Existem várias maneiras de obter novas cópias desta linda flor.
A reprodução dos lírios não é um processo difícil, que até mesmo um florista inexperiente enfrentará se seguir a tecnologia.
Como o lírio se reproduz? Existem várias maneiras de reproduzir esta bela flor.
A escolha do método depende do tipo de cópias que você tem ou dos seus amigos. Existem várias maneiras de semente e vegetativa.
Cuidado e reprodução
Lâmpadas
O método é usado para transplante de lírio.
Após 4-5 anos após o plantio da flor, torna-se necessário transplantá-la.
Mais precisamente, esse processo pode ser chamado de plantio, já que durante o crescimento sob a terra são formados ninhos constituídos de 4-6 bulbos.
O ninho escavado deve necessariamente ser dividido, caso contrário o lírio cessará a floração.
A planta é escavada da terra no final de setembro. Os bulbos formados são separados, tratados com uma solução de permanganato de potássio, secos à sombra.
As raízes dos bulbos precisam ser cortadas a 8-10 cm.
Após a secagem, cada bulbo é colocado em um poço separado.Pelo segundo ano após a divisão, cada cópia florescerá. Se os bulbos formados forem pequenos, a floração começará em um ano.
Crianças
Na base do talo do pequeno bulbo de lírio - os bebês formam-se.
Se a lâmpada for plantada em profundidade, o número de crianças será muito grande.
Se for necessário reproduzir uma variedade que cresce em seu site, você pode aumentar o número dessas cebolas artificialmente.
Para fazer isso, as flores são removidas dos lírios, impedindo que floresçam. Também é possível na primavera separar o caule dos recém-formados e pricochá-lo à sombra.
Butylocks
Esse material é formado entre o caule e as folhas do lírio. Recolha-os imediatamente após a floração.
A reprodução de lírios por bulbos é uma maneira fácil de obter um grande número de mudas.
Cada flor pode formar de 100 a 150 lâmpadas de ar, cada uma das quais é capaz de dar vida a uma nova planta.
Escalas
Os lírios de lírios têm uma característica - cobrem-se de escalas, em que é possível cultivar pequenos bulbos - bebês.
Você pode obter as balanças do bulbo ao transplantar a planta. As ranhuras para o plantio são 20-25 cm.
Com os bulbos escavados no chão, os flocos são cuidadosamente separados, lavados em uma solução de permanganato de potássio e tratados com um fungicida.
Em seguida, as escamas são empilhadas em um saco opaco, derramando turfa ou serragem. O pacote é colocado em uma sala quente por 8 a 7 semanas. Então, durante 4 semanas, a temperatura é reduzida para 17-18 graus.
Durante este tempo, 3-4 novas lâmpadas são formadas em cada balança. Assim, um bulbo mãe pode dar de 20 a 100 novas plantas.
Os bulbos formados são plantados na primavera na primavera, por esta altura eles estão prontos para crescer no campo aberto.
Estacas
Variedades de lírios especialmente valiosos e raros podem ser propagadas por meio de estacas. Caules e folhas são adequados para a sua preparação.
Estacas de caule. Preparado antes da formação do botão.O caule é cortado da planta e cortado em segmentos de 8-9 cm.
As fatias são feitas em um ângulo e as lajes são inclinadas para o chão ao nível das folhas superiores.
Plantar regularmente regada. Após 1-1,5 meses, dependendo da temperatura do ar, nas axilas das folhas aparecem bulbos. Eles podem ser separados e plantados no solo.
Para a reprodução, as hastes das folhas com um pequeno pedaço de pedúnculo também são adequadas. Antes da floração, ela é cortada da planta e colocada em um recipiente cheio de terra.
Na parte superior da tampa da haste com uma tampa transparente. O enraizamento ocorre dentro de 4-5 semanas. Assim que as primeiras fotos aparecerem, a peça de trabalho pode ser movida para o campo aberto.
Método de semente
Separadamente é necessário contar sobre a recepção de um lírio de sementes. A reprodução de lírios por sementes é adequada para a obtenção de novas variedades em seu site.
