A abóbora é uma cultura termofílica. Se nas regiões sul o seu cultivo não causa problemas, nos Urais é necessário abordar com mais cuidado a escolha de um local e criar as condições mais favoráveis para as plantas, devido ao curto e fresco verão. Somente neste caso, você pode contar com frutas de boa qualidade.
As melhores variedades para os Urais
Uma cultura como a abóbora cresce em quase todos os cantos do mundo, mas para obter uma colheita decente, você deve seguir a crescente tecnologia. O cultivo de abóbora nos Urais é possível sob condições ideais e em conformidade com a tecnologia agrícola. Um fator importante na obtenção de uma colheita é a escolha correta da variedade, pois a geada em meados de junho não é incomum para esta região. Isso sugere a necessidade de selecionar variedades de maturação precoce e precoce que possam amadurecer durante o armazenamento. Considere o mais popular deles.
A pérola A variedade é média cedo, com maturidade de 100 dias. As plantas são capazes de tolerar mudanças climáticas severas, pequenas geadas. Esta abóbora tem um bom rendimento (15 kg por m²). Os frutos são carnudos, em forma de pêra, com um pequeno número de sementes e pesando até 7 kg. A variedade é caracterizada por armazenamento prolongado e sabor doce de polpa com aroma de noz-moscada.
Arbusto de laranja. Uma abóbora de primeira classe com um período de maturação de 90 a 120 dias. As plantas são compactas, não tecendo. Os frutos são caracterizados por uma forma arredondada, casca de laranja e um peso de 4-7 kg. A polpa é rica em caroteno, doce e macia.
Arbusto de ouro. Uma variedade madura precoce, com frutos grandes que atingem uma massa de 5 kg e amadurecem em 90-100 dias. A produtividade de 1 m² é de cerca de 15 kg. Planta com frutos arredondados e achatados, cuja superfície apresenta uma divisão perceptível em segmentos. A variedade recebeu esse nome por causa de sua casca, que ao sol parece dourada. A carne de uma abóbora é crocante, amarela, mas não se orgulha de doçura.
País. Pertence às variedades mais resistentes ao frio e de amadurecimento precoce (75 a 85 dias). A massa do fruto é de 3-4 kg. A pele da abóbora é dura, verde e amarela. A carne é amarela, perfumada e doce. É armazenado por até 4 meses.
Terapêutico. Uma variedade precoce com maturidade de 90 a 95 dias. É caracterizada pela resistência ao frio e à alta umidade. Os frutos são arredondados, achatados, com superfície com nervuras e pesando até 5 kg. A casca é verde-acinzentada, polpa de cor laranja brilhante, doce, rica em caroteno.
Querida. Variedade longa, longa e resistente ao frio, com maturação em 90 dias. As frutas são de forma redonda com laranja brilhante. O peso médio é de 2 kg. A casca é dividida em segmentos por listras verdes. A polpa se distingue por suculência e doçura.
Um sorriso Abóbora precoce amadurece em 85-90 dias. Frutas de tamanho pequeno, pesando 0,8-1 kg (de acordo com os produtores de sementes), se assemelham a bolas, têm uma cor laranja brilhante. A carne é crocante, doce, o sabor lembra um melão. Abóbora pode ser consumida fresca. Distingue-se pela boa qualidade de manutenção, não requer condições especiais de armazenamento.
Condições de cultivo
Para crescer em sua terra não apenas uma abóbora, mas frutas saborosas e suculentas, você deve cumprir as condições de cultivo desta cultura. Antes de tudo, você deve seguir as regras de rotação de culturas e plantar plantas da família das abóboras (abobrinha, pepino, abóbora, abóbora, melancia) no mesmo local antes de 4-5 anos. Bons antecessores são culturas crucíferas e de feijão. Você não deve plantar melão nas proximidades, para que, em caso de doenças, você não precise ficar sem uma colheita de todas as culturas.
