Uvas de mesa Atos: suas vantagens e desvantagens, características de cuidados

Pin
Send
Share
Send

Segundo várias estimativas dos cientistas, as pessoas começaram a cultivar uvas há 6-8 mil anos atrás. Hoje existem mais de 20 mil variedades de cultura, mas a seleção não pára, a cada ano cientistas e criadores amadores trazem novas. Uma das novidades mais notáveis ​​da última década foi a variedade Athos de amadurecimento precoce.

História da uva Atos

Variedade Athos ainda pode ser considerada uma novidade em nossas hortas. Ele é foi criado pelos esforços do viticultor ucraniano V.K. Bondarchuk na região de Luhansk em 2009, e a primeira colheita foi colhida em 2012. Athos tem uma origem híbrida e é o resultado de um cruzamento bem-sucedido de variedades de talismã e kodrianka.

Hoje essa variedade já tem uma geografia bastante ampla. Ele ganhou popularidade na Ucrânia e no sul da Rússia.

Características varietais

A principal vantagem da variedade de uva de mesa Athos é sua maturidade precoce. A estação de crescimento é de apenas 95 a 100 dias. Se nenhuma força maior acontecer, a colheita estará pronta no final de julho - início de agosto. Além disso, a vantagem indiscutível do Athos é o amadurecimento de quase 100% das bagas nos cachos.

A videira do Athos tem uma bela cor marrom com nós vermelhos. Folha de cor verde saturada, tamanho médio, arredondada, dissecada, com raízes perfeitamente aparadas. Athos requer abrigo para o inverno, mas é bastante resistente ao gelo e pode suportar geadas a -23 ° C. A frutificação total ocorre no 3º ano.

A massa de bagas em Athos atinge 10-12 g

Athos é uma variedade de alto rendimento: 130 quintais de frutas podem ser coletados por hectare. Um cacho maduro pesa de 700 a 1200 g (alguns - 1500 g). Não há necessidade de racionamento. Um arbusto pode suportar até 20 kg de peso. As bagas são de cor azul escuro, alongadas, pesam 7 a 12 G. A polpa é cor de vinho, a pele é densa, o sabor é rico, harmonioso, doce, mas colorido por uma acidez sutil.

As bagas não são firmemente seguradas em um galho, de modo que uma parte insignificante delas pode desmoronar.

Apesar da maturidade precoce, você pode levar o seu tempo com a colheita. Frutos maduros não racham dentro de um mês após o amadurecimento. Além disso, os frutos do Athos serão perfeitamente passas.

A massa de um cacho de uvas Atos atinge 1,5 kg

Ao contrário de seu pai, Kodrianka, Athos não mostra uma tendência à ervilha.

As frutas Athos são mais adequadas para o consumo fresco, mas também produzem geléia, compotas e licores. Esta é uma variedade de uva de mesa, para que você possa fazer um vinho caseiro de qualidade se misturar bagas com os frutos de uma variedade de vinhos.

Vídeo: Colheita de uva Atos

Características do plantio e cultivo de variedades de uvas Atos

Nas lojas e mercados da primavera, geralmente, são vendidas mudas anuais da Athos, que devem atender aos seguintes requisitos:

  1. Antes de tudo, preste atenção às raízes - elas devem ser elásticas, não dobrar. Peça ao vendedor para cortar com tesouras ou tesouras de podar. No corte, a raiz deve ser branca. Uma tonalidade marrom ou marrom é um sinal de uma muda morta. Se você tiver a oportunidade de comprar material de plantio com um sistema radicular fechado, não perca dinheiro. Tais mudas criam raízes melhor.
  2. Faça um pequeno arranhão com a unha na filmagem. Sob a casca escura, uma camada de tecido verde vibrante deve ser visível. Este também é um sinal claro de que a uva está viva.
  3. A viabilidade das mudas pode ser julgada pelos rins. Quando pressionada, a balança não deve rachar ou esfoliar.

Hoje, mudas revestidas com cera especial são frequentemente encontradas à venda. Reduz a transpiração (o processo de movimentação da água através de uma planta), possui propriedades antibacterianas e não interfere no crescimento e desenvolvimento de mudas. Não há necessidade de raspar a cera da parte aérea, pois você danificará a videira. Quando as filmagens começarem a crescer, ele próprio destruirá facilmente sua defesa temporária.

