Plantando pepinos: um guia para iniciantes e os segredos da primeira colheita bem-sucedida

Pin
Send
Share
Send

É impossível imaginar um jardim russo sem pepinos. E mesmo que praticamente não haja nutrientes neste vegetal, triturar um pepino verde direto do jardim é um prazer definitivo. Pepinos plantam tudo, pois não é difícil de fazer. Para um consumo muito precoce, as mudas são cultivadas, mas mesmo quando as sementes são plantadas diretamente no jardim, as culturas de verão são sempre garantidas.

Seleção e preparação do solo e local de pouso

Em várias condições climáticas, o design de camas para pepinos é um pouco diferente. E se nas regiões sul as plantações são geralmente realizadas em uma superfície plana, então mais ou menos altas cordilheiras são equipadas na faixa do meio. Para criar um melhor regime termo-térmico em solos pesados, os cumes são derramados mais alto; em solos quentes e leves, eles são reduzidos. Nas encostas, cristas são feitas através da encosta, em uma superfície plana - levando em consideração o melhor aquecimento solar - de leste a oeste.

Em áreas com alta ocorrência de água subterrânea e com solos frios e pesados, é amplamente praticada a semeadura de pepinos em buracos separados a granel, localizados a uma distância de um metro um do outro. Na prática do verão, os pepinos são frequentemente encontrados nas cristas da parede, com ou sem cobertura de filme. Para fazer isso, use as paredes do sul de edifícios ou cercas em branco. Se isso não for possível, os pepinos são cultivados em treliças, protegidos do lado de sotavento por um escudo de tábuas ou filme.

A cerca é um excelente suporte natural para os pepinos, protegendo-os ao mesmo tempo dos ventos.

Além da termofilicidade, os pepinos requerem doses mais altas, em comparação com muitas culturas, de fertilizantes, especialmente orgânicos. Sem um bom enchimento de leitos com nutrientes, os rendimentos são atrasados ​​e são pequenos. Mesmo o estrume fresco é adequado para pepinos, especialmente se for reparado para escavação no outono. Mas é melhor, é claro, que o estrume seja pelo menos meio amadurecido, os pepinos podem usar esse fertilizante logo na primeira vez. Misturas de turfa-composto também são adequadas, mas fertilizantes minerais ainda são adicionados a qualquer matéria orgânica - 100 g / m2 nitrofoski ou pelo menos um pote de meio litro de cinza de madeira.

Pepinos se sentem bem em camas altas e quentes. Para equipá-los no final do verão passado, eles cavam um buraco de até 30 cm de profundidade nos futuros leitos e vários resíduos são despejados: topos de plantas, pequenos galhos, folhas caídas, lixo doméstico, limpeza doméstica. Tudo isso é regado periodicamente com a infusão de verbasco ou fezes de frango, polvilhadas com terra ou turfa. No outono, um bom solo é derramado e uma crista é formada, limitando-o ao longo dos lados com tábuas ou ardósia.

Na primavera, a cama é polvilhada com cinzas, afrouxada, regada com água morna e coberta com uma película para semear pepinos. Na parte norte do nosso país, o filme não é removido, mas são feitos buracos, onde são semeadas sementes ou plantadas mudas de pepino.

Seleção e preparação de sementes

Pepinos por natureza biológica pertencem às plantas de abóbora. Existem pepinos de mato, mas os mais comuns são os de escalada com diferentes comprimentos de chicote. Outra classificação divide pepinos em alface e picles. Existem variedades de propósito universal. Por maturidade, os pepinos são divididos em maturação precoce, meio-precoce e meio-maturação.

Também existem pepinos polinizados por insetos e partenocarpicos (autopolinizados). Algumas variedades são destinadas ao cultivo em estufas, outras em campo aberto (mas muitas crescem lá e ali). Portanto, a escolha depende das preferências do jardineiro e das condições disponíveis para o cultivo.

O número de variedades e híbridos de pepinos nas lojas agora é medido em centenas, mas, aparentemente, não se deve esquecer as antigas variedades domésticas testadas pelo tempo. Felizmente, as sementes dos pepinos não precisam ser compradas todos os anos, pois mantêm a viabilidade por um período muito longo. As sementes frescas são ainda piores do que aquelas que estão há dois ou três anos: elas têm uma proporção maior de flores masculinas.