Toda a iluminação exigente de abóbora, cuja falta reduz o número de ovários, aumenta a probabilidade de doenças, o ataque de pragas. Portanto, para uma abóbora nos Urais, você deve escolher a mais quente, bem iluminada e protegida do vento, por exemplo, atrás de uma casa ou dependências. O local deve ser plano e localizado longe do cultivo.
Cultivo de mudas
A abóbora pode ser cultivada de duas maneiras - através de mudas e semeadura direta no solo. No entanto, é a primeira opção recomendada para os Urais, pois é mais eficiente e confiável. No entanto, vale a pena considerar os dois métodos com mais detalhes.
Quando plantar
As sementes de abóbora nos Urais são plantadas entre o final de abril e meados de maio. Se for para ser plantada em estufa, as datas de semeadura são adiadas de 10 a 14 dias.
Preparação de sementes
Antes de começar a semear, elas devem ser preparadas. Para isso, sementes danificadas e deformadas são selecionadas e apenas as grandes e grossas são deixadas. Se você não tiver certeza da qualidade da semente, verifique primeiro sua adequação ao cultivo, colocando-a em um recipiente com água por 3-4 horas. Essas sementes que afundam no fundo podem ser usadas para o plantio, mas que permanecem na superfície, é melhor jogá-la fora.
O processo de preparação de sementes para cada jardineiro pode ser diferente. Portanto, o procedimento de imersão é generalizado. Para isso, as sementes são colocadas em água morna (1-2 horas) ou permanganato de potássio (15-20 minutos). Se uma solução de manganês for usada, a semente deve ser lavada após o procedimento e depois envolvida em um pano úmido e deixada para germinar à temperatura ambiente.
As sementes de abóbora brotam, geralmente dentro de 2-3 dias.
Se você ouvir a opinião de jardineiros experientes, além de embeber as sementes, deve-se endurecer. Para fazer isso, as sementes germinadas são colocadas na prateleira inferior da geladeira com um pano úmido por 3-4 dias. Caso planeje plantar sementes velhas que tenham sido armazenadas por mais de 6 a 8 anos, elas serão pré-aquecidas. Em seguida, são amarrados com gaze e colocados em água a uma temperatura de 40-50 ° C, após o que são imersos em frio. É necessário realizar vários procedimentos (4-5), mantendo os grãos em água por 5 s. No final do processo, a semente é seca e plantada. Se você usar sementes secas, a semeadura deve ser realizada uma semana antes.
Preparação de tanques e solo
Ao escolher recipientes para mudas de abóbora, é necessário considerar que as plantas não toleram a colheita. Copos de turfa ou plástico descartável com um volume de 0,2-0,5 litros serão uma excelente opção para o plantio. Além disso, todos os recipientes de pequeno volume, por exemplo, as mesmas garrafas plásticas cortadas, das quais será possível extrair facilmente as plantas durante o transplante, cabem perfeitamente.
Quanto ao solo, a abóbora prefere o solo nutritivo, que pode ser preparado de forma independente ou comprado pronto para mudas de vegetais. Para mistura independente, são necessários os seguintes componentes:
- 2 partes de turfa;
- 1 parte de serragem apodrecida;
- 1 parte de húmus.
Semeando sementes
Depois de todas as medidas preparatórias, você pode começar a semear. Gaste-o na seguinte sequência:
- Os tanques de pouso estão cheios de terra um pouco mais da metade. Isso é necessário para que, à medida que as plantas cresçam, seja possível borrifar a terra.
- Molhe abundantemente.
- Plantamos sementes a uma profundidade de 2-4 cm.
- Cubra o recipiente com envoltório de vidro ou plástico.
- Transferimos o plantio para um local quente e escuro, fornecemos a temperatura durante o dia + 20-25 ° C, à noite - + 15-20 ° C.
A aparência dos primeiros brotos na superfície da Terra deve ser esperada 3 dias após o plantio.
