Na natureza, apenas seis espécies de begônia (Begônia) são conhecidas, também muito semelhantes entre si. Com o tempo, mais de 1000 variedades variadas foram desenvolvidas. Entre eles, destaca-se a begônia elatior (Elatior). Esse tipo é especialmente escolhido para decoração de ambientes, instalado em um peitoril da janela para paisagismo. Eles compram esta planta de casa devido à floração exuberante, durante esse período o arbusto se transforma em um verdadeiro buquê.
Descrição da planta begônia elatior: variedades conhecidas e suas características
A variedade de begônia Elator Baladin também é chamada de inverno, pois a planta é resistente a temperaturas extremas. Além disso, uma flor no inverno não altera suas características: as peças vazadas permanecem o mesmo verde, podendo até ocorrer a floração.
Uma espécie de begônia
Descrição da variedade apresentada:
- begônia Baladin - um híbrido que é um arbusto com hastes (grossas) poderosas de tonalidade vermelha;
- o sistema radicular é ramificado e quase simétrico às partes aéreas da planta;
- flores pequenas ou médias com pétalas semicirculares delicadas. Os botões são magníficos. Geralmente a flor é amarela;
- a folha é densa com bordas serrilhadas; pode ser suave ou macia ao toque. Em um arbusto, existem amostras de coroas verde-escuras e verde-claras.
O aparecimento da begônia
Preste atenção! Begônia não é apenas uma decoração no peitoril da janela, mas também uma ferramenta poderosa contra micróbios. A própria presença de uma planta reduz o número de micróbios na sala em 25-50%.
Muitos cultivadores de flores em termos de características externas comparam a begônia com uma mini rosa. A vantagem de uma planta assim em comparação com a "rainha das flores" é a duração da floração, galhos sem espinhos e facilidade de cuidados.
Como garantir atendimento domiciliar adequado
Begonia elator se importa bem em casa. Existem várias nuances especiais que devem ser levadas em consideração no processo de cultivo de um arbusto florido:
- monitorar de perto a rega. Você não pode encher a flor, mas a begônia não tolerará a seca normalmente;
- você precisa escolher o parapeito da janela certo, no qual o grau normal de iluminação e temperatura será formado;
- é aconselhável fertilizar periodicamente o solo e escolher a mistura ideal para o plantio inicialmente.
Além disso, você precisa monitorar a condição do arbusto e das flores, já que a begônia é sujeita a ataques frequentes por insetos e "pega" várias doenças.
Seleção do solo e cobertura
A panela deve ter uma camada de drenagem no fundo. O solo em si é uma mistura de musgo, terra decídua e perlita na proporção de 1: 1: 1. O solo deve ser desinfetado e bem drenado, a acidez é média.
Preparando o solo para o plantio de begônias
Importante! Para a begônia florescer por um longo tempo, você precisa usar fertilizantes saturados com vitaminas e minerais.
Para manter a floração por muito tempo, e o arbusto permaneceu exuberante e forte, você precisa alimentar 1 vez em 2 semanas. Você pode usar fertilizantes orgânicos, potássio ou substratos especiais.
Quando transplantar após a compra
A begônia não tolera muito bem a troca do vaso, portanto, é aconselhável transplantar o broto adquirido em outro recipiente no momento em que a flor atingir um ano de idade. Se houver essa oportunidade, é melhor deixá-la no contêiner adquirido. Então resta apenas alimentar o solo.
Regras para regar e manter a umidade
Para cuidar da flor, você precisa não apenas corretamente, mas também a tempo. Você precisa definir um horário de rega. Execute aproximadamente o procedimento 1 vez em 3 dias. Em geral, a rega deve ser feita imediatamente após o solo secar em uma panela.
Regras para cuidados com as plantas
Não deixe a água na bandeja embaixo da panela para que o líquido não fique estagnado. Isso pode afetar o estado do sistema radicular da planta. Não pulverize a bucha com uma pistola de pintura. Ao lado do vaso, é melhor colocar um recipiente de água para umedecer o ar perto da begônia.
