A peperomia sempre verde da família da pimenta tem cerca de 1000 espécies. Parecerá decente como uma planta autônoma e em um arranjo floral. Isso atrai muitos jardineiros. Esta planta de casa é despretensiosa, mas para obter um florescimento abundante durante todo o ano, é importante conhecer as principais nuances de cuidados, métodos de reprodução, possíveis doenças, classificação dos melhores tipos de peperomia.
Peperomia: atendimento domiciliar
A planta é fácil de reproduzir. Forneça os devidos cuidados em casa, mesmo para iniciantes. Quase todos os tipos de peperomia requerem condições idênticas para a rega, cobertura, iluminação e temperatura. Para que eles subam e se multipliquem rapidamente, é importante conhecer os conceitos básicos do transplante, bem como quais doenças e pragas podem afetá-los se forem executados de maneira inadequada.
Flor de Peperomia
Peperomia de floração
A planta floresce na primavera e no verão. Embora com manutenção adequada, o fornecimento de rega abundante pode florescer uma segunda vez no final do outono.
A floração não é de particular interesse, porque é modesta. Pequenas flores sem perianto aparecem, reunidas em inflorescências como uma espiga ou espigueta. Os pedúnculos precisam ser cortados, pois levam ao esgotamento da planta e não têm decoratividade. Às vezes, vale a pena apará-las na fase de nucleação, para que a peperomia não deixe cair as folhas após a floração.
Como uma planta floresce
Peperomia ampelous
As espécies de Ampel crescem como uma árvore rasteira ou um arbusto moído com folhas apertadas nos caules. Peperomia pode crescer em áreas com lixo denso de musgo.
As espécies individuais crescem no ambiente natural como epífitas:
- Uma cabeça As folhas são verdes, brilhantes, em pecíolos curtos. As hastes são ramificadas por muito tempo. Este é um arbusto ornamental valioso com rápido desenvolvimento.
- Rotundifolia. Cresce como uma epífita. As folhas são grossas, redondas, suculentas. Brotos marrons ou bordô ramificados. Pecíolos são curtos.
- Pavoroso. Difere em brotos poderosos e grossos pendurados em panelas. Durante a floração, finas espigas verdes e pequenas flores são formadas em seus picos. Folhas sésseis arredondadas coletadas em espirais. As placas na parte inferior contrastam com o avermelhado.
- Angulata é um arbusto ampel perene, semelhante ao tradescantia. As sessões são finas e suculentas, marrom claro. As folhas são verde-escuras, oblongas ou com veias arqueadas. No topo dos brotos, durante a floração, caules de flores com espiguetas esverdeadas são formados.
Visão ampélica da peperomia
Microclima
A flor de Peperomia não é pretensiosa para o microclima e não possui um período de descanso especial. Embora prefira crescer em áreas ensolaradas, é importante, no inverno, fornecer iluminação brilhante com lâmpadas fluorescentes. O principal é que os raios do sol direto não caem nos arbustos.
Temperatura e umidade
A planta é tropical, por isso é importante observar o regime de temperatura para um crescimento confortável na sala. A temperatura ideal durante todo o ano é de 25 ° C. A coluna não deve abaixar abaixo de 16 ° C para evitar o desenvolvimento de doenças.
Importante! Peperomia tem medo de rascunhos e praticamente não está adaptada ao crescimento, desenvolvimento do clima russo ao ar livre. Não deve ser retirado nem no verão. Embora seja necessário ventilar a sala, retire a flor por um tempo, por exemplo, em uma caixa, cobrindo-a com um filme.
Umidade para peperomia não importa. Crescerá bem em apartamentos áridos e abafados e em florestas tropicais úmidas. Não há necessidade de pulverizar os arbustos, porque é improvável que a água seja absorvida e escorregue das folhas brilhantes. Basta limpá-los com uma esponja úmida, removendo as partículas de poeira.
Iluminação
Para plantas com folhas de cor sólida, é preferível criar uma sombra clara. Espécies variadas precisam de mais luz. É melhor cultivar peperomia em janelas com acesso a leste, oeste. Mas você não deve colocá-lo nas janelas do sul, caso contrário, a luz direta do sol prejudicará as folhas, causando enrugamentos e queimaduras.
Horário de rega e horário de fertilizantes
Na estação quente, a planta precisa de rega regular, especialmente durante a estação de crescimento. É necessário regar com água macia e à temperatura ambiente.
No outono e inverno, a uma temperatura ambiente de 18 ° C, a frequência de rega deve ser reduzida.
Preste atenção! É inaceitável regar a planta com água fria da torneira; caso contrário, ela pode ser infectada por doenças fúngicas. É melhor tornar a rega moderada à medida que o solo seca. O principal é não exagerar, pois o sistema radicular começará a se deteriorar quando estiver cheio de água. É melhor tomar água macia, água da torneira após se estabelecer por 2 dias.
