Gloxinia da reprodução: uma emocionante lição em casa

Pin
Send
Share
Send

As plantas com flores são sempre apreciadas pelos cultivadores de flores e são os hóspedes favoritos em nossas casas. Sua beleza agrada aos olhos, dá uma aparência única à casa e cria aconchego. Basicamente, estas são plantas tropicais que são facilmente dominadas por nós. Eles são surpreendentemente despretensiosos e se reproduzem facilmente. Por exemplo, a misteriosa gloxinia.

Descrição Gloxinia

Gloxinia é uma hóspede do sul, ela chegou às nossas janelas do Brasil quente. Essa beleza pertence ao gênero Gesneriaceae, às plantas tuberosas.

A flor é relativamente despretensiosa nos cuidados. A gloxinia é muito fotófila, mas não tolera a luz solar direta, o que pode causar queimaduras e, por regar com água morna e solta, o solo claro será grato. Regue a flor com água assente, sem cair no centro do tubérculo e nas axilas das folhas. O registro de água não deve ser permitido.

Gloxinia deve ser protegido de correntes de ar para evitar o aparecimento de doenças indesejadas das flores.

Gloxinia floresce de meados de março a outubro. Após esse período vem a paz. É então que a planta começa a derramar suas folhas, que primeiro ficam amarelas, depois secam e caem. Você pode deixar o tubérculo no chão e colocar a planta em local fresco (+12 ° C) e escuro (sem acesso à luz), umedecendo o solo levemente uma vez por mês. É permitido remover o tubérculo e colocá-lo em serragem, armazenar a uma temperatura de 8 a 13 ° C.

Assim que os rins aparecem, o tubérculo é lavado em água corrente, examinado quanto à presença de doenças, se necessário, tratado com um fungicida, seco por cerca de uma hora e plantado em um substrato preparado. Solo adequado para violetas, pré-umedecido.

Galeria de fotos: Beleza - Gloxinia

Brotos jovens de gloxinia, obtidos há vários meses no processo de reprodução, não são enviados para descansar - eles são obrigados a ganhar força e cultivar tubérculos.

O vaso de flores deve ser raso e largo, pois as raízes da gloxinia são superficiais. Não devemos esquecer a altura de drenagem de 2-3 cm.

Esta bela planta se reproduz surpreendentemente facilmente, o que facilita a obtenção de novas flores jovens.

Como propagar e plantar adequadamente a gloxinia em casa

Existem várias maneiras de criar gloxinia, cada uma das quais é apropriada para aplicação, dependendo da condição da flor e da disponibilidade de tempo durante o qual se planeja obter plantas jovens.

Propagação por estacas foliares

O material de propagação da gloxinia é coletado durante o período de formação dos brotos. Devem ser grandes, saudáveis, folhas verdes, cujo comprimento do caule é de cerca de 3 cm.

Primeira maneira

  1. A folha é cortada com uma lâmina afiada e colocada em um copo com água assente à temperatura ambiente.

    A folha mãe é imersa em um copo de água até que as raízes apareçam.

  2. As folhas dão raízes em cerca de três semanas.

    Folhas com raízes são plantadas em solo leve para o desenvolvimento futuro das plantas.

  3. Em seguida, uma folha é plantada em uma pastilha de turfa ou em uma tigela pequena com solo preparado, como para plantas adultas, regadas, cubra o recipiente com um saco plástico e coloque no lugar mais brilhante, mas não sob a luz direta do sol. Não é necessário arejar e regar a flor.

    A mini-estufa é colocada em um local quente e iluminado e não é aberta até que brotos jovens apareçam.

  4. Após cerca de um mês e meio a dois meses a partir da folha materna, os bebês aparecerão. O celofane é removido e as crianças são separadas, colocando-as em vasos separados.

    Brotos jovens de gloxinia podem florescer 10 meses após o aparecimento

Mesmo que as crianças não possuam nódulos, elas ainda devem ser plantadas em tigelas separadas: depois de um tempo elas criarão raízes, seus próprios tubérculos aparecerão.

Às vezes, a aparência da filha tem que esperar muito tempo. Qual é o motivo é desconhecido. Para acelerar o processo, é necessário beliscar a folha, deixando aproximadamente 2 cm do chão até o topo.