Há jardineiros que desejam comprar os híbridos mais recentes a cada primavera, e há quem planta suas variedades de ano para ano e as colhe. A situação é ambígua: a autoconfiança, é claro, é maior, mas empresas sérias agora estão vendendo híbridos muito bons. É verdade que coletar sementes deles é inútil: não se sabe o que crescerá com isso.

A maioria das sementes híbridas é vendida pronta para a semeadura e você precisa trabalhar um pouco com a sua.

Não é necessário executar todas as etapas de preparação existentes, mas jardineiros experientes escolhem o mais necessário, na sua opinião, da lista a seguir.

  • Calibração As sementes do pepino são bastante grandes e as mais insignificantes são facilmente separadas à mão. É mais seguro baixar as sementes em uma solução de sal (colher de sobremesa em um copo de água) e agitar. Depois de alguns minutos, os fracos emergirão, é melhor não plantá-los.

    As sementes de pepino são muito grandes, então o pior pode ser determinado pelo toque

  • Aquecendo. As sementes frescas são mantidas na bateria de aquecimento por alguns dias antes da semeadura; isso aumenta a proporção de flores femininas.
  • Desinfecção. Para sementes preparadas para venda, esta operação é opcional. Suas sementes devem ser tratadas por 15 a 20 minutos com uma solução forte de permanganato de potássio e depois enxaguar bem com água limpa.

    O tratamento de sementes requer uma solução muito forte de permanganato de potássio

  • Imersão em estimulantes do crescimento. Alguns amantes usam essa técnica para aumentar a capacidade de sobrevivência de plantas futuras. O mais inofensivo é o suco de aloe, diluído 5 vezes com água, a partir dos medicamentos adquiridos - Zircon ou Epin.

    Os estimulantes do crescimento das plantas são completamente inofensivos para os seres humanos, não tenha medo de usá-los

  • Imersão em água. Mesmo muitos jardineiros tentam absorver até as sementes compradas antes da semeadura, mesmo antes do inchaço. Para fazer isso, eles são mantidos por cerca de 24 horas em água à temperatura ambiente ou ligeiramente mais quentes e depois secos levemente para que as sementes sejam facilmente semeadas. Tal procedimento pode acelerar o surgimento de mudas não mais que um dia, portanto, o significado não é muito grande.
  • Endurecimento. Não é necessário endurecer as sementes para plantar em estufa, mas para um solo desprotegido, essa operação é útil. O endurecimento das sementes de pepino é realizado enviando sementes embebidas em um tecido úmido na geladeira por um dia.
  • Brotando. As sementes são germinadas com mais frequência na serragem úmida. Faz sentido fazer isso antes do aparecimento da raiz primária - não mais do que um centímetro de comprimento, caso contrário, será difícil semear. É verdade que alguns amantes germinam sementes diretamente em um pano e antes do aparecimento de folhas cotiledonares, mas plantar essas sementes no jardim será muito difícil. Para mudas, em casa, com conforto, você pode. Mas o significado está perdido: você pode plantar as sementes em vasos mais cedo.

    Se você germinar as sementes até as folhas, precisará plantá-las com muito cuidado

É possível não fazer nada na lista acima? Claro. O autor dessas linhas sempre semeia pepinos com sementes secas, diretamente da embalagem. E eles emergem lindamente, apenas um pouco mais tarde. Embora, é claro, se você tiver tempo, poderá fazer o que seu coração desejar.

Datas de plantio de pepinos

O momento da semeadura ou do plantio de mudas está ligado ao fato de serem sensíveis não apenas à geada, mas também a baixas temperaturas. Mudas e mudas, se não protegidas, podem morrer quando a temperatura do solo cai abaixo de 10 sobreC. As sementes de pepino germinam quando o solo aquece até pelo menos 14 sobreC. Com base nisso, podemos concluir: na faixa do meio, porca com sementes secas deve ser posterior a 25 de maio e germinada - nos primeiros dias de junho. Os pepinos começam a crescer e a se desenvolver normalmente quando a temperatura do dia atinge 25 sobreC.

Quanto às regiões sul ou norte, o tempo de semeadura no solo é alterado de uma a duas semanas em uma direção ou outra. Com base no exposto, é possível avaliar o momento da semeadura das mudas. Dependem se planejam plantar mudas em estufa ou em campo aberto. Desde o momento da semeadura até o plantio de mudas no jardim, deve levar de 30 a 35 dias. Então, na faixa do meio, semeie as xícaras no final de abril. Será possível plantar mudas em uma boa estufa já nos primeiros dias de maio, o que significa que as culturas para mudas começam por volta de 1º de abril.