Algoritmo de plantação de uva Atos:

  1. Primeiro de tudo, você precisa escolher o lugar certo para o futuro vinhedo. A cultura não tolera a ocorrência próxima de águas subterrâneas e murcha com pouca drenagem. Além disso, um microclima úmido contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas. Além disso, as uvas se sentem mal em áreas abertas e sem sombra. Ele precisa de espaço livre, mas sempre com vizinhos como arbustos ou árvores baixas.
  2. Na área selecionada, você precisa cavar um buraco com um diâmetro de 35 cm e uma profundidade de 40 a 50. Muitos jardineiros para esse fim não usam uma pá, mas uma broca de terra. Isso é especialmente conveniente se você estiver plantando vários arbustos ao mesmo tempo.

    Para a conveniência de plantar vários arbustos, você não pode cavar um buraco, mas uma vala

  3. Misture o solo do buraco com húmus e areia na proporção de 2: 1: 1.
  4. No fundo do buraco, despeje 10-12 cm de argila expandida ou tijolo quebrado. Isso criará a drenagem e fornecerá às raízes das uvas a quantidade necessária de ar no solo.

    No fundo do poço para o plantio de uvas, é necessário derramar a drenagem

  5. Polvilhe a drenagem sobre a mistura de solo preparada. Coloque as mudas no buraco. Gentilmente espalhe as raízes. Se eles forem muito longos, corte-os. Isso não prejudica a planta. Mas em nenhum caso as raízes devem ser dobradas. É muito importante organizar uma muda no buraco, para que o local da vacinação se erga de 1 a 1,5 cm acima do solo.

    Ao plantar uma muda de uva, o local de enxertia não deve estar no subsolo

  6. Encha o buraco com o solo preparado e despeje bastante água em um balde. Devido a isso, os pelos das raízes se ligam firmemente às partículas microscópicas do solo.

    Após o plantio, as mudas de uva devem ser abundantemente regadas

  7. Quando a água for absorvida, adicione a mistura do solo ao poço até o nível do solo e compacte-o suavemente.
  8. Polvilhe as uvas por cima com terra solta, para formar um pequeno monte acima da muda.

Vídeo: plantio de uvas na primavera

Recursos de Cuidados

Athos dificilmente pode ser chamado de variedade temperamental; no entanto, requer a realização de atividades agrícolas clássicas. As uvas não são muito exigentes quanto à umidade. Tudo o que ele precisa é de regar regularmente uma vez por semana. Capina e afrouxamento do solo no círculo próximo ao tronco também é necessário. A cobertura deve ser realizada com a seguinte frequência:

  1. Antes da abertura dos brotos, prepare uma mistura nutritiva: em 10 l de água, dissolva 20 g de superfosfato, 10 g de nitrato de amônio e 5 g de sal de potássio. 10 l serão suficientes para um arbusto de uvas.
  2. Encha Athos com esta mistura antes da floração (também à taxa de 10 litros por arbusto).
  3. Antes de amadurecer os frutos da mistura, elimine o nitrato de amônio. Caso contrário, um excesso de nitrogênio no solo estimulará o crescimento vegetativo e, ao mesmo tempo, inibirá o amadurecimento das uvas.
  4. No outono, as uvas são alimentadas com potássio, o que ajudará as plantas com sucesso no inverno. Use sal de potássio, que contém até 40% de potássio em sua composição.
  5. Alimente o Athos com adubo a cada 3 anos. Espalhe o fertilizante uniformemente sobre a superfície da terra e cave uma pá até a profundidade da baioneta.

Poda

Athos é uma variedade vigorosa. Durante o verão, algumas trepadeiras são capazes de esticar por 7 m. Por esse motivo, você não pode prescindir da poda, o que proporcionará uma distribuição ideal de calor e luz. Para o Athos, uma formação sem ventilador, com quatro braços e sem ventilador é adequada:

  1. Plântulas na primavera planta verticalmente. Para melhor amadurecimento da videira, cubra as plantas com um filme ou palmo.
  2. No outono do primeiro ano, selecione os dois brotos mais fortes e corte-os, deixando 2-3 brotos.
  3. Durante todo o verão do segundo ano, brotos crescerão a partir dos brotos abandonados. Remova inflorescências emergentes.
  4. No início de agosto, aperte as partes superiores para obter melhores brotos de maturação.
  5. No outono, os brotos são distribuídos em lados diferentes e cortados em madeira amadurecida. Como resultado, o arbusto assume a forma de um ventilador.
  6. Na primavera do terceiro ano, remova todos os rins, exceto os três primeiros.
  7. No outono, os brotos são cortados: os brotos mais baixos são 2-3 brotos da base do broto (são nós de substituição), os brotos superiores são 6-8 brotos (brotos de frutas nos quais os cachos serão amarrados no futuro).
  8. Nos anos seguintes, forme um arbusto da mesma maneira.

