Cotoneaster da planta - decorativo, despretensioso e curativo!

Pin
Send
Share
Send

Cotoneaster é um dos arbustos utilizados com sucesso no projeto paisagístico. Uma planta despretensiosa em crescimento, da qual é fácil fazer várias sebes de qualquer configuração cortando, na primavera é decorada com inúmeras flores pequenas e no verão com belos frutos pequenos de várias cores. Cuidar disso é muito simples, portanto, a popularidade da cultura na jardinagem ornamental é muito alta.

Descrição e características das espécies e variedades cotoneaster

Cotoneaster e dogwood são plantas completamente diferentes, que devem ser imediatamente entendidas por um jardineiro iniciante. Se o dogwood é cultivado com mais freqüência para frutos (embora as plantas sejam muito bonitas), o cotoneaster possui frutos não comestíveis, é uma planta ornamental.

O que é cotoneaster

O cotoneaster selvagem, pertencente à família Rosaceae, é encontrado principalmente em regiões relativamente quentes, tanto na Eurásia quanto na América. Mas muitas espécies são tão resistentes que podem ser plantadas no norte da Sibéria. Além disso, eles são caracterizados pela tolerância incomum à seca, outra vantagem do uso do cotoneaster na produção de culturas ornamentais.

Cotoneaster normalmente responde à poluição de gás e poeira das cidades, não requer solo altamente fértil e tolera facilmente o sombreamento. Quase não está doente, mas às vezes sujeito a ataques de pragas. Facilmente propagado por todos os métodos conhecidos para arbustos.

Um arbusto pode servir como caldo para uma pêra, embora na prática essa habilidade raramente seja usada.

A maioria das espécies de cotoneaster cresce sob a forma de arbustos baixos, quase todas as folhas caem no inverno, mas existem variedades sempre verdes. Muito durável: cresce mais de 50 anos. Os arbustos podem ser eretos ou rastejantes, são densamente cobertos por folhas pequenas, geralmente de forma ovóide, de cor verde escura, às vezes com listras ou um padrão. No outono, a folhagem fica gradualmente vermelha, de modo que o cotoneaster é bonito nessa época do ano.

No outono, as folhas vermelhas começam a aparecer nos arbustos e, posteriormente, todas ficam roxas.

Inflorescências, pincel ou corimbose, contêm muitas flores pequenas, na maioria dos casos - brancas ou rosa. As frutas são em forma de maçã, pequenas, primeiro têm uma cor verde e, no processo de amadurecimento, tornam-se alaranjadas, vermelhas ou quase pretas: a cor da fruta depende do tipo e variedade de cotoneaster. Os frutos não são venenosos, mas as pessoas não são usadas como alimento e os pássaros se alimentam deles. Conter várias sementes. As raízes de Cotoneaster estão localizadas não muito longe da superfície, são altamente desenvolvidas, a ramificação de raízes é usada para fortalecer declives e terrenos irregulares.

Tipos de cotoneaster

Existem muitos tipos de cotoneaster, mas dentro de cada espécie o número de variedades é pequeno. Por exemplo, no Registro Estadual da Federação Russa geralmente não há uma seção dedicada a essa cultura. A maior resistência à geada e seletividade, permitindo que sejam usadas na maioria das regiões do país, é caracterizada por três espécies: brilhante, aronia e cotoneaster inteiro. Cotoneaster horizontal, loosestrife e cotoneaster Dammer também são de grande interesse.

Cotoneaster brilhante

Cotoneaster brilhante na natureza cresce no leste da Sibéria, é uma das espécies mais comuns nas cidades do nosso país. Pode crescer até dois metros de altura. Na natureza, pode crescer tanto na forma de matagais quanto em arbustos solitários. Folhas de até 5 cm de tamanho caem no inverno. As flores são de cor rosa. Floresce em maio e junho. Frutos pretos maduros.

