Cultivar carne de porco em casa não é apenas lucrativo, mas também bastante interessante. Mas, como em qualquer caso, é necessário antes de tudo familiarizar-se com as sutilezas e nuances do processo. Muito frequentemente os agricultores enfrentam diferentes doenças do gado, uma delas é a paraqueratose dos leitões.
- Descrição e patógeno
- Causas da manifestação
- Sintomas e curso de várias formas
- Sharp
- Subaguda
- Crônico
- Diagnóstico
- Tratamento
- Prevenção de paraqueratose
Descrição e patógeno
Paracerotosis - o que é e como a doença surge, vamos descobrir agora.
A doença ocorre principalmente em animais jovens, mas é caracterizada por uma falta de vitaminas e minerais no corpo dos leitões, especialmente zinco. Esta doença se refere a endemia, isto é, característica de uma determinada área e associada a um déficit ou excesso de recursos minerais.
Causas da manifestação
A etiologia da paraqueratose em leitões é complexa e consiste em:
- nutrição incorreta ou insuficientemente balanceada com baixo ou nenhum conteúdo de zinco, assim como sua má absorção;
- excesso de cálcio;
- a falta de vitamina A, responsável pela absorção de nutrientes.
Sintomas e curso de várias formas
Existem 3 formas diferentes desta doença: aguda, subaguda e crônica. Apesar do fato de que os sintomas são quase os mesmos, a doença ocorre de diferentes maneiras, dependendo do diagnóstico. Vamos considerar mais detalhadamente as formas de paraqueratose.
Sharp
Neste caso, a doença afeta um grande número de leitões: refere-se à caxumba aos 1-2 meses de idade. Nos animais, o apetite diminui, há letargia, depressão e diarréia.
Coberturas da pele do animal são cobertas com manchas de cor rosa - na maioria das vezes no abdômen, quadris, atrás das orelhas, mas podem estar presentes em outras partes do corpo. No curso dos pontos doença escurecer e se tornar um Borgonha com um tom azulado, e em seguida, substituir a mancha vem dermatite, que afeta praticamente todos corpo porco, cobrindo-o com crostas marrons, muitas vezes sofrem de membro, o que aumenta os principais sintomas de claudicação e ainda tremendo.
Em média, a doença dura 2 semanas, às vezes dura até 20 dias.
Subaguda
forma subaguda de paraqueratose suína ocorre menos explicitamente, os sintomas não são tão pronunciada como no aguda. Na maioria das vezes, a doença afeta animais com idade entre 2-3 meses. A doença dura um mês, às vezes até 40 dias.
Crônico
Os sintomas da forma crica dos mesmos sintomas com uma forma aguda da doença, mas é claramente menos ocorrem: a temperatura corporal dos animais não aumenta, mas, por exemplo, o nível de teor de proteínas no sangue diminui. Manchas e coceira aparecem somente se a doença for iniciada. Determinar que o animal estava doente, neste caso, talvez o aparecimento de letargia e pobres porco apetite.
Diagnóstico
Principalmente o médico descartar outras doenças que são acompanhadas por dermatite pele.Diagnóstico "paraqueratose" é feita por estudos de alimentos que consomem animais análise química do sangue sobre o conteúdo de zinco, cálcio, proteínas e vitamina A. Também com base em sinais visíveis - manchas ou crostas características no corpo do animal.
Tratamento
Leitão estava coberto de manchas vermelhas, e um veterinário no decurso da investigação abrangente descobriu que é Paraqueratose - mais deve iniciar imediatamente o tratamento. A injecção intramuscular considerado o mais eficaz de uma solução a 5% de sulfato de zinco e vitamina A taxa de 1 mg de fármaco por kg de peso corporal do animal. Com este tratamento terapêutico, os sintomas desaparecem por 4-5 dias, e o porco se recupera. A medicação oral também é possível - este tratamento é considerado mais longo. Devido ao facto de que as preparações para um longo tempo absorvido no intestino, e os resultados do tratamento são visíveis apenas durante 10-15 dias.
Prevenção de paraqueratose
Para evitar esta doença, é necessário garantir uma dieta balanceada do gado. Deve ser verificado regularmente se alimentam do teor de zinco, cálcio e vitamina A, para ter em conta o terreno em que os animais são criados.
No caso de os porcos ainda estarem doentes, contacte imediatamente os especialistas. Um diagnóstico oportuno e tratamento terapêutico correto ajudarão a derrotar rapidamente a paraqueratose.