Arbustos perenes e árvores na cabana de verão não perdem sua atratividade nos meses de inverno. Coníferas durante todo o ano trazem benefícios duplos. O aroma resinoso limpa e cura o ar no calor e na geada. Para decidir qual planta plantar, primeiro se familiarize com o mundo das plantas antigas.
Caracterização da madeira macia
Quase todas as coníferas são sempre-perenes. Eles têm alguns recursos:
- folhas modificadas sob a forma de agulhas;
- alto teor de resina em casca e madeira;
- vida útil superior a 100 anos.
Propagado por sementes amarradas em cones. Eles são cobertos apenas por escamas, mas não protegidos por uma cavidade fechada. Isso determina a afiliação de grupo da raça - gimnospermas. A polinização dos óvulos ocorre com a ajuda do vento.
O método vegetativo de reprodução não é aplicável a eles, apenas os ciprestes têm essa capacidade. Gimnospermas - um dos grupos mais antigos de plantas. Segundo os cientistas, seus ancestrais são extintos em forma de samambaia.
A geografia da distribuição da classe é do Equador até as fronteiras do permafrost. Cada zona climática é caracterizada por sua própria espécie.
A altura da maioria das árvores, especialmente na natureza, geralmente ultrapassa os 100 m, mas para as cabanas de verão ou as hortas, os criadores criam muitas variedades de tamanho menor e anão.
Separação de coníferas
Os biólogos dividem o departamento de coníferas em quatro ordens. Destes, três (cordaite, guerreira, vulcio) são plantas extintas.
A quarta ordem é representada por plantas que unem 10 famílias, cerca de 70 gêneros e mais de 600 espécies. Pinheiros, abetos, ciprestes, zimbros - todas as famílias parecem excelentes em jardinagem urbana e rural, desde que sejam selecionadas corretamente.
Pine
Estas árvores com troncos delgados, arbustos com menos frequência, atingem uma altura de 30 m, algumas espécies selvagens - 80 m. A idade média é de 150 a 200 anos, embora sejam conhecidos espécimes de vida longa que comemoraram seu 5000 ° aniversário. Eles não são caprichosos, resistentes ao inverno, toleram bem a seca, requerem cuidados mínimos. A principal condição para o cultivo bem-sucedido é a drenagem excelente para remover o excesso de umidade.
Pinheiro
Ele adora lugares e espaços bem iluminados. Ele não exige muito da composição química do solo; prefere os mariscos e os arenosos; muitas vezes eles se sentem bem em áreas rochosas e pobres em nutrientes. Das muitas espécies entre os residentes de verão, o pinheiro é o mais popular. É despretensioso, não requer cuidados intensos.
Entre as muitas variedades, você pode escolher uma cultivar que seja ideal para as condições existentes, com uma altura de 60 a 10 a 15 M. As mudas são agradáveis em variedade: com a forma usual da coroa, colunar, elipsoidal, semelhante a um arbusto. Os pinheiros também diferem na cor das agulhas - de verde escuro, monocromático em qualquer época do ano, a variadas, quando as agulhas jovens são pintadas visivelmente mais claras que as agulhas do ano passado.
Spruce
O gênero inclui cerca de 40 espécies. Árvores delgadas na juventude se alimentam da raiz do caule. Com o tempo, morre, sua função é desempenhada por ramos laterais localizados próximos à superfície da terra. Esse recurso do sistema radicular torna o abeto vulnerável aos ventos. A altura das árvores atinge 40 m, expectativa de vida de até 300 anos.
O abeto mais antigo do mundo cresce no Parque Nacional Fulufjellet (Suécia) - sua idade é superior a 5,5 mil anos. As mudas são plantadas longe dos edifícios - as raízes que se espalham amplamente podem causar sérios danos, mesmo nas estruturas de pedra. O local é escolhido com boa iluminação, no sombreamento a coroa é formada assimétrica, e as variedades com agulhas coloridas perdem sua alta decoratividade. A planta não é exigente quanto à composição do solo, mas se desenvolve melhor em solo acidificado.
