e meio - dois baldes de água (um arbusto consumir cerca de dois litros). Rega de plantas com água fria em clima quente pode afetar negativamente a sua capacidade de viver: talos frágeis então crack.
Remoção de ervas daninhas e cuidados com o solo
O afrouxamento periódico do solo sob o phlox é a chave para o seu crescimento e desenvolvimento adequados. O local deve ser mantido em ordem e limpo de ervas daninhas que podem danificar o sistema radicular das plantas e se tornar a fonte de sua doença.
Alimentação
Para ajudar o sistema radicular do phlox a se formar corretamente, é aconselhável alimentar a planta com aditivos orgânicos e minerais.
O fertilizante ideal é o estrume líquido com sal de potássio ou fósforo. Adubo arbustos precisa de cinco vezes: em maio, junho, no início e no final de julho. O último fertilizante deve ser realizado durante a formação das sementes.
Aparar
A folhagem enfraquecida e murcha do phlox deve ser cortada, depois cobrir o rizoma com solo, turfa ou farelo de madeira para se preparar para o inverno e proteger da geada.
Invernada
Os arbustos Floksovy são bastante frios, mas ainda valem a pena serem ressegurados. No caso de um inverno com pouca neve, a geada pode danificar as plantações, então vale a pena envolvê-las com palha, galhos de coníferas ou folhas de árvores. O inverno nevado promove um excelente "descanso" de plantas.
Métodos de reprodução
Floriculturas com experiência recomendam pelo menos uma vez em 5-6 anos para transplante de phloxes, a fim de renovar e preservar variedades. O transplante pode ser realizado tanto na primavera (abril, maio), como no verão (agosto). A reprodução da panícula do phlox ocorre de várias maneiras.
Cultivo de sementes
Após o desbotamento da flor polinizada no caule da planta, as sementes são amarradas em uma caixa de frutas separada. Deve-se notar que apenas um inseto com uma probóscide longa é capaz de polinizar uma flor.
Em uma caixa, 2-3 sementes podem caber. As sementes maduras, se não forem colhidas a tempo, caem no solo, e há auto-semeadura.
O cultivo de flox congelado a partir de sementes começa no início da primavera. As sementes são colocadas em vasos ou caixas especialmente equipadas. As mudas precisam ser mergulhadas várias vezes, pois crescem rapidamente. O próximo estágio é o transplante das mudas para uma estufa, e somente em maio elas são aconselhadas a plantá-las no campo aberto.
Divisão
Essa técnica requer um esforço mínimo. No início da primavera, depois que a neve cai, os arbustos saudáveis devem ser escavados do solo e limpos de seu rizoma do solo. Então você precisa separar cuidadosamente os colares de raiz com as mãos e também dividir o plexo da raiz.
Como resultado, algumas peças separadas são obtidas da bucha, cada uma com 3-4 gemas de crescimento e hastes grossas. As partes divididas estão prontas para serem plantadas nos lugares preparados para elas.
Corte
Recomenda-se o exercício antes de a planta florescer. A melhor época é junho. As estacas de hastes saudáveis cortam-se por tesouras de jardim especiais.
A incisão inferior deve ser feita abaixo do rim, depois encurtar as folhas do meio e cortar as superiores. Estacas acabadas devem ser colocadas no solo e regadas cinco vezes com água morna. Após 3-4 semanas, as mudas terão raízes e os brotos serão permitidos.
Doenças e pragas: prevenção e tratamento
As floxes são suficientemente resistentes a pragas e doenças. Mas muitas vezes o cuidado inadequado causa muitos problemas à planta. A escolha incorreta de um local de aterrissagem e a falta de substâncias úteis são a causa principal de doenças de phloxes.
As doenças mais comuns e pragas de phlox:
- nematoide - Um verme microscópico que adora solos ácidos. Parasitas afetam todas as partes da planta. Afetado pelo arbusto da doença terá que ser eliminado do local e queimado;
- oídio - doença infecciosa fúngica, que entorpece o crescimento e desenvolvimento de arbustos, priva-os de atratividade e decorativeness.A planta é coberta com um revestimento cinza. folhas e brotos afetadas deve ser eliminado, para que a infecção não se espalhe. A solução restante arbustos de processo de 0,1% de enxofre coloidal, durante 7 dias;
- folhas manchadas. Em primeiro lugar aparecem nas folhas manchas marrons, e logo as folhas enrolar e secar. Esta doença é o resultado da iluminação excessiva. As phloxes terão que ser transplantadas para áreas sombreadas;
- alternaria - a aparência das folhas de manchas e listras marrons. Sua flor precisa ser fertilizada com fertilizantes minerais;
- Danos a flores podem ser geada severa ou seca prolongada. Muitas vezes, esses fatores levam à morte. Mas, ao mesmo tempo, phlox bastante viável: um pequeno espinho suficiente para revitalizar a planta.
Diagnosticada corretamente a doença e as medidas tomadas a tempo de ajudá-lo a proteger seus canteiros e manter a sua atratividade.
Aplicação em paisagismo
Brilhante inflorescência Phlox paniculata ajudar a criar um projeto da paisagem alegre, refinar camas, jardins frontais, jardins de pedra, jardins de rosas.
As plantações de flox podem facilmente ser transformadas em composições de cores elegantes,para isso você só precisa escolher o experimento certo e experimentar variedades de phlox panicle, que há muito (descrição e fotos de algumas delas que você já viu acima).
As floxes ficam ótimas em combinação com outras flores do jardim. Por exemplo, as inflorescências brilhantes de floxes estão em harmonia com as flores brancas de camomila. No verão, os phloxes preferem coexistir com cravos, ásteres alpinos, gerânios, verônicos e pequenas pétalas. Essas plantas diferem sobre as mesmas condições de cuidado, o que é importante no projeto de canteiros de flores.
Os canteiros de outono devem ser diversificados com bérberis ou colchicum. Phlox flint - não apenas um favorito de floristas e floristas, mas também a principal ferramenta de paisagistas, uma figura de destaque em exposições de flores.
Uma paleta variegada de cores de flores, suas inflorescências exuberantes, aroma fragrante não deixará indiferente qualquer esteta. Mas para obter tal efeito, você terá que fazer esforços racionais.