Plantio de pepinos em mudas

Como em muitos híbridos de amadurecimento precoce, os primeiros pepinos já podem ser experimentados 33 a 38 dias após a emergência, a necessidade de cultivo obrigatório de mudas é duvidosa. Mas se você deseja obter seus próprios produtos o mais cedo possível, o jardineiro deve cultivar vários arbustos de mudas. Para fazer isso, destaque o peitoril da janela mais iluminado.

Os pepinos são muito dolorosos para tolerar qualquer transplante; portanto, as sementes são semeadas imediatamente em xícaras individuais com capacidade de 300 ml ou melhor - em vasos de turfa de tamanho médio. Para uma dúzia de arbustos, é melhor comprar o solo em uma loja, mas se você tiver tudo em casa para preparar um solo leve e absorvente de umidade e respirável, você pode fazer isso sozinho, não se esqueça de adicionar fertilizantes (composto, cinza, nitrofoska) a ele. Semear pepinos em xícaras não é difícil.

  1. Eles espalham 1-2 sementes na superfície do solo úmido (2-3 é melhor, mas as sementes se tornaram muito caras!).

    Como cada semente já custa mais de um rublo, você deve semear uma em um copo

  2. Cubra as sementes com uma camada de solo com cerca de 1,5 cm de espessura.
  3. Regue as lavouras com muito cuidado, melhor com a pistola.
  4. Coloque os copos em um local quente e iluminado (de maneira ideal com uma temperatura de 25 a 28 sobreC) e cubra com vidro ou filme.

    O vidro acima dos óculos cria um efeito estufa.

O surgimento de mudas de pepino ocorre após 4-8 dias, dependendo da variedade e temperatura. Alguns dias após a germinação, as plantas mais frágeis devem ser cortadas cuidadosamente com tesoura. Assim que os brotos aparecem, o vidro é removido e a temperatura é reduzida para 18 sobreC, à noite, alguns graus mais baixo, e assim deixar cinco dias. Se isso não for feito, as mudas se esticarão e serão muito fracas.

No futuro, a temperatura ideal é de cerca de 24 sobreFeliz e 18 sobreCom a noite. Se a iluminação solar não for suficiente, é necessário organizar a iluminação com lâmpadas fluorescentes ou diodos. O resto fica sob os cuidados das mudas - como em qualquer planta vegetal: rega moderada, se necessário cobertura, endurecimento antes do plantio no solo.

Plantio de pepinos com sementes no chão

Semear pepinos com sementes diretamente no jardim não é diferente de semear outras culturas, basta escolher o momento certo e, se o calor demorar, preparar os materiais de cobertura.

  1. Em leitos previamente preparados, um canto do helicóptero ou qualquer outro objeto conveniente mantém ranhuras de acordo com o esquema selecionado. Na maioria das vezes, use um pouso de fita. Neste caso, ao semear variedades precoces entre as linhas, deixe 30-50 cm, para o resto - 40-60 cm.

    Para marcar as ranhuras, mesmo qualquer placa é adequada

  2. Os sulcos são bem regados com água de um regador sem filtro e, após sua absorção, são dispostas as sementes de pepino preparadas. A que distancia? Sim, não é uma pena: no final, plantas extras terão que ser removidas, deixando as mais fortes a distâncias de 15 a 30 cm uma da outra.

    Se houver muitas sementes, você pode até “salgar” o solo com elas, mas as sementes deficientes são dispostas uma a uma

  3. Polvilhe as sementes com o solo retirado do lado do sulco, ou com húmus, com uma camada de 2-3 cm. Para preservar a umidade e o calor, cubra-as com filme plástico (imediatamente após a germinação, o filme deve ser substituído por spunbond).

    No início, o filme pode ser colocado diretamente no chão, mas se você precisar segurá-lo por um longo tempo, faça arcos

Vídeo: plantando sementes no jardim

Padrões de plantio de pepino

Existem vários layouts de pepinos no jardim. Três dos mais comuns podem ser distinguidos.