Segunda via

Esta é uma versão simplificada do primeiro método. A folha cortada é imediatamente colocada em um copo com solo úmido e pronto. O recipiente é coberto com celofane e também colocado no local mais brilhante, mais quente e mais protegido de correntes de ar. Depois de um tempo, a folha se enraizará e as crianças aparecerão.

A folha de gloxinia é bem estabelecida no solo sem enraizamento prévio.

Fragmentação de folhas

O tamanho e a saúde da futura gloxinia da folha materna permitem que você descole, dividindo a folha em segmentos.

  1. Cada parte é plantada em um recipiente separado com solo umedecido, celofane é colocado em cima e a tigela é colocada em um local claro.

    Cada segmento da folha de gloxinia é capaz de dar uma sessão jovem e saudável.

  2. A planta não precisa de rega e ventilação. As crianças são formadas a partir da veia mais larga em pelo menos dois meses. Depois disso, o material de cobertura deve ser removido e a planta jovem deve ser regada. Uma folha-mãe que desaparece com o tempo precisa ser removida.

    Galeria de fotos: propagação de gloxinia por fragmento de folha

Vídeo: recomendações para o cultivo de gloxinia usando estacas de folhas e (ou) fragmentos

Propagação de sementes

É fácil cultivar gloxinia a partir de sementes, seguindo algumas recomendações gerais. O material de semeadura pode ser obtido de forma independente, polinizando manualmente a flor da sua casa ou comprado em uma loja (especialmente flores varietais).

Como polinizar a gloxinia e obter sementes em casa

Para este procedimento, é melhor tomar gloxinia florida de diferentes variedades. O pólen de uma planta poliniza o pilão de outra. Logo o pilão desaparecerá, a gloxinia desaparecerá, a caixa de sementes amadurecerá dentro de 7-8 semanas. Então será aberto. Nesse ponto, a caixa é cortada e colocada em um recipiente com a borda aberta para baixo para amadurecer. As sementes de gloxinia prontas são marrons.

Vídeo: polinização da gloxinia em casa e coleta de sementes

Galeria de fotos: polinização e maturação de sementes de gloxinia

Para a semeadura, o final de fevereiro - o início de março é adequado, quando o horário de verão aumenta rapidamente. Será necessário um celofane mini-aquecido ou amplo, com pouca capacidade e profundidade, para a colheita de flores (luz). Para obter fotos saudáveis, você precisa fazer o seguinte:

  1. O solo é pré-umedecido com uma solução de permanganato de potássio para proteger as sementes e, posteriormente, brotos.

    Antes da semeadura, o solo é tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio.

  2. As sementes são distribuídas ordenadamente por todo o tanque do solo.
  3. Em seguida, a tampa da estufa é bem fechada ou o celofane é colocado em cima. A tigela é colocada em um local quente.
  4. Após cerca de uma semana e meia, os brotos aparecerão. Você pode abrir a estufa, reorganizá-la no lugar mais brilhante. Mantenha longe da luz solar direta para evitar queimaduras e morte de mudas jovens.

    Os brotos aparecem juntos em uma hora e meia - duas semanas após a semeadura

  5. Um mês e meio após o surgimento dos brotos, eles colhem, substituindo cuidadosamente plantas frágeis da capacidade total em copos rasos separados.

    As plantas transplantadas se sentem bem em um local quente e muito iluminado.

Vídeo: gloxinia cultivada a partir de sementes

Propagação do pedúnculo

Isso acontece de maneira semelhante aos métodos descritos acima.

  1. Com uma lâmina afiada, um caule de flor com cerca de quatro centímetros de comprimento é cortado de uma planta desbotada e imerso em um copo cheio de água por apenas 1 cm.

    O pedúnculo gloxinia é utilizado para propagação após plantas com flores

  2. Depois que as raízes aparecem, as plantas são transferidas para um recipiente com substrato pronto, coberto com um filme e colocado na luz. As crianças apareceram (aproximadamente um mês depois) estão sentadas em pratos separados.

    Pedúnculos maternos aparecem um mês após o enraizamento

Propagação de tubérculos

Esta é talvez a maneira mais arriscada de gerar gloxinia. Um movimento errado, e você pode perder a planta inteira.

O procedimento é realizado após um período de descanso, apenas quando os rins aparecem no tubérculo.

  1. Com uma faca afiada, previamente desinfetada com álcool, o tubérculo é cortado para que pelo menos um ponto de crescimento esteja localizado em cada parte.

