Muitos jardineiros adoram os morangos alpinos removíveis pelo aroma maravilhoso de suas bagas, longo período de frutificação, boa dureza no inverno e maior resistência a doenças e pragas. Vantagens adicionais da variedade Ruyan são a ausência de bigode, o que facilita o cuidado com o plantio de morangos e a facilidade de propagação por sementes, na qual todas as qualidades econômicas úteis dessa planta despretensiosa são totalmente preservadas.
Morango silvestre alpino Ruyan - nem um morango!
Morango remanescente Rujana é uma variedade de morango alpina tcheca, testada pelo tempo, trazida para a Rússia nos anos 90 do século passado. É cultivada com sucesso na Bielorrússia e na Ucrânia, dividida em parcelas de jardins pessoais em toda a Rússia.
As formas cultivadas de jardim de morangos silvestres são chamadas de morangos alpinos. É muito significativamente diferente dos morangos de jardim com frutos grandes e dos morangos reais.
Qual é a diferença entre morangos e morangos (tabela)
Título | Origem | Tamanho da baga | Sépalas | Perfume |
Morangos | Cresce nas encostas das estepes e prados na Rússia e na Europa | Relativamente pequeno | Apertado firmemente à baga, é difícil separar o copo | Forte sabor e aroma almiscarado |
Morango silvestre selvagem | Cresce em florestas, nas margens e clareiras da Rússia e da Europa. | Erguida, a baga é facilmente separada do cálice | O agradável aroma dos morangos silvestres | |
Morango Alpino | Forma de jardim de morango silvestre | |||
Grande jardim de morango | Híbrido de jardim de duas espécies sul-americanas | Grande e muito grande | Quase inodoro |
Diferenças visuais entre morangos e morangos (galeria de fotos)
- Morangos reais com sépalas bem prensadas
- Pequenas bagas perfumadas de morangos silvestres
- Morango silvestre alpino difere da floresta selvagem em bagas maiores
- Morangos silvestres de frutos grandes são erroneamente chamados de morangos ou Victoria
O morango Ruyan pertence às variedades de reparo. Floresce no final da primavera e continua a florescer quase continuamente até o final do outono. Os pedúnculos se elevam acima das folhas e atingem 25 centímetros de altura. As flores são pequenas, a floração é muito abundante. Os caules e pecíolos das folhas são relativamente finos. As lâminas das folhas são finas, ligeiramente onduladas, de cor verde clara. Sem bigode.
A frutificação começa na segunda quinzena de junho (que fica na zona central da Rússia, no sul, muito antes) e continua até as primeiras geadas. Pelo sabor e pelo cheiro, as frutas são muito próximas aos morangos silvestres da floresta, mas têm duas ou três vezes o seu tamanho. As bagas são vermelhas, em forma de cone, com sementes salientes acima da superfície.
A geléia deliciosa é obtida a partir das bagas perfumadas dos morangos silvestres da variedade Ruyan.
Com estrita observância de todas as regras da agricultura orgânica, as folhas e frutos dos morangos alpinos podem ser usados para fins medicinais, juntamente com os morangos silvestres da floresta.
Propagação de morangos sem barba
Os morangos alpinos de Ruyan não formam um bigode - brotos rastejantes enraizados. É propagada dividindo um arbusto ou plantando sementes.
Divisão de arbustos
Os arbustos de morango adultos podem ser divididos em partes e plantados. É melhor fazer isso na primavera ou no final de agosto, com tempo nublado e não quente. Divididos são plantados na mesma profundidade que cresceram antes. Após o plantio, regue abundantemente. Pode ser coberto com material de revestimento não tecido para proteger do sol escaldante. Quando as plantas criam raízes bem, o abrigo é gradualmente removido. A divisão de arbustos é uma boa maneira de rejuvenescer os canteiros de morango com mais de cinco anos.
Como cultivar morangos a partir de sementes
As sementes de morango são muito pequenas, então as mudas são cultivadas em casa em vasos ou caixas. Vários recipientes de plástico para alimentos e produtos semi-acabados, copos descartáveis são adequados para esse fim. Para a semeadura, você pode usar o solo adquirido pronto para plantas de interior ou especial para o cultivo de mudas. Tanto as mudas quanto o excesso de água são perigosos para as mudas; portanto, os furos de drenagem no fundo devem ser feitos nos tanques de semeadura.
A melhor época para semear é do início de março a abril. Neste momento, ainda não há luz solar suficiente, as plantas estão esticadas. Para evitar isso, organize iluminação artificial com lâmpadas fluorescentes. Eles estão localizados a uma altura de cerca de 10 centímetros acima do topo das plantas e incluem 12 a 14 horas por dia.
Procedimento
- Encha bem as caixas com uma mistura de solo umedecido. Nivele a superfície, tampe um pouco, despeje um pouco de água para assentar o solo.
- Espalhe delicadamente as sementes de morango na superfície da terra, a uma distância de 1-2 cm uma da outra. Você não precisa adormecer de cima, deixe-os permanecer na superfície.