Cotoneaster brilhante é mais conhecido em nosso país

O cotoneaster é plantado brilhante, não apenas para decoração de áreas de paisagismo. Muitas vezes, é colocado na berma da estrada: não reage à poluição dos gases, é extremamente despretensioso às condições climáticas. Folhas de outono ficam roxas. As frutas são comestíveis, mas sem sabor, portanto, não são usadas na culinária.

Cotoneaster aronia

O cotoneaster também cresce cerca de dois metros de altura, tolera condições climáticas adversas. O lado inferior da folha ovóide é coberto de pubescência, assim como os brotos jovens. Flores cor de rosa, coletadas em inflorescências de até 15 peças. Frutas de até 1 cm de tamanho se parecem muito com as frutas de Chokeberry, que amadurecem no início de setembro. Eles são comestíveis, mas não são de interesse como frutas ou bagas, mas são amplamente utilizados na medicina popular. No entanto, todas as partes da planta têm uso médico.

Os frutos da cotoneaster aronia são facilmente confundidos com os frutos do chokeberry

Cotoneaster comum (inteiro)

O Cotoneaster comum cresce até dois metros. As sessões anuais são pubescentes, mas subsequentemente se tornam suaves. As folhas ovais a quase redondas, opacas, atingem 5 cm e, de baixo, aparecem esbranquiçadas por serem abundantemente pubescentes. Nas inflorescências, existem apenas algumas flores, um arbusto floresce no início da primavera. Os frutos são redondos, têm uma cor vermelha brilhante. Na natureza, esse cotoneaster cresce nos países da Europa Ocidental e do Cáucaso, mas há vários séculos é utilizado para o paisagismo de áreas urbanas.

Cotoneaster comum mais cedo do que outros começou a ser usado para paisagismo

Cotoneaster horizontal

Cotoneaster horizontal - um habitante das montanhas da China. Os arbustos são muito baixos, até meio metro. As folhas são verde-escuras, com um brilho forte, a folhagem é alta. No outono, as folhas ficam vermelhas, no inverno elas caem. O arbusto floresce com flores rosa-vermelho, os frutos são vermelhos, com até 5 mm de tamanho, são mantidos em galhos por vários meses. Variedades deste cotoneaster foram criadas: Variegatus, Perpusillus e Saxatilis, diferindo no tamanho do arbusto e das folhas.

Cotoneaster horizontal - o mais famoso representante de espécies subdimensionadas

Dummer Cotoneaster

O Cotoneaster Dammer é uma planta minúscula com até 30 cm de altura, mas um arbusto pode espalhar seus brotos rastejantes até um metro em direções diferentes. As folhas verde-escuras são flores muito densas, pequenas e melíferas, mas aparentemente desinteressantes. O arbusto assume uma beleza especial durante o amadurecimento das frutas. Eles têm uma cor vermelho coral e ficam pendurados em galhos durante todo o inverno. Este cotoneaster também possui variedades: Coral Beauty, Eichholz, Cardinal e Stogholm, diferindo no tamanho do arbusto e, ligeiramente, na cor das flores.

Cotoneaster Dammer dá frutos de uma cor muito bonita

Cotoneaster loosestrife

O cotoneaster, o loosestrife, como Dammer, também se distingue por brotos rastejantes que estão próximos ao chão. Como resultado, o arbusto, com uma altura não superior a meio metro, se espalha por dois metros de largura. Ao contrário da maioria das espécies, a vida selvagem não deixa cair a folhagem durante o inverno. As flores nos pincéis são brancas, as frutas são vermelhas, ficam penduradas nos arbustos durante todo o inverno.

Cotoneaster loosestrife - um representante da evergreen cotoneaster

Outras espécies

Muito menos comuns em nosso país são outras espécies desta planta:

  • cor de pincel (cresce na forma de uma árvore de até 3 metros de altura, floresce com flores rosa pálidas, os frutos têm uma cor vermelha brilhante);
  • multi-florido (o arbusto cresce até 3 metros, floresce abundantemente e dá frutos, mas é muito menos resistente ao gelo do que outras espécies);
  • folhas pequenas (arbusto em miniatura sempre-verde com flores brancas e frutas vermelho-alaranjadas);
  • feltro (arbusto de até 1,5 metro de altura, galhos com forte pubescência, flores rosa);
  • espalhado (arbusto alastrando até um metro e meio, com frutas vermelhas brilhantes, muito resistentes).