Vídeo: plantando abóboras para mudas
Cuidados com Mudas
Assim que os brotos aparecerem, o abrigo do tanque deve ser removido. Até esse momento, é necessário arejar 1-2 vezes ao dia, abrindo as plantações por 10 a 15 minutos. Por 5-7 dias após o aparecimento dos brotos do tanque, você precisa transferir para um local onde a temperatura seja mais baixa em 5˚C.
Mover mudas para condições mais frias eliminará as mudas que se estendem. Se as plantas ainda estiverem esticadas, adicione um pouco de solo.
Para o crescimento e desenvolvimento normais de mudas de abóbora, é necessária uma boa iluminação, para a qual é instalada em um peitoril da janela ensolarada. Longas horas de dia também impedem que as mudas se estiquem. Além da luz, a abóbora precisa de umidade, suportada por regas regulares e moderadas.
2 semanas após a emergência, as mudas podem ser fertilizadas. Para esses fins, é adequada uma solução de nitrofoska (0,5 colher de sopa. Por 5 l de água) ou verbasco (100 g diluído em 1 l de água, insista 3-4 horas, diluído em 5 l de água).
Transplante de mudas para o solo
As mudas cultivadas são plantadas na parcela do filme no final de maio e no início de junho. Datas mais específicas dependem das condições climáticas. A idade das mudas no momento do transplante é de aproximadamente 30 dias. Nesse momento, ela deve ter 2-3 folhas reais e bem desenvolvidas, e a altura deve atingir de 15 a 20 cm.O melhor momento para transplantar é o entardecer ou tempo nublado. As mudas são plantadas de acordo com o esquema de 100 * 100 cm. Para este procedimento, deve-se estabelecer um clima quente e estável com uma temperatura média de + 15 ° C. O transplante é reduzido para as seguintes ações:
- Fazemos um buraco grande, despejamos húmus e cinzas no fundo e depois despejamos com água morna.
- Do tanque de plantio, remova cuidadosamente as mudas junto com um pedaço de terra, tentando não danificar a raiz.
- Colocamos uma planta em um buraco e a enchemos de terra do jardim.
- Após o plantio, cobrimos o húmus e cobrimos com um filme.
Uma camada de cobertura retém a umidade do solo, impede o crescimento de ervas daninhas. Além disso, o húmus fornecerá às plantas nutrição adicional.
Vídeo: plantando mudas de abóbora no chão
Cultivo em estufa
Nas condições adversas da Sibéria e dos Urais, o cultivo de abóbora tem suas próprias nuances, já que não existem muitos dias quentes de verão nessas regiões. Uma das opções de cultivo é plantar abóboras em solo fechado. Mas o lugar na estufa, em regra, nem sempre é suficiente, e a abóbora é uma planta de tamanho considerável e ocupa uma grande área. Portanto, você precisa recorrer a alguns truques. Nas estufas de policarbonato, a implementação de um truque desse tipo é bastante problemática, mas em projetos comuns de filmes não é difícil fazer isso.
A abóbora é frequentemente plantada ao lado de pepinos, dando-lhe um lugar no canto. Os canteiros para plantio são feitos da mesma maneira que em campo aberto, sem esquecer de fertilizar, após o plantio de plantas ou a semeadura de sementes. Quando o comprimento da haste atinge cerca de 0,5 m, o clima é estável e estável ao ar livre. Na estufa, a borda do filme é dobrada e uma fuga é lançada na rua. Assim, as raízes da cultura estão em terreno fechado e os frutos estão localizados ao ar livre. Para cultivar mudas de abóbora em condições protegidas, é necessário fornecer as seguintes condições:
- temperatura durante o dia dentro de + 18-25 ° C, à noite + 15-18 ° C;
- alta umidade;
- boa iluminação;
- ventilação regular é necessária para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Plantando sementes no chão
Você pode plantar uma abóbora nos Urais e semear imediatamente, mas, como eles dizem, por seu próprio risco e risco. Como e o que fazer, consideraremos com mais detalhes.
