Cultivo de ervilha ao ar livre

Pin
Send
Share
Send

As ervilhas são uma videira gramada. Ele não apenas enobrece o enredo durante a floração, mas também fornece um produto saboroso e saudável. Recomenda-se cultivar apenas ervilhas, amadas por crianças e adequadas para cozinhar várias obras de arte culinária.

O momento de plantar ervilhas, dependendo da região, de acordo com o calendário lunar em 2019

Dias favoráveis ​​e desfavoráveis ​​para o plantio de ervilhas podem ser calculados de acordo com o calendário lunar.

RegiãoDias auspiciososDias ruins
Região sul27, 29, 31 de março. Abril: 6-13, 15-17.6, 7, 21 de março. Abril: 5, 19.
Midland, Região de Moscou29 de abril. 30 de maio. 6-10, 12-17.15 de abril. 19. 5 de maio.
Sibéria, Ural12 a 17 de maio. Junho: 1, 2, 5, 6, 11-13.5 de maio. 19 de junho. 3,17.

Preparando o material de plantio

Antes de plantar as ervilhas, é recomendável mergulhá-las em água por pelo menos um dia, até que comecem a germinar.

Se você planeja usar o material de plantio da última semeadura, isto é, o seu próprio país, primeiro deve descobrir quais são afetados pela doença. Isso pode ser entendido imergindo-os em uma solução salina (30 g por 1 litro de água). Mantenha as sementes por mais de 10 minutos. Com o passar do tempo, algumas ervilhas afundam e poucas permanecem na superfície. Aqueles que não mergulharam, provavelmente doentes, devem ser selecionados e descartados. Enxágüe bem os restantes e coloque-os na água até que germinem.

O processo é o seguinte. A água deve ser cerca de 1 cm mais alta que as ervilhas e, nesse estado, devem ser deixadas por pelo menos 12 horas, após as quais devem inchar. Após o tempo, eles precisam ser removidos e lavados em água limpa. Em seguida, embrulhe em gaze e coloque em sacos plásticos, isso criará condições de estufa para eles e permitirá que germinem. Nesta forma, eles devem ficar a uma temperatura não inferior à temperatura ambiente por cerca de 2 dias. Para melhorar a qualidade, você precisa tirá-las da gaze 1-2 vezes ao dia e enxaguar com água limpa. Isso é feito para evitar a formação de muco e apodrecer nas ervilhas.

Se você precisar adiar o tempo de plantio, possivelmente devido ao mau tempo ou a outros fatores, as sementes podem ser armazenadas. É melhor fazer isso na geladeira, mas não mais do que algumas semanas. No entanto, eles não vão parar o processo de germinação.

Para desinfetar o material de plantio antes da semeadura, recomenda-se colocá-lo em uma solução rosa de manganês por não mais de um quarto de hora.

O melhor lugar para ervilhas no jardim

Ao escolher um local para um canteiro de ervilhas, vale a pena considerar nuances como a iluminação da parcela, plantas vizinhas, vegetais, o tipo de solo desempenha um papel significativo, sendo recomendado o peso leve.

O fator mais importante são as condições climáticas na região onde as ervilhas serão cultivadas. Prefere um clima úmido com alta pluviosidade.

Melhores vizinhos de ervilha

As plantas vizinhas desempenham um papel importante no desenvolvimento de ervilhas. Cenouras, abóboras, pepinos e tomates são mais adequados para o papel dos vizinhos.

Também não é proibido cultivar batatas e beterrabas nas proximidades.

Preparando o solo para o plantio de ervilhas

A preparação do solo é uma ocupação importante. Ela precisa começar a treinar no outono. É necessário desenterrar o local pretendido aproximadamente na baioneta de uma pá, misturando o solo com fertilizante, na forma de húmus (6 kg), superfosfato (40 g) e sal de potássio (20 g) por 1 m². Antes da semeadura, é necessário preencher a área com cinza de madeira. Não será errado fertilizar regularmente o solo, o que afetará bem o cultivo de todas as plantas e vegetais do local.

Regue a cama abundantemente antes de plantar ervilhas.

Regras para o plantio de ervilhas em campo aberto

Para um crescimento confortável da ervilha no local, é necessário observar a distância entre os arbustos, para isso é necessário plantar sementes a uma distância de 30 a 60 cm.A profundidade do plantio de sementes depende do tipo de solo. Em solos leves, não deve exceder 3 cm. Se, pelo contrário, for solo argiloso pesado, a profundidade deverá ser de 4-5 cm.

Antes do próprio processo de plantio, é necessário preparar as sementes. Para fazer isso, mergulhe-os, brote. No entanto, é possível plantar sementes secas.

Na cama preparada desde o outono, você precisa fazer sulcos. Despeje um pouco de húmus neles, o composto também é adequado. Recomenda-se plantar ervilhas em um padrão quadriculado à distância definida entre as ervilhas. Embora seja possível pousar na linha, mas também observando a distância. Polvilhe com o solo, aperte um pouco.

Em seguida, é necessário criar condições de estufa para os canteiros, para isso, ele precisa ser coberto com algo como, por exemplo, agril.