No total, são conhecidas mais de cinquenta espécies e variedades, e todas são cultivadas em um grau ou outro e são amplamente utilizadas no projeto paisagístico, com o objetivo de paisagismo e decoração de cidades.

Plantação de cotoneaster, inclusive para a criação de sebes

Na grande maioria dos casos, o cotoneaster é usado como uma cultura decorativa. As espécies que formam coroas rasteiras de pequena altura são plantadas como plantas de cobertura em gramados e escorregadores alpinos. Espécies que crescem na forma de arbustos com um metro ou mais de altura são usadas como uma cerca viva que envolve becos de parques e jardins de estradas, e os arbustos mais altos também criam parcelas sombrias.

Padrão de aterrissagem

A técnica de pouso de todos os tipos tem a mesma aparência, apenas os padrões de pouso diferem. Assim, os menores arbustos são plantados a uma distância de cerca de 50 cm um do outro, altos - com menos frequência. Dependendo da finalidade, elas podem ser plantadas a distâncias de 1,0-2,5 metros: mais densas para sebes, para dar formas bizarras a cada arbusto com menos frequência. Também é possível plantar arbustos individuais distantes um do outro: afinal, cada instância pode servir como um ornamento por si só.

Tempo de pouso

Todos os tipos de cotoneaster são plantados principalmente na primavera, embora existam exceções: brilhante e frutado preto são igualmente bem aceitos durante o plantio da primavera e do outono. O plantio da primavera é realizado após o descongelamento do solo, mas antes que os brotos se abram nas mudas. Outono - depois que as folhas caem, mas muito antes do início da geada severa. O plantio no outono é mais adequado para jardineiros em regiões quentes; no centro da Rússia e do norte, é melhor plantar na primavera.

No entanto, prazos rígidos são estabelecidos apenas para mudas com raízes nuas. As mudas que se tornaram populares nos últimos anos com um sistema de raízes fechadas (em recipientes) são adequadas para o plantio a qualquer momento, exceto nos dias de sol muito quentes. As mudas podem ter de 2 a 4 anos de idade.

Com um sistema radicular fechado, mudas muito adultas criam raízes bem

Escolhendo um local e antecessor

O Cotoneaster cresce em quase qualquer lugar e, como não há questão de colher, um local para plantar é escolhido com base na necessidade de decorar uma parcela específica. Você não deve prestar atenção à iluminação, embora o arbusto pareça um pouco mais decorativo ao sol. Não há necessidade de selecionar o solo na composição; o único requisito é que não seja pantanoso; em qualquer caso, o material de drenagem é colocado nos poços inferiores.

O cotoneaster praticamente não se importa com o que as culturas cultivavam antes dela, mas, de acordo com as regras de rotação de culturas, é necessário evitar plantá-la imediatamente após as colheitas relacionadas, ou seja, com flores rosa. Obviamente, em nossos pomares é cultivado um grande número de árvores e arbustos de frutos e bagas, entre eles. Esta é uma macieira, uma pêra, uma cereja e framboesas com morangos. E entre os arbustos ornamentais, há uma rosa, rosa mosqueta, espinheiro, etc. Portanto, se você tiver uma escolha, não deve plantar um cotoneaster atrás deles, mas é claro que não há uma proibição estrita de plantar.

Preparação do solo e poço de plantio

O cotoneaster não é muito exigente em termos de fertilidade do solo, mas como é plantado por muitas décadas, ao cavar um local para remover rizomas de plantas daninhas, eles tentam fertilizá-lo um pouco e, se plantar um cotoneaster, é multifloroso e produzi-lo adicionando cal em uma dose de 200-300 g / m2. Baldes de compostagem de 1 m2 cavar será suficiente. No caso de solos argilosos, a areia é aplicada aproximadamente na mesma dosagem.