Além disso, este é o método mais produtivo, permite obter simultaneamente muitos espécimes de plantas.
Outra vantagem é a resistência das flores cultivadas a doenças, porque as sementes não transmitem vírus.
O método das sementes é a única variedade híbrida para criação de lírios, já que os bulbos que eles formam não retêm as propriedades do bulbo mãe.
Se você quiser obter sementes de espécimes crescendo em suas parcelas, vale a pena aprender sobre a capacidade de polinizar sua variedade crescente. Existem espécies auto-polinizadoras e polinizadas artificialmente.
Também é necessário observar a tecnologia de colheita de sementes. Você não pode arrancar as caixas até que as sementes estejam maduras. Ao mesmo tempo, se atrasar com a coleta, as caixas podem se abrir e as sementes caem no chão.
Para a coleta, escolha um caule saudável. Cortá-lo antes do início da geada. O caule com as caixas de sementes é colocado no papel e deixado até secar completamente.
Se as geadas já se instalaram e as caixas não estão maduras, o caule é separado do bulbo e colocado em um vaso de água com açúcar (1 colher de chá de colher de chá). Em tais condições, as sementes amadurecem.
Antes da semeadura, as sementes são preparadas de maneira especial para melhorar sua germinação. Após a separação da caixa, eles são misturados com areia e colocados em uma geladeira.
A semeadura é realizada de três maneiras.
No campo aberto
Este método é adequado para variedades resistentes ao frio.
Escolha deve ser um site onde as lâmpadas não foram cultivadas antes.
O local não deve ser inundado com água derretida na primavera, e o local deve ser o mais ensolarado possível.
O solo é escavado, livre de detritos vegetais. Solos pesados precisam ser suplementados com turfa e areia para permeabilidade ao ar.
Cumes fazem alto, um metro de largura. Nas camas, as ranhuras transversais são feitas a uma distância de 15 a 20 cm uma da outra. As sementes são colocadas em sulcos de 2-3 cm de profundidade nas profundezas e cobertas com uma camada de areia. Acima, as colheitas são cobertas com uma camada de húmus e folhagem.
Em caixas para mudas
Variedades raras de lírios devem ser semeadas em caixas com mistura de solo e cultivadas em condições de casa de vegetação.
O substrato é preparado a partir de uma mistura de turfa, turfa e cascalho pequeno.As sementes são espalhadas arbitrariamente na superfície e polvilhadas com uma camada de areia.
A temperatura de germinação é de 18 a 25 graus. Se a temperatura for maior, a taxa de germinação diminui acentuadamente. Mudas aparecem após 15-25 dias.
Assim que os primeiros brotos aparecerem, você precisa garantir que eles não morram do sol e da falta de umidade. Mudas neste momento são mais vulneráveis. A temperatura neste momento deve ser baixada para 15-16 graus.
Na fase desta folha, as mudas estão mergulhando, tentando não danificar as raízes tenras. Após a colheita, cuidar dos brotos consiste em regar e proteger das pragas.
Em bancos com substrato de nutrientes
Este método é usado para variedades que germinam mal.
Para isso, a turfa e a areia são misturadas em quantidades iguais, umedecidas e cheias com uma jarra de vidro.
As sementes são colocadas no substrato, a lata é coberta com um filme de polietileno e amarrada para fixação com um elástico ou fio.
Os bancos são colocados em um lugar quente e brilhante. A temperatura é mantida na região de 18-20 graus.
Após 60-90 dias no bulbo crescem bulbos.Assim que são visíveis através das latas, a mistura é colocada em sacos de plástico juntamente com lâmpadas e colocada no frigorífico.
Nesta condição, as lâmpadas são armazenadas por 2 meses. Após esse período, os bulbos são selecionados do solo e plantados em mudas.
No campo aberto a partir de bulbos de sementes plantadas em setembro. Grades com baixa resistência ao congelamento são cultivadas em caixas até a primavera.
A floração dos lírios cultivados dessa maneira começa no segundo ano.
Informações detalhadas e conselhos sobre como escolher um local, regras para o transplante de Lilies podem ser encontradas em nosso site: o transplante de Lily.