Além do abeto comum, espinhoso com casca marrom-avermelhada, as casas de veraneio são frequentemente decoradas com abeto azul com agulhas verde-acinzentadas, geralmente escolhendo variedades compactas com até 2-3 m de altura e variedades variadas. Idéias para o uso de pinheiros no paisagismo
Cedro
O cedro, ou pinheiro de cedro siberiano, raramente é encontrado em cabanas de verão: uma árvore requer cuidados especiais em tenra idade, embora em um ambiente natural, na taiga, ela cresça sem problemas. A principal característica da espécie é uma estação de crescimento muito curta, de apenas 45 dias. Embora muitas vezes seja chamada de árvore gigante, o crescimento lento e a variedade de novas variedades permitem que ela seja usada no design da casa.
O local para plantar uma muda é escolhido para que uma planta adulta forneça espaço livre com um diâmetro de cerca de 10 M. O local deve estar aberto, mas o crescimento jovem precisa ser protegido até os 10 anos de idade, especialmente durante períodos de ondas de calor.
O solo é necessário com um pH neutro, solto e bem drenado. A planta gosta de hidratação regular, fertilização.
Libaneses, Himalaias e Atlas são considerados verdadeiros cedros. Ao contrário do congêner da Sibéria, suas sementes não são adequadas para alimentação. Os famosos pinhões - o orgulho da Sibéria - são completamente idênticos em sabor às sementes de qualquer pinheiro, diferindo apenas em tamanho.
Se você tiver paciência nas áreas suburbanas de diferentes regiões, poderá cultivar variedades de cedro siberiano, que têm dimensões compactas. Mas apenas algumas variedades dão os frutos da qualidade exigida, o restante é usado apenas para fins decorativos, inclusive para criar composições no estilo bonsai.
Abeto
A árvore graciosa é propensa a caprichos quando cresce, mas suas propriedades de beleza e cura valem todo o trabalho despendido. Das mais de 50 espécies de plantas no design de chalés de verão, são utilizadas com sucesso variedades anãs e de baixo crescimento de espécies balsâmicas, coreanas e caucasianas, bem como variedades rasteiras de abeto Fraser. Esses tipos são as conquistas dos criadores, causando um mínimo de problemas aos residentes do verão.
A vista é perfeitamente adequada para áreas sombreadas, mas não gosta do vento. Portanto, eles são plantados de forma a satisfazer plenamente esses requisitos, sendo especialmente importante para árvores jovens. O melhor solo é o barro que não retém a umidade. Só é importante lembrar: todos os abetos carregam muito dolorosamente o ar poluído da cidade, mas são adequados para cabanas localizadas em uma área limpa.
Larch
Esta espécie anualmente com o aparecimento de agulhas de gotas frias, é frequentemente usada para decorar uma casa de verão. Formado no estilo bonsai, ele ainda mantém a decoração mesmo sem as folhas da agulha.
O larício da longevidade (ela vive mais de 500 anos) tem 20 espécies. Todos eles, exceto os japoneses categoricamente, não toleram a sombra. O solo precisa de solo fértil, com boa drenagem e uma resposta de pH neutro.
A altura da árvore geralmente atinge 30-40 m, mas a espécie se presta bem à poda e, portanto, árvores comuns de tamanho normal são plantadas com segurança no local escolhido. As variedades modernas criadas a partir da variedade européia para o design de pequenos espaços aumentaram as propriedades decorativas.
Abeto com coroas chorosas ou em forma de travesseiro parece muito atraente. Cultivares subminiaturas são cultivadas em recipientes para formar efetivamente áreas onde as condições naturais não permitem que a planta seja mantida em campo aberto.
Keteleeria
Coníferas exóticas na natureza são encontradas no sopé do sudeste da Ásia. A ceteleeria é termofílica e, portanto, é cultivada nas zonas subtropicais da Federação Russa - na costa do Mar Negro do território de Krasnodar e nas regiões sul da Crimeia.
A planta em si não é altamente decorativa ou valiosa como fonte de frutas. Geralmente é cultivado como algo exótico, a fim de enfatizar sua originalidade.
Tsuga
Tsuga é um verdadeiro achado para os proprietários de pequenas casas de verão. As árvores, por natureza, são compactas em tamanho, e as espécies anãs podem ser atribuídas aos protetores do solo. A principal diferença das espécies é espalhar galhos caídos que dão um charme especial a qualquer canto do jardim.
Plante a planta em locais semi-sombreados em barro fértil ou arenito.
O pior lugar é próximo a rodovias movimentadas: as árvores não toleram a poluição dos gases.
Leia mais no artigo sobre Tsugu.
