Miscanthus é um cereal alto perene da família Acridifers. Na natureza, cresce nas zonas tropicais da Austrália, Ásia e África. Algumas espécies se adaptaram com sucesso a climas temperados. Eles são usados para paisagismo de jardins e inverno com segurança. O Miscanthus é bom em plantações em grupo no meio do gramado, bem como na decoração de margens de água doce e na criação de complexos arranjos florais. Suas hastes retas e fortes, coroadas com panículas exuberantes e cobertas por longas folhas macias, não podem deixar de atrair atenção. Não é de admirar que ele seja chamado de "rei dos cereais". Além disso, a planta pode ser encontrada sob o nome "leque".
Descrição da planta
Miscanthus é uma planta herbácea perene, com uma altura de 80 a 200 cm. O rizoma ramificado vai até o solo até 6 m, e processos horizontais subterrâneos estão localizados na própria superfície do solo. Eles formam brotos laterais, como resultado, o miscanthus cresce muito rapidamente, tornando-se um gramado que se espalha.
A folhagem cresce em uma roseta basal exuberante e também está localizada ao lado de toda a duração da sessão. A placa foliar em forma de cinta tipo inferno possui 5-18 mm de largura e 10-50 cm de comprimento.Na primavera, os brotos e folhas crescem rapidamente e formam uma massa verde brilhante e sólida. Já no início do outono, a folhagem adquire um tom menos decorativo de amarelo palha ou amarelo rosado.
Entre julho e setembro, os topos das hastes são coroados com panículas em forma de leque de até 30 cm de comprimento e consistem em longas espiguetas estreitas de cor verde-amarelada ou rosa.
Tipos e variedades de Miscanthus
Cerca de 40 espécies de plantas são encontradas no gênero Miscanthus. Muitos deles encontraram aplicação na casa, mas apenas alguns são usados para fins decorativos.
Chinês de Miscanthus (juncos chineses). Arvoredos delgados com 2,5 a 3 m de altura preferem um clima quente e úmido. Em uma folhagem linear rígida, uma nervura grossa no centro é claramente visível. Espigas de uma única flor com até 7 mm de comprimento são coletadas em panículas soltas com um eixo reduzido. Variedades:
- Blondo - forma matas de até 2 m de altura, resistentes ao gelo;
- Miscanthus zebrina (zebrinus) - as folhas verdes brilhantes da planta são cobertas com listras transversais esbranquiçadas;
- Flamingo - uma planta com até 2 m de altura no verão é decorada com panículas longas e macias de cor rosa;
- Hinho - um gramado de alta propagação é caracterizado por folhas verdes brilhantes com listras transversais douradas;
- Nippon - matagais verticais de até 1,5 m de altura no outono, cobertos por folhagem avermelhada;
- Variegatus - brotos com cerca de 2 m de altura são decorados com folhas verdes com faixas longitudinais brancas;
- Estrito - os matagais altamente decorativos de até 2,7 m de altura consistem em folhagem verde longa e brilhante, com listras brancas transversais e inflorescências avermelhadas;
- Parto masculino - um arbusto de até 2 m de altura apresenta inflorescências paniculadas marrom-avermelhadas que florescem em junho e ficam vermelhas no outono.
Miscanthus é gigante. A altura deste cereal espalhado pode chegar a 3 m e forma arvoredos verticais delgados, densamente cobertos com folhas arqueadas em forma de cinta. A chapa verde brilhante atinge 25 mm de largura. No outono, a superfície brilhante fica dourada. Em setembro, grandes panículas de cor rosa prateado se abrem.
O Miscanthus é florido de açúcar. A planta forma um gramado amplo e espalhado com cerca de 1,5 m de altura e adapta-se igualmente bem a áreas ensolaradas ou margens inundadas. O rizoma dessa espécie está se espalhando e precisa ser limitado. Folhas verdes brilhantes muito estreitas adornam a base dos brotos. Em agosto, aparecem panículas de prata extraordinariamente bonitas. Os ventiladores exuberantes e macios acima da folhagem avermelhada persistem durante o inverno.