- Derrame delicadamente a água de uma pipeta para desenhar sementes no chão. É ainda melhor espalhar neve pura recém-colhida no topo das plantações - ela derreterá gradualmente e fornecerá a umidade necessária.
- Após regar ou derreter a neve, cubra as culturas com vidro ou filme para preservar a umidade. Mantenha em temperatura ambiente normal.
- Assim que as primeiras fotos aparecerem, remova o vidro, coloque a caixa sob a lâmpada e comece a realçar. As mudas de morango são muito pequenas e delicadas, facilmente esticadas pela falta de luz. Eles precisam de rega moderada regular.
- As primeiras folhas parecem muito incomuns, sua forma é um pouco como um fã. Após o aparecimento de 1-2 folhas triplas comuns, as mudas mergulham uma a uma em vasos ou xícaras individuais. A base do arbusto (o ponto onde os pecíolos das folhas inferiores se encontram) deve estar localizada exatamente no nível da superfície da terra.
- Com a aparência de 5 folhas reais, as mudas de morango estão prontas para o plantio em local permanente.
- As mudas são plantadas exatamente na mesma profundidade que cresceram, regadas abundantemente e inicialmente cobertas com agrofibra para proteger do sol escaldante e de possíveis geadas noturnas. O abrigo é removido gradualmente, em tempo nublado e quente.
Cultivo de morangos a partir de sementes (vídeo)
Colocação de morangos silvestres no jardim, na sala e na varanda
Os morangos crescem melhor em barro permeável solto e leve, com uma reação levemente ácida. Você pode plantar na primavera ou no final do verão, quando o calor diminuir. A distância ao plantar 20 a 30 centímetros entre as plantas.
O lote de morangos é pré-escavado em uma pá de baioneta, libertando ervas daninhas perenes dos rizomas. Em solos pobres para escavação, são adicionados 2-3 baldes de húmus por metro quadrado; em solos férteis, basta 1 balde.
Você não pode plantar imediatamente após os morangos, framboesas e culturas solanáceas, pois eles têm doenças comuns.
Em argilas pesadas e áreas alagadas, os morangos crescem melhor em cumes elevados, preenchidos com o solo adequado. No inverno, elas devem ser cobertas com uma camada suficiente de neve para um inverno confiável das plantas; portanto, você não deve fazer camas acima de 15 centímetros.
Nos países mais quentes, todos os tipos de pirâmides e outras coisas importantes para o cultivo de morangos são muito populares. Tais projetos economizam espaço e parecem originais. No entanto, no calor, eles precisam ser constantemente regados. Para a maior parte da Rússia, esse arranjo é adequado apenas em uma versão dobrável ou portátil.
Morangos removíveis no quarto
O morango remanescente Ruyan pode crescer com sucesso e até dar frutos dentro de casa. Para o plantio, use pequenos vasos ou caixas com uma profundidade de 10 a 15 centímetros, com orifícios de drenagem obrigatórios no fundo. Eles são preenchidos com uma mistura de solo adquirida e pronta para plantas de interior, com uma reação levemente ácida. Regado com moderação, alimentado periodicamente com fertilizante líquido para plantas de interior, de acordo com as instruções da embalagem. No inverno, o destaque adicional é muito desejável, como no cultivo de mudas. Se os morangos florescem, a polinização artificial é necessária para a formação das bagas: o pólen é transferido de flor em flor com uma escova macia. Para o verão, é melhor colocar morangos de interior ao ar livre - na varanda ou no jardim.
Cuidado ao ar livre com morango
Os morangos alpinos têm um sistema radicular raso localizado na própria superfície do solo. Portanto, os corredores da plantação de morangos são afrouxados com muito cuidado, a uma profundidade não superior a dois centímetros.
Em clima quente e seco, os morangos devem ser regados uma vez por semana com um balde e meio de água por metro quadrado. Ao regar, apenas o solo embaixo e ao redor das plantas é hidratado, evitando a entrada de água nas folhas, flores e frutos.
O melhor fertilizante para os morangos silvestres é o húmus natural das folhas, espalhado na primavera na superfície do solo, cerca de meio balde por metro quadrado. Você pode usar fertilizantes orgânicos adquiridos à base de vermicomposto. Os fertilizantes minerais não são necessários: dificilmente aumentarão o rendimento e a qualidade das bagas será significativamente prejudicada. O estrume fresco de morango é estritamente contra-indicado.
Os morangos são muito afetados pelas ervas daninhas, especialmente de plantas perenes que podem destruir completamente uma plantação sem vigilância durante uma temporada. Para economizar tempo e esforço, os canteiros de morango geralmente são cobertos com um revestimento preto especial de fibra de fibra não tecida ou qualquer outro material orgânico adequado (palha, serragem, cascas de nozes). A cobertura morta retém a umidade do solo, inibe o crescimento de ervas daninhas e elimina o cultivo e a capina que exigem muito trabalho.