Se os arbustos são plantados a uma distância considerável um do outro, eles cavam poços, se quiserem cultivar uma cerca viva, é mais conveniente cavar uma vala comum. O poço deve ter dimensões de cerca de 50 x 50 x 50 cm, a vala escava uma largura e profundidade semelhantes. É importante depositar cascalho, seixos ou cascalho com uma camada de 10 a 15 cm, sobre a qual é derramado solo fértil. A composição ideal é terra de relva, areia de rio e turfa (ou composto) na proporção de 2: 2: 1. 100-150 g de cal no poço não interferem com nenhum tipo de cotoneaster.

A camada de drenagem no fundo do poço do cotoneaster é necessária

Processos de plantio e transplantação

Plantar cotoneaster em um poço preparado não é difícil. Depois de retirar a quantidade necessária da mistura do solo do poço, as mudas são colocadas de modo que o colo da raiz fique 2-3 cm acima do nível do solo (com a compactação subsequente do solo, ele deve afundar exatamente no chão). Este é um ponto importante: um aprofundamento significativo do colo da raiz pode levar à morte da planta. Caso contrário, tudo é como sempre: a muda é bem regada, o solo é coberto com migalhas de turfa ou qualquer outro material.

O Cotoneaster é bom, pois pode ser transplantado em qualquer idade, desde que seja fisicamente possível (o arbusto não é muito grande, o sistema radicular pode ser removido sem danos graves). O transplante é realizado na primavera ou no outono, mas os arbustos jovens, se puderem ser removidos com um pedaço de terra, podem ser replantados mesmo no verão. Ao cavar o mato, é importante preservar as raízes o máximo possível e, em um novo local, plantá-lo na mesma profundidade e regar bem. Talvez nos primeiros dois anos o arbusto transplantado floresça significativamente menos.

Vídeo: pouso de cotoneaster ao longo da cerca

Cotoneaster Care

O atendimento da Cotoneaster é extremamente simples. E se, no primeiro ano ou dois após o plantio, é necessário regar e remover ervas daninhas periodicamente, depois que as mudas criam raízes e crescem bem, geralmente você não pode prestar atenção.

Molhar, molho superior

O arbusto cotoneaster que se enraizou requer rega apenas em caso de seca prolongada. No entanto, mesmo sem isso, é mais provável que ele não morra, mas ele crescerá mal e florescerá mal. Portanto, se você deseja extrair todo o esplendor possível do mato, ele é regado e alimentado periodicamente. Após a rega, é necessário afrouxar o solo se não estiver contido sob uma camada de cobertura morta.

Se for possível molhar de uma mangueira, você pode fazê-lo não embaixo da raiz, mas na coroa: em matas densas, muita poeira e detritos sempre ficam presos, ao mesmo tempo em que também realizam a limpeza sanitária do mato.

Ao regar, é importante observar a medida: é melhor manter esta planta em solda semi-seca do que em solo pantanoso. Em caso de seca, até 80 litros de água podem ir para um arbusto adulto, mas da próxima vez será necessário regá-lo.

A regra usual se aplica à cobertura: na primavera, a planta precisa mais de nitrogênio, no verão em potássio e fósforo, no outono em potássio. A cobertura do outono é geralmente realizada com cinzas (até meio litro por metro quadrado), uréia no início da primavera (alguns punhados para um arbusto adulto) e no início do superfosfato de floração e sulfato de potássio (30-40 g / m2) A cobertura do solo antes do inverno com uma camada de húmus de 3-4 cm completa o ciclo nutricional da estação. Após a cobertura morta, algumas espécies de cotoneaster amantes do calor em regiões frias são levemente protegidas durante o inverno, dobrando galhos e jogando abetos coníferos sobre eles.

