Kerria é um arbusto perene pertencente à família Pink. Pátria - Japão, sudoeste da China. Prefere montanhas, terrenos e florestas. Na Rússia, costumam enfeitar parques, becos, jardins, praças etc. Ao plantar arbustos no local, é necessário selecionar variedades com base nas características climáticas da região.
Descrição do arbusto Kerry
O arbusto tem o nome do primeiro botânico do Ceilão e de um colecionador de representantes da flora - W. Kerr. O povo chamado kerriya Páscoa levantou-se. Isso se deve ao fato de ela começar a florescer em um dos festivais mais importantes da igreja, e suas flores parecem botões de rosa.
O arbusto cresce muito rapidamente, atinge uma altura de 3 m e tem caules em forma de galhos verdes. Folhas lanceoladas, serrilhadas, com ponta pontiaguda. Com comprimento de até 10 cm, o lado externo da placa é liso e o lado inferior é pubescente. Durante a estação de crescimento, a folhagem é esmeralda pálida, no outono - amarelo.
Os botões exalam um aroma acentuado (semelhante ao cheiro de dente de leão), localizam-se isoladamente, atingem 4,5 cm de circunferência.As pétalas são simples e felpudas. Floresce desde maio. O ciclo de vida das flores é de 25 a 35 dias. Quando as condições necessárias são criadas, a reforma dos brotos pode ser observada no outono.
Após a floração, surge uma drupa marrom escura. Na Rússia central, um arbusto, por via de regra, não produz frutos.
A vantagem indubitável da planta é a tolerância ao ar poluído. Portanto, pode ser plantado próximo a rodovias, fábricas e em outros locais com maior contaminação por gás.
Tipos e variedades de Kerry
Arbusto tem apenas uma variedade - kerriya japonesa. Suas formas mais populares cultivadas na Rússia:
Título | Descrição do produto | Folhas |
Picta (Variegata) | Até 1 metro Com flores amarelas. | Variegada, com manchas bege-esbranquiçadas e uma borda na superfície. |
Albomarginata | Uma característica distintiva é o crescimento lento. | Assimétrico, com uma franja branca como a neve. |
Argenteo-marginata | Até 2 m Com canários. | Ao longo do perímetro são enquadrados por uma linha mais fina que a variedade anterior. |
Plena (arbusto do botão de ouro) | Dá inúmeros brotos de raiz. Devido a isso, é frequentemente usado para criar coberturas. | Parece folhagem de framboesa. |
Pleniflora | Com flores duplas de cor dourada, que lembram pompons. | |
Guiné dourado | Floresce profusamente. Os botões são simples, de forma regular, com pétalas de limão escuras. | Verde claro, forme uma coroa cônica. |
Kin kan | Com muitas flores decorativas. | |
Albiflora | Com pétalas brancas. |
Aterragem de Kerry japonês em campo aberto
Você pode plantar imediatamente em campo aberto ou pré-cultivar mudas em recipientes. No primeiro caso, o plantio é realizado na primavera, após o aquecimento da terra ou em outubro, antes das geadas. Os brotos cultivados em condições de ambiente são transplantados em qualquer mês, exceto os de inverno.
O local deve estar ensolarado, protegido de correntes de ar. No entanto, os raios ultravioletas podem queimar verduras. Portanto, ao meio-dia, os arbustos precisam de sombreamento. Uma opção ideal seria plantar perto de árvores frutíferas, que com sua coroa protegerão a folhagem do desgaste. Desembarque na sombra é indesejável, por isso não haverá floração magnífica.
Processo de aterrissagem passo a passo:
- Em um solo úmido, argiloso, úmido e nutritivo, faça um buraco de 0,4 m de profundidade.
- Despeje uma mistura de húmus e grama no fundo, adicione 6-8 colheres de sopa de fertilizante mineral complexo (para formar uma pequena colina).
- Coloque o arbusto no centro da colina, espalhando o rizoma.
- Preencha os vazios com um substrato. O pescoço da raiz deve estar no nível do solo.
- Um pouco de solo e água.
Cuidando de Kerry no Jardim
Depois de plantar atrás de um arbusto, você precisa dos cuidados certos. Somente neste caso, ele não ficará doente, se tornará uma maravilhosa decoração para o jardim.
Rega, cobertura, poda
O Kerria precisa de rega diária apenas nas primeiras 2-3 semanas após o plantio. Pegue a água quente, macia e assentada. Depois haverá chuvas naturais suficientes. No entanto, em clima seco e durante a formação de gemas, é necessária uma hidratação regular. A camada superior da terra (cerca de 10 cm) não deve ter tempo para secar. Isso é necessário para uma melhor floração, crescimento de brotos e proteção contra condições de alta temperatura.
Para que a umidade seja bem retida no solo, recomenda-se a cobertura do solo. Por exemplo, folhas caídas. Se o tempo estiver muito chuvoso, é necessário afrouxar constantemente o solo e as ervas daninhas, para que não haja estagnação do líquido.
Os galhos de poda devem ser feitos com freqüência, porque o arbusto está crescendo rapidamente. Em março, remova galhos congelados, secos ou quebrados durante o inverno. Encurte brotos jovens em 1/4. Corte os galhos uma segunda vez após a primeira floração. No processo, remova os brotos antigos. A terceira manipulação é realizada no final de julho-agosto, para que a reforma dos brotos seja mais abundante.