Métodos de criação
Miscanthus se propaga por sementes e vegetativamente. Em fevereiro, as sementes maduras com tufos macios são semeadas sem tratamento preliminar em vasos de turfa com areia úmida e solo de turfa. Após 1-2 semanas, brotos finos aparecem. As mudas contêm luz ambiente brilhante e temperatura ambiente. Em abril-maio, quando o solo está totalmente aquecido a + 20 ° C, o Miscanthus é plantado em campo aberto. A princípio, apenas uma fina folha de grama se eleva acima do solo. Um arbusto verde exuberante se forma ao final de 3-4 anos após a semeadura.
O Miscanthus adulto é mais conveniente para propagar vegetativamente - dividindo o mato. A vantagem deste método é a preservação de características varietais altamente decorativas. Na primavera ou na primeira metade do verão, as plantas são desenterradas e analisadas pelas mãos. As fotos horizontais são cortadas com uma lâmina afiada. Todas as manipulações devem ser realizadas com muito cuidado, pois as raízes são facilmente danificadas. Os delenki resultantes são plantados imediatamente nos caroços, aprofundando a raiz em 5 a 6 cm. Durante o mês, as plantas se enraízam e, portanto, precisam de rega mais frequente. Então o arbusto dá processos laterais.
Plantio e cuidado ao ar livre
O Miscanthus, amante do calor, é plantado em campo aberto na segunda metade da primavera, quando a neve derrete completamente e o solo esquenta. Para ele, eles escolhem áreas bem iluminadas e abertas, protegidas das rajadas de vento frio. O solo deve ser fértil e úmido. É bom se um lago de água doce estiver localizado nas proximidades. Solos argilosos pesados e solo arenoso são indesejáveis para o plantio de Miscanthus, mas a proximidade das águas subterrâneas e as inundações periódicas do local não danificam a planta.
Os poços rasos são preparados para pequenos arbustos com uma distância entre as plantas de 20 a 50 cm. As raízes da maioria das espécies de miscanthus rapidamente se espalham e ocupam o território adjacente, a fim de obter um tiro compacto e amplo e não se preocupar em remover processos indesejados no futuro. Antes de plantar ao longo do perímetro do jardim, uma fita plástica de 25 a 30 cm de largura é escavada no chão.Como o rizoma rastejante está localizado próximo à superfície, essa barreira se torna insuperável.
O principal cuidado de Miscanthus no jardim é a rega regular. Por exemplo, o Miscanthus chinês não tolera a seca. Se as plantas são plantadas em solo fértil, no primeiro ano elas não precisam de fertilização. Na próxima primavera, os arbustos são regados com fertilizantes minerais complexos e, no verão - com uma solução de esterco podre. A quantidade de nitrogênio no fertilizante deve ser limitada, pois afeta negativamente o efeito decorativo.
À medida que cresce, a parte inferior das hastes é exposta e precisa de decoração adicional com plantas com flores de tamanho menor. Você precisa selecionar companheiros que normalmente crescem em solo úmido.
Para o inverno, um arbusto seco, mas ainda bonito, não é cortado. Serve de proteção para as raízes e armadilhas dos montes de neve. Variedades amantes do calor são adicionalmente cobertas com folhas caídas ou embrulhadas com um maço de material não tecido. O solo nas raízes pode ser coberto com turfa ou solo solto. No início da primavera, é realizada a poda cardinal. Remova toda a peça de terra.
O Miscanthus possui excelente imunidade e é resistente a pragas, portanto você não precisará protegê-lo de germes e parasitas.
Uso do jardim
Fontes verdes altas de Miscanthus são usadas em plantações simples no meio de um gramado verde, para decoração de zonas costeiras, em cordas mistas, bem como para criar uma tela ou cobertura verde. A planta esconde edifícios agrícolas bem feios e cantos pouco atraentes no jardim. Arbustos luxuriantes serão um excelente cenário para o jardim de flores. Eles vão bem com peônias, astilbe, flox, lírios, ásteres, solidago e plissado. Por sua vez, essas flores escondem as partes inferiores dos caules. Panículas exuberantes são frequentemente usadas para decorar buquês, incluindo arranjos de flores secas.
Não sem miscanthus e na economia. Os brotos ralados a seco são biocombustíveis de alto teor calórico. São feitos pellets para caldeiras. É usado na indústria para a fabricação de papel e na agricultura como alimento e lixo para o gado.