A oviposição é o processo de colocar ovos. Ele permite que os agricultores recebam um grande número de ovos para venda e para uso para seus próprios fins.
No entanto, às vezes em aves domésticas mostra uma complicada oviposição, que não só causa danos, mas também pode causar a morte da galinha poedeira.
Detalhes sobre as causas deste problema e formas de resolvê-los, falaremos neste artigo.
Qual é a dificuldade em colocar ovos em galinhas?
Dificuldade de oviposição é uma doença que impede que uma galinha poedeira coloque ovos. Pode surgir por várias razões, mas, via de regra, é mais freqüentemente encontrado em galinhas jovens de raças de ovos.
No grupo de risco especial, estão os indivíduos que acabaram de começar a varrer. Se no primeiro mês a oviposição for bem sucedida, mais tarde, em uma ave adulta, não haverá problemas com a postura dos ovos.
Na maioria das vezes, esta doença se manifesta no início da primavera, quando as aves começam a atacar após o período de descanso de inverno. Os músculos do oviduto são gradualmente retirados da carga feita pelo ovo, enfraquecendo-os, o que pode causar problemas.
Grau de perigo
Problemas relativos à postura de ovos em galinhas são bastante comuns, por isso é difícil dizer quando uma pessoa notou pela primeira vez a manifestação desta doença.
Infelizmente, Preso no corpo que põe ovos pode ser muito perigoso, como com qualquer forte impacto, o ovo pode rachar e danificar o oviduto. Em última análise, isso pode levar à morte da galinha poedeira.
Quanto às manipulações cirúrgicas para a extração de ovos, mesmo elas podem ser perigosas para a vida da ave. Todos esses problemas trazem enormes prejuízos para toda a fazenda, portanto, esse problema deve ser tratado com a maior responsabilidade.
Causas da doença
Há muitas razões pelas quais uma galinha pode ter problemas com a postura dos ovos.
Muitas vezes o embrião é mais difícil devido a distúrbios do peristaltismo do oviduto. Este problema é frequentemente encontrado em aves que não saem para o quintal.
Devido à constante permanência em um local sem movimento, seus músculos atrofiam, o que leva a problemas de oviposição.
Outra razão para a dificuldade de postura pode ser chamada desnutrição. Quando a galinha poedeira não possui um certo microelemento, seu corpo começa a enfraquecer.
Ela pode ficar doente, mas o pior é quando a falta de comida afeta a capacidade de pôr ovos. Se a depleção normal ou a avitaminose puderem ser tratadas com medicamentos sem muito risco, a extração cirúrgica do óvulo está repleta de consequências.
Qualquer violação dos padrões sanitários também pode afetar a saúde geral da ave. Se a ninhada for retirada a tempo, então começa a colonizar microorganismos patogênicos.
Eles caem facilmente na cloaca de frango, causando inflamação. A partir da cloaca, ela pode se mover rapidamente para dentro do oviduto, que deixará de funcionar normalmente.
Não permita a fome de galinhas! Detalhes podem ser encontrados em: //selo.guru/ptitsa/kury/bolezni/narushenie-pitaniya/golodanie.html.
No entanto, não são apenas fatores externos que podem ser os culpados pela difícil postura dos ovos. Às vezes, no corpo de uma galinha poedeira, formam-se ovos muito grandes ou deformados.
Eles fisicamente não conseguem passar pelo oviduto, onde ficam rapidamente presos, causando desconforto no frango. A condição do pássaro é agravada se o ovo cair incorretamente.Então, sem intervenção cirúrgica, é quase impossível livrar-se dele.
O curso e os sintomas da doença
Galinhas poedeiras com postura difícil diferem das demais em fraqueza. Eles mal se movem pelo quintal, preferem ficar em um só lugar.
Na maioria das vezes, a galinha senta-se no canto mais distante do recinto ou do cercado, onde tenta empurrar para dentro para tentar derrubar o ovo. Por causa do estresse constante, ela pára de comer, fica lenta. Sua temperatura aumenta.
Na forma negligenciada, a doença afeta gravemente a saúde da galinha poedeira. Ela deixa de reagir a qualquer estímulo, muitas vezes sentado em um só lugar sem movimento. Depois de um certo período de tempo, o frango neste estado morre se a ajuda não chegar a tempo.
Diagnóstico
O diagnóstico de postura laboral é feito para aquelas aves, que em seu comportamento diferem do resto da população. Alguns dias são observados para certas camadas.
Tratamento
Ajudar a galinha poedeira a deitar um ovo introduzir algumas gotas de óleo vegetal, óleo de peixe ou vitamina A na cloaca.
Essas substâncias ajudarão a lubrificá-lo, de modo que o ovo saia com calma e alivia a ave do sofrimento. Para mais relaxamento dos músculos, o ventre do frango é lavado com água morna. Ao fazer isso, você pode fazer uma massagem leve, mas com muito cuidado, para não danificar o ovo frágil.
Depois de realizar essas manipulações, o frango deve ser isolado de outras aves. Ela é colocada em uma gaiola com uma maca macia. Além disso, uma gaiola ou um pequeno recinto pode ser coberto, para que a ave seja ainda mais calma no escuro. Após cerca de 3 horas, ela deve pegar o ovo, mas se isso não acontecer, o ovo deve ser removido à força.
Infelizmente, durante a extração forçada de ovos, um grande número de galinhas poedeiras morre.É por isso que você precisa tentar obter o ovo preso com o maior cuidado possível. Se a operação for bem sucedida, o frango vai se sentir bem dentro de algumas horas da operação.
Prevenção
A oviposição difícil é raramente vista em galinhas que comem corretamente. Ao mesmo tempo, o estado das galinhas é favoravelmente refletido pelo alto teor de vitamina A na ração.
É por isso que, para evitar o bloqueio de ovos, as galinhas devem receber uma certa quantidade dessa vitamina. Pode ser dissolvido com comida ou comprado forragem combinada vitaminada especial.
Como uma prevenção adicional, você pode inspecionar as camadas jovens que estão começando a se deitar. Em particular, isso se aplica ao período do início da primavera, quando as galinhas começam a inchar após o período de descanso de inverno.
Conclusão
Dificuldade de oviposição é a causa mais comum de morte de camadas jovens. Para evitar o custo do tratamento, você precisa se preocupar com a alimentação de galinhas no caminho certo. Igualmente importante é o conteúdo certo e a caminhada a tempo.