    A divisão dos tubérculos de Gloxinia é realizada quando os rins aparecem nele

  2. As fatias são pulverizadas com carvão ativado triturado e plantadas em xícaras transparentes com solo preparado, colocadas no local mais brilhante e monitorando constantemente a aparência das raízes e o estado do nódulo. É melhor molhar a panela. É necessário ter medo do excesso de umidade da terra: um tubérculo - uma divisão pode apodrecer rapidamente.

    Tubérculo - a divisão é plantada em uma tigela ou copo separado

  3. As plantas jovens são transplantadas depois que as raízes trançam todo o caroço do solo em um copo.

    A razão do transplante de tubérculos - as raízes trançaram todo o nódulo de terra

Vídeo: divisão de tubérculos da gloxinia

Problemas encontrados durante a reprodução da gloxinia

Mas às vezes nem mesmo a gloxinia muito caprichosa pode ser propagada: as folhas uterinas murcham, os pedúnculos e os tubérculos apodrecem. Sempre há uma razão.

O motivo da tentativa frustrada de gerar gloxinia está no não cumprimento de regras simples.

  1. O pedúnculo ou folha não foi cortado com um instrumento estéril, mas simplesmente arrancado da planta. Em nenhum caso você deve fazer isso! Limpe a lâmina com uma solução de álcool.
  2. Luz solar direta. Eles são prejudiciais à gloxinia, causam queimaduras nas folhas. De 11 a 16 horas todos os dias a planta deve ser sombreada com um tecido transparente (cortinas).
  3. Solo pesado. O substrato para a flor deve estar solto, leve, passando água e ar (o solo preparado para violetas é o ideal). É necessário mudar o terreno.
  4. Não há drenagem. Este momento não deve ser omitido. É a drenagem que ajuda a remover o excesso de umidade, evitando assim a cárie radicular. É necessário transplantar a planta em um substrato com vermiculita.
  5. Umidade excessiva. Certifique-se de ajustar o modo de irrigação, de acordo com as recomendações, para evitar a estagnação da água na tigela.
  6. Falta de luz. Reorganize a planta no lugar mais brilhante, no inverno, forneça iluminação adicional com a ajuda de lâmpadas.
  7. Temperatura muito alta ou muito baixa. Ideal: 23-25 ​​° C. Forneça a temperatura do ar recomendada.
  8. Solo não higienizado trazido da rua (estufas), que pode ser infectado ou povoado por pragas. Use apenas primer especial adquirido na loja. O solo cultivado deve ser tratado com inseticidas e fungicidas de acordo com as instruções.
  9. O tubérculo está dividido incorretamente ou infectado. Com este método de reprodução, você deve seguir rigorosamente as recomendações.

Como salvar plantas e tubérculos jovens

  1. A folha mãe, seu fragmento ou pedúnculo apodreceu ou morreu. Infelizmente, não há como salvá-lo. É necessário determinar a causa do exposto e levar material novo para a propagação da flor.
  2. Young atira murcha. Inspecione-os. Se os nódulos são saudáveis, existem raízes e depois os transplantam para outro recipiente, desinfectando previamente o solo com uma solução de permanganato de potássio. Se a parte subterrânea da planta se deteriorar, corte a área apodrecida com uma lâmina afiada (quando a área de dano for pequena), pulverize com carvão ativado e plante em um novo substrato. Com apodrecimento extenso do caule e das raízes, o rebento jovem é mais apropriado para descartar.
  3. As sementes não germinam. Você sempre precisa controlar as datas de validade das sementes e, ao plantar, não pode encher as sementes com terra!
  4. Tubérculos e divisores apodrecem. Você deve pegar um tubérculo do chão, inspecionar. Corte as áreas apodrecidas com uma lâmina afiada desinfetada; é melhor tratar as feridas com var. Se for observado mofo no tubérculo, enxágue em água corrente e coloque por duas horas em uma solução de qualquer fungicida (dilua de acordo com as instruções). Em seguida, pegue-o, seque-o por uma hora, plante-o em uma mistura de solo fresco.

Gloxinia é uma das espécies raras de plantas com requisitos mínimos de manutenção e facilita a obtenção de novos filhos bonitos, apenas observando regras e recomendações simples.

Pin
Send
Share
Send