  • O método comum envolve plantar pepinos no leito em apenas uma linha, portanto, entre as linhas eles organizam uma passagem livre, a distância entre as linhas é de cerca de um metro (em estufas é reduzido para 70 cm). As plantas em fileiras estão localizadas a uma distância de 15 a 30 cm uma da outra.
  • O método da fita (duas linhas) envolve a colocação de duas linhas em uma cama comum, a uma distância de 30 a 50 cm uma da outra. Se houver vários leitos (e, portanto, fitas), entre 90 e 150 cm são deixados entre eles.A semeadura (plantio) de pepinos é realizada com aproximadamente a mesma densidade que em uma única fileira.

    Nos chalés de verão, o desembarque em fita é um dos mais populares

  • Padrão de aterrissagem de ninho quadrado. Nesse caso, os ninhos estão localizados a uma distância de 65 a 70 cm um do outro, às vezes em um padrão quadriculado. Até uma dúzia de sementes são semeadas em um buraco com um diâmetro de cerca de 12 cm e, após a emergência, restam 5-6 das plantas mais desenvolvidas e convenientemente localizadas. Assumindo esse esquema, já é possível, no estágio de plântula, cultivar várias cópias em uma panela de uma só vez.

Maneiras de plantar pepinos

Além do cultivo completamente natural de pepinos nos canteiros "como estão", ou seja, com a localização dos cílios no chão, existem várias opções destinadas a economizar espaço no jardim. E se nas estufas os pepinos sempre foram cultivados em treliças ou, pelo menos, amarrando cílios na direção vertical, o método da treliça tornou-se quase tradicional para os residentes de verão em terras relativamente baixas. E depois dele apareceram mais opções exóticas.

Treliça de cultivo

Percebeu-se que os pepinos plantados perto das árvores sobem facilmente a alturas inconcebíveis, como resultado das quais maçãs e pepinos podem ser coletados de uma árvore. É difícil dizer o porquê, mas no meu jardim os pepinos são mais indiferentes às macieiras poderosas do que às cerejas ou ameixas menos sólidas.

Usando esse fato, muitos jardineiros plantam pepinos ao lado de suportes naturais (por exemplo, uma cerca) ou os constroem especificamente para eles. Pepinos em crescimento vertical não apenas economizam espaço no jardim. É muito mais fácil cuidar deles, eles são mais fáceis de coletar, as frutas ficam bem arrumadas.

Vídeo: pepinos sob a macieira

Ao crescer em uma treliça, é possível um plantio mais denso de plantas (reduza a distância em uma linha e entre linhas). Portanto, a quantidade de fertilizante deve ser aumentada. Como é indesejável cultivar uma colheita por vários anos consecutivos em um só lugar, os artesãos fornecem um design de treliça que é facilmente dobrável ou portátil. Ao mesmo tempo, a distância entre os postes é observada em cerca de 1 metro, e várias linhas de arame são puxadas sobre eles.

Para que os pepinos escalem a treliça, muitas vezes é necessário realizar a amarração inicial das plantas com barbante macio. Uma situação mais simples é se houver uma grade com células grandes (pelo menos 15 cm). Ao colocar essa grade verticalmente, não se preocupe: os pepinos se comportarão como uma videira. Você pode agir de maneira diferente puxando apenas um fio a uma distância de cerca de 2 metros do chão. Os pepinos são amarrados com barbante a uma altura de 10 a 15 cm do chão, e esse barbante é amarrado a um fio. A própria técnica de plantar sementes ou transplantar mudas não difere daquela do cultivo convencional.

Uma grade posicionada verticalmente resolve muitos problemas com a tecnologia agrícola de pepinos

Pepinos crescentes em um barril

O uso de barris velhos está se tornando uma maneira popular de cultivar muitos vegetais que crescem em arbustos grandes. Então plantamos, por exemplo, melões, melancias, abóboras e até morangos. Isso economiza espaço no jardim (um barril pode ser colocado em qualquer lugar) e as plantas estão em solo bem aquecido.Qualquer barril, mas de preferência ferro, de cor escura e cheia de buracos, é meio cheio com todos os tipos de detritos orgânicos, e acima é colocado solo fértil, bem temperado com húmus. Na primavera, o conteúdo é infundido com infusão de verbasco e coberto com uma película para aquecimento.

Já em meados de maio (para a faixa do meio), as sementes de pepino podem ser semeadas em um barril sob abrigo temporário. Como os arbustos crescem mais rapidamente em solo quente, é mais lucrativo plantar as primeiras variedades de amadurecimento em um barril, elas podem alcançar as variedades de estufa. Com o tempo, devido à deterioração dos resíduos, o solo no barril ainda se assentará; portanto, não há problema em abrigar temporariamente os arbustos do resfriamento. E no início deste verão, o abrigo é removido e os chicotes podem cair, ou enviados para arcos especialmente construídos.