Cypress
A família inclui 19 gêneros (mais de 130 espécies), distribuídos principalmente em regiões quentes.
Ao contrário dos parentes descritos acima, algumas espécies são dióicas. Cypress - uma das poucas coníferas que se propagam com sucesso por estacas.
Cypress
A árvore mais "limpa" - a coroa é densa, simétrica. Mesmo os cones de frutas totalmente maduros não trepam, decore os galhos com bolas médias de cor marrom claro. Cypress geralmente enfatiza o alto status do proprietário da casa.
Um sulista caprichoso, de uma espécie perene, piramidal ou do Arizona, invernos bem nas condições da Faixa do Meio, se a temperatura cair não exceder -20 ° C. Variedades baixas e anãs são consideradas as mais adequadas - são mais fáceis de cobrir durante o inverno.
O melhor local para plantar é semi-sombreado, com solo fértil e solto que não retém umidade. Todas as ciprestes exigem água, umidade do ar e a introdução de nutrientes no solo.
Juniper
O arbusto afeta uma variedade de formas e espécies. Na natureza, cresce quase em toda parte, com exceção das neves e do gelo eternos. Espalhamento luxuoso, semelhante a uma árvore - nas regiões quentes férteis, nos arbustos modestos - nas encostas das montanhas e nas regiões frias.
Todos os zimbros gostam muito do sol, solos drenados e com excesso de dolomita, capazes de crescer em escassas encostas rochosas. Eles diferem na forma da coroa - amadeirada, espessa, rastejante, a cor das agulhas, a cor das pequenas frutas. Eles não requerem atenção especial do jardineiro, mas são extremamente exigentes nas condições de plantio. Variedades de zimbro
Thuja
Uma das plantas mais antigas sempre foi popular entre os moradores de verão. Alta decoratividade, copa de fácil formação, ar saudável no país, possibilidade de propagação por estacas são as principais vantagens de uma árvore. A maioria dos thujas tolera bem as geadas, exigindo apenas abrigo leve ou sacudindo regularmente a neve dos galhos.
Para decoração, use uma variedade de espécies - com uma coroa colunar ou esférica, semelhante ao abeto e rastejando pelo chão.
Leia também um artigo sobre o plantio de thuja e sobre o cultivo dessa planta em casa.
Todos os tipos e variedades toleram calmamente sombra, seca e chuvas prolongadas, desde que haja boa drenagem.
Cypress
As árvores não diferem em tamanhos grandes - as variedades dos países raramente crescem mais de um metro e meio. A forma compacta permite que sejam plantadas em espaços pequenos e bem iluminados.
O clima severo da Rússia é mais bem tolerado pelo cipreste da ervilha, também lidera pela despretensão. A mais difícil de cultivar é a variedade Lavson, que não tolera clima frio. As variedades amantes do calor toleram o movimento de um lugar para outro; elas são cultivadas em banheiras, guardadas em uma sala moderadamente quente para o inverno.
Kallitris
A subfamília pertence ao cipreste. Das 36 espécies, 30 são subtropicais, não adaptáveis, mesmo na zona subtropical da Federação Russa. Eles são cultivados apenas em jardins botânicos para fins científicos.
Como elemento decorativo da paisagem, o kallitris não tem valor - sua aparência repete quase completamente os ciprestes, mas sair é desproporcionalmente mais difícil.
Teixo
Os representantes das espécies vivem principalmente no hemisfério norte. Como todas as coníferas, elas mantêm sua folhagem verde mutada o ano todo. As plantas são interessantes por sua vida útil - mais de dois mil anos e seus frutos - as únicas coníferas que formam bagas em vez de cones.
O teixo é extremamente pouco renovado - as sementes que caem da árvore mãe quase nunca germinam. A razão é que o lixo conífero, quando decomposto, sintetiza substâncias que matam mudas.
Teixo
Para fins decorativos, apenas algumas espécies são cultivadas: folhas curtas, bagas, espetadas, canadenses. Embora inicialmente a altura dos teixos ultrapasse a marca de 10 metros, variedades em miniatura foram criadas por criadores. Híbridos de 30 a 100 cm de altura são populares.
O teixo tolera geadas, é indiferente à iluminação. Jardineiros experientes o plantam entre outros arbustos e árvores atrofiadas para reduzir o risco de congelamento. O teixo não gosta de estagnação da água, solo acidificado, vento, seca, ar empoeirado e gaseificado. Além disso, ele não emite óleos essenciais característicos de todas as coníferas e, portanto, possui apenas valor decorativo. A maioria dos teixos tem todas as partes e raízes acima do solo venenosas!
