O oleandro é uma planta perene perene da família Kutrovy. As regiões subtropicais áridas (sul da China, Portugal, Marrocos) são sua pátria. Na maioria das vezes, os arbustos crescem em leitos de rios secos, nas costas do mar e nas estradas. Em um clima quente, o oleandro é cultivado como uma planta ornamental de jardim, mas na Rússia central é cultivado em casa, como uma flor do quarto. A planta está envolta em muitas superstições. É muito venenoso, mas possui principalmente propriedades positivas. Acredita-se que o oleandro limpa o ar, atraindo todas as toxinas, proporciona bem-estar familiar e financeiro, alivia o baço, uma tendência ao fumo e ao alcoolismo. Não tenha medo de uma planta tão charmosa na casa, mas é indesejável tocá-la sem luvas, e você pode admirar e apreciar o aroma com segurança.
Descrição da planta
O oleandro é um arbusto perene com brotos altamente ramificados cobertos com casca verde-marrom. Sua altura pode atingir 2 m. Folhas lanceoladas de folhas curtas crescem ao longo de todo o comprimento dos galhos. Externamente, eles se assemelham a folhagem de salgueiro, têm uma superfície lisa de couro e bordas sólidas. O comprimento da chapa é de 10 a 15 cm e a largura não pode ser superior a 3 cm As folhas são pintadas em verde escuro. No centro, há uma veia em relevo mais clara.
No verão, flores brilhantes e bastante grandes colhidas em inflorescências frouxas de corimbose aparecem nas bordas das mudas. Eles persistem até meados do outono. Corolas com 5 pétalas arredondadas e bem abertas são de cor rosa, branca, vermelha ou amarela. Existem variedades com flores simples e duplas. No centro, há um monte de estames de comprimento médio, com anteras grandes e um ovário. As flores de oleandro geralmente têm um aroma adocicado ou caramelo bastante intenso.
Após a polinização, os frutos são amarrados - folhetos com um grande número de sementes. O comprimento do fruto é de cerca de 10 cm Cada semente tem uma crista de penas.
Atenção! O oleandro é uma planta muito venenosa. Uma folha pequena é suficiente para matar um adulto. Os problemas de saúde começam se você comer parte da planta ou inalar a fumaça da madeira queimada.
Variedades decorativas
Oleandro é um gênero monotípico representado por uma única espécie - Oleander Ordinary. Ao mesmo tempo, o número de variedades é muito grande. Eles variam em tamanho de planta, cor e estrutura das flores. Os mais interessantes são os seguintes:
- Variegata - flores amarelas de terry contrastam com folhas variegadas;
- Cardeal - dissolve simples nimbus da Borgonha;
- Casablanca - grandes flores brancas;
- Mont Blanc - botões arredondados brancos como a neve cobrem o arbusto especialmente em abundância;
- Flores de Rigoletto com pétalas rosa pálidas torcidas no centro;
- Emilie Salut é um oleandro rosa com floração abundante e grandes inflorescências de corimbose.
Métodos de criação
O oleandro é propagado por sementes e estacas. O método de sementes não permite manter características varietais, mas ao mesmo tempo fornece um grande número de plantas. As sementes perdem rapidamente a germinação, então você precisa usá-las imediatamente após a colheita. Primeiro, é necessário desinfetar o material de plantio por tratamento com um fungicida ou uma forte solução de manganês, depois é imerso em uma solução de estimulador de crescimento por várias horas. As culturas são produzidas em uma mistura de areia com carvão vegetal a uma profundidade de 2-3 mm. Umedeça o solo e cubra o recipiente com um filme. É importante manter uma temperatura constante razoavelmente alta (+ 33 ... + 35 ° C). As sessões aparecem após 7 a 10 dias, mas não são muito amigáveis. Depois disso, o abrigo pode ser removido.
Mudas são muito importantes para uma boa iluminação, se necessário, use as lâmpadas fluorescentes da luz de fundo. A temperatura do ar pode ser ligeiramente reduzida, mas não inferior a + 18 ° C. É útil pulverizar periodicamente. Com o advento de duas folhas verdadeiras, as plantas são transplantadas em vasos separados.
