Orquídea Phalaenopsis desaparece, o que fazer a seguir com a beleza do sul?

Pin
Send
Share
Send

Orquídea Phalaenopsis é a espécie mais popular de orquídeas cultivadas em casa. Características distintivas: haste encurtada, 4-6 folhas grandes (comprimento 5-25 cm), a forma da flor parece uma borboleta. A coloração das flores pode ser monofônica e com várias impregnações, mas sempre brilhante e manchada.

De tempos em tempos, a planta expele o espigão da flor, que pode ter de 5 a 30 gomos de flores. O sistema radicular é aéreo, então esta espécie é referida às epífitas. Phalaenopsis terra nativa do sudeste da Ásia: Filipinas, Norte da Austrália, Indonésia.

Descoberta de botões

Em casa phalaenopsis geralmente floresce quase todo o ano. O começo do florescimento é considerado a abertura do primeiro broto. Este processo dura cerca de um dia. O primeiro a abrir brotos, que foram formados no início, ou seja, localizados mais longe da ponta da flecha. Na mesma ordem, a orquídea também se desvanece.

Ajuda A phalaenopsia continua a crescer mesmo durante a floração. A orquídea desta espécie praticamente não tem período de descanso.

Recomendações:

  1. Durante a floração, você não deve mover a panela para outro lugar.
  2. Não altere as condições de manutenção (iluminação, umidade, modo de rega).
  3. É necessário aumentar a frequência de alimentação até uma vez a cada duas semanas.
  4. Se a flor tiver menos de 5 folhas inteiras, não permita a floração. Para fazer isso, basta cortar o caule da flor.

Quantas vezes e quantas flores?

A duração da floração phalaenopsis de 2 a 6 meses. Uma planta saudável floresce 2-3 vezes por ano.

  • Tudo é importante aqui: rega adequada, cobertura, iluminação e temperatura. Se pelo menos uma das condições não for cumprida, a floração pode durar menos ou não ocorrer.
  • O segundo fator importante - o estado de phalaenopsis (quanto ganhou força depois da separação da flor de pai ou a florescência prévia).
  • O terceiro fator é a idade. Orquídeas jovens não florescem. A planta não deve ser inferior a 1,5 - 3 anos e só então começará a florescer.

Fatores que afetam a frequência e duração da floração:

  1. Iluminação. A orquídea adora luz solar e calor. Os botões da flor são colocados apenas durante o dia de luz. Se o tempo estiver nublado, a flor precisa ser iluminada.

    A melhor opção é uma fito-lâmpada especial.
  2. Rega A melhor opção é mergulhar as raízes na água à temperatura ambiente. A duração do mergulho é de 15 a 30 minutos. Com essa rega, a orquídea não experimenta o estresse, o que significa que não há risco de despejar flores ou botões.
  3. Temperatura A temperatura ideal para a phalaenopsia é de + 20-24 graus durante o dia e + 15-18 graus durante a noite. A discrepância entre a temperatura diurna e noturna não é superior a 5 graus.
  4. Umidade. Orquídea gosta muito de ar úmido, mas ao mesmo tempo é contra-indicado em pulverização. A melhor opção é um umidificador de ar.
  5. Fertilizante. Para uma boa floração, a orquídea é alimentada com fertilizante com predominância de potássio e fósforo. Mas o excesso de nitrogênio inibe a postura dos rins.

O que fazer com a flecha?

O que fazer a seguir com o pedúnculo, quando a phalaenopsis se desvaneceu, quando é necessário podar em casa depois da floração?

Entenda que a planta desbota de acordo com o estado da seta. Vai mudar de cor (obter uma sombra cera). A seta se torna acastanhada ou cinza-marrom e gradualmente murcha. A poda do pedúnculo só é indicada depois de ter secado completamente.

Se a flecha secou não completamente, ela não é cortada, já que a planta recebe nutrientes dela. Caso contrário, a phalaenopsis precisará de mais tempo para se recuperar da floração.

Acontece que o ponto de flor murcha, mas tem botões inchados.Em seguida, a poda é realizada logo acima do rim por 1,5 a 2 cm, neste caso, é possível aguardar uma segunda floração.

Após o corte, o corte é tratado com uma solução fraca de líquido Bordeauxe, em seguida, polvilhado com cinzas de madeira. Isto é prevenção de infecção do corte.

Cuidar da planta quando ela se desvaneceu. Instrução passo-a-passo

Inspeção

Ao cuidar da floração, essa atenção especial deve ser dada às raízes. Se houver seco, danificado, podre, deve ser removido com uma tesoura estéril ou um podador. E os cortes são tratados com um anti-séptico. Raízes saudáveis ​​têm uma cor verde ou cinza-verde. Eles são densos e elásticos ao toque. Se as raízes são pretas, marrons, macias, cobertas de manchas, elas devem ser removidas. Então você deve inspecionar cuidadosamente.

