Tomate Irina f1 - variedade precoce e compacta

Pin
Send
Share
Send

A maioria dos jardineiros, ao escolher uma variedade de tomates, há muito tempo tem dado preferência a variedades híbridas. Isto não é surpreendente, uma vez que eles são mais estáveis ​​a fatores externos, eles são de alto rendimento e despretensiosos.

Um dos hybrids populares é a variedade "Irina f1", com as características de que nos conheceremos.

  • Aparência e descrição da variedade
    • Características das frutas
    • Vantagens e desvantagens
  • Agrotecnia
    • Preparação de sementes, plantio e cuidado de sementes
    • Mudas e desembarques
    • Formação de arbustos
    • Cuidado e rega
    • Pragas e doenças
  • Condições para a máxima frutificação
  • Uso de frutas

Aparência e descrição da variedade

Assim, o tomate "Irina" refere-se às variedades híbridas de maturação precoce, os primeiros frutos dão apenas 95 dias após a emergência. O arbusto é determinante, o ponto mais alto de crescimento é geralmente de 130 cm. A variedade é adequada para cultivo em estufa e em terreno aberto.

Características das frutas

Tomates "Irina" crescem em tamanho médio, eles têm uma forma arredondada, ligeiramente achatada por cima e por baixo. Em um estado de maturidade completa, os tomates são vermelhos com uma pele macia e fina, a superfície não é nervurada.

A carne é densa com um sabor distinto de tomate. A massa de frutas é pequena, cerca de 120-130 g.

Vantagens e desvantagens

Como muitas variedades híbridas, os tomates "Irina" têm mais vantagens que desvantagens:

  • alto rendimento - a partir de 1 metro quadrado você pode coletar até 18 kg de frutas;
  • maturação precoce;
  • alta resistência a doenças e pragas específicas de tomate;
  • excelente apresentação do produto e capacidade de tolerar o transporte a longo prazo.
Para as desvantagens da variedade pode ser atribuída apenas complexidades agrotécnicas, porque esta espécie é muito exigente para cuidar e tem suas próprias características de cultivo.

Agrotecnia

Tomates em crescimento - não é muito difícil, mas problemático, porque exigem um cumprimento cuidadoso das regras de preparação e de tempo. Tomates "Irina f1", como todas as variedades híbridas, é cultivada por criação de mudas de sementes.

Preparação de sementes, plantio e cuidado de sementes

Sementes de plântulas semeiam pelo menos um mês e meio antes da data de plantio das mudas no solo. Normalmente as sementes de híbridos não são submetidas a processamento adicional, desinfecção e germinação, como sementes de tomates convencionais.

Descobrir e essas outras variedades de tomates, como "Chio Chio San", "Rosa Stella", "pata de urso", "Petrushka, jardineiro", "preguiçoso", "Bockel", "Honey", "Countryman", "Solerosso" "Niagara", "elefante rosa", "Rocket", "boneca Masha", "Grapefruit", "Strawberry árvore", "Korneevsky rosa".
Isto é devido ao fato de que o fabricante tenha supostamente preparou-os em termos de produção industrial, e eles estão prontos para a semeadura. Mas jardineiros experientes recomendar descontaminar sementes, em qualquer caso, se as sementes não são granulados.

Para isso, antes de plantá-las embebidas em uma solução forte de permanganato de potássio framboesa. A solução foi feita a partir de cálculo de um copo de água por 1 g de manganês seco. Sementes de algodão tecido foi colocado em um permanganato de potássio, durante 10 minutos, depois lavou-se. Após o procedimento, as sementes são plantadas em uma caixa com solo para germinar mudas. O solo, que será caixa cheia também deve ser descontaminado.

Para fazer isto, existem maneiras diferentes - alguém lança-o com uma solução de permanganato de potássio a mesma, alguém calcinado mistura de solo no forno, deita água quente o solo.

Importante! Você pode comprar solo ready-made na loja do jardim, em seguida, o procedimento de desinfecção do solo antes da semeadura das sementes pode ser negligenciada.
O solo no momento da semeadura deve ser úmido e compactado. As sementes são semeadas em estrias profundas até 2 cm, a uma distância de 1,5 a 2 cm uma da outra e cobertas com mistura de solo. Agora a próxima muda precisa de tempo, calor e luz. Os disparos podem ser esperados, em média, em uma semana, em alguns casos - após 10 dias.