Para a propagação por estacas do alto de brotos jovens, são cortadas estacas de cerca de 15 cm de comprimento, e a seção inferior é trabalhada com cinzas trituradas e ouvida no ar por várias horas. O enraizamento é realizado em uma mistura de perlita com argila expandida e carvão vegetal. Em torno de cada caule está espalhada uma pequena quantidade de areia. O substrato deve sempre estar levemente úmido e a iluminação deve ser bastante intensa. A temperatura ideal é de + 20 ° C. Após um mês, raízes completas são formadas e mudas podem ser transplantadas em vasos com terra para plantas adultas.
Plantar e cuidar em casa
Um jovem oleandro é transplantado anualmente, e espécimes mais maduros são a cada 2-3 anos. Os maiores arbustos em banheiras substituem periodicamente o solo superficial. O melhor horário para esse procedimento é de maio a junho. A mistura do solo é composta de partes iguais de terra de relva, húmus decíduo, turfa de planície e areia de rio. O pote deve ser profundo e espaçoso o suficiente. Ao transplantar, também é útil libertar as raízes do antigo coma de terra e apará-las parcialmente. Isso estimula um crescimento mais ativo.
A planta é colocada no lugar mais brilhante da casa. A luz solar direta não é apenas prejudicial para ele, mas também muito útil. No entanto, depois de ser mantido em um local sombreado, deve-se acostumar a uma luz mais brilhante gradualmente. Na primavera e no verão, é recomendável manter o oleandro na rua.
O arbusto termofílico não tolera estalo a frio, especialmente mudanças bruscas de temperatura. De abril a agosto, é melhor mantê-lo em + 28 ... + 30 ° C. A partir do outono, a temperatura é gradualmente reduzida e reduzida para + 8 ... + 15 ° C.
O oleandro normalmente tolera a umidade habitual na sala, mas responde com gratidão a pulverizações e banhos periódicos. Além disso, a sala deve ser ventilada com mais frequência, mas é impossível colocar a planta em uma corrente de ar frio. Em uma sala muito seca, as bordas das folhas escurecem e secam. Em dias quentes, é necessária hidratação adicional, para isso, paletes com argila expandida úmida são colocados nas proximidades. É indesejável colocar a planta perto de aparelhos de aquecimento.
De abril a outubro, a rega do oleandro deve ser regular e abundante. O solo é umedecido imediatamente após a camada superior secar. O líquido deve ter temperatura ambiente e estar bem limpo, macio. Em calor forte, você não pode nem derramar água da panela. Noutros casos, o recipiente é esvaziado meia hora após a rega. A secagem forte do substrato é inaceitável a qualquer momento, isso leva à queda de parte da folhagem.
O oleandro precisa ser fertilizado em abril-agosto. A cobertura é aplicada a cada 7-14 dias no solo nas raízes, meia hora após a rega. É útil alternar compostos orgânicos e minerais.
Como os arbustos podem atingir tamanhos impressionantes, o oleandro deve ser aparado regularmente. Na primavera e no verão, as plantas são modeladas e a cada 3-5 anos é realizada uma poda anti-envelhecimento mais radical. Geralmente remova de 50 a 70% da duração dos processos. Este procedimento não apenas melhora o efeito decorativo, mas também estimula a floração abundante. Além disso, para um melhor desenvolvimento, é necessário beliscar brotos vegetativos regularmente. Mas com inflorescências de poda com pressa não vale a pena. Se as corolas murchas são demais no caminho, elas são cortadas no topo do pedúnculo. Na sua base, novos processos se desenvolvem para a próxima temporada.
Um oleandro de sala praticamente não sofre de doenças de plantas. Somente a baixas temperaturas e umidade muito alta é que a podridão das raízes ou oídio se desenvolvem. Mas os parasitas amam muito esta flor. Pode ser ácaros, cochonilhas, pulgões, insetos. Especialmente, seus ataques ocorrem no verão, enquanto a planta vive na rua. Portanto, o tratamento com inseticidas (Biotlin, Actellik, Aktara, Karbofos) é realizado não apenas na detecção de parasitas, mas também para fins preventivos.