Doenças e Pragas
O morango silvestre alpino remanescente Ruyan não é afetado pelo oídio e é relativamente resistente à podridão cinzenta. O dano mais perceptível é causado por lesmas e caracóis, e das doenças mais perigosas são a verticilina murcha.
É estritamente proibido o uso de pesticidas em plantações frutíferas de morangos remontantes.
Como resistir a pragas e doenças (tabela)
Título | Como isso se manifesta | O que fazer com isso |
Caracóis e lesmas | As bagas dos morangos silvestres são frequentemente consumidas e, com uma grande invasão de pragas, suas folhas também podem ser afetadas. Caracóis e lesmas (estes também são caracóis, apenas sem casas) são fáceis de ver à noite e depois da chuva. Seus ovos parecem pedaços de grânulos gelatinosos translúcidos, claramente visíveis na superfície do solo |
|
Verticillus murcha | Os arbustos de morango murcham e secam repentinamente sem motivo aparente. | Esta doença é incurável e muito perigosa. Cavar uma planta que suspeitou enxertar imediatamente com um grande pedaço de terra e queimá-lo. Não plante nada neste local por pelo menos um ano |
Podridão cinzenta | Nas bagas dos morangos aparecem manchas molhadas marrons com um odor desagradável, subsequentemente cobertas com um revestimento macio e cinza |
|
Doenças e pragas dos morangos alpinos (galeria de fotos)
- Rot mofo - placa mofada cinza em bagas
- Quando o verticilo murcha, as plantas afetadas secam sem motivo aparente.
- Caracóis - grandes amantes de morangos silvestres
- Lesma gula - um caracol nu sem casa
- Ovos de lesma parecem aglomerados de grânulos translúcidos espalhados pelo chão
Floração, polinização e proteção contra geadas
Durante o florescimento em massa de morangos silvestres, Ruyan parece muito atraente. Esta é uma planta polinizada por abelhas que precisa de polinização cruzada. Na cultura da sala, é polinizado manualmente, transferindo o pólen das flores de uma planta para outra com uma escova macia.
Os morangos florescendo têm muito medo do gelo, mesmo os mais leves e os mais curtos. Flores congeladas com meio enegrecido das bagas não se formam mais.
Para proteção contra geadas da primavera e do outono, o abrigo mais simples de filme de polietileno esticado ou agrofibra não tecida ajuda muito. À noite, as bordas do material de cobertura são pressionadas firmemente ao chão e esmagadas com uma carga, e durante o dia são necessariamente levantadas para dar acesso às abelhas para polinização das flores.
Invernada
O morango remanescente Ruyan tem alta resistência ao inverno e invernos bem em todas as áreas com uma cobertura de neve bastante profunda e estável. Nas áreas em que pouca neve se acumula ou é soprada pelo vento, o pinheiro pode ser espalhado pelas plantações de morangos para melhor retenção de neve e aquecimento adicional.
Na primavera, o abrigo é removido imediatamente após a neve derreter. Não é necessário embrulhar os morangos com muita força - as plantas podem suspender e morrer durante o degelo. Os morangos em vasos e caixotes para o inverno são levados para uma sala livre de gelo e, em áreas com neve profunda e invernos amenos, você pode simplesmente colocá-los no jardim no chão, onde fica coberto de neve de maneira rápida e confiável. Nas áreas do sul com invernos sem neve, os morangos alpinos podem suportar um resfriamento de curto prazo a -10 ° C.
Os morangos que crescem em campo aberto são mais resistentes ao gelo do que aqueles plantados em recipientes que congelam rapidamente.
Comentários
Ruyan - 4 anos após o plantio das sementes de uma casa em Krasnodar - três transplantes, condições espartanas, sobreviveram ao calor monstruoso quase sem rega ... no entanto, a variedade agrada com uma abundância de deliciosas, embora pequenas bagas, e simplesmente surpreende com sua vitalidade ...)
Florença//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9844
Eu recomendo a variedade, é fácil de cultivar, a baga é maior que a da floresta, é mais fácil coletá-la por conta própria.
Tintinka//irecommend.ru/content/zemlyanika-ruyana-s-aromat-lesnoi-yagody
Saboroso doce, quase frutas silvestres agrada todo o verão. Coleto bagas extras em recipientes de 350 gramas e congelo para o inverno.
Nagorna//otzovik.com/review_4496957.html
Vantagens: ascendeu, não machucou nada. Despretensioso: plantaram arbustos em qualquer lugar, mas crescem. Bezssayaya. Desvantagens: frutas ácidas e pequenas. Não espere uma colheita real no primeiro ano.
NATALYK//otzovik.com/review_4798249.html
O cultivo de morangos silvestres alpinos remontantes da variedade Ruyan é fácil para jardineiros iniciantes. Com a semeadura adequada, suas sementes germinam bem, as mudas crescem rapidamente e não adoecem. Uma plantação de morango organizada racionalmente não requer cuidados especiais e agrada a seus proprietários com uma colheita estável de deliciosas bagas perfumadas e sempre com uma aparência elegante.