Regar as mudas deve ser cauteloso e realizado conforme necessário, a água não deve ser inferior a 22 ° C.

Uma influência significativa na colheita futura é fornecida pelo surgimento oportuno de mudas. Este é, na verdade, um transplante da planta para outro recipiente.

A essência da colheita é que desta forma há uma exceção de plantas nas quais as raízes não se desenvolveram suficientemente, ou se a muda é afetada por alguma doença.

Normalmente, os híbridos mergulham de 10 a 14 dias após o aparecimento das primeiras brotações.

Importante! Mergulhe a planta somente quando houver pelo menos duas folhas na parte aérea.
Ao transplantar, você deve agir com muito cuidado, tente não danificar o sistema radicular e o caule da planta. Transplante a muda junto com um torrão de terra em uma panela individual. Após a conclusão das picaretas, as mudas recém-plantadas são regadas com a água depositada.

Mudas e desembarques

Antes de plantar mudas no solo, ele deve ser endurecido. Para isso, os recipientes com mudas são inicialmente ensinados a baixar a temperatura na sala: de dia até + 16 ° C, à noite cerca de +8 ° C. As plantas são levadas para o ar livre, aumentando gradativamente o tempo de residência para todo o dia.

Voce sabe Se for necessário aumentar a resistência à seca dos futuros arbustos de tomate, é necessário regá-los não mais frequentemente uma vez por semana na fase de crescimento de plântulas.
Normalmente, o pouso no solo ocorre 50-60 dias após o aparecimento das primeiras brotações. Para selecionar um sítio no qual o tomate crescerá, é necessário aproximar-se escrupulosamente, já que o volume da safra futura depende disso.

Tomate "Irina f1", como a maioria das outras variedades, é higrófila, e também adora a luz solar e o calor, embora a folhagem possa sofrer dos raios solares diretos. O ideal para o cultivo de tomates é uma seção voltada para o sul, bem ventilada, mas não fria, protegida de fortes correntes de ar.

Também é importante saber o que cresceu no local antes dos tomates e, com base nisso, preparar adequadamente o solo.

Bem condensado solo de rabanete e uma salada verde, os tomates crescem bem no solo em que cresceram pepinos ou courgettes.

No entanto, categoricamente, vale a pena evitar os locais em que os vegetais da família Solanaceae cresceram: estas culturas esgotam o solo, pelo que demora pelo menos três anos a recuperá-lo.

O solo no local selecionado é limpo de ervas daninhas, solto, tratado com uma solução de sulfato de cobre para destruir possíveis pragas, depois fertilizado com fertilizantes minerais e escavação. As mudas de tomate devem ter no mínimo 20 cm no momento do desembarque no campo aberto, antes do plantio as mudas são tratadas com inseticidas para proteção do besouro do Colorado.

Insecticidas incluem Agitu, Marechal, Molniyu, Tanrek, Mospilan, Regente, Napoval, Fastak, Vertimek, Kemifos.
No solo, as mudas são plantadas classicamente em ordem xadrez nos poços preparados: por 1 metro quadrado, não mais que 4 buchas.

Formação de arbustos

Apesar do fato de que os arbustos desta variedade não são muito altos e razoavelmente estáveis, os jardineiros experientes recomendam fortemente que eles sejam amarrados e hastes individuais. Isto é devido ao fato de que o tomate "Irina" cresce aglomerados muito maciços, o que pode danificar o tronco da planta.

Para que a planta não desperdice energia no desenvolvimento da parte verde do mato, toda semana há um pasyning, isto é, a remoção dos brotos emergentes.Isso aumentará significativamente o rendimento das colheitas. A experiência de longo prazo prova que os híbridos com 2-3 ramos são melhor frutificação. Se falamos sobre esta variedade, recomenda-se formar um arbusto de 1-2 troncos.

