A história da ameixeira como espécie cultural tem mais de um milênio. Na Rússia, veio no século XVII, e o mais difundido foi em meados do século XVIII.
A ameixa é encontrada frequentemente na zona média da Federação Russa, mas ganhou a maior popularidade na Moldávia, Crimeia e Ucrânia.
Ameixa uma árvore que gosta de calor e é cultivada principalmente nas regiões do sul.
O mais famoso, que serviu para obter uma variedade de novas variedades, resistente a doenças e geadasé a variedade de ameixas Anna Shpet.
Sliva Anna Shpet: Descrição da variedade
A árvore de Anna Shpet é muito alta, com uma coroa piramidal ampla e densa e casca cinzenta. Os tiros são grossos, castanhos escuros com pequenos interstícios. Os galhos e brotos principais são diferenciados pela alta durabilidade.
Os rins são pequenos, com pontas afiadas. As folhas são pequenas, ovais, com um ápice pontiagudo, verde claro, fosco, entalhado nas bordas, sem estípulas e com um talo curto.
As flores são grandes, brancas, crescem juntas, num pedicelo de tamanho médio. As pétalas são ovais, com bordas onduladas. Estames um pouco, anteras amareladas.
Bagas são grandes, pesando cerca de 45 a 50 grroxo escuro com um tom de vinho, oval, sem pubescência. Eles têm muitos pontos subcutâneos cinzentos, a costura lateral é quase invisível.Pele de espessura média, facilmente removível, coberta com revestimento de cera.
A polpa é muito doce, com um sabor de sobremesa extremamente agradável, verde-amarelado, denso, com maturação completa - amarelo brilhante, suculento. Osso pequeno, ovalado, facilmente separado da carne.
Fotos
Foto da ameixa "Anna Shpet":
História da criação
Esta variedade foi obtida há muito tempo, no final da década de 1870, na Alemanha, o famoso criador alemão Ludwig Speet. Seu principal trabalho era a criação de novas variedades de lilás, e a variedade de ameixeira era cultivada acidentalmente por polinização livre de uma muda desconhecida.
Essa variedade foi amplamente difundida na URSS nos anos 1930-1940. Foi zoneada em 1947 nas regiões de Rostov, Astrakhan da Rússia, Krasnodar e Stavropol.
Mais tarde, foi cultivada no sul da Bielorrússia, em toda a Ucrânia, na Moldávia e na Crimeia.
Características
Anna Shpet é variedade de ameixas, amadurecer bagas começam apenas no final de setembro ou início de outubro. As frutas não desmoronam e pode permanecer na árvore por muito tempo, mesmo após a maturação completa.
- alta produtividade;
- fruta muito grande e saborosa;
- início precoce da frutificação;
- maturação tardia;
- despretensão no cuidado;
- possibilidade de armazenamento a longo prazo de bagas;
- alto grau de regeneração de árvores.
Esta é uma variedade de alto rendimento, de uma árvore adulta de 20 anos que você pode coletar sobre 100-150 kg de bagas. O fruto da mesma Anna Shpet começa já em 4-5 anos após o plantio.
Após a remoção das bagas da árvore pode ser armazenado por um longo tempo em um lugar fresco, sem perda de sabor e qualidades comerciais. Bem usado para processamento e para consumo fresco.
Para o gelo, a variedade é instável, no entanto, mesmo com geada forte, pode recuperar rapidamente. Mas, para crescer em um clima frio, ainda não se encaixa, porque se torna menos produtivo e mais frequentemente doente. Ele é pouco exigente com o solo e cuidado e pode tolerar bem a seca.
Anna Shpet - a variedade é apenas parcialmente autofertilizada e, para a colheita adicional, precisa de polinização adicional.
Polinizadores excelentes para isso serão tipos de ameixas:
- Victoria;
- A Altitude do Altan;
- Catherine;
- Cedo;
- Washington;
- Casa húngara;
- Kirke;
- Renkloed é verde.
Anna Shpet traz frutos todos os anos e muito abundantemente. Mas até mesmo a planta mais despretensiosa, a fim de receber essas culturas, você precisa garantir um atendimento adequado.
Plantio e cuidado
Plantar uma ameixa é melhor na primavera, quando a terra acorda completamente. Antes do plantio, o solo ácido deve ser calado. É importante considerar a localização das águas subterrâneas. Para a ameixa, o seu nível não deve ser superior a 1,5 m.
Para o plantio é melhor escolher lugares quentes, bem protegidos e ensolarados, por exemplo, perto da parede da casa, perto da cerca ou no lado sul da encosta. Ameixa tolera bem a umidade do solo e não gosta de solo pesado e argiloso.