Corte e modelagem

Cotoneaster tolera facilmente a poda, não fica doente com isso e muitas vezes até se sente melhor. A formação do arbusto, dando-lhe a forma desejada, é melhor realizada na primavera, antes da abertura dos brotos. Não é necessário reduzir em mais de um terço os brotos deixados de cada vez. A poda estimula o cotoneaster a disparar crescimento e ramificação. Arbustos de poda em forma de cone fazem poda dos arbustos, formando-os na forma de uma bola, um cubo e até várias figuras vivas. É verdade que é melhor para um jardineiro inexperiente não se envolver nessas ações sem treinamento de qualidade.

Designers fazem qualquer forma de arbustos cotoneaster

A poda sanitária é realizada a qualquer momento e não requer conhecimentos especiais: tudo o que estiver quebrado, seco, danificado por pragas e congelado deve ser cortado. Ao longo dos anos, os rebentos mais antigos são cortados, rejuvenescendo os arbustos, bem como os que também engrossam a coroa.

Proteção contra doenças e pragas

Cotoneaster é extremamente raro. Somente em condições de umidade excessiva e clima adverso às vezes surgem doenças fúngicas, na maioria das vezes fusarium.Os fragmentos doentes devem ser cortados e o arbusto pulverizado com líquido de Bordeaux (na primavera e outono é usado 3% de líquido, durante a estação de crescimento, 1% nas folhas verdes). Se a doença foi longe, você pode tentar replantar arbustos jovens para um novo local, cortando-os severamente e o solo depois deles pode ser bem desinfetado com permanganato de potássio ou vitríolo. A presença de uma camada de drenagem no poço de plantio e o afrouxamento periódico do solo são uma boa prevenção de doenças fúngicas.

Quando o fusarium é coberto de manchas e desbota brotos inteiros

Pragas são encontradas no cotoneaster um pouco mais frequentemente. Pode ser pulgões de maçã, insetos de escala, vários ácaros. No estágio inicial, com um pequeno número de pragas, eles tentam lidar com os remédios populares. Decocções de yarrow, pó de tabaco, malmequeres ou uma infusão de cinzas e sabão podem ajudar. Após alguns dias, o tratamento precisará ser repetido.

Se tais medidas não ajudarem, e o número de pragas estiver aumentando, recorra a inseticidas. Como o cotoneaster não é usado como alimento, as preparações químicas podem ser usadas a qualquer momento. Só é importante tomar medidas de precaução: como regra geral, os inseticidas permitidos pertencem às 2ª ou 3ª classes de perigo, e a pulverização deve ser realizada em roupas de proteção e um respirador. Qualquer preparação pode ajudar contra insetos no cotoneaster, mas, para ter certeza, eles usam imediatamente Aktaru ou Actellik.

Métodos de criação

O cotoneaster é propagado tanto por sementes quanto vegetativamente. A propagação vegetativa é mais fácil e mais freqüentemente usada, e às vezes os arbustos adultos podem até ser escavados e divididos em partes.

Propagação por estacas

A propagação do cotoneaster por estacas é realizada de maneira semelhante à reprodução, por exemplo, de groselha ou chokeberry. São usadas estacas lignificadas e verdes. Com lignificado, o processo é muito mais fácil. Após a primeira geada, basta cortar as mudas dos brotos laterais anuais e, na primavera, plantá-las em solo úmido e solto. O caule deve ter pelo menos 15 cm de comprimento e três brotos. No inverno, as estacas são armazenadas na adega em areia levemente úmida. Eles são plantados obliquamente, de modo que o rim médio esteja no nível do solo. Durante o verão, as mudas são regadas, soltam o solo e, após um ano, os arbustos jovens são plantados em um local permanente.