Preparação do solo
Se você planeja plantar variedades trepadeiras de abóbora, lembre-se de que, nessas plantas, o sistema radicular ocupa cerca de 8 m². Isso sugere a necessidade de preparar todo o jardim, projetado para essa cultura. O processo de preparação do local envolve a introdução de 2 baldes de esterco e húmus por 1 m² para escavação no outono. Além disso, os fertilizantes minerais serão úteis: 40-60 g de superfosfato e sulfato de potássio, além de 1 colher de sopa. cinzas de madeira por 1 m².
No caso de cultivar variedades de arbustos, é necessário preparar caroços de plantio separados, que são preenchidos com esses fertilizantes no outono:
- 2/3 baldes de húmus;
- 2 colheres de sopa. eu superfosfato;
- 1 colher de sopa. eu fertilizantes à base de potássio;
- 4-5 art. cinzas.
Para que o solo fique solto, na primavera é necessário cavar novamente.
Quando plantar
Para a germinação oportuna das sementes, é necessário observar as datas da semeadura. A abóbora é plantada em campo aberto após aquecimento suficiente do solo (+ 12 ° C), bem como quando o clima se torna estável e quente. Nos Urais, condições adequadas ocorrem no final de maio e no início de junho.
Procedimento de desembarque
As sementes para plantio em campo aberto são preparadas da mesma maneira que para o cultivo de mudas. O restante do procedimento é reduzido para as seguintes etapas:
- Na área preparada, fazemos furos de acordo com o esquema de acordo com a variedade de abóbora, após o que os derramamos com água morna.
- Aprofundamos as sementes em 4-5 cm e colocamos 3-5 sementes em cada fossa plantadora.
- Nós os preenchemos com terra e um pouco de húmus.
- Cobrimos com vidro, filme ou outro material de cobertura.
A camada de cobertura morta não deve exceder 2 cm, caso contrário, brotos jovens simplesmente não podem romper a espessura maior.
Vídeo: plantando sementes de abóbora em campo aberto
Padrão de aterrissagem
Como uma planta requer uma área nutricional de 1 a 4 m², o esquema de plantio deve ser seguido, dependendo da variedade plantada. As abóboras maduras precoces precisam de menos área, maduras mais tarde. As variedades de paredes longas são plantadas a uma distância entre os orifícios de 1,5-2 m, entre linhas - 1,4-2 m. Ao cultivar variedades de arbustos, o plantio é um pouco diferente: 80 * 80 cm ou 1,2 * 1,2 M. A profundidade da colocação das sementes depende do tipo de solo. Em solos leves, as sementes são semeadas a uma profundidade de 4-8 cm, em solos pesados - 4-5 cm.
Cuidados com a abóbora
Cuidar da colheita em questão não causa dificuldades particulares e se resume a observar práticas agrícolas básicas como regar, fertilizar e formar arbustos.
Top vestir
Embora a abóbora adore fertilizantes, ela não deve ser alimentada com mais frequência do que uma vez a cada 2 semanas. Em campo aberto, a cultura é alimentada duas vezes:
- com a formação de 5 folhas de 10 g de nitrofoska na forma seca sob um arbusto;
- quando os cílios aparecem, 15 g de nitrofoska são diluídos em 10 l e vazados sob uma planta.
Além de minerais, fertilizantes orgânicos também podem ser usados. Para esses fins, a cinza de madeira é adequada (1 colher de sopa. Por planta) e também verbasco (1 litro de substância por 10 litros de água). Verbasco é introduzido no início da estação de cultivo à taxa de 10 litros por 6 arbustos e durante a frutificação - 10 litros por 3 arbustos.Todos os nutrientes são introduzidos em uma vala previamente cavada na forma de um anel ao redor da planta. Sua profundidade deve aumentar com o crescimento do feto - de 8 cm para 15 cm e o aprofundamento deve estar a 15 cm das plantas jovens, depois é aumentado para 40 cm.
