Hortênsia é um gênero de plantas que pertence à família Hortensiana. Na natureza, um grande número dessas flores cresce nas Américas do Sul e do Norte, Sul e Leste da Ásia. Enquanto isso, a beleza e a despretensiosidade das hortênsias se tornaram a razão de sua popularidade entre os jardineiros. Agora, essas flores podem ser encontradas em jardins e casas particulares em todo o mundo.
Tipos de hortênsias
Existem muitas variedades de hortênsias, que diferem em tamanho, aparência de folhas e flores e características dos cuidados. Entre eles estão os seguintes tipos:
- como uma árvore;
- em pânico;
- jardim;
- folha de carvalho;
- pecíolo;
- cabelo misto;
- serrilhada;
- radiante;
- cinza.
Na natureza, existem dezenas de tipos de hortênsias
Apesar da diversidade de espécies, apenas as três primeiras variedades se espalharam na Rússia. Ao mesmo tempo, não haverá falta de escolha de flores para o jardim, pois os criadores criaram dezenas de variedades de hortênsias.
Importante! Alguns representantes deste gênero têm tantas características semelhantes que é extremamente difícil para um iniciante determinar a que variedade uma flor pertence.
Enquanto isso, a hortênsia é de folhas grandes, hortênsias em panículas e diferenças semelhantes a árvores são bastante significativas. Isso será especialmente importante na organização do trabalho de cuidado com as plantas.
O que é hortênsia de panícula
A hortênsia em panículas é representada por um arbusto, que na maioria das vezes atinge 2 m de altura, no entanto, alguns representantes desse gênero podem crescer até 10 m, sendo formado por vários troncos capazes de tornar a madeira mais rápida. Devido a esse recurso, a planta tolera facilmente as geadas do inverno.
As folhas de tais arbustos são ovais, ligeiramente alongadas e geralmente apresentam vilosidades. As dimensões da chapa podem variar de acordo com a variedade e geralmente atingem 8 a 10 cm.
Nas hortênsias em panículas, as inflorescências estão localizadas no topo de novos rebentos. Em forma, eles se assemelham a uma pirâmide com uma base larga e um topo afiado. Essas panículas consistem em flores não férteis e férteis.
Preste atenção! As inflorescências da maioria das variedades em panículas são inicialmente de cor branca ou pálida e se tornam mais brilhantes com o tempo.
As variedades mais populares desta categoria são Diamond Rouge, Phantom, Pinky Winky, Grandiflora, Vanilla Freyz.
Hortênsia de panícula tem inflorescências em forma de cone
O que é hortênsia de árvore
A hortênsia arbórea é um arbusto de folha caduca nativo da América do Norte. Sob condições naturais, a planta pode atingir uma altura superior a 3 m, no entanto, casos acima de 1,5 m raramente são encontrados em jardins.
Em brotos tubulares, existem folhas de cor verde saturada. Na parte de trás, a sombra é menos intensa, geralmente azulada. A chapa é elíptica com bordas serrilhadas. Na maioria dos representantes de arbustos desta espécie, as folhas são relativamente grandes (até 10 cm de comprimento) sem pubescência.
As inflorescências que aparecem nas sessões anuais geralmente são planas ou apresentadas na forma de uma bola. Eles consistem em pequenas flores de branco, rosa ou roxo. Com muito cuidado, dezenas de inflorescências aparecem no mato, que cobrem completamente a planta.
Preste atenção! Desta subespécie, vale a pena prestar atenção especial a representantes como Anna Branca, Piquenique Rosa, Espírito Invisível.
Inflorescências esféricas da hortênsia arbórea
O que é hortênsia de folhas grandes (ou jardim)
Este tipo de hortênsia é um arbusto semelhante a uma bola em forma. O alcance natural de sua distribuição é o Japão. Na natureza, um arbusto pode crescer até 3 m de altura. O clima frio da Rússia não permite que a planta atinja esses tamanhos; portanto, as hortênsias de folhas grandes com tamanho de 0,5 a 1 m estão mais presentes nos jardins.
Nas hastes verticais nuas da planta há folhas ovais largas com uma ponta pontiaguda. No verão, eles são pintados em um tom verde brilhante, mas no outono eles adquirem uma tonalidade vermelha.
As flores deste arbusto são coletadas em grandes inflorescências arredondadas. Dependendo da variedade e tipo de solo, as pétalas podem ser brancas, roxas, rosa, vermelhas ou azuis.
Preste atenção! Na Rússia, as variedades mais populares são Red Sensation, Mini Penny, Expressão, Romance.
Nas hortênsias de jardim, as inflorescências são arredondadas
Como distinguir tipos e variedades de hortênsias
Hortênsia tem muitos tipos e variedades, que para alguns sinais podem ser completamente idênticas. Por esse motivo, muitas vezes é difícil determinar a quais espécies uma planta pertence.
Importante! Para identificar a pertença de um arbusto a uma variedade específica, você precisa estudar o arbusto durante o período de floração.
