Hortênsias podem ser encontradas em parques e praças, em canteiros e gramados. Algumas variedades são cultivadas dentro de casa. Um componente importante do cuidado da planta é a rega. Esse elemento da tecnologia agrícola é necessário não apenas para manter o desenvolvimento da flor, mas também para regular a acidez do solo.
Como entender que a hortênsia precisa de rega
A hortênsia é exigente com a umidade do solo e sua composição. O solo deve não apenas ter um nível adequado de acidez, mas também ser permeável. A umidade estagnada da planta não é menos perigosa do que secar o solo.
A rega é importante para as hortênsias
Preste atenção! É importante manter a umidade moderada do solo durante todo o período de crescimento e floração da hortênsia (em toda a profundidade do sistema radicular).
Não vale a pena derramar uma planta. Fatores que determinam a frequência da irrigação devem ser considerados:
- quantidade de precipitação;
- estrutura do solo;
- a presença de cobertura morta;
- frequência de afrouxamento.
São esses fatores que determinam o tempo durante o qual o solo perde umidade e requer umidade. Determine a necessidade de uma planta para irrigação pela aparência. Com a falta de umidade, as folhas e as inflorescências começam a desaparecer e sua cor fica pálida. Nesse caso, a flor é imediatamente regada e após 2-3 dias a superfície do solo é afrouxada.
Necessidades de água
As hortênsias exigem não apenas a frequência da irrigação, mas também a qualidade da água. Em alguns casos, a rega de uma mangueira de hortênsia pode ser perigosa.
O perigo da água da torneira para as hortênsias
É estritamente proibido regar as plantas de uma mangueira. A água fria pode danificar as raízes e levar a várias doenças. A flor termofílica precisa de água, cuja temperatura difere da temperatura ambiente em não mais que 1-2 ℃.
A ameaça é alvejante e outras impurezas na água. Eles podem ajustar a acidez do solo e torná-lo alcalino. O resultado é clorose. É difícil tratá-lo. Para isso, são utilizadas drogas perigosas (sulfato de ferro e outros produtos químicos).
A rega é estritamente proibida
Que água pode ser usada
A eliminação da possibilidade de irrigação com água da torneira implica a necessidade de soluções alternativas. Possíveis opções:
- captação de água da chuva;
- sedimentação de canalizações;
- filtragem.
A melhor opção é purificar a água da torneira, seguida de decantação por 2-3 dias. Isso melhorará sua qualidade, limpará as impurezas e obterá a temperatura necessária.
Importante! Usar água da chuva é um ponto discutível. Alguns jardineiros não recomendam usá-lo para irrigação, argumentando por problemas ambientais.
A rega com hortênsias deve ser realizada com água morna e purificada a partir de impurezas. Somente neste caso será possível evitar a infecção de plantas com clorose e impedir a hipotermia do sistema radicular. Tendo entendido a água, é importante decidir como regar a hortênsia e quais aditivos usar.
Como regar a hortênsia do jardim
Em diferentes períodos de desenvolvimento, bem como ao mudar o local de crescimento, a frequência da rega pode variar. Existem regras para organizar a irrigação que você deve seguir. É dada atenção especial a dois pontos importantes na vida de uma flor - o período de enraizamento após o transplante e a fase de formação ativa de inflorescências.
Enraizamento após o transplante
É melhor transplantar uma hortênsia termofílica na primavera, pois o resfriamento acentuado do outono pode danificar as raízes e os brotos. O transplante ao ar livre no outono pode ser aplicado apenas nas regiões sul com clima quente. Atenção especial deve ser dada à manutenção da umidade do solo ao alterar o local de crescimento da flor.
É importante manter a umidade do solo após o transplante
Existem três regras de governo:
- O primeiro umedecimento do solo é realizado no buraco antes de colocar as raízes nele.
- Depois de terminar o poço de aterrissagem, é realizada a rega novamente.
- Para um enraizamento bem-sucedido, umedeça o solo a cada 3-4 dias.
Após o transplante, a hortênsia experimenta uma necessidade crescente de líquidos. É por isso que é importante não permitir que o solo seque.
Preste atenção! É aconselhável a cobertura do solo após o plantio. Isso reterá a umidade e reduzirá a frequência da rega.
Período de floração
O cuidado da hortênsia durante a floração requer padrão. Regar hortênsia florescendo é realizada uma vez por semana à taxa de 2 baldes por arbusto. Se não chover por muito tempo ou a temperatura do ar estiver alta, a taxa será dobrada. É aconselhável combinar a rega com a cobertura. Posteriormente, os fertilizantes são aplicados, o solo é afrouxado. Cuidados abrangentes prolongam a floração.
O que adicionar à água para irrigação
Com a ajuda de aditivos, você pode alterar a cor das inflorescências, alimentando a planta e alterando a acidez do solo. Os objetivos podem ser os seguintes:
- Mudança de cor. A cor das inflorescências da hortênsia está diretamente relacionada à acidez do solo. O sinal de que precisa ser aumentado é uma mudança na cor das pétalas para rosa pálido ou leitoso. Para dar às inflorescências uma tonalidade azul, vinagre, ácido cítrico e sulfato de alumínio são usados como aditivos. Para manter uma cor rosa, é utilizado permanganato de potássio. A acidez é aumentada pela adição de turfa, serragem e composto.
- Para vestir de cima. No período de postura, são utilizados fertilizantes minerais contendo nitrogênio e, durante o período de floração, fertilizantes de potássio. Para adeptos de remédios populares, a opção de usar leite azedo ou kefir é adequada - um produto de leite fermentado é diluído com água na proporção de 1: 5 e regado sob a raiz.
A cor das pétalas pode ser alterada
É importante saber! Os floristas costumam usar uma solução de cinzas como cobertura. A hortênsia ama cinzas? Absolutamente não, porque este fertilizante torna o solo alcalino.
Qual é a diferença entre regar o jardim e a hortênsia do quarto
Hortênsia de folhas grandes é adequada para cultivo interno. É ela quem está mais adaptada para crescer em uma panela. É dada especial atenção aos horários de rega. Dada a presença de um período de atividade e descanso, fica assim:
- da primavera ao meio do outono - umidade regular do solo;
- mais perto do final do outono, a frequência da irrigação é reduzida para 1 vez por semana;
- no inverno, a rega é realizada apenas para evitar a secagem das raízes e do solo;
- na primavera, assim que as primeiras folhas aparecem, elas mudam para o modo padrão.
O cumprimento do cronograma permite que a planta entre com segurança no período de dormência no inverno. Este é um fator chave para a floração exuberante desde o início do verão até o outono.
Nota! Rega reduzida no outono e um aumento gradual na primavera - a principal diferença entre hortênsias da sala e do jardim. Os cuidados durante a floração são idênticos. Os requisitos de qualidade da água são mantidos.
Há um horário de rega especial para a hortênsia do quarto
Erros de rega e suas conseqüências
O não cumprimento das regras pode levar a uma deterioração da saúde da hortênsia, uma diminuição no número de inflorescências. A coloração das pétalas pode ser afetada. Os erros mais comuns incluem:
- Rega inadequada. A secagem do solo é prejudicial não apenas para a parte vegetativa da planta, mas também para as raízes. As conseqüências da seca são murchas e amareladas das folhas, a cessação da formação de inflorescências.
- Ignorando aditivos acidificantes. À medida que a flor cresce, a acidez do solo muda para alcalina, de modo que os aditivos são usados para irrigação. Eles ajudam a manter a acidez em um determinado nível.
- Falta de cobertura. Os fertilizantes para hortênsias são aplicados sob a raiz, dissolvendo-os em água. A falta de nutrientes, especialmente durante a floração, afeta negativamente o crescimento das mudas e a formação de inflorescências.
- Usando água fria da torneira. Regar as plantas de uma mangueira com água fria contendo cloro é inaceitável. As consequências serão hipotermia das raízes e correção da acidez do solo.
Informações adicionais! Mudando a cor das inflorescências, amarelecimento e murcha das folhas, falta de flores novas - todos esses são sinais de erros nos cuidados associados à rega.
Erros de irrigação levam a doenças
Hortênsias requerem atenção e cuidado do cultivador. O elemento mais importante da tecnologia agrícola é a rega. Umedecimento oportuno do solo, o uso de água morna purificada, a introdução de medicamentos para alimentar e manter a acidez do solo é a chave para as hortênsias floridas exuberantes no jardim até o outono.