Torreya
A planta raramente é cultivada no território de nosso país - é termofílica, a mais adequada para as condições climáticas da costa do Mar Negro no Cáucaso. As espécies mais comuns são noz-moscada e torrei de noz.
É produzido exclusivamente para fins práticos - as nozes são comestíveis e também são utilizadas na fabricação de tintas e vernizes.
Torreya está exigindo cuidados, mas novas variedades com agulhas coloridas estão conquistando gradualmente o coração dos residentes de verão. Cresce bem em qualquer solo, exceto fortemente acidificado. Não mostra requisitos para fertilidade do solo. Ele adora boa iluminação, proteção confiável contra o vento. Ele tolera bem geadas moderadas, apenas a cobertura do círculo do tronco com uma espessa camada de matéria orgânica é necessária.
Araucariaceae
Uma família antiga de coníferas, segundo os cientistas modernos, sua idade ultrapassa centenas de milhões de anos. A maioria dos gêneros cresce no hemisfério sul e apenas um - no norte. Ele vive em florestas tropicais úmidas e subtropicais.
Agatis
Árvores, cuja altura costuma atingir 70 m, toleram calmamente a seca, crescem bem à sombra. O solo é argiloso, solto, drenado. Plantado em áreas espaçosas protegidas do vento. O limite inferior de temperatura é de -20 ° C.
Agatis é interessante em uma variedade de formas de folhas - de estreitas típicas pontudas a coníferas e lanceoladas.
Araucária
Ao contrário do agatis, as araucárias não toleram a geada e destinam-se principalmente ao cultivo em casa. Espécimes "arqueados" raramente crescem mais de 2 m de altura.
No jardim, vasos com araucária são usados para decorar canteiros ou plataformas, varandas com boa iluminação difusa.
Leia mais sobre a araucária e seus cuidados aqui.
Sequoias
A árvore mais alta e mais antiga do planeta - a sequóia cresce em estado selvagem somente na Califórnia (EUA). Os ramos da coroa cônica estão localizados estritamente na horizontal, apenas ocasionalmente levemente inclinados, a expectativa de vida média é de cerca de mil e meio anos.
Em campo aberto, em nossas latitudes, a árvore não cresce, precisa de muita umidade no solo e no ar. As opções internas de estilo bonsai são mais populares. Eles exigem muita paciência e cuidado, mas a beleza requintada da composição compensa todas as dificuldades.
Residente Sr. Summer informa
Tendo decidido plantar coníferas e arbustos em sua dacha, as mudas são cuidadosamente escolhidas. Para compra, aplique apenas a viveiros especializados localizados nas proximidades. Isso garante uma boa taxa de sobrevivência da planta, sua adaptabilidade às condições climáticas locais. Adquirir material de plantio em grandes centros comerciais - arriscar o dinheiro gasto. Na maioria dos casos, as plantas são plantadas em um substrato de baixa qualidade, superalimentado com fertilizantes e hormônios; elas terão que ser cuidadas por um longo tempo, possivelmente sem sucesso. Além disso, não vale a pena comprar coníferas de vendedores aleatórios no mercado.Juntamente com as mudas, você pode trazer pragas para o local da doença.
Para que a composição do jardim traga alegria, estude cuidadosamente as regras de plantio e cultivo de cada espécie ou variedade.
Com muitos parâmetros semelhantes, as plantas híbridas modernas geralmente diferem significativamente em termos de composição do solo, quantidade de luz e umidade.
Com um plantio misto, as plantas vizinhas são selecionadas para que as condições de seu crescimento coincidam com as coníferas necessárias - os mesmos regulamentos de rega e cobertura.
Nem todas as coníferas coexistem pacificamente com árvores de folha caduca e flores. Para evitar a inibição de plantas, estude cuidadosamente as recomendações de especialistas.
Adaptados às condições locais, exóticos mediterrâneos ou asiáticos, bem como variedades locais, são utilizados para os seguintes fins:
- cobertura, zoneamento da área;
- concepção de reservatórios, colinas alpinas, jardins ornamentais;
- freios e bordas mistas de plantas atrofiadas;
- solos e várias composições;
- becos.