Temperatura e iluminação
A casa é um abrigo maravilhoso para begônias de influências externas negativas. Isso se refere principalmente à luz solar direta, o que pode causar problemas com os folhetos. Nesse caso, é melhor instalar a flor nos peitoris das janelas orientais. É estritamente proibido colocar vasos de flores nas janelas voltadas para o norte ou sul.
O grau de iluminação da flor
A begônia gosta muito de calor e reage negativamente a baixas temperaturas, mas, ao mesmo tempo, mantém leituras baixas do termômetro. A temperatura normal é 18-25 ° C.
Como e em que condições floresce
Sob condições padrão, a floração continuará por 10 meses. Mas, se você criar condições ideais para crescimento e desenvolvimento, a begônia florescerá quase o ano todo. Para apoiar esse processo, os botões murchados precisam ser removidos.
Begônia em flor
A planta lança um caule longo no qual vários brotos são formados, formando uma inflorescência. Cada flor começa a florescer após a anterior desaparecer. Assim, a murcha dos galhos termina depois que os botões florescem completamente.
Diretrizes de criação em casa
A begônia pode ser propagada de três maneiras: por estacas, sementes e folhas:
- se o concreto desbotado não for removido, eles secarão mais tarde, no lugar da flor, uma caixa é formada na qual as sementes serão. Mas essa opção de reprodução é bastante problemática, pois é difícil germinar as sementes. A begônia não se propaga através da formação de processos a partir da raiz;
- uma haste é a melhor opção para criar begônias. Você precisa esperar a floração completa. É aconselhável cortar o processo no final do inverno para que o seu enraizamento caia na primavera. Em seguida, são realizadas a formação e o plantio das raízes;
- de acordo com o princípio de propagação por propagação foliar.
A escolha deve ser feita de acordo com as condições das habilidades da planta e do jardim do produtor.
Estacas ou folhas
Em fevereiro, as estacas podem ser feitas da seguinte maneira:
- Corte a parte superior do galho, na qual estão localizadas pelo menos três folhas.
- Trate o corte com um desinfetante especial.
- Coloque em um copo de água por vários dias.
- Quando o início do sistema radicular aparecer, plante um galho em uma panela de areia.
Propagação pelo método Cherenkov
Quanto ao folheto, um esquema ligeiramente diferente é usado aqui:
- Corte a folha grande superior.
- Faça incisões ao longo do núcleo principal.
- Coloque em um recipiente com o solo e cubra com metade do solo.
- Cubra o vaso com um filme, criando uma estufa.
Quando a folha brota, você precisa começar a abrir gradualmente a estufa para adaptar o broto ao ambiente externo.
Propagação de sementes
A reprodução por sementes é a seguinte:
- Depois que a caixa de sementes secar, ela deverá ser aberta.
- Colete as sementes.
- Faça pequenos orifícios ou ranhuras no container de desembarque.
- Umedeça a terra com uma pistola de pintura.
- Coloque 1-3 sementes.
- Cubra o material de plantio com o solo.
Propagação de plantas
Para informação! Muitas vezes, as sementes não germinam ou apodrecem no solo, portanto, plântulas completas não devem ser esperadas.
Características do conteúdo em campo aberto
Terreno aberto não é adequado para elator. A planta adora temperatura constante. À noite, você terá que cobrir os arbustos com um capuz se eles forem plantados no jardim. Não gosta muito do vento; portanto, com vento, você precisa usar a tampa de proteção novamente. A flor precisa constantemente ser "protegida" de pragas e insetos.
Begônia ao ar livre
Em campo aberto, é mais difícil cuidar da begônia, principalmente se ela se destina a varandas e peitoris de janelas. Portanto, mesmo retirando vasos com um arbusto no jardim, não é aconselhável.
Begônia é um belo arbusto de tamanho médio que floresce exuberantemente quase o ano todo. Para cultivar uma linda flor em casa, você precisa organizar cuidados com as plantas. Atenção especial deve ser dada à água, iluminação e temperatura. Os floristas acreditam que, para cultivar uma begônia chique, você precisa não apenas cuidar dela, mas fazer amizade com a flor.