Estacas verdes são cortadas mais perto do meio do verão, no início de julho. São necessariamente tratados em soluções estimulantes do crescimento, após o que são plantados em uma mistura de turfa e areia: é possível em uma caixa ou em um jardim. Até o final da temporada, as estacas devem estar em solo úmido e ar úmido. Portanto, eles são cobertos, por exemplo, com metade de uma garrafa de plástico e certifique-se de que esteja úmida por baixo, mas não de estacas (pela primeira vez, você pode simplesmente colocar sacolas plásticas sobre elas). Se tudo correr bem, na primavera, pequenas mudas também estarão prontas.

Você pode usar estacas combinadas.

Vídeo: reprodução de cotoneaster com estacas combinadas

Propagação por camadas

A reprodução por camadas é uma técnica muito simples, especialmente no caso de espécies de cotoneaster atrofiadas. Na primavera, eles planejam um broto forte e jovem crescendo na periferia do mato e tentam dobrá-lo no chão. Se acontecer, eles cavam o solo neste local, fertilizando com húmus, fazem um recesso de 8 a 10 cm, onde depositam a parte aérea e prendem com arame ou qualquer outro objeto conveniente. Eles enchem o buraco com solo fértil, regam e cobrem com palha. Este lugar é mantido molhado durante o verão. No outono, a partir de cada botão dessa parte, uma nova planta com raízes já crescerá, mas é melhor separá-las e transplantá-las com um pedaço de terra na próxima primavera.

Propagação por sementes, inclusive em casa

A reprodução por sementes é mais demorada. Frutos maduros são secos e sementes são retiradas deles, após o que são bem lavados em água e separados. A maneira mais fácil é deixá-los nadar em uma jarra de água e usar apenas os afogados. As sementes são misturadas com substrato de turfa-areia e removidas até a primavera para estratificação em uma adega ou outra sala com uma temperatura de cerca de 0 sobreC.

Na primavera, as sementes são semeadas em solo solto e úmido, a uma profundidade de cerca de 2 cm, e o canteiro é coberto com uma película para não secar, mas periodicamente elevá-lo para ventilação. A germinação das sementes é muito desigual: as primeiras mudas podem aparecer em duas semanas e as próximas terão que esperar tanto ou até mais. De qualquer forma, uma taxa de germinação de 20% já é uma conquista. Durante o verão, as mudas são cuidadas com cuidado, no outono elas podem atingir uma altura de 15 a 20 cm Na próxima primavera, você pode transplantá-las cuidadosamente para um local permanente.

Vídeo: semeando cotoneaster

Você pode plantar sementes e em casa. Eles são preparados para semear da mesma maneira, mas também é desejável escarificá-los, ou seja, para facilitar a penetração de brotos através da casca. Às vezes, é aconselhável usar ácido sulfúrico, mas é mais seguro usar a alternância de temperaturas: mergulhe as sementes alternadamente por 2-3 minutos em água fervente e água gelada, repetindo isso 3-4 vezes. Aplique e deixe de molho as sementes antes de semear na solução Epina.

No início da primavera, as sementes são semeadas em uma caixa com uma mistura de turfa, areia e solo de folhas a uma profundidade de 1,0 a 1,5 cm. Após o aparecimento do primeiro broto, a caixa é colocada em um peitoril da janela leve. Com a falta de luz, é realizada iluminação artificial, tomando cuidado com queimaduras de folhas jovens. Após o aparecimento de um número suficiente de mudas, elas, juntamente com o substrato, são pulverizadas com 1% de líquido Bordeaux para fins profiláticos.

Após o aparecimento de um par de folhas verdadeiras, as mudas mergulham em vasos separados com um volume de cerca de 2 litros. Cuidar deles consiste em rega e rastreamento periódicos das condições de luz e temperatura. Plantar em campo aberto é melhor em um ano e meio.

Cotoneaster - uma planta interessante usada no paisagismo de parques, praças, becos e estradas da cidade. É lindo na primavera, verão e outono, e muitas espécies são o ano todo. O mais importante é que o cotoneaster requer manutenção mínima e cresce em praticamente qualquer ambiente.

Pin
Send
Share
Send