Rega

A phalaenopsia desbotada requer rega regular, mas moderada. Concentre-se no estado do substrato. A casca na qual as raízes são encontradas deve secar, mas não secar completamente. Após a rega, certifique-se de drenar a água da panela para evitar a decomposição das raízes.

Importante! Quando regar, você precisa ter cuidado para que a água não entre nos seios das folhas, caso contrário, doenças fúngicas (podridão) podem se desenvolver.

Adubação adicional

As regras para alimentar phalaenopsis após a floração:

  1. Não alimente mais de uma vez por mês.
  2. É aconselhável usar um fertilizante especial para orquídeas. Se não forem, então fertilizantes complexos para plantas de interior funcionarão. Isso deve reduzir a dosagem de 3-4 vezes o recomendado na embalagem.
  3. Aplique o fertilizante somente depois de molhar. Raízes e substratos não devem, em hipótese alguma, estar secos.
  4. Se a planta é transplantado, é necessário adie alimentação durante cerca de 3-4 semanas. Desde que o sistema radicular danificado não é capaz de absorver nutrientes. orquídeas como é que com cuidado você pode transplantado lesões menores raízes ainda será como root em Phalaenopsis é muito frágil.
  5. Se as raízes são bastante danificada, usar um fertilizante foliar. Neste caso, evite a luz solar direta nas folhas. Caso contrário, haverá queimaduras.

Temperatura e umidade

A temperatura ótima para Phalaenopsis após a floração + 22-25 graus - dia, e + 18-20 graus - à noite. Neste diferença óptima entre o dia ea noite temperaturas deve ser de 5 graus. Quando este teor de umidade deve ser de pelo menos - 40-70%.Se a umidade é menor, a planta deixa de crescer e, eventualmente, murcha.

Ajuda Deve estar muito atento à relação de temperatura e umidade. A combinação de alta umidade e baixa temperatura leva ao desenvolvimento de doenças fúngicas e à deterioração de várias partes da planta.

Iluminação

A melhor opção para iluminação após a floração é a luz difusa. A luz solar direta é contra-indicada. Se antes a phalaenopsis estava no parapeito da janela sul, não a rearranje. É o suficiente apenas para sombrear a janela. Para isso, papel branco, tule velho ou um tecido natural fino é adequado. Se o quintal não é outono ou inverno, não vale a pena a janela. Mas ao mesmo tempo, dentro de duas semanas, não é necessário iluminar a orquídea, deve descansar.

Problemas possíveis

Às vezes, ao examinar uma orquídea após a floração, os problemas podem ser encontrados:

  • doenças de raiz;
  • presença de pragas;
  • derrota do pescoço ou folhas com doenças fúngicas.

Se você encontrar algum dos itens acima, tome medidas imediatas para salvar a phalaenopsis. E certifique-se de isolar a orquídea doente para que o resto das flores não seja infectado. Às vezes, problemas estão associados a cuidados inadequados após a floração:

  • Corte incorreto.
  • Violação do esquema de fertilização.
  • Iluminação incorreta.
  • Não é o regime de temperatura adequado.

Todos estes devem ser diagnosticados a tempo e eliminados caso contrário a planta irá morrer.

Quando mudar e como?

O transplante é necessário por dois motivos:

  1. Necessidade de uma panela maior (a flor cresceu).
  2. Substituição do substrato (o antigo substrato virou lixo ou apodreceu).

Processo de transplante:

  1. Extração de orquídeas do pote. Para fazer isso, primeiro mergulhe o pote na água à temperatura ambiente por 10-15 minutos.
  2. Enxaguando as raízes sob uma corrente de água corrente para equipar as peças do substrato que cresceram até as raízes.
  3. Poda das raízes para o tecido saudável, se forem encontradas raízes doentes (cura o sistema radicular).
  4. Plantando uma orquídea em um novo substrato. Para fazer isso, coloque a planta em uma panela e segure-a com uma mão, e outra cuidadosamente adicione o substrato.
  5. Em nenhum caso, não enterre o pescoço da planta e não danifique as raízes.
  6. Não molhe phalaenopsis por 2-3 dias.
  7. Não alimente a orquídea dentro de 3-4 semanas após o transplante.

Se feito corretamente, a phalaenopsis florescerá novamente após 3-6 meses. Se isso não acontecer, a planta precisa de estresse. Para fazer isso, é suficiente reorganizar a flor para outro local e fornecer uma grande diferença entre as temperaturas do dia e da noite. Mas lembre-se, tal estimulação é apropriada somente se todas as condições de phalaenopsis forem estritamente observadas.

Pin
Send
Share
Send