Vídeo: alimentação orgânica de abóbora
Rega
A rega das abóboras é acompanhada pelo afrouxamento do solo e pela remoção de ervas daninhas, enquanto o procedimento deve ser realizado com cuidado para não danificar o sistema radicular. Para irrigação, use exclusivamente água morna: a água da torneira ou do poço não é adequada devido à baixa temperatura, que é prejudicial às raízes. A rega deve receber atenção especial durante o período de floração: a umidade promove a formação de flores femininas. O fluxo de fluido neste momento é de cerca de 30 litros por bucha. Quando os frutos começam a amadurecer, o volume de água é reduzido, pois o excesso de umidade afeta negativamente a duração do armazenamento e também reduz o teor de açúcar nos frutos.
Formação e polinização dos cílios
Para que a planta não desperdice energia em brotos e ovários extras, é necessário concluir a formação de cílios, o que contribuirá para o crescimento de frutas grandes com melhor sabor. O número de ovários deixados no mato depende da região e das condições climáticas. Nos Urais, como regra, não restam mais do que 2-3 dos maiores ovários, e o restante é interrompido. Os arbustos da cultura em questão são formados em uma ou duas hastes. Ao formar em uma haste, todos os brotos laterais e ovários devem ser removidos. Não restam mais de três ovários no caule. Após o último, você precisa deixar de 3 a 4 folhas e remover o ponto de crescimento. Quando a abóbora é formada em duas hastes (central e lateral), restam 2 frutas na principal e uma na lateral. Após o ovário, você precisa deixar de 3 a 4 folhas e beliscar os brotos por trás deles.
Vídeo: Formação de Abóbora
Às vezes, devido a condições adversas, as abóboras precisam ser polinizadas artificialmente. O procedimento é realizado pela manhã, para o qual uma flor masculina com pétalas irregulares precisa ser pressionada contra o estigma de uma flor feminina.
É muito simples distinguir o sexo de uma flor: as mulheres inicialmente têm ovários pequenos, enquanto os homens crescem em uma haste fina e longa.
Vídeo: como realizar a polinização artificial de abóboras
Doenças e Pragas da Abóbora
Para que as plantas cresçam e se desenvolvam normalmente, é necessário monitorar sua condição e, em caso de doenças ou pragas, tomar as medidas apropriadas. Isso sugere a necessidade de poder identificá-los corretamente.
Doença
A bacteriose é a doença mais comum, que se manifesta na forma de pequenas feridas nos cotilédones e manchas marrons nas folhas de plástico. Quando a bacteriose é afetada, a superfície da fruta fica coberta de manchas marrons, as abóboras são deformadas. Depois que a úlcera seca, ela se aprofunda dentro do feto. A doença progride com o aumento da umidade e das mudanças de temperatura. A doença é transmitida por insetos, água e pedaços de tecido vegetal. Para impedir o desenvolvimento de bacteriose, as sementes são tratadas antes da semeadura em uma solução de sulfato de zinco a 0,02% e depois secas bem. Se forem encontrados sinais do aparecimento da doença nos cotilédones, eles serão tratados com líquido de Bordeaux.
Outra doença comum é a podridão branca. Não é difícil identificá-lo: um revestimento branco aparece nas plantas, o que leva ao amolecimento e subsequente decaimento. A doença se espalha mais rapidamente com alta umidade do ar e do solo. As partes afetadas das plantas devem ser polvilhadas com cinzas de madeira. Para excluir a ocorrência de uma doença desse tipo, é necessário remover detritos de plantas do local. No caso da podridão branca, é necessário remover as folhas para que as feridas sequem ao sol. Uma solução a 0,5% de sulfato de cobre é aplicada às seções cortadas.