Isso ocorre porque é importante levar em conta várias características (a forma e a sombra da inflorescência, o tamanho das flores, a forma e o tamanho das folhas, o nível de lignificação dos galhos).
Hortênsia de panículas ou árvores - que é melhor
Escolhendo a variedade certa para plantar no terreno da casa, muitos jardineiros estão se perguntando que tipo de arbusto ornamental é melhor. É impossível responder inequivocamente a esta pergunta. Primeiro, você precisa estudar a diferença entre hortênsia de panícula e hortênsia de árvore. Dadas essas características, a escolha será fácil.
- A estrutura da planta. A hortênsia em forma de árvore é um arbusto típico, enquanto a variedade em forma de panículas pode se assemelhar mais a uma pequena árvore (tanto de haste múltipla quanto de haste única). A forma da planta (sua coroa) depende desse recurso.
- Resistência ao gelo. As variedades em panículas podem diferir, pois novos brotos ficam rapidamente cobertos de casca. Isso os torna mais resistentes a baixas temperaturas. Em outras palavras, esses arbustos podem sobreviver facilmente ao inverno, mesmo em regiões com clima frio. No tipo de árvore dessas plantas, os novos galhos não têm tempo para se fortalecerem durante o verão; portanto, no inverno, na ausência de isolamento, eles congelam completamente.
- Aparência Além das características da estrutura e dos cuidados, deve-se levar em consideração também as diferenças na aparência dos representantes dessa família. Nas variedades em panículas, as inflorescências são grandes em forma de cone e, nas inflorescências em forma de árvore, esféricas. No projeto paisagístico, essas plantas terão uma aparência diferente.
Os benefícios do cultivo da hortênsia paniculata
Muitas pessoas optam por subespécies em panículas, devido a várias vantagens.
- Como uma planta não tolera a luz solar direta, é necessário escolher uma cama ligeiramente sombreada. No entanto, a completa ausência do sol afeta muito a condição do arbusto - ele começa a crescer mais lentamente e as inflorescências se tornam menores.
- Cuidados pouco exigentes. Para hortênsia floresceu regularmente, basta regar os arbustos 1-2 vezes por semana, fertilizar 3-4 vezes durante o verão e periodicamente soltar o solo.
- Uma grande variedade de variedades. Na lista de representantes desta espécie existem várias dezenas de subespécies.
- Um longo período de floração, que dura de junho a mais frio. Durante o verão, o arbusto atua como uma decoração do jardim.
- Ele tolera geadas e não requer isolamento adicional.
Hortênsia de folhas grandes e em forma de árvore: diferenças
Depois de descrever as principais espécies desta planta, não se pode ignorar a questão de como a hortênsia em forma de árvore difere da de folhas grandes.
Preste atenção! À primeira vista, as variedades desses arbustos podem parecer completamente semelhantes, mas com um estudo mais detalhado, vários recursos são perceptíveis.
- As inflorescências do arbusto em forma de árvore têm tons de branco, leitoso ou rosado. Os representantes do tipo jardim podem ter pétalas brancas e coloridas (vermelho, roxo, rosa, roxo).
- Variedades de hortênsias podem passar o inverno sem aquecimento na Rússia Central e nos Urais. Para as variedades de folhas largas, esse clima no inverno será desastroso, portanto, eles precisam de preparação para o outono e aquecimento adicional.
- Ao formar uma coroa, é necessário conhecer as características de crescimento de diferentes tipos de hortênsias. Nas inflorescências em forma de árvore são formadas as brotações formadas no novo ano (elas se desenvolvem a partir de brotos laterais). Subespécies de inflorescência de jardins são formadas nos brotos que continuam a crescer a partir dos brotos superiores dos galhos do ano passado. Assim, tops congelados ou aparados este ano não darão flores.
As características acima deixam claro que, na hortênsia, as diferenças de folhas grandes e semelhantes a árvores não são apenas na aparência, mas também nas características do cuidado.
Hortênsias de diferentes tipos no projeto paisagístico do local
Quanto às características externas do arbusto, não é possível escolher as melhores espécies e variedades. Cada jardineiro poderá distinguir e destacar a variedade, levando em consideração suas próprias preferências.
Preste atenção! Os paisagistas não podem levar em consideração a diferença e usar todos os três tipos de hortênsias acima com o mesmo sucesso.
Qualquer uma das opções apresentadas com o devido cuidado é caracterizada por florescimento abundante e muita vegetação. Graças a esse recurso, o arbusto se torna uma verdadeira decoração de qualquer território.
Todas as hortênsias combinam bem com a maioria das espécies de arbustos e árvores, incluindo frutas, sempre-verdes e coníferas. Variedades efetivamente complementadas por gramados cortados e plantas atrofiadas. Usando hortênsia, você pode desenhar slides alpinos e lagoas artificiais localizadas no local. E o resultado ficará incrível.