Cuidado de ervilhas ao ar livre

Como todas as plantas e vegetais, requer cuidados durante o crescimento. No entanto, a lista de procedimentos necessários não é tão grande, e mesmo um iniciante na questão do cultivo se sairá bem com eles.

Pea é resistente ao frio, não é um problema para ele. O que não se pode dizer sobre o calor afeta muito os brotos, matando-os.

No tempo quente, você precisa garantir rega e afrouxamento regulares do solo, danificar o local. Instalação de remanso necessária. Considere cada um dos processos com mais detalhes.

Rega e capina

As ervilhas adoram muito a umidade, portanto é necessário fornecer rega abundante e regular para evitar problemas.

Na ausência da quantidade adequada de água no solo, as ervilhas não germinam bem.

A rega é dividida em 2 partes, antes e depois da floração.

  • Antes da floração, a rega é feita não mais do que 1 vez por semana, em clima quente, é aumentada para 2 vezes por semana.
  • Depois que as flores aparecem, a rega duplica. Ou seja, pelo menos duas vezes por semana e em clima seco 4 vezes por semana. A quantidade de umidade necessária é determinada por um balde de água por 1 m / m².

O processo de rega também tem sua própria peculiaridade. É altamente recomendável não molhar as folhas, é preciso derramar diretamente entre as camas.

Imediatamente após a rega, os canteiros são afrouxados, ervas daninhas, para que a umidade possa penetrar o mais fundo possível no solo. Depois que começa a emergir, após cerca de 10 dias, é realizado um afrouxamento mais profundo do solo, saturando-o com oxigênio.

Top vestir

Para que as ervilhas cresçam ao máximo de suas capacidades, é necessário garantir as condições mais favoráveis ​​ao seu crescimento ou recorrer ao uso de cobertura. Dado o clima predominante na Rússia, a segunda opção para resolver o problema é mais adequada para os jardineiros.

  • No outono, no momento do início da preparação do solo para o plantio, é necessário produzir o primeiro fertilizante. É fabricado à taxa de 0,5 baldes de matéria orgânica podre por 1 m².
  • A próxima vez será diretamente durante o pouso. Estes são superfosfato, sal de potássio e nitrato. A proporção necessária para o solo foi descrita acima.
  • A próxima sessão de fertilização do solo ocorre no momento da emergência. É produzido pela infusão de urtiga (verde) e também por dentes-de-leão.
  • A última vez que a fertilização é aplicada ao solo é durante o período de floração. É produzido regularmente com rega. Para isso, uma colher de sopa de nitrofoska é adicionada a um balde de água. Ao mesmo tempo, a norma da água por 1 m² durante esse período é de 5 litros.
    O uso de fertilizantes contendo nitrogênio é recomendado apenas se
    o solo em que as ervilhas são plantadas não é fértil ou a primavera é fria o suficiente.

Controle de pragas e pragas

Ervilhas são suscetíveis a várias doenças, o aparecimento de pragas. O maior inimigo é a traça da ervilha. Borboleta, o período ativo é durante a floração. O dano está na postura dos ovos na planta, a partir da qual as lagartas aparecerão. São as lagartas que causam os maiores danos, penetrando mais fundo nas vagens, comendo sementes.

Uma dessas borboletas pode colocar até 250 ovos, o que é uma figura desastrosa para um arbusto. Como medida preventiva, recomenda-se a semeadura precoce. Acontece que a floração ocorre antes que as pragas sejam ativadas, salvando a planta da morte. Também é recomendável afrouxar o solo com muita frequência, pois isso matará pupas de insetos. Além disso, a polinização com cinza de madeira e tabaco é possível.

O próximo grande problema é o besouro Bruhus. Assim como uma borboleta come ervilhas, roendo a carne. Deve-se prestar atenção especial para garantir que as sementes danificadas por insetos não entrem na comida de ninguém. Como os excrementos da praga contêm um grande número de substâncias perigosas que terão um efeito extremamente negativo no organismo humano ou animal.

Vale a pena prestar atenção ao fato de que a larva pode esperar o inverno no grão. Para se proteger disso, você deve armazenar as ervilhas em temperaturas abaixo de zero e depois passar por uma solução salina a 3%. Sementes danificadas serão imediatamente visíveis, elas flutuarão para a superfície.

Outra praga é o gorgulho dos nódulos. Causa grandes danos à cultura, com dimensões próprias de apenas meio cm. Alimenta-se principalmente dos topos da planta, expelindo larvas. Que por sua vez se alimentam do sistema radicular da planta, sua parte terrestre.

Como medida preventiva, recomenda-se a lavra profunda no outono, com a ajuda de que as larvas de pragas sejam destruídas. Além disso, a semeadura precoce, quando o besouro aparece, é suficiente para fortalecer os troncos da planta, o que os tornará inadequados para a praga. A polinização com tabaco e cinzas de madeira também é uma solução muito eficaz para esse problema.

Colheita e armazenamento de ervilhas

A colheita é feita à medida que amadurece, não de uma vez. Note-se que as ervilhas não possuem propriedades de armazenamento a longo prazo. Recomenda-se trazê-lo imediatamente para um dos tipos: seco, enlatado ou processado.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Curso Cultivo de Pepino em Estufa - Produção de Mudas - Cursos CPT (Pode 2024).