Podridão da raiz - a doença leva ao aparecimento de constrições. Brotos e folhas adquirem uma tonalidade marrom-amarelada e subsequentemente se deterioram. A causa mais provável do aparecimento de uma doença é regar com água fria ou com mudanças de temperatura. Para prevenção, recomenda-se regar as plantas a cada 2 semanas com Previkur, de acordo com as instruções. Além disso, você precisa monitorar a limpeza do local, remover ervas daninhas e outros resíduos de origem vegetal. Quando as plantas são infectadas, o caule é polvilhado com solo saudável para formar novas raízes.
Oídio se manifesta em maior extensão nas folhas na forma de placa branca. Após a derrota da doença, a folhagem fica amarela e seca. A partir disso, a produtividade diminui, o processo de fotossíntese piora. A doença progride com rega insuficiente e alta umidade, bem como com uma grande quantidade de nitrogênio durante a alimentação. Oídio se espalha com rajadas de vento. Como em outras doenças, as medidas preventivas são para manter a área limpa. Se os primeiros sinais da doença aparecerem, as plantas serão tratadas com enxofre coloidal. A folhagem afetada é removida.
Pragas
As pragas também causam danos consideráveis às abóboras. O mais comum deles é o ácaro da aranha. Danifica a parte de trás das folhas, após o que forma uma teia fina. Primeiro, a cor da folha muda e depois seca. Se você não responder em tempo hábil, a planta morre. Para combater a praga, as plantas são frequentemente pulverizadas com água e, de preferência, com infusão de cebola ou casca de alho (200 g de casca por 10 l de água).
O pulgão de melão primeiro se espalha para as ervas daninhas e depois se move para a abóbora. O inseto preenche completamente a planta inteira. Após a derrota, as folhas se enrolam e caem. Se você não tomar medidas de controle de pragas, os arbustos de abóbora simplesmente morrerão. Para se livrar dos pulgões, eles são pulverizados com uma solução de malatião a 10%.
Colheita e armazenamento
Você pode julgar que a abóbora amadureceu e chegou a hora de colher pelos seguintes sinais:
- o talo secou, amadureceu, lenhificou;
- as folhas secaram, desbotaram;
- a casca ficou dura.
Durante a colheita, é necessário cortar o caule, deixando 3-4 cm, enquanto a casca não deve ficar danificada. Assim, os frutos serão armazenados por um longo tempo. É importante não apenas coletar a colheita em tempo hábil e correto, mas também preservá-la. Assim, após a colheita, a abóbora pode ser consumida. No entanto, essa cultura, em regra, não é cultivada em um arbusto, o que faz você pensar em armazenamento. Para esses fins, são adequados um piso subterrâneo, uma despensa, uma varanda, um sótão, um celeiro. Independentemente do local escolhido, é importante observar várias condições:
- umidade - 75-80%;
- temperatura - + 3 ... + 15˚C;
- ventilação.
Se uma das condições não for atendida, a teimosia da abóbora se deteriorará. Todas as frutas são enviadas para armazenamento sem danos. As abóboras que apresentam arranhões ou amolgadelas são mais consumidas por um curto período de tempo. Mesmo que o armazenamento esteja nas condições corretas, por um longo tempo eles ainda não mentem. Frutas danificadas podem ser limpas removendo a parte danificada, separe as sementes e coloque a polpa no congelador. Ao armazenar em uma sala específica, é necessário colocar abóboras em prateleiras, prateleiras, mas não no chão.
Se você seguir a experiência de alguns jardineiros, as frutas poderão ser armazenadas em caixas com palha.
Todos podem cultivar uma abóbora, mesmo nas condições climáticas dos Urais. Para fazer isso, você precisa escolher uma variedade madura madura adequada, plantar adequadamente e garantir cuidados adequados para a colheita. Para manter os frutos após a colheita o maior tempo possível, é necessário criar condições ideais para armazenamento.