Barris com pepinos plantados até decoram o local

As vantagens de usar barris são óbvias, é muito mais fácil cuidar dos pepinos, mas é preciso regar com mais frequência do que no jardim.

Vídeo: plantio de mudas de pepino em um barril

Pepinos em sacos ou pneus

Em vez de barris, com o mesmo sucesso, você pode usar grandes sacos de lixo. Na maioria das vezes, eles levam para esse fim sacos com capacidade de 100 a 120 litros. É verdade que eles são menos estáveis ​​que os barris e, portanto, são reforçados com qualquer estrutura de madeira. Dirija e pique dentro para amarrar os cílios. Molhar pepinos em sacos é muitas vezes necessário, em clima quente - diariamente.

Sacos com plantas de pepino também podem ser movidos de um lugar para outro

Em vez de sacolas, às vezes são usados ​​vários pneus velhos do carro, colocando-os um sobre o outro com um cilindro (se eles são do mesmo tamanho) ou uma pirâmide. Como os pneus são pretos, o solo dentro deles aquece rapidamente pelo sol. Na parte inferior da pirâmide, o material de drenagem é colocado e, em seguida, o solo é nutriente. Plantar e cuidar - como em barris ou sacos.

Depois de quais culturas posso plantar pepinos

Os pepinos não devem ser cultivados em um local por dois anos consecutivos; é aconselhável planejar o retorno da colheita à horta pelo terceiro ou quarto ano. Isso se deve ao fato de eles esgotarem muito o solo com nutrientes, especialmente nitrogênio. Portanto, é melhor plantá-las após as culturas que absorvem pouco nitrogênio e, ainda melhor - enriquecem o solo. Existem tais vegetais: são feijões, feijões e ervilhas. Após a frutificação das leguminosas, elas não são arrancadas, mas cortadas: bactérias fixadoras de nitrogênio estão presentes nas raízes, de modo que as raízes são deixadas no solo.

Bons precursores são alho ou cebola, que limpam bem o solo da microflora prejudicial e são excelentes auxiliares: depois deles, você pode plantar quase todos os vegetais. Solanáceo (tomate, pimentão) se comporta de maneira semelhante. Pepinos também crescem bem depois de batatas, cenouras ou beterrabas. Bons precursores são vários vegetais de repolho.

Não plante pepinos após qualquer colheita de abóbora (abobrinha, abóbora, melancia, melão). Plantas do mesmo tipo têm as mesmas pragas que podem permanecer no inverno no solo. E eles consomem nutrientes principalmente na mesma proporção.

O que pepinos podem ser plantados nas proximidades

Numerosas tabelas que descrevem os vizinhos nas camas concordam que o milho é o melhor vizinho para os pepinos. Eles não interferem entre si em termos de competição por luz e comida. Mas os altos talos de milho cobrem levemente os pepinos dos ventos e servem como suporte ideal para os cílios. Uma situação semelhante com girassóis. É mostrado que esses vizinhos causam um aumento de um quarto na produção de pepinos.

Milho ajuda pepinos melhor do que outros vizinhos

Fileiras de feijões ou ervilhas plantadas na beira da cama alimentam os pepinos com nitrogênio. É verdade que a ajuda nessa opção é apenas simbólica, mas pelo menos as leguminosas não interferem no crescimento dos pepinos. Várias plantas e flores aromáticas, especialmente alho, endro, calêndula, são de grande benefício. Eles curam o ar e expulsam pragas. O rabanete age de maneira semelhante, salvando pepinos do ácaro.

Não plante tomates ao lado de pepinos: juntos eles são bons apenas em alface, e as condições de vida nos canteiros variam muito. Pepinos também se sentem mal ao lado de batatas. E, é claro, se árvores poderosas como damasco ou nogueira estiverem localizadas nas proximidades, elas não deixarão água nem comida para os pepinos.

Os pepinos crescem quase em todo o país, embora nas regiões do norte sejam plantados em estufas. Mas pepinos realmente saborosos ficam em campo aberto, sob a luz solar natural. Isso está longe de ser a colheita mais difícil de cultivar; portanto, todo morador de verão procura plantar pelo menos uma dúzia de arbustos: afinal, o pepino mais delicioso é colhido em seu jardim.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Rabanete Colha em 30 dias (Pode 2024).