Para dar decoratividade, processos muito longos devem ser reduzidos para o mesmo tamanho. Brotos jovens não precisam ser tocados. Também é necessário afinar o arbusto periodicamente. Graças a esses procedimentos, a bucha será mais compacta, mas ao mesmo tempo exuberante.
A primeira vez que a planta precisa ser fertilizada na primavera, imediatamente após a poda. Use produtos orgânicos como cobertura (de preferência um verbasco diluído em água 1 a 10). Depois de 1,5 a 2 semanas, você pode adicionar cinza de madeira (por 100 m² a 100 m²) e composto (1:10). Após a primeira floração, recomenda-se regar com misturas minerais complexas.
Cuidados após a floração
Se a kerriya era cultivada nos viveiros de nosso país, geralmente tolera calmamente as geadas russas. No entanto, recomenda-se que a dureza do inverno seja especificada para cada amostra individual.
Ao desembarcar no sul da Rússia, não é necessário abrigo. Se a flor for cultivada na faixa do meio com invernos frios, o arbusto deve ser mulled com ramos de abeto ou folhas secas para evitar o congelamento e cobrir com um material à prova d'água por cima. Você precisa fazer isso ao baixar a temperatura para -10 ° C, sem esquecer de deixar orifícios para a circulação de ar. Quando molhado, apodrecendo e estagnando a água derretida, o arbusto começará a apodrecer e morrer.
Na primavera, o abrigo é removido gradualmente, para que a planta tenha tempo para se acostumar com a atmosfera circundante. Primeiro, remova o filme, reduza a altura da cobertura para 15 cm e solte a bucha completamente.
Métodos de criação
O método mais fácil é dividir camadas. Isso acontece da seguinte maneira:
- No verão, cave pequenas valas (de 5 a 7 cm de profundidade) perto do arbusto-mãe.
- Pressione galhos flexíveis no chão.
- Corrija-os com colchetes.
- Após o aparecimento das folhas (após cerca de 3-4 semanas), preencha a vala com um substrato, deixando apenas as extremidades dos galhos na superfície.
- O sistema radicular começará a se desenvolver no outono. Na primavera, separe as camadas crescidas.
Propagação gradual por estacas:
- No início de abril, separe os brotos lignificados e, em julho - os verdes. Um mínimo de um par de rins deve ser formado nas estacas.
- Aterre em uma área fresca e sombreada da estufa.
- Leva muito tempo para desenvolver o sistema radicular, então deixe os arbustos jovens na estufa durante o inverno.
- Em maio, transplante mudas em recipientes e leve-as para uma sala quente.
- Na próxima temporada, transfira para a rua.
No outono, Kerria é propagada pela prole. Separe os brotos do arbusto-mãe e plante-os separadamente. Ao criar as condições necessárias para o desenvolvimento, o sistema radicular passa rapidamente para a adaptação, os arbustos jovens se transformam em uma planta adulta adulta.
Ao transplantar, você pode dividir o mato. Essa é outra maneira de multiplicar a kerria. Durante a coleta, limpe o rizoma do chão e divida-o cuidadosamente em várias partes. Cada um deles deve ter raízes bem desenvolvidas e caules poderosos. O desembarque de delenoks é realizado da mesma maneira que o desembarque inicial. Arbustos jovens abundantemente regados.
Doenças e Pragas
Kerria é uma das plantas decíduas decorativas mais fortes. Ao criar as condições necessárias de detenção, raramente é afetada por pragas e várias infecções.
Em casos raros, os ácaros podem começar a viver de mudas. Isso ocorre devido a erros no tratamento: ar seco, poeira e sujeira na folhagem, presença de folhas secas em vasos vizinhos. Você pode destruir a praga com inseticidas. Por exemplo, Fitoverm, Fufanonom e outros. Para evitar danos na sala, é recomendável instalar um umidificador, limpar os arbustos com um pano úmido e remover as verduras caídas em tempo hábil.
Residente do Sr. Summer informa: como cultivar kerry na região de Moscou
Ao pousar na região central, condições especiais devem ser observadas. Eles também se aplicam à região de Leningrado. Tais requisitos estão relacionados ao clima.
No final do outono, em clima seco, coloque uma espuma ao redor da base. Cubra com galhos de coníferas ou folhas secas para que os brotos sejam levemente pressionados no chão. Para que não endireitem, construa uma moldura. Deve-se ter em mente que o abrigo deve ser bem ventilado. Portanto, é necessário deixar aberturas para circulação de ar nele.
No início da primavera, em tempo nublado, mas seco, remova a estrutura. Primeiro remova a moldura, depois retire os ramos de abeto, a folhagem. O sol brilhante pode prejudicar a Kerria, portanto, pela primeira vez, ele precisa ser protegido com material de cobertura. Pode ser comprado em uma loja para jardineiros. Os brotos queimados, é claro, podem ser cortados, mas o processo de floração será interrompido.
Sujeito às regras de plantio e cuidado, Kerry começa a formar brotos antes do resto das árvores. Sua floração é colorida e abundante, o arbusto irá decorar qualquer paisagem. Mantê-lo em jardins russos é fácil, regando-o em tempo hábil, podando e fertilizando. Se feito corretamente, nenhuma doença e pragas são terríveis para a planta.