Nem todo mundo cuida da saúde das aves em sua casa. E eles fazem isso em vão, porque há uma alta probabilidade de várias doenças com atitude negligente e alimentação de animais de estimação.
Neste caso, tudo pode ser: da perda de qualquer benefício recebido das aves, até a sua morte em massa única ou mesmo imediata.
Um desses perigos é a obstrução intestinal (obstrução intestinal) ou íleo. Vamos tentar descobrir o que esse infortúnio pode ter razões, como evitá-los, não admitir, e se seus pássaros ainda não tiverem sorte, que tratamento deve ser realizado neste caso.
Definição de doença
Uma obstrução intestinal é uma síndrome na qual o movimento do conteúdo intestinal através do trato digestivo é parcial ou completamente comprometido, o acúmulo de alimentos no intestino, que é causado por uma obstrução mecânica ou uma violação da função motora do intestino.
Esta doença é muito difícil e surge:
- em um bloqueio de um intestino por corpos estranhos em 80% de casos;
- em tumores - menos de 5%;
- quando o intestino é enroscado em si (intussuscepção) ou curvatura do intestino - menos de 5% dos casos;
- em uma paralisia de um intestino - 10%.
Obstrução intestinal é observada em todas as espécies de aves, mas na maioria das vezes esse sintoma é suscetível a pintos de aves aquáticas no primeiro mês de vida: patinhos, gansinhos.
Distribuição e grau de perigo
Obstrução intestinal pode afetar aves domésticas em todos os lugares. Quando uma pessoa está doente, não há perigo para os outros, porque a doença não é contagiosa. Mas se você não tomar as medidas apropriadas a tempo, excluindo o motivo que causa obstrução intestinal no seu caso, o dano pode ser grande: desde a morte de representantes individuais até a morte de todas as aves na fazenda.
O perigo também reside no fato de que em um corpo estranho bloqueado, massas alimentares ou um turno pode causar necrose intestinale isso agrava ainda mais a condição dos pássaros.
Causas da obstrução intestinal
Bloqueio dos intestinos de aves de capoeira pode ser causado por várias razões. O mais básico deles:
- teor excessivo de areia, argila e fibras na popa;
- envenenamento com produtos químicos venenosos;
- tumores;
- neoplasias cloacais;
- atraso de oviposição;
- o uso de aves enormes quantidades de conchas de aveia e espinhos, fibras de grama, que formam emaranhados densos, unindo o sistema digestivo de aves, bem como de cevada, grama madura, uma variedade de itens não alimentares: cordéis, serragem, ninhada de turfa, etc.
Curso e sintomas
Ao bloquear o intestino, existem vários sinais e sintomas que caracterizam esta doença:
- diminuição da funcionalidade do sistema digestivo;
- digestão perturbada;
- constipação constante em aves;
- inflamação aguda da mucosa intestinal;
- função secretora-motora enfraquecida do intestino;
- cólica;
- flatulência;
- opressão.
Muitas vezes, a estagnação dos alimentos é formada nos ramos do ramo dos processos cegos do intestino. Então, no local da estagnação, todo o conteúdo seca e fica densificado, razão pela qual a permeabilidade intestinal é perturbada. Muito rapidamente se acumula e estende-se o conteúdo da parede intestinal, provocando irritação e inflamação.
Logo, a estagnação do conteúdo no intestino é agravada por um aumento secundário. Devido ao conteúdo de decomposição e absorção de toxinas no sangue do fígado decompõe e torna-se fenômeno mais visívelintoxicação geral do corpo.
Para ver as fotos do pálido de Brahma, vá para a página: //selo.guru/ptitsa/kury/porody/myasnie/palevaya-brama.html.
Pacientes com aves são registrados com anemia e espessamento sanguíneo, desidratação do corpo. Por causa do intestino lotado desenvolve inchaço, e com o bloqueio do reto e ânus, um aglomerado de fezes é encontrado. Em animais jovens, neste caso, há uma veia fecal e um desejo de defecar. No comportamento das aves há opressão geral, recusa em ingerir alimentos, dificultar a defecação ou até mesmo a sua ausência.
O curso da doença depende da idade da ave e do local do intestino em que ocorreu o bloqueio. Quando o duodeno está bloqueado, o pássaro morre dentro de uma semana. Ao ocluir o ânus, a morte ocorre no primeiro ou segundo dia da intoxicação endógena e intestinal.
Diagnóstico
O diagnóstico é baseado em sinais e alterações patológicas no corpo. É determinado em conjunto com colibacilose, pasteurelose e salmonelose e outras doenças, na determinação de qual pesquisa bacteriológica é de grande importância.
Tratamento
Ao tratar em primeiro lugar, é necessário eliminar as causas da doença e prescrever um regime de dieta ou excluir temporariamente a comida completamente. Deve ser feito levando em conta as espécies da ave. No sistema digestivo, o óleo vegetal é introduzido como um laxante. Para animais jovens de 5 a 19 mililitros, para aves adultas de 30 a 50 mililitros.
No momento da acumulação de massas fecais em uma cloaca a limpeza mecânica gasta-se, e depois do tratamento desinfetando soluções.
Também é possível introduzir antibióticos tetraciclina e biomicina na quantidade de 20 a 30 gramas por ave para as aves no trato digestivo.
Medidas de prevenção e controle
Como prevenção, as aves devem receber a quantidade necessária de minerais, vitaminas e outros oligoelementos. É importante dar uma suculenta forragem e excluir alimentos que possam causar obstrução intestinal.
As aves aquáticas precisam ser alimentadas com forragens verdes e suculentas, fornecidas com água para beber, lagoas e passeios. Se na popa estiverem os toldos das cascas de cereais, deve ser peneirada antes de se alimentar. Com medidas adicionais, é possível adicionar cascalho fino ao alimento.
Então chegamos ao fim de um pequeno estudo sobre uma doença de aves, chamada obstrução intestinal. Acabou por não ser extremamente perigoso, mas bastante possível e com consequências bastante sérias, com a atitude errada em relação a ele.
Assista a saúde de seus animais de estimação com a devida atenção e cuidado e não negligencie sua condição se algo de repente começar a te assustar. Caso contrário, qualquer omissão pode privar os pássaros não apenas da capacidade de beneficiar-se, mas da vida.