A planta da casa é decídua, portanto, qualquer preparação complexa da loja é adequada para o vestir. Você pode aplicar fertilizantes minerais, alimentando 2 vezes por mês na primavera, verão, outono. No inverno, uma vez a cada 4 semanas é suficiente. Alimentar uma planta em repouso é indesejável. A compressão também é recomendada para melhor ramificação dos caules das flores.
Peperomia Primer
O solo ideal é leve, arejado, solto, com uma capacidade impecável de transmissão de água. A composição para a mistura do solo é de 2 partes de solo foliar, húmus e areia (1 parte cada). Grânulos de hidrogel embebidos também podem ser adicionados.
A acidez ideal do solo é de 5,5 a 6,5 pH.
Preste atenção! A planta não cria raízes bem e cria raízes em solos pesados. Para o crescimento normal, o solo deve estar solto, coletado de húmus, turfa e areia. É melhor comprar solo especial para espécies de pimenta ou begônias. Você também pode fazer a mistura: terra em folha (2 partes), areia, turfa, húmus (1 parte cada) ou terra e areia de turfa em folha, tomadas em quantidades iguais. O principal é que o oxigênio é constantemente fornecido ao sistema radicular. Para isso, é aconselhável colocar uma camada de drenagem no fundo dos vasos, que protege as raízes do excesso de umidade, a ocorrência de doenças fúngicas.
Peperomia: reprodução
Como a flor da peperomia se propaga:
- Sementes semeadas em março-abril.
- Estacas usando caule ou processos apicais. Um substrato é obtido com húmus, areia e turfa em partes iguais. Para o enraizamento, estacas com 1-3 nós são selecionadas. Após o plantio no substrato, os vasos são cobertos com vidro, colocados em um local quente para o enraizamento por 4 semanas.
- Por folha. São selecionadas placas de folhas sólidas com um pecíolo pequeno. Para acelerar o processo, a folha pode ser colocada na estufa para dar raízes após 20 a 30 dias.
- Pelo mato. Um arbusto adulto é selecionado e na primavera é dividido em 2-3 partes. Delicadamente, sem ferir o sistema radicular, pegue uma panela pequena, coloque a camada de drenagem no fundo. Transplante usando uma mistura de solo composta de areia, turfa ou esfagno com musgo.
Importante! É melhor selecionar um vasto recipiente para transplante, e cada vaso subseqüente deve ser 1,5 vezes maior que o anterior. Não é necessário que a flor gaste energia no desenvolvimento do sistema radicular e reduza a decoratividade.
Reprodução da folha de peperomia
Este é um método simples e eficaz de reprodução. Adequado para mato e peperomia ereta. Uma folha saudável é selecionada, não machucada e não dolorosa. A chapa é cuidadosamente cortada com uma faca afiada, o pecíolo é deixado na base com 3 a 4 cm de comprimento e, em seguida, a folha é colocada em água parada, em local quente. A água é substituída uma vez a cada 2-3 dias. Quando o caule dá raízes, pode ser transplantado para o solo a partir de turfa, perlita e areia.
Propagação de uma flor por uma folha
O cuidado consiste em regar regularmente, arejar a estufa. As crianças aparecerão após 1,5-2 meses. À medida que duas folhas crescem, você pode transplantar em vasos permanentes com até 5 cm de largura.
Propagação da peperomia por estacas
Para obter as estacas, vale a pena beliscar a parte superior das filmagens com 1-3 nós. Em seguida, fique na água por vários dias para que dê raízes. Em seguida, plante no solo, fornecendo condições de efeito estufa.
Quando o caule se enraíza, vale a pena transplantá-lo para um copo com terra, colocando-o em um local quente e em um local bem iluminado. A temperatura do ar deve ser de 25 ° C. Portanto, aguarde um mês, regando periodicamente, até que as mudas cresçam em tamanho, e o sistema radicular fique pronto para o transplante em uma panela.
Propagação por estacas
Doenças e pragas da peperomia
Se você não mantiver a umidade ideal do ar, as plantas começam a cair das folhas ou a escurecer quando há excesso de umidade, drenagem insuficiente nos vasos.
As folhas podem desaparecer com a falta de luz ou luz solar direta. Tão baixa luz muitas vezes leva à perda de sua cor atraente brilhante.
A principal doença foliar é a ferrugem. Tripes, insetos, cochonilhas e ácaros também podem afetar se as placas começarem a desbotar e perderem o turgor. Os nemátodos dourados costumam se estabelecer nas raízes da planta, colocando ovos redondos amarelos. É improvável que tais arbustos possam ser salvos, por isso é prudente destruir junto com o pote.
Com cuidados inadequados, geralmente com uma flor, há problemas. Para que as folhas não caiam, é importante realizar a rega em tempo hábil, para não permitir manutenção na sala em temperaturas extremas.
O topo das folhas fica marrom devido a correntes de ar ou hipotermia. As panelas devem ficar em um local quente e a irrigação deve ser realizada com água assentada.
Preste atenção! Brotos e folhas apodrecem, o que significa que a umidade estagnou na panela, a rega deve ser reduzida. Se a situação não mudar, vale a pena remover o arbusto da panela, inspecionar a raiz e remover as áreas podres.
Folhas jovens crescem deformadas
As folhas crescem deformadas e enrugadas devido à exposição à luz solar direta. Queimaduras nos pratos são possíveis se você segurar a flor no lado sul do peitoril da janela.
Por que as folhas ficam amarelas
A folhagem fica amarela e depois cai por dois motivos:
- rega insuficiente;
- exposição a baixas temperaturas.
Talvez a terra esteja seca em uma panela ou a sala esteja bem fresca.
Folhas amareladas de uma planta
Variedades populares
As seguintes variedades estão em grande demanda na Rússia:
Peperomia Rosso
Arbusto, resultado do trabalho de criadores científicos. Cresce de 20 a 24 cm de altura. As folhas são feixes presos ao caule principal. A parte superior é verde brilhante saturada, de frente para os raios do sol, a inferior é avermelhada. Cuidar em casa de Peperomia Rosso não é particularmente difícil.
Peperomia Caperata (Caperata)
Planta perene perene. As folhas da Peperomia (peperomia) Caperata têm formato de coração com até 4 cm de comprimento, os caules são avermelhados ou verdes curtos. Chapas de papelão ondulado, peça única com veios profundos de cor bordô. Ao florescer, aparecem finas espiguetas com flores pequenas.
Aparência de caperate peperomia
Peperomia Prostrata (Peperomia Prostrata)
Uma planta de mistura pequena que parecerá original em vasos com um diâmetro de 5 cm. É uma variedade decorativa. Prefere umidade moderada, mas fotofílica o suficiente. Refere-se à cultura decídua. Atinge uma altura de 100 cm, mas bastante agachada, subindo em planta ampélica.
Formão Peperomia
Planta suculenta Perekiselistny com folhas sésseis densamente dispostas em caules curtos e grossos. Visualmente, as lâminas parecem dobradas. A luz do sol atinge facilmente os cantos das folhas devido ao corte superior com uma superfície transparente. No verão, pedúnculos curtos e inflorescências aparecem na forma de panículas com flores esverdeadas no topo dos brotos.
Como é uma flor de formão?
Peperomia monolítica
Vista ampélica de rastejamento peperomia - uma flor interior. Será uma ótima decoração para a varanda, abertura da janela. Cresce com folhas redondas de tonalidade verde-clara, firmemente assentadas em pecíolos curtos. Vermelho fino dispara até 2 cm de comprimento. A peperomia redonda parecerá bolas de céu aberto e agradará aos olhos. A peperomia monolítica não tem um período de descanso, portanto, agrada sua beleza durante todo o ano.
Peperomia espessa
Cresce em pedaços de até 15 cm de altura e é formado por folhas em forma de chapéu grosso. Durante a floração, aparecem inflorescências das espiguetas.
Peperomia Graveolens (Peperomia graveolens)
Suculenta brilhante de várias folhas, atraente para o exterior, com belas folhas. A superfície superior é verde claro, o rubi inferior ou bordô. As folhas crescem, ondulando em direção à parte principal. Às vezes, as flores no interior do ficus peperomia crescem semelhantes aos corais.
Para informação! Se você cobrir o solo em uma panela com pedras e plantar uma flor sem corte, poderá obter um resultado extraordinário e uma grande semelhança com a vida marinha.
Variegate Peperomia
Esta flor na natureza é encontrada com folhas avermelhadas, bege, verde escuro e prata. Uma espécie de peperomia alegre com folhagem original variada, com uma cor em três cores. Uma flor popular com uma cor verde escura e folhas com uma borda vermelha para dar maior expressividade. A planta da casa é pequena, por isso é adequada para qualquer ambiente doméstico ou para a criação de diferentes arranjos de flores.
Espécies vegetais variadas
A peperomia do quarto (bronze, variegada, Ferreira, espessa, monolítica, Feliz) pode ter muitas cores e formas de folhas. Se bem cuidado, ele definitivamente se tornará um dos favoritos, ocupará seu devido lugar na coleção de flores em casa. Além disso, a planta é benéfica, libera voláteis e desinfeta o ar interno. Isso é importante em salas onde vivem frequentemente crianças doentes.