Para fazer isso, ao deixar a estepe, resta um dos brotos mais poderosos, que depois se desenvolve em um ramo completo com frutas.

Voce sabe No verde do arbusto de tomate contém a substância venenosa solanina, que pode causar alergias, coceira e febre, por isso é melhor vestir-se em luvas.

Cuidado e rega

Mais cuidado com a variedade "Irina" assume ações simples:

  • cuidado do solo, soltura, cobertura com areia ou mistura especial;
  • prevenção do aparecimento de pragas, aplicação dos inseticidas químicos antes do estágio de frutificação;
  • cobertura superior de tomates no estádio de formação de frutos com adubação fosfatada;
  • rega oportuna e devidamente organizada.
Na rega, é necessário prender a atenção. Molhar os tomates deve ser exclusivamente na raiz da planta, a fim de evitar a umidade nas folhas. Água para irrigação não pode ser usado frio, é melhor deixá-lo aquecer ao sol.

Depois de um tempo após a irrigação, o solo ao redor dos arbustos precisa ser afrouxado um pouco, para que não haja estagnação da água.

Pragas e doenças

Muito tem sido dito que as variedades híbridas de tomate são praticamente não suscetíveis a doenças e não são populares com pragas. No entanto, existem algumas exceções que você precisa conhecer.

Tomate "Irina" é resistente à maioria das doenças dos tomates, mas não pode ser evitado pelo cladosporium ou manchas marrons. A doença fúngica insidiosa afeta primeiro as folhas e depois as próprias frutas. Em que os esporos do fungo podem persistir no solo e afetar o plantio subseqüente de vegetais. A luta eficaz está na prevenção de doenças, plantio direto antes do plantio, pulverização de arbustos com agentes antifúngicos, remoção de plantas afetadas.

As pragas raramente favorecem essa variedade com sua atenção, mas as mais comuns e numerosas ainda afetam o plantio de tomate com zelo invejável. Este é um besouro do Colorado.

Na luta contra ele, a regra mais importante é o processamento de mudas antes de pousar no campo aberto. Essa proteção ajudará a manter os arbustos ilesos até o final da temporada.

Condições para a máxima frutificação

Muitos jardineiros são céticos sobre os chamados estimulantes do crescimento, chamando-os de química, e preferem usar remédios populares para aumentar os rendimentos. Mas agora, no mercado agrícola, há cada vez mais estimulantes artificiais, que serão discutidos com mais detalhes.

Todas as culturas vegetais contêm um estoque de fito hormônios que fornecem crescimento, rendimento e resistência ao ambiente externo. Naturalmente, cada planta de hormônios contém uma quantidade limitada e, muitas vezes, com a influência de fatores externos, a frutificação é reduzida.

Para melhorar o crescimento e a frutificação do tomate, um grande número de estimulantes sintéticos derivados de fito-hormônios naturais já foi desenvolvido.

Cada uma das preparações tem suas próprias especificidades: algumas melhoram o rendimento, outras aceleram a maturação e outras ajudam a planta a resistir a várias doenças. Na maioria das vezes, os tomates em crescimento usavam estimuladores de crescimento baseados em ácidos húmicos e extrato de equinácea. Essas drogas, com estrita aderência às instruções, aumentam a imunidade das plantas e a germinação das sementes, fortalecem as plântulas e não prejudicam a qualidade e a segurança da fruta.

Uso de frutas

Tomate "Irina" dá frutos que têm excelente qualidade externa, sabor e comercial, devido a que o alcance dos tomates desta variedade é muito grande:

  • devido à pele densa e pequeno tamanho fetal, esses tomates são excelentes para preservação;
  • polpa carnuda permite usar esta variedade na preparação de sucos de tomate ou pastas;
  • O sabor doce e pronunciado torna possível a utilização do tomate "Irina" na culinária - tanto fresco quanto refogado ou assado.
Nós nos familiarizamos com a excelente variedade híbrida de tomates "Irina" e podemos resumir - essa variedade realmente atrai com seu alto rendimento e resistência, no entanto, requer cuidados meticulosos: se você der a devida atenção, então uma colheita maravilhosa não deixará você esperando.

Pin
Send
Share
Send