Vídeo: uvas cortadas em leque

Se no outono do primeiro ano você descobriu que as mudas não ganharam força no verão passado, por exemplo, cresceram apenas 30 cm, faz sentido aplicar a poda no crescimento inverso. Para fazer isso, corte os brotos no outono, deixando apenas um rim neles. Isso ajudará a planta jovem a ganhar força e crescer ativamente no próximo verão, formando uma videira mais viável.

Doenças, tratamento e prevenção

A maioria das doenças das uvas são de natureza fúngica.

Tabela: Doenças Fúngicas Comuns da Uva

A doençaPatógenoSintomasCondições favoráveis ​​à infecção
AntracnoseCogumelo Gloeosporium ampelophagumO primeiro sintoma é o aparecimento nas folhas da uva de manchas acastanhadas com uma borda branca. Gradualmente, as áreas afetadas aumentam e o tecido nelas começa a morrer. Os mesmos pontos começam a aparecer em brotos, pecíolos, pedúnculos e bagas. Como resultado, os cachos afetados secam e as bagas perdem sua apresentação, sabor e deterioram-se rapidamente.O surgimento da doença contribui para as chuvas no início da primavera.
Oídio (míldio)Cogumelo Plasmopara viticolaNo início do verão, manchas oleosas bem visíveis aparecem na superfície das folhas. Então, no tempo chuvoso, na parte inferior da folha, podem ser observadas erupções cutâneas brancas que lembram mofo. Gradualmente, a necrose começa no local desses pontos, as folhas afetadas secam e caem. Com o tempo, pedicelos, brotos, flores e frutas são afetados.A temperatura ideal para este fungo parasitário é de 20 a 25 ° C. Além disso, o desenvolvimento da doença contribui para a chuva e o orvalho pesado.
Oídio (oídio)Cogumelo Uncinula necatorTodas as partes da planta são cobertas com um revestimento esbranquiçado que se assemelha a farinha ou cinza. Essa poeira é melhor vista na superfície das folhas. Gradualmente, eles começam a desbotar e secar. Bagas quebram, estouram, secam ou apodrecem.A doença é especialmente ativa a uma temperatura de 25-35 ° C. Muito mais frequentemente afetavam o plantio mal ventilado das uvas.
Podridão cinzentaCogumelo Botrytis cinereaA doença afeta todas as partes verdes da planta. As uvas são cobertas com um revestimento acinzentado, que fica empoeirado (espalha esporos) se você a tocar. O clima seco do verão salva as uvas da propagação da doença. Nesse caso, o dano será limitado a algumas bagas. Mas o verão chuvoso levará ao fato de que todo o grupo se transformará em mingau sem forma.A podridão afeta principalmente feridas frescas, incluindo aquelas que ocorreram durante a vacinação. A doença também contribui para a primavera úmida e fria.
Manchas pretasCogumelo da classe de DeuteromycetesEm junho, manchas descoloridas aparecem em brotações lignificadas, que escurecem com o tempo devido ao crescimento do micélio. Gradualmente, as áreas afetadas apodrecem e morrem, e as manchas começam a se parecer com crostas. A necrose também se forma nas folhas, onde parecem manchas marrons com uma borda esbranquiçada. Lâminas de folhas doentes secam e caem.Condições favoráveis ​​para o desenvolvimento da doença - uma temperatura de 25-35 ° C com uma umidade do ar de 85%.

Um dos procedimentos preventivos importantes contra doenças fúngicas é a colheita no outono de lixo sob o plantio de uvas. A folhagem verde é um viveiro ideal de fungos parasitas. É necessário não apenas remover folhas e galhos caídos, mas também queimá-los fora do jardim.

Galeria de fotos: Doença da uva

Os medicamentos projetados para combater doenças fúngicas têm um nome comum - fungicidas. Hoje, uma enorme variedade desses medicamentos é apresentada nas prateleiras das lojas. No entanto, é impossível prever com antecedência como um determinado medicamento afetará uma variedade que cresce em sua área de jardim. Portanto, hoje o famoso sulfato de cobre continua sendo o medicamento mais popular e profilático para doenças fúngicas das uvas. O processamento é realizado de acordo com o seguinte esquema:

  1. O primeiro tratamento é realizado no início da primavera pela manhã ou à noite em clima seco, quando a temperatura do ar sobe acima de 5sobreC. Para a pulverização, use uma solução de 0,5-1%. Consumo: 3,5-4 litros por 1 m2 desembarques. Nunca borrife vitríolo azul em uvas que já entraram na fase de floração.
  2. Pulverize repetidamente as uvas com sulfato de cobre no outono após o outono das folhas. Use uma solução a 1% para evitar queimaduras nas folhas.
  3. Para o tratamento de feridas de uva, é utilizada uma solução mais concentrada a 3%. Antes de plantar para fins preventivos, você também pode regar as raízes com uma solução a 1%. Isso reduzirá a probabilidade de doença.

Vídeo: processamento de uvas com sulfato de cobre

Comentários de Grade

Este ano, antes de todas as variedades de uvas, a colheita amadureceu (em três vinhedos localizados em lugares diferentes, ao mesmo tempo em 15 de julho em Lugansk e nos subúrbios) da forma híbrida Atos (Laura x Kodryanka + SP) da seleção da antiga vinha belga Bondarchuk Valery Konstantinovich, que infelizmente morreu recentemente. Valery Konstantinovich era amigo de Ivan Alexandrovich Kostrikin, cujo conselho ele conduziu os trabalhos de seleção. Kostrikin descreveu algumas de suas formas híbridas em suas brochuras. Uma das mais recentes inovações que Valery Konstantinovich propôs para testes no outono de 2009 foi o Sr. F. Athos. Na primavera de 2010, suas mudas verdes foram plantadas; neste ano, produziu uma colheita. A baga é de formato ligeiramente mamilo, grande, azul escuro, polpa crocante, muito bom gosto com uma combinação harmoniosa de açúcar e acidez. Os cachos são moles e macios, cônicos; na primeira colheita, são bastante grandes. Na aparência, os aglomerados se assemelham a Nadezhda Azos, mas as bagas são uniformes, não existem ervilhas e os aglomerados são mais compactos. Esta forma híbrida pode legitimamente ser considerada a abertura desta temporada de uva.

Sergey Criulya //forum.vinograd.info/showthread.php?t=10299

Este ano, houve 400 gramas de sinalização, deixou uma boa impressão, gostei, amadureceu muito no final de julho, boa floração, forma bonita de um cacho e uma baga, gostei do gosto, metade do bando ainda está pendurado, a baga ligeiramente murcha.

Yuri Lavrinov //forum.vinograd.info/showthread.php?t=10299

Quarta vegetação 24 brotos de 40 aglomerados. O peso dos clusters é principalmente de 700 a 1500 g, e a baga é de 7 a 10 g, o sabor é harmonioso com a trituração, que experimentou melhor em comparação com o cheesecake. Este ano, eles começaram a cortar a partir de 13 de julho e o excedente começou a vender a partir de 18 de julho. Os compradores notaram uma aparência muito vendável. Não houve rachaduras nos frutos por 3 anos. Estabilidade no nível da mascote.

Gerus Nikolay //forum.vinograd.info/showthread.php?t=10299

Athos é o quarto ano, nesta temporada sobrecarregado com brotos e cachos. Pendurado mais de 20 kg. Surpreendentemente, ele retirou tudo! A baga saiu a um bom preço na primeira década de agosto. Ele deixou um monte coberto, pendurado até meados de setembro - cortou e demonstrou como propaganda no mercado. Como resultado, 25 mudas disponíveis na escola foram planejadas em 2 horas! Todo mundo que experimentou a baga, sem mais delongas, me pediu para anotá-la. Em abril de 2013, na feira do clube "Vine of Donbass", um cidadão de Kharkiv comprou 2 chubuk de mim, um pouco dispersos entre os compatriotas.

alex_k //forum.vinograd.info/showthread.php?t=10299

As uvas de mesa Atos distinguem-se pela alta produtividade, resistência ao gelo e excelente sabor das bagas.Mas sua principal vantagem é um período de maturação precoce.

Pin
Send
Share
Send