Plantação fossa escavada até uma profundidade de cerca de 50-60 cm e um diâmetro de 70-80 cm. Após a instalação do buraco de plantação cavilha colocada em 2/3 a partir da camada de topo da terra, e o fertilizante orgânico (10-15 kg de húmus e superfosfato uma libra).
Ao plantar é necessário para se certificar de que o colo de mudas de não enterrar no chão, e estava em 4-5 cm acima do solo. A árvore é cuidadosamente colocada em um buraco e densamente enterrada, deixando ao redor das raízes um poço para irrigação.
O baú é amarrado a uma estaca com uma corda macia ou um filme. Quase pelo menos 2 a 3 polinizadores devem crescer.
No primeiro ano após o plantio, a muda não fertiliza, apenas rega, solta e mata o solo. No início da floração, cerca de 80% das flores devem ser cortadas para facilitar o processo de sobrevivência.
No próximo ano, em junho, você poderá realizar a primeira fertilização nitrogenada. Antes da frutificação estável, a árvore deve ser fertilizada três vezes por estação: no início de maio, em junho e no final de agosto.
Quando a frutificação se torna regular, então a primeira fertilização executa-se antes do começo da floração, o segundo - diretamente durante o amadurecimento de bagas e o terceiro - depois da colheita.
Para fazer isso, você pode usar uma solução de ureia, superfosfato de potássio ou nitroposfato. Os fertilizantes são aplicados apenas no solo úmido, após o que é cuidadosamente solto. No outono, a fertilização com nitrogênio é excluída.
Anualmente, durante a estação, após a remoção do solo, é necessário soltar, regar e cobrir bem o solo. Ordenar Anna Shpet é propenso a enraizar, que deve ser excluído.
Também um procedimento importante no cuidado da ameixa é rega abundante regular e poda adequada.
A primeira poda é realizada já no momento da plantação: todos os ramos são cortados a 1/3 do comprimento. No futuro, a poda é realizada anualmente, no início da primavera.
Primeiro de tudo, os galhos danificados pela geada e doentes são completamente removidos. Quando desbastar rebentos novos, deixe apenas os mais fortes e retos. Você não pode cortar um grande número de brotos e galhos de uma só vez. Você não pode remover mais de um quarto da massa total.
Quando a árvore é esticada a 2-2,5 m, começa a formação da coroa. O ápice e todos os ramos verticais são cortados, com forte espessamento - diluído.
Doenças e pragas
- resistência média do inverno;
- predisposição à monilíase e poliestirmite.
Plum tipo Anna Shpet não é muito resistente a doenças como a polistigmose e moniliose.
Polistigmose ou mancha vermelha é uma doença fúngica que afeta as folhas de ameixa e ameixa. Aparece no início do verão, depois de fortes chuvas de primavera, na forma de pequenas manchas amareladas nas folhas.
Estas manchas crescem muito rapidamente e adquirem primeiro uma cor laranja e depois uma cor vermelha brilhante. Se a planta não for tratada a tempo, a doença pode levar ao derramamento completo das folhas, o que leva ao enfraquecimento da árvore e reduz a sua resistência ao gelo.
Antes do início da frutificação, a árvore doente pode ser tratada com fluido de Bordeaux ou fungicidas especiais. Depois da colheita, no outono, bem ajuda a pulverizar as folhas e o solo sob a árvore com sulfato de cobre. E é necessário limpar e queimar todas as folhas caídas.
Moniliose, ao contrário da mancha vermelha, afeta não só as folhas, mas todas as partes da planta. As folhas e brotos afetados tornam-se marrom e secam. As bagas são cobertas com pequenas conseqüências cinzas e começam a decair.
As medidas para combater esta doença são semelhantes em muitos aspectos aos métodos de tratamento da polistigmose, e consistem em colheita oportuna de folhas poda de galhos e brotos doentes e tratamento de madeira com fluido de Bordeaux e fungicidas.
Variedade Anna Shpet muitas vezes sofre de dano de gelo e ataque de roedores.
Portanto, para o inverno, a planta jovem deve ser completamente embrulhada, e no adulto - cubra cuidadosamente o tronco com um pano grosso denso envolto em uma malha de polímero.
Isso ajudará a proteger a árvore não apenas da geada, mas também de danos a lebres e camundongos.
Apesar do surgimento de um grande número de novas variedades de ameixas que são resistentes a doenças e geadas, Anna Shpet é bem adequada para aterrissar na área suburbana.
Afinal, em comparação com os méritos, não há tantas deficiências.