Smitianta é uma planta herbácea em miniatura da família Gesneriaceae. Ele vive em florestas montanhosas e nas falésias rochosas da América Central e do Sul. Smitianta parece muito gentil e indefesa, levando-a a cercá-la com cuidado. Os floristas observam a beleza, a despretensão e a variedade de ferreiros, que é fácil de comprar em qualquer floricultura.
Descrição da planta
Smitianta é uma planta herbácea perene com caules macios e pubescentes. Rizoma rastejante é coberto por pequenas escamas. O tamanho do arbusto arredondado é de 30 a 50 cm e atira fortemente em galhos ao longo de todo o comprimento. Eles são pintados em uma cor esverdeada-bordô e cobertos com uma pequena pilha vermelha. O comprimento das hastes é de 0,4-1 m.
Ao longo de toda a altura do caule, há folhas de folhas longas. A folhagem oposta é em forma de coração ou ovóide. Em uma superfície verde, há manchas vermelhas ou bordô. A placa da folha é densamente coberta por vilosidades curtas. Nas bordas das folhas cravo arredondado são visíveis. De cima em uma folha através de uma superfície irregular, um padrão de veias aparece.
Na primavera, raras inflorescências paniculadas florescem no topo do mato. Eles consistem em 10-20 flores perfumadas tubulares. As pétalas são pintadas em laranja, rosa ou vermelho. Quando as flores murcham, todos os brotos terrestres começam a desaparecer e um período de descanso se instala no Smithyant. Em fevereiro, novos brotos começam a florescer a partir da base do colo da raiz e o ciclo de vida se repete.
Tipos de Smithyantes
No gênero, 9 espécies de Smithyans estão registradas, elas podem ser vistas na foto. Para uma variedade maior, várias variedades decorativas são criadas.
Smitianta listrado. Esta planta perene ornamental forma um arbusto compacto com 30 a 40 cm de altura e seus brotos retos e suculentos se elevam acima do sistema radicular escamoso e fibroso. As folhas em forma de coração são opostas. Seu comprimento chega a 18 cm e a superfície verde aveludada é coberta com um padrão de veias cor de vinho. Flores laranja-avermelhadas com um tubo longo e pétalas arredondadas e levemente dobradas florescem no pedúnculo. A faringe das flores é pintada na cor amarela brilhante e coberta com pontos bordô.
Smithyna Cinnabar Red. A planta é de tamanho mais compacto, sua altura não excede 30 cm e folhas grandes de veludo de até 15 cm de comprimento são pintadas em verde escuro. Eles são cobertos com muitos pelos cor de vinho. Uma inflorescência piramidal eleva-se acima de um arbusto com cerca de 25 cm de altura e consiste em cascatas de sinos alaranjados. Flores formam da primavera ao outono. No final da floração, seu número pode chegar a cem unidades.
Smitianta é multiflorosa. Suave grama perene 25-30 cm de altura, distingue-se por uma cor mais clara das folhas. As folhas são em forma de coração e dentes curtos perto do final. As flores brancas ou creme estão localizadas em pincéis soltos de inflorescências. O comprimento do tubo é de 4 cm e a floração ocorre nos meses de verão.
A variedade híbrida é popular Smithyant, início da primavera. Suas flores são colhidas em uma bela inflorescência em cascata. Os botões delicados têm um tubo rosa claro, faringe amarela e pétalas brancas cobertas com pontos vermelhos.
Smitianta Zebra. Esta espécie forma uma brotação suave de até 60 cm de altura.A folhagem oval larga é pintada em verde escuro e coberta com manchas de vinho nas veias. As folhas são densamente pubescentes, medem cerca de 15 cm e brotam brotos de flores vermelhas sobre o arbusto. A faringe de cada botão é de cor laranja e coberta com muitos pontos vermelhos ou bordô.
Smitianta híbrido. Ereto perene com folhas verdes escuras em forma de coração. Inflorescências paniculadas florescem no topo dos brotos e nas axilas das folhas. Eles consistem em muitas flores escarlate, laranja ou creme em pedicelos alongados.
A variedade é muito popular. Prelúdio. Suas flores têm um tubo roxo. No interior, é pintado de amarelo com muitos pontos escarlates. As bordas brancas das pétalas são cobertas com manchas e pontos cor de rosa.
Métodos de criação
Os seguintes métodos são adequados para a propagação de ferreiros:
- semeando sementes;
- divisão do rizoma;
- estacas de enraizamento.
A semeadura é realizada em uma pequena estufa com solo de areia e turfa. É melhor fazer isso em fevereiro-abril. Pequenas sementes tentam distribuir uniformemente em solo úmido. A caixa é coberta com vidro e transferida para um local claro e quente. As mudas germinam dentro de 3 semanas. As plantas crescem rapidamente e estão prontas para mergulhar e transplantar em uma semana. As primeiras flores aparecerão em seis meses.
Para estacas de enraizamento, são preparadas seções apicais de 5-8 cm de comprimento e o enraizamento é realizado em água. Quando pequenas raízes aparecem, as plantas podem ser plantadas no solo. Dentro de duas semanas após o plantio, é necessário garantir alta umidade.
Você pode propagar o ferreiro adulto dividindo as raízes. Durante o transplante, é liberado do solo e dividido em segmentos com diversos brotos de crescimento. As raízes são dispostas na posição horizontal, a uma profundidade de 3 cm. Você pode plantar 2 ou 3 divisórias em cada vaso. Após o transplante, o ferreiro deve ser regado com muito cuidado. A princípio, basta pulverizar levemente o solo da pistola.
Cultivo e cuidado
Cuidar de um smytiant exigirá algum esforço, no entanto, com jardineiros cuidadosos, parece muito impressionante. Uma planta precisa de luz difusa e longas horas de luz do dia. A luz solar direta é prejudicial a folhas delicadas. É conveniente colocar o pote nas profundezas da sala sul.
Smitianta gosta de calor moderado. Ela está confortável em + 22 ... +25 ° C. No inverno, durante um período inativo, é permitido um leve resfriamento, mas não inferior a +20 ° C.
É necessário regar abundantemente e com frequência o smithant. A água deve sair livremente do solo e não estagnar nas raízes. Também é indesejável obtê-lo em folhagem e galhos. É recomendável usar o método de rega por mecha.
Smithyant terá que fornecer alta umidade. Os primeiros sinais de ar seco são folhas enroladas com bordas secas. Você não pode pulverizar folhas de veludo, por isso é recomendável colocar a planta perto de aquários ou fontes, bem como usar bandejas com seixos molhados. Seixos não podem entrar em contato com o solo para não provocar apodrecimento das raízes.
Em abril-agosto, o smythianta precisa de alimentação regular. Recomenda-se usar cobertura para violetas. A cobertura superior fortemente diluída é adicionada ao solo semanalmente.
O Smithy é transplantado anualmente ou um ano depois. Tente renovar o solo sempre que possível. Você pode comprar terras prontas para violetas ou fazer você mesmo em:
- solo foliar (2 partes);
- solo encharcado (3 partes);
- solo conífero (1 parte);
- turfa (1 parte).
A capacidade escolhe superficial e larga. O fundo da panela deve ser revestido com uma espessa camada de drenagem.
Possíveis dificuldades
Os brotos e folhas suculentos do Smithyant podem ser afetados por podridão cinzenta ou oídio. Quando placas macias e cobertas de pólen aparecem, a planta deve ser tratada com um fungicida.
Às vezes, a planta é atacada por pulgões e cochonilhas. Não funcionará para se livrar de pragas; portanto, os brotos são tratados com inseticidas.