Hamedorea, ou palmeira de bambu - uma planta bonita e forte, com folhagem verde-clara. Um nativo dos trópicos adorna qualquer moradia, assim como o interior de escritórios e escolas. As culturas silvestres são encontradas na América do Sul e Central, no México. Uma árvore adulta pode atingir uma altura de 2 metros.
Crescer uma beleza exótica em casa é popular e tem suas próprias características de desenvolvimento. Muitas vezes, há sinais da doença ou as folhas de Hamedorea ficam descoloridas; em tal situação, você precisa saber qual é o motivo e como lidar com o problema.
Hamedorea (chamaedorea) para ambiente interno
Hamedorea: atendimento domiciliar, as pontas das folhas secas
Uma palmeira despretensiosa se acostuma a várias condições de detenção, mas não responde bem à mudança repentina. Sujeitas às regras de atendimento à chamedorea em casa, as folhas não secam e não há doenças.
Doenças
Uma planta pode adoecer por vários motivos:
- com iluminação inadequada;
- devido a rega insuficiente ou excessiva;
- se o sistema radicular não tiver espaço suficiente no vaso;
- com mudanças repentinas de temperatura;
- devido à composição inadequada do solo.
Muitas doenças são fáceis de lidar e doenças graves requerem tratamento a longo prazo.
Importante! Se as folhas começarem a secar, aparecerem pontos escuros ou listras amarelas nas placas, você deve determinar imediatamente a causa. Alguns hamedorei podem levar à morte.
Na chamedorea, as extremidades das folhas começam a secar se o substrato do solo for suficientemente denso ou contiver muito cálcio. Se você parar de alimentar ou transplantar uma palma, a planta se recuperará.
A causa dessa condição pode ser uma rega inadequada. Restaurar a regularidade da irrigação e normalizar a quantidade de água ajudará a corrigir a situação.
Hamedorea deixa seco
Pragas
A palmeira de bambu geralmente sofre com a invasão de pragas. Se o ar estiver muito seco em casa ou no escritório, isso pode desencadear o aparecimento de um ácaro. Em caso de danos, brotos e folhas são enredados em teias de aranha, que são fáceis de ver na inspeção visual.
A imunidade instável da planta atrai insetos, tripes e pulgões. Pequenos insetos se alimentam do suco de brotos e folhas, que posteriormente causam a doença de Hamedorea. As pragas podem ser eliminadas por tratamento com água e sabão, bem como pelo uso de preparações fungicidas especiais.
Informações adicionais! Insetos nocivos podem ser a razão pela qual as folhas de Hamedorea ficam amarelas. Com a destruição de intrusos e a poda oportuna das folhas afetadas, a palma restaurará a saúde.
Umidade do solo
A palma da casa é bastante exigente com a umidade do solo. Regue-o pelo menos 2-3 vezes por semana. O excesso de enchimento pode prejudicar a palma da mão. A conseqüência do excesso de umidade no solo é a deterioração das raízes. Se aparecerem pontos pretos nas folhas na parte inferior do caule da chamedorea, esse é um sinal claro de inundação do solo. No inverno, a rega da planta não é recomendada mais de uma vez por semana.
Cuidados com a palma de bambu
Palmeira adora alta umidade. Se as folhas começaram a secar e escurecer, é hora de agir. Pulverizar folhas e ar de um frasco de spray ajudará a resolver o problema. Você precisa fazer isso todas as manhãs. Em seguida, cada folheto deve ser limpo com um guardanapo. Este procedimento permitirá que as folhas respirem e também ajudará a eliminar a poeira e a sujeira acumuladas.
Preste atenção! Se não houver possibilidade de pulverização diária, é recomendável colocar um recipiente com água e seixos perto do vaso de flores.
Temperatura do ar
Ao cultivar plantas, é importante manter a temperatura interna ideal. O escurecimento e a secagem das folhas podem ocorrer devido ao conteúdo frio. Nesse caso, o vaso com palmeira deve ser aproximado da fonte de aquecimento ou o aquecedor deve ser ligado. A palmeira de bambu é alta, por isso não a coloque no peitoril da janela. O melhor lugar seria um armário perto da janela.
Cárie radicular
Se você não cuidar da planta de acordo com as regras, não monitore a composição da terra na panela e regue-a constantemente, então as raízes começarão a apodrecer. Se esse problema ocorrer, a única solução é transplantar Hamedorea.
O solo para o cultivo da flor deve ser solto, leve, bem passar oxigênio e água para o sistema radicular. A planta é transplantada, tendo previamente limpo as raízes da podridão e da sujeira. É importante tratar o sistema e a capacidade das raízes com uma solução de manganês de potássio. O substrato nutritivo deve ser substituído.
Transplante de Hamedorea
Se, após um transplante, a planta de chamedorea deixa seca e o cheiro de podridão e umidade está presente na panela, as regras de cuidados são violadas. A irrigação oportuna e a composição do solo de alta qualidade ajudarão a proteger a palma da podridão das raízes.
Outros problemas possíveis
A planta deve não apenas ser regada, alimentada e transplantada, mas também criar certas condições para seu desenvolvimento.
Por exemplo, durante a dormência, a poda é necessária. As folhas inferiores da palma tendem a secar periodicamente. O processo natural de renovação das folhas precisa ser regulado com ferramentas de jardim. Folhas amareladas, desbotadas e secas devem ser cortadas em tempo hábil. As fatias são processadas com qualquer solução de álcool.
É importante! A palmeira não apenas decora o espaço, mas também absorve várias toxinas.
Uma planta de chamedorea forte e resistente não requer cuidados complexos. Se você monitorar a temperatura e a iluminação da sala, regar com moderação, transplantar e aparar a tempo, a flor decorará qualquer interior. Folhas largas e volumosas